E no Final a Morte

E no Final a Morte Agatha Christie

Resenhas - E no Final a Morte

Nana B. 03/07/2010

Não consegui postar no histórico!
"Cara, eu amo esse livro...mas, to com um sério problema!

Emprestei ele, pra um amigão...há anos e até hoje, ele não me devolveu, sabe...galera?

Brother, encontra meu livro...por favor!"

Bia Machado 03/07/2010

Um bom livro da Dama do Crime!
Esse é um livro incomum da dama do crime. A história se passa no Antigo Egito, no tempo dos faraós e do politeísmo, diferente das outras, todas ambientadas no século XX. Para criar uma história fiel aos costumes da época, Agatha pesquisou muito com o auxílio de um amigo estudioso do assunto. Porém, mesmo assim, temos espaço para o "Quem matou?" no enredo do livro.
A obra mostra a história da volta do patriarca de uma família para casa, trazendo consigo uma concubina, ou nova esposa. Ele tem uma família muito numerosa: filhos e suas esposas, uma filha que ficou viúva, um filho ainda adolescente, uma mãe já bem idosa e quase cega, mas que é muito sábia, além de vários netos. Há também o escrivão de confiança e uma mulher que mora na casa e ocupa uma posição de governanta, digamos assim. Há também um escrivão de confiança e um escriba.
A rotina da família começa a mudar com o retorno de Imhotep e sua nova esposa, Nofret: coisas estranhas começam a acontecer, em virtude da má índole desta. A mulher se diverte provocando intrigas, jogando as pessoas umas contra as outras, sentindo-se com o poder em suas mãos.
A coisa piora quando uma morte acontece e, a partir dela, várias outras se desencadeiam, fazendo com que todos desconfiem de causas sobrenaturais. O medo e a desconfiança são crescentes e, segundo Hori, o escrivão, o mal parece crescente, parece vir de dentro, como se tivesse sido despertado!
Em minha opinião, saldo bem positivo para a leitura. Não é um livro fácil mesmo para uma fã da Rainha do Crime como eu, talvez por ser de um estilo diferente. E, nesse caso, palmas para Agatha Christie, que arriscou.
Os crimes demoram a acontecer, somente depois do primeiro terço do livro, digamos assim. A princípio, acheio-o um pouco chato, os acontecimentos se arrastando. Mas fiz bem em não desistir e aos poucos, o suspense foi crescendo e eu estava doida para saber quem, afinal, era o assassino! =D

Ocorreu-me que o ponto forte do livro não sejam os crimes, mas sim a tensão psicológica e os conflitos familiares. A história, afinal, nada mais mostra do que o limite das relações humanas: intrigas, disputa pelo poder, egoísmo, vingança, loucura... Agatha, na voz de suas personagens, deixa a seguinte mensagem: todos possuem o bem e o mal dentro de si... Porém, cada um escolhe qual deixar adormecido e qual alimentar. E alimentar o mal só faz com que ele queira cada vez mais e mais alimento, ocasionando um caminho sem volta.

O livro não estará entre os meus preferidos, mas gostei muito do tempo que passei acompanhando as desventuras de Renisenb, Hori, Sobek, Yahmose, Esa, Kameni...Para finalizar, uma curiosidade: o final do livro não era o que Agatha pretendia escrever. Ela cedeu à sugestão de um amigo seu, que a ajudou com as pesquisas sobre o Antigo Egito. Em sua biografia, a escritora comenta que devia ter continuado fiel à sua ideia. E eu, curiosa que sou, o que não daria para saber que final seria esse, rsss!!!!
O livro não estará entre os meus preferidos, mas gostei muito do tempo que passei acompanhando as desventuras de Renisenb, Hori, Sobek, Yahmose, Esa, Kameni... Para finalizar, uma curiosidade: o final do livro não era o que Agatha pretendia escrever. Ela cedeu à sugestão do amigo que a ajudou com as pesquisas para o livro. Em sua biografia, a escritora comenta que