Gen - Pés Descalços #1

Gen - Pés Descalços #1 Keiji Nakazawa

Resenhas - Gen Pés Descalços #1

1 | 2 | 3 | 4

@thereader2408 19/07/2022

A versão japonesa da segunda guerra mundial
Há 77 anos a bomba atômica foi lançada nas cidades de Hiroshima e Nagasaki matando mais de 100 mil pessoas e afetando gravemente outras depois do ocorrido. Esse apocalipse aconteceu em 6 agosto de 1945, alguém que caminhasse pelas ruas de Hiroshima nesse dia veria o próprio inferno na terra. No meio do caos, o menino Keiji de 6 anos lutou para sobreviver juntamente com a mãe, os únicos sobreviventes da família.

Com muito esforço Keiji sobreviveu e em 1972 decidiu contar em desenhos tudo o que viu e viveu de uma maneira diferente do que se via em livros escolares. Keiji publicou sua história em uma série em mangá chamada "Gen-Pés descalços", Gen é o alter ego do artista. É importante mencionar que logo após o fim da guerra, o Japão que integrou o Eixo foi proibido de contar seu lado da história, mas após o tratado de paz algumas obras foram liberadas e Gen foi uma delas.

Foi publicado pela Educomics no ocidente com o título de I saw (Eu vi) em 1982. Com o sucesso obtido pelos quadrinhos a história foi transformada em animação no ano de 1983, porém somente um resumo das três primeiras partes da história são mostradas no filme. No Brasil, chegou no início dos anos 2000 pela Conrad numa edição compacta, a minha edição é a de 2011 e tem 10 volumes.

Keiji conta a sua história mostrando os horrores da guerra vividos pelas pessoas comuns que não estão em campo de batalha. Os personagens são constantemente aterrorizados pela fome, a guerra afetou a distribuição de comida. O pai de Gen era agricultor e artesão de chinelos e diferente dos outros cidadãos ele era anti guerra, por isso ele e sua família foram considerados traidores e isso lhes trouxe inúmeros problemas.

Em Gen vemos uma Hiroshima arrasada e o autor aproveita para lançar uma crítica política sobre a posição do Japão na guerra, isso foi extremamente corajoso em virtude do período em que o mangá foi escrito e a visão dos derrotados na guerra era pouco conhecida. Gen é um manifesto pacifista e uma abordagem realista e incômoda para a época. Keiji mostra com seus relatos pessoais que a guerra não serve para nada e não há vencedores.

@thereader2408

Ana Barbalho 18/07/2023

Sensacional
Conheci este mangá por indicação do canal / editora Pipoca e Nanquim. Este é o primeiro de 10 volumes e já estou arrasada. A história já contada diversas vezes tem uma perspectiva muito especial à partir do olhar das crianças japonesas aqui retratadas. Triste, mas necessário.

Tuyl 25/01/2024

Muito boa a experiência, ainda mais com essa história trágica e que precisa ser contada para todas as gerações.

Joyce Chies 15/10/2022

Gen Pés Descalços - volume 1
Esse é o primeiro mangá que li na vida. Gostei muito da experiência, e me adaptei rápido ao jeito diferente de ler a história.

O enredo é muito triste. Tem pouquíssimos momentos de alegria, é um país devastado pela Guerra. A alegria da infância passa longe dessa família, que sofre de fome, de preconceito por ser contra a guerra... Uma constante agonia e incerteza sobre o futuro.

Foi muito interessante ler a história da Guerra pelo ponto de vista de uma criança japonesa, mas não foi fácil, dói na alma. Eu me dispus a ler essa história, contada em 10 volumes, e vou até o final... Mas sei que vai ser triste.

Recomendo muitíssimo a experiência, e acho que essa história deveria ser leitura obrigatória para jovens do ensino médio que estão estudando as grandes guerras.

Ao ler esse mangá, nesse momento conturbado da história mundial, pensei muito nas crianças ucranianas... Dói na alma, muito triste e revoltante.

Gláucia 07/02/2017

Gen Pés Descalços #1 - Keiji Nakazawa
Apesar de alguns problemas, como a forma de descrever tudo o que está acontecendo pelos personagens, foi uma experiência e tanto ler em forma de HQ essa parte tenebrosa da história da humanidade (?). Que anos foram esses, tão reveladores da crueldade do ser humano em prol de algo que ele nem mesmo sabe de que. Conforme o mangá avança, chegando ao dia fatal vai dando uma tristeza. Chega a ser difícil acreditar que isso realmente aconteceu.

Elisangela Muniz 14/03/2023

Devastada!
Eu sabia que seria uma história triste, mas poxa vida!
O final me pegou de uma forma... O desespero de saber que todo mundo ia morrer se não conseguisse fugir e algumas não conseguindo fazer isso... E o pior é que isso realmente aconteceu.
E eu fico me perguntando: como que pode o ser humano ser tão podre?
Que tristeza!

