E no Final a Morte

E no Final a Morte Agatha Christie

Resenhas - E no Final a Morte

Thaisa 04/10/2023

Tebas, 2000 A.C. Renisenb acaba de perder o marido e resolve se mudar com sua filha de volta para a casa de seu pai, Imhotep, onde também volta a conviver com sua avó, seus três irmãos, suas cunhadas e seus sobrinhos, além de uma velha criada e empregados de seu pai.
Tudo parece bem, mas como Imhotep trabalha realizando ritos funerários e viaja com frequência, eis que um dia ele retorna junto de sua mais nova concubina, Nofret. Desavenças e caos se instalam imediatamente e todos os dias são uma eterna guerra entre Nofret e o resto da família, até que a moça é encontrada morta. Mas a morte não deixará essa casa tão cedo, pois ela começará a se apoderar de mais pessoas... O que realmente está acontecendo? Maldições ou assassinatos? Quem está por trás de atos tão terríveis? Isso nós descobriremos acompanhando Renisenb e as tragédias de sua família.
Esse é um livro diferente do que Agatha Christie costumava escrever: histórias que se passavam em tempos mais modernos e, muitas vezes, contavam com policiais ou detetives para desvendar os crimes.
Após se casar com um arqueologista, Agatha participou de viagens e expedições e foi assim, com a ajuda de um amigo egiptólogo, que ela deu vida àquele que é considerado o primeiro romance whodunit histórico. Isso é incrível e um marco na literatura, apesar do livro não ser tão conhecido quanto seus outros mistérios.
Confesso que não achei essa narrativa tão fluida, algo tão típico de Christie, mais por explorar uma antiga cultura, um outro tempo e termos muitos personagens (também típico da autora), me trazendo certa dificuldade para lembrar quem era quem e em que momento do enredo tal coisas ocorriam. E mesmo depois de me familiarizar melhor com esses aspectos, a história continuou arrastada, mas me vi intrigada para saber o que aconteceria, quem seria o próximo a morrer e o motivo de tudo. Ainda assim, entendo como Agatha montou essa narrativa e decidiu utilizar o Egito antigo como cenário, já que é uma obra cujo tema principal é a morte, seu peso e sua função, desde o ato até as crenças locais.
Fui mais surpreendida do que imaginava e todas as minhas teorias caíram por terra - afinal de contas, estamos falando da Rainha do Crime, mas após ler tantas obras, é difícil me espantar com um final, o que ocorreu nesse livro. E foi uma reviravolta totalmente crível e que fez sentido, mesmo me deixando tão chocada. Assim, sinto que aproveitei mais a segunda metade do livro do que a primeira, que era uma longa introdução aos personagens, suas personalidades e a dinâmica familiar, enquanto a parte mais instigante ficou mais para o final.
Não amei "E no Final a Morte"... Mas é fato que me deixou boquiaberta!

May 29/09/2023

"Há um mal no coração que não se mostra no rosto"
Terceiro livro lido da rainha do crime e ela não decepciona. Começou meio chatinho e lento (principalmente com os nomes, MDS) mas logo a histórias te prende. E eu não fazia ideia de quem era o/a assassino/a até o momento final.
?????

"Nofret é bonita. Mas lembre-se: os homens são iludidos pelas formas reluzentes das mulheres, e então, em um minuto, elas se tornam cornalinas desbotadas... uma miséria, uma migalha, a aparência de um sonho, e no final a morte... "

Thainá 23/09/2023

Mais um favorito da rainha ?
Sim, aqui estou eu mais uma vez resenhando um livro da melhor autora de suspense que já existiu nesse planeta. Agatha é inacreditável, sensacional, genial, brilhante.

Nesse livro somos apresentados a uma família abastada do Antigo Egito, em 2.000 a.C. Imhotep é pai de Yahmose, Sobek e Reninseb. Apesar da riqueza e do conforto, a convivência entre os membros da família não vai nada bem e tudo piora quando o patriarca apresenta sua nova concubina: Nofret. Misteriosa, sombria e manipuladora, Nofret chega e dissemina ainda mais intrigas no seio familiar. Quando um belo dia? (leiam e descubram ?)

5 motivos para ler E no final a m0rte:
1. Leitura frenética (em todo capítulo tem um acontecimento e um mistério);
2. Escrita fluida e rápida;
3. Personagens misteriosos e altamente suspeitos;
4. Fofocas e intrigas familiares no Antigo Egito (alô, casos de família!!!);
5. Suspense ambientado no Antigo Egito, com paisagens lindas e em um tempo totalmente diferente do que estamos acostumados a ler.

FAVORITADO!!! ???

@vaisetratarleitora 15/08/2023

Me surpreendeu
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 46º livro, publicado em 1944.

