Morte na praia

Morte na praia Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Morte na Praia

Marcos.Alexandre 26/05/2023

Mais uma grande história da Agatha. Um mosaico onde tudo é embaralhado. Mas como diz Poirot "cada peça tem o seu lugar. "

Naislan 25/05/2023

Morte na Praia
Morte na Praia é mais uma história envolvendo o querido Hercule Poirot. O detetive não pode nem sair de férias,que logo aparece um caso para desvendar.

@vaisetratarleitora 18/05/2023

Muito bom, mas não virou favorito
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 40° livro, publicado em 1941.

Como sempre, mais uma amostra da genialidade da Agatha, que nos faz desconfiar de todos e ainda decretar que o assassino não tinha como cometer o crime, mas claro que o Poirot descobre a verdade mesmo assim, deixando a gente com cara de tacho hsuahauahaha

Eu gostei muito do desenvolvimento, as idas e vindas e a mudança nas desconfianças, a gente fica certo de que uma pessoa é a culpada, mas no fim, é o óbvio que estava na nossa cara o tempo todo mas a gente não conseguia ver.

Poirot como sempre é o rei do livro, sendo sensato e sabendo como tratar as pessoas e extrair delas as informações necessárias, além de sempre saber como levar o assassino na lábia até que ele se incrimine.

Sem dúvida, vale a pena a leitura.
___________________________________________

Pra quem não sabe, foi feita uma série dos livros da Agatha, várias séries na verdade, mas a maior foi a Agatha Christie's Poirot, onde foi adaptado boa parte dos livros dele. A série foi ao ar na Inglaterra entre 1989 e 2013, com cerca de 71 episódios. Ela é estrelada pelo ator David Suchet que faz uma caracterização magnífica do Poirot, tendo estudado minuciosamente o seu jeito para reproduzir.

Nem todas as histórias são bem adaptadas e eu estou assistindo conforme vou lendo os livros para não ter spoiler. Acho que você consegue achar todos os episódios no YouTube pesquisando pelo nome em português mesmo, mas é tudo legendado. De forma oficial, a série está no Prime Vídeo, porém não é disponibilizada no Brasil.

Esse livro foi adaptado no 1° episódio da 8° temporada, e por ser um livro completo, o episódio tem cerca de 1 hora de 40 minutos de duração.

Essa adaptação foi razoável. Ficou longe da história original, mas não tanto a ponto de ficar irreconhecível.

Mudaram bastante coisa na dinâmica da história e até personagens, como o a filha do marido da mulher assassinada que se tornou um menino nessa adaptação, fazendo zero sentido e ainda omitindo a "tentativa de assassinato" através da bruxaria.

Odiei totalmente essa abordagem gordofobica da adaptação sobre o Poirot. Aquela cena do médico foi simplesmente ridícula, então o cara fuma e bebe e tá tudo certo, o problema mesmo que vai matar ele é ser gordo ?? Ridículo e desnecessário esse acréscimo a história, sendo que Poirot estava na ilha simplesmente de férias e nada além disso, ou seja, não tinha necessidade de inventar um motivo mirabolante.

A história do Capitão Hastings foi outra coisa desnecessária, nos livros, o cara tá casado e na Argentina há séculos (aparece muito raramente), mas a série insiste em fazer ele aparecer sempre e com as desculpas mais sem noção. Fora o Japp que deve ser o único policial da Scotland Yard inteira, já que independente de onde Poirot está, ele é quem assume o caso, zero sentido.

Enfim, pra mim, a nota desse episódio é 3/5.

melzinhols 01/05/2023

Adorei o desenrolar da história. com um começo um pouco chatinho, mas necessário, a história vai se desenvolvendo de uma forma muito interessante. o livro é bastante imprevisível em sua resolução e surpreende mostrando que o óbvio pode ser uma estratégia interessante, gostei bastante

Clari 30/04/2023

Agatha Christie sempre é uma boa escolha, seja para sair de ressaca literaria, para se entreter, para ser um livro que com certeza você nao vai abandonar. Esse livro foi um pouco ?viajado?, mas muito bem escrito (como esperado) e sem grandes problemas

Kam 30/04/2023

"Eu apenas sentia que não podia ser aquele que lhe daria o empurrão final."
Comecei o livro achando que eu iria ser feita de idiota, continuei achando, mas o assassino não me surpreendeu, mas outras partes sim, o modo como o crime foi executado e todo o resto. Caramba, foi muito bom. Acho que não preciso falar sobre a escrita, pq caramba, é a Agatha. Sim, sou íntima dela kkkk na minha mente sim kkkk. Sobre os personagens, gostei de todos, desconfiei de todos, senti pena de alguns, principalmente do Sr. Blatt, coitado, incompreendido, mas entendo o lado dos hóspedes. Em relação a Linda, comecei desconfiando dela, desconfiei muito, mas com o decorrer da história comecei a compreender e fiquei com pena. Agora em relação a Arlina, no começo fiquei um pouco irritada com ela pela forma como descreviam ela, mas do mesmo jeito que aconteceu com a Linda, aconteceu com ela. Ao longo do decorrer da história fui criando uma opinião sobre ela e não achei que ela era como as pessoas falavam. ela poderia sim ser uma vaca com as pessoas, não nego, acho super que ela era, mas também não achava ela burra, ao contrário achava ela muito inteligente. No final, fiquei com pena, com muita pena, triste até.
Ao todo, amei o livro. como sempre a Agatha arrasa na escrita, nos personagens, no desenvolver da história. Ela cria personagens que até os que devem ser os "errados" os "vilões" não sejam odiados, pelo menos eu não consigo e isso é maravilhoso porque mostra a amplidade das pessoas. que uma pessoa pode não ser só ruim, mas ter um lado bom ou uma justificativa para ser assim ou não ser realmente ruim, má, mas sim uma vítima muitas vezes de si própria.