Anderson Son 22/07/2023

Surpreso
Peguei o manda despretensiosamente e não imaginaria a riqueza que ele traz. Para quem não conhece muito sobre o contexto da segunda guerra acho uma boa fonte de informação para entender mais sobre o contexto social do período no Japão, que não deve ser uma particularidade desse comecei mas sim de qualquer guerra. Traz detalhes que muitas vezes podemos desconsiderar quando falamos deste tema.

@deize6 31/12/2022

Desolador
Eu sou louca pra ler toda a coleção, mas admito que acho o conteúdo tão pesado que sempre paro a leitura e deixo pra depois, dessa vez consegui chegar ao fim. Queria ler um atrás do outro, mas é o tipo de leitura que a gente tem que digerir, lentamente.

Gabriel Farias Martins 18/09/2023

Não é um clássico atoa
Nesse primeiro volume somos apresentados a família de Gen, conhecemos um pouco da situação social que o povo japonês sofria durante a guerra, uma doutrina radical pelo império e o sofrimento ao redor disso.
Através de várias histórias curtas que gera apego aos personagens, que em sua maioria morrem na explosão ao final do primeiro volume.
As relações familiares de Gen são inspiradoras, especialmente na figura paterna, um homem pacifita que já compreendia o beco sem saída que seu país estava adentrando.
Um primeiro volume curto, mas que já nos faz refletir o quanto a humanidade pode ser cruel, estamos sempre agredindo uns aos outros de forma inconsequente.

Luisa 23/01/2023

Genial!!!
A história de Gen é perfeita pra entender o sentimento japonês durante o final da segunda guerra mundial, numa visão ainda mais íntima da história. Particularmente eu admiro muito a capacidade do autor de contar essa história tão difícil de sua vida por meio dos desenhos, isso torna tudo ainda mais dramático. Eu devorei o quadrinho em um dia, leitura obrigatória!!!

ana p! 26/12/2021

Hiroshima, 6 de agosto de 1945.
O mangá aborda a história de Gen Nakaoka e sua família durante o fim da 2° Guerra Mundial, no Japão. Ao longo do primeiro volume, são mostrados os três meses antes do lançamento da bomba atômica em Hiroshima, cidade onde Gen morava, e o contexto do povo japonês em um cenário desgastado pela guerra. O fanatismo militar e o entusiasmo pelo conflito eram vigentes na época, frutos de um delírio e manipulação feita pelas autoridades a fim de garantir mais e mais pessoas a darem suas vidas pelo país sem pensar duas vezes.

A obra mistura as cenas fortes de guerra enquanto mostra o ponto de vista infantil de Gen ao viver em uma realidade de guerra e dificuldades passadas pela falta de comida, discriminação em razão dos pensamentos pacifistas (considerados antipatriotas) do pai, separação de seus irmãos mais velhos que são chamados ou para a guerra ou para garantir suprimentos para o conflito, e as ameaças constantes de bombardeio.

Mesmo sendo um tema pesado sobre um evento sombrio na história da humanidade, é importante ler o mangá para também entender o lado das pessoas que não têm nada a ver com o conflito, pessoas normais como você e eu, lado que é geralmente ignorado para dar espaço à visão errôneo de que os governantes de um país representam ele por inteiro.

Termino esta resenha com uma citação do pai da família Nakaoka, que é contra a guerra e por isso é taxado por todos como antipatriota, algo que traz intensa discriminação para a família durante a história:
"Quando os militares tomam conta de um governo, o país se torna sombrio e opressor, por causa de sua ideologia de força bruta."

Rodrigo.Macedo 19/03/2022

Autobiográfico
1945, Hiroshima, Japão. Uma família japonesa sofrendo muito com a guerra em que seu país está passando. No meio de tanta violência, fome e mentiras eles ainda terão que enfrentar um ataque nuclear. Apesar de todo esse sofrimento, Gen e seus irmãos conseguem dar um jeito de se divertir. Melhor quadrinho!

Yohan8 04/09/2023

Apenas bastante trágico e real
Essa é uma autobiografia de um dos sobreviventes da bombas de Hiroshima, que escreveu a sua história e relato em mangá.
Esse mangá ele é justamente muito bom porque ele é real, isso aconteceu, as pessoas tinham suas peles derretidas, os cacos de vidros estavam nelas, e essa história é realmente o que chamamos de "visão japonesa" da bomba atômica por não trazer apenas a "visão do governo" (pois o governo japonês não era santo) mas também a visão do povo, a visão das crianças que foram para o interior, a visão da pessoa que serve o exército e como o governo controlava a mídia em relação a guerra.
Me quebrou emocionalmente e me fez questionar sobre minha vida, amei.

Ellen 25/01/2023

'Gen pés descalços tem cumprido o importante papel de mostrar às novas gerações a destruição pelas guerras e o perigo que as armas nucleares representam.'

1 | 2 | 3 | 4