Eu normalmente leio as sinopses dos livros antes de ler, mas quando se trata de projetos como esse, onde vou ler independente de qualquer coisa, eu acabo não lendo. Mas dessa vez, eu li e me desanimei da leitura quando vi como seria a história, não sei explicar, mas achei que não seria boa e até protelei iniciar a leitura por conta disso. Porém, uma hora teria que ler, então peguei firme nele e comecei. Foi uma grata surpresa! Esse livro segue uma história completamente diferente de todas que ela já escreveu até aqui.

A história é muito interessante, o desenvolvimento é muito bom, você fica por dentro de todas as tretas da família e altos barracos, além do crime e dos crimes subsequentes, que te faz começar a tentar investigar com os personagens e descobrir o que está acontecendo. Será que realmente temos algo sobrenatural acontecendo ou é alguém muito real que está por trás de tudo? No fim, fiquei entre dois suspeitos e errei feio, por um momento eu desconfiei do que estava acontecendo, mas acabei deixando de lado depois (é sempre assim) e achei bem surpreendente o desfecho.

Sem dúvida valeu muito a pena a leitura e virou um favorito.

Beto | @beto_anderson 28/07/2023

Projeto Lendo Agatha Christie - Livro 43
Uma história com uma ambientação um pouco diferente, já que se passa 2000 anos antes de Cristo, no Egito Antigo, mas poderia ser uma história nos tempos de hoje. Gostei da ambientação, da caracterização das personagens, e dos rumos que a história tomou. Só achei um pouco improvável a motivação do crime, mas sim crível. Consegui identificar o assassino (a assassina) - vou colocar assim, porque da ultima vez um leitor achou que era spoiler eu falar no masculino. a quantidade de mortes me lembrou "E não sobrou nenhum". Recomendo.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Rozana 20/07/2023

E no final, vocé descobre
Um caso como esse poderia ocorrer em qualquer lugar e época e ainda seria uma obra para nos fazer questionar quem somos e em quem podemos realmente confiar.

Arthur.Timotheo 11/07/2023

Livro muito divertido, bom para dar uma diferenciada
Gostei bastante. Achei algumas partes meio forçadas mas afinal o livro se passa antes de Cristo. Muito bom.

Jaque 08/07/2023

Ela é Rainha do Crime por um motivo
Mais um livro espetacular de Agatha Christie. Ambientado em uma época TOTALMENTE diferente de tudo o que ela já escreveu, esse livro é maravilhoso.

Eu nunca sei se é muito difícil descobrir o assassino, porque eu nunca procuro muitas pistas. Eu apenas leio, e gosto de me surpreender com o final.

Dei 5 estrelas porque Agatha inovou ao contar uma história 2000 anos antes de Cristo, e com personagens egípcios. Arrasou!

Helena 28/06/2023

É?
Eu achei q esse livro demorado dms, 200 pags e demorei quase 3 dias pra ler ele, mds juro q poha!! E pro final ser ruim ainda, teve um suspense de saber quem estava fazendo as coisas, que no final foi dito com a explicação de o pq, mas n foi essas coisas, de o mdsss nunca pensei nisso? e dps no final tudo se resumiu a casamento aaa veyyy mdsss aja paciência pra isso

Rafa Silvelane 27/06/2023

Esse livro é de tirar o fôlego, simplesmente SENSACIONAL.
Mais uma vez eu não consegui adivinhar quem é o assassino, facilmente, qualquer um na história poderia ser.
Maravilhoso, Agatha é isso!!

Andrea170 05/06/2023

Intrigante
Trama muito bem elaborada. Leitura diferente do habitual de Agatha Christie, se passa no Egito antigo, mas muito bem construída.

Viviane 27/05/2023

Desta vez fomos para o antigo Egito, onde aghata descreveu uma intrigada estória de vingança e varias mortes e com um final que infelizmente não foi la grande coisa. Mas mesmo assim o assassino foi uma incrível surpresa

Grazi.ela 03/05/2023

Diferente
Dos livros que eu li da autora, este é, com certeza, o mais diferente, tanto pela época em que se passa a história, quanto pela própria história em si.
No geral eu gostei bastante e, apesar de haver muitos suspeitos e o assassino ter sido várias vezes cogitado no próprio livro, ainda assim o final me surpreendeu.
Não posso dizer que é minha história favorita (prefiro as que tem o detetive Poirot como personagem), mas me agradou bastante, apesar de, às vezes, parecer um grande episódio do Casos de Família. ?
Enfim, pra quem gosta de Agatha Christie, é leitura obrigatória.

Gisa Petry 17/04/2023

E no fim, a surpresa...
No início eu até pensei em largar a leitura, chata pra caramba. Mas persisti, afinal, era obra de Ágatha Christie, tinha que dar uma chance...
Então a história foi se desenrolando e eu fiquei fascinada! Um mistério digno de se fazer um filme!
E, pra variar, errei no meu suspeito, e olha que mirei no mais improvável de todos... #SQN ?
Uma obra muito boa de se ler... Super recomendo!