Thaisa 26/04/2023

O mal está em todos os lugares - inclusive sob o sol...
O detetive belga Hercule Poirot está passando férias em um resort nas praias de Devon!
Durante o feriado, ele observa e interage com os mais diversos hóspedes do hotel: a belíssima Arlena Marshall, atriz que acabou de deixar os palcos, seu sério marido Kenneth e a filha dele, Linda; Rosamund Darnley, antiga colega de Kenneth que é apaixonada por ele; Christine Redfern, ex-professora, e seu esposo Patrick, que começou a ter um caso com Arlena; Carrie e Odell Gardener, um casal de norte-americanos; Horace Blatt, um senhor que procura fazer amizades, mas é sempre rejeitado; o major Barry, um policial aposentado que fala incessantemente sobre a Índia; a solitária e atlética senhorita Emily Brewster; e o reverendo Stephen Lane, que condena as mulheres, suas atitudes e a exposição de seus corpos, principalmente quando o assunto é Arlena.
Cada um dos hóspedes do Jolly Roger está aproveitando uma linda manhã de sol - Arlena, logo cedo, consegue colocar um pedalinho na água com a ajuda de Poirot, mas pede que ele não comente o ocorrido com ninguém... Horas depois, Emily Brewster e Patrick Redfern estão remando pela costa e encontram um corpo caído em uma enseada próxima: Arlena Marshall foi estrangulada até a morte.
Junto com o coronel Weston e o inspetor Colgate, Hercule Poirot conduzirá uma série de interrogatórios, analisará álibis e, com suas células cinzentas, descobrirá quem assassinou a bela mulher.
Como boa parte das obras da Agatha, essa também possui uma narrativa fluida, um enredo instigante e muitos suspeitos (o que, é verdade, vez ou outra deixa o leitor desnorteado com tantos nomes!). Aqui, juntos de Poirot, vamos encontrando as mais diversas pistas e, como um quebra-cabeças, nós, como detetives, temos de encaixar as peças no lugar correto...
É fato que um ou outro elemento da trama só apareceu depois de certo tempo, mas a maior parte das evidências, que parecem aleatórias, mas se complementam, estão lá desde o princípio, mostrando os traços geniais da autora na hora de criar esse mistério.
A resolução não é incrivemente surpreendente, mas a maneira que Poirot conseguiu unir as pistas de forma que fizessem sentido é algo sensacional.
Confesso que uma ou outra decisão narrativa me incomodou, mas a história realmente me prendeu e eu me vi tentando achar o culpado, o que não era difícil - difícil era entender a motivação.
No fim, eu me diverti bastante com mais uma história em que nosso divertido e brilhante protagonista tenta aproveitar sua aposentadoria, mas acaba se deparando com o mal sob o sol...

Debby 25/04/2023

Livro bom, porém o final...
Estava até gostando do livro, apesar de não gostar muito do personagem Poirot. Mas o final foi muita coisa jogada, achei um pouco exagerada a reviravolta desse livro. A última cena também me irritou bastante, motivo que fez o livro perder 1 estrela kkkk

Lucas.Ramos 15/04/2023

Leitura leve e tranquila. Na minha opinião, a autora faz um uso exagerado de possíveis evidências relacionadas ao suspeito para enganar o autor. O que faz a leitura ficar parcialmente superficial. Contudo, o fim da leitura é surpreendente e bem articulado, suprindo essa questão anterior. É possível identificar ?pequenos rastros? da cultura celta na obra, mesmo que de forma sucinta, através de alguns capítulos, especialmente, os primeiros. Há também a forte influência do tempo tempo Inglês (weather) durante a maior parte da construção da leitura e obra.

Veríssimo 08/04/2023

Esse livro é MUITO BOM
Pesquisa uma lista de adjetivos positivos, copia e cola aqui, sinceramente que livro BOM li ele enquanto pintava o cabelo e quase traumatizei minha cabeleireira com a história (significa q ela é muito boa) LEIAM

manu 31/03/2023

?O mal sob o sol!?
Todo ano leio um exemplar de Agatha Christie e confesso que, o escolhido deste ano me agradou muitíssimo. Personagens que me prenderam a atenção, um quebra-cabeça bem desenvolvido. Uma leitura viciante!

Entretanto? confesso que os últimos capítulos me decepcionaram? principalmente a resolução do crime. Infelizmente os livros da autora são, em sua maioria, condenados à desfechos mirabolantes: falsidade ideológica, estelionato, chantagens etc? Não que isso seja fora da realidade, mas é tão recorrente e se torna tão conveniente tudo acontecer na presença do Poirot ? que convenhamos, um aposentado tentando descansar! Coitado!

Mas, apesar disso, talvez seja essa a graça dos livros da Agatha: nos pôr à par dos fatos, nos convencendo de um caminho ou outro, para que no final sejamos surpreendidos com um desfecho totalmente inesperado. E estar errado em relação à teoria final pode de vez em quando nos decepcionar um pouquinho, por acreditarmos tão fielmente numa tese que induz propositalmente ao erro.

Carol_lp 30/03/2023

Morte na Praia
Eu gostei muito do livro! Eu fiquei o livro inteiro tendo certeza que o assassino era um e tinha certeza que não podia ser uma pessoa. Obviamente errei... Foi muito interessante a forma que o Poirot chegou nessa conclusão, mas ao mesmo tempo senti que o final foi um pouco arrastado, mas nada que deixasse a leitura chata

Skyxie 27/03/2023

Eu sempre fico chocada com as resoluções e o assassino. E sempre me sinto muito burra pq estava tudo ali, tudo na cara, mas eu nunca consigo enxergar sksksksksk.