E no Final a Morte

E no Final a Morte Agatha Christie

Resenhas - E no Final a Morte

Juliana ;* 13/04/2024

Envolvente e curioso
No início da narrativa já somos apresentados a uma sensação muito clara, e crescente, de trajédia anunciada. É claro que algo muito ruim vai acontecer, desde o começo e isso nos provoca um sentimento constante de apreensão e imersão nas realidades apresentadas.

Ainda assim, apesar de adorar essa expectativa, o que eu gostei mais nesse livro foi a maneira com a qual os personagens são apresentados e explorados. Cada um deles possui uma característica muito marcante e, ao longo da narrativa, essa característica vai se distorcendo ou sumindo, reforçando a ideia de que não conhecemos ninguém. É muito interessante.

Esse livro é um daqueles que não conseguimos parar de ler.

Marcos.Alexandre 29/02/2024

Mais um da rainha. No antigo Egito nada mais natural a historia girar entre mortes e tumba. Imperdível essa historia bem exótica.

daleriku 28/02/2024

A história em si não é chata, mas até mais ou menos 40 por cento do livro as páginas vão se arrastando e quase perdi o interesse várias vezes, tanto que demorei mais de 25 dias para ler esse livro que, de certa forma, é curto.
Depois que chegamos a parte do assassinato da concubina e a investigação que começa a ficar bom.

Gostei do final, encaixou bem e não acertei integralmente quem era o criminoso.

moletom8 13/01/2024

A rainha do crime nunca decepciona.
Há algo na forma como esse livro foi escrito que faz ele parecer diferente do restante dos livros da Agatha. Gostei bastante da leitura e recomendaria.
Não poderia deixar de ler um livro dela nesse início de ano.

Ana Luiza 13/01/2024

Uma viagem pelo Egito cheio de mistérios
Diferente de tudo que eu já li dela e ainda assim, incrível.
Mesmo que a solução possa soar simples e ser bem diferente dos livros detetivescos, eu amei me aventurar nesse Egito antigo, ouvir um pouco da rotina dos sacerdotes, ver o cotidiano, os costumes, mesmo que pelo olhar de uma inglesa do século XX. Me diverti com as intrigas da casa, com a forma que os peões do tabuleiro dessa trama foram jogados. Uma grata surpresa para alguém que nunca se cansa de ler essa autora!

Karin Cristine 18/12/2023

Que final mas perfeito
? O livro E no Final a Morte conta a história, de uma família que só sabe brigar e sempre tem uma morte no final.

? Imhotep é um pai durão, que não deixa faltar nada para seus filhos e netos, mas ao colocar um concubina dentro de casa as coisas mudam.

? Eu super recomendo a leitura é super fluida e te prende só início ao fim. Tem muuuuiiiiita morte e um final perfeito na minha opinião. Eu AMEIIII o final de verdade!!!!!

? O livro se passa no Nilo e eu fiquei imaginando como deveria de ser e com um pouquinho de medo porque eles moram pertinho de uma tumba kkkkk

Di ð 17/12/2023

Vale a leitura
Uma ótima leitura digna de nomes e crenças do Egito e regada a muita morte claro, por isso até que não levou minhas 5 estrelas pq na minha visão Esa deveria ter ficado viva, o restante eh tudo muito bom arquitetado o assassino real nunca passou na minha cabeça eu suspeitava de 3 pessoas até elas irem morrendo uma a uma eu acreditava e o romance que fechou era exatamente o que ru apostava no início recomendo e depois desta leitura tenho vontade de aprender um pouco mais do Egito e sua cultura.

hiliandra.faggion 17/12/2023

Agatha e a sua capacidade de me fazer de trouxa!
Neste livro desconfiei de muita gente, mas depois de ter lido 3/4 do livro aproximadamente, eu elegi o ?meu? assassino. Errado, é claro!
Mas já disse que acho perfeito não acertar. Sinal que a autora é muito boa! Hehe

Naislan 07/12/2023

E no final a morte
E no final a morte é uma leitura que se passa no Egito e nos transporta para um cenário cheio de cultura.
Mais uma vez, Agatha Christie nos presenteia com um livro cheio de enigma e assassinatos,com um enredo muito bem formulado.
Recomendo muito a leitura.

Canteli Marcio 01/12/2023

Não gostei, ou seja, ganha 4 de 5 estrelas.
Uma tentativa de Agatha Christie de transpor suas histórias para uma outra época, para uma outra cultura, porém ela falha miseravelmente rsrsrs.

Excelente construção de cenários, personagens, tramas, multiplicidade de suspeitos; como em todas as obras dela.

Porém essa história é muito similar como as outras passadas na Inglaterra na época contemporânea da autora. Em "Morte no Nilo" me senti muito mais no Egito do que nessa história.

Ianara8 27/11/2023

Absolutamente envolvente
A trama, a ambientação, até a narração pareceu completamente diferente dos outros livros da Agatha. Muito bom!

Eduardoow 15/10/2023

Muito bom!
Nunca achei que um livro da Agatha seria ambientado no Egito antigo, gostei de como esse foi diferente.

Thaisa 04/10/2023

Tebas, 2000 A.C. Renisenb acaba de perder o marido e resolve se mudar com sua filha de volta para a casa de seu pai, Imhotep, onde também volta a conviver com sua avó, seus três irmãos, suas cunhadas e seus sobrinhos, além de uma velha criada e empregados de seu pai.
Tudo parece bem, mas como Imhotep trabalha realizando ritos funerários e viaja com frequência, eis que um dia ele retorna junto de sua mais nova concubina, Nofret. Desavenças e caos se instalam imediatamente e todos os dias são uma eterna guerra entre Nofret e o resto da família, até que a moça é encontrada morta. Mas a morte não deixará essa casa tão cedo, pois ela começará a se apoderar de mais pessoas... O que realmente está acontecendo? Maldições ou assassinatos? Quem está por trás de atos tão terríveis? Isso nós descobriremos acompanhando Renisenb e as tragédias de sua família.
Esse é um livro diferente do que Agatha Christie costumava escrever: histórias que se passavam em tempos mais modernos e, muitas vezes, contavam com policiais ou detetives para desvendar os crimes.
Após se casar com um arqueologista, Agatha participou de viagens e expedições e foi assim, com a ajuda de um amigo egiptólogo, que ela deu vida àquele que é considerado o primeiro romance whodunit histórico. Isso é incrível e um marco na literatura, apesar do livro não ser tão conhecido quanto seus outros mistérios.
Confesso que não achei essa narrativa tão fluida, algo tão típico de Christie, mais por explorar uma antiga cultura, um outro tempo e termos muitos personagens (também típico da autora), me trazendo certa dificuldade para lembrar quem era quem e em que momento do enredo tal coisas ocorriam. E mesmo depois de me familiarizar melhor com esses aspectos, a história continuou arrastada, mas me vi intrigada para saber o que aconteceria, quem seria o próximo a morrer e o motivo de tudo. Ainda assim, entendo como Agatha montou essa narrativa e decidiu utilizar o Egito antigo como cenário, já que é uma obra cujo tema principal é a morte, seu peso e sua função, desde o ato até as crenças locais.
Fui mais surpreendida do que imaginava e todas as minhas teorias caíram por terra - afinal de contas, estamos falando da Rainha do Crime, mas após ler tantas obras, é difícil me espantar com um final, o que ocorreu nesse livro. E foi uma reviravolta totalmente crível e que fez sentido, mesmo me deixando tão chocada. Assim, sinto que aproveitei mais a segunda metade do livro do que a primeira, que era uma longa introdução aos personagens, suas personalidades e a dinâmica familiar, enquanto a parte mais instigante ficou mais para o final.
Não amei "E no Final a Morte"... Mas é fato que me deixou boquiaberta!

May 29/09/2023

"Há um mal no coração que não se mostra no rosto"
Terceiro livro lido da rainha do crime e ela não decepciona. Começou meio chatinho e lento (principalmente com os nomes, MDS) mas logo a histórias te prende. E eu não fazia ideia de quem era o/a assassino/a até o momento final.
?????

"Nofret é bonita. Mas lembre-se: os homens são iludidos pelas formas reluzentes das mulheres, e então, em um minuto, elas se tornam cornalinas desbotadas... uma miséria, uma migalha, a aparência de um sonho, e no final a morte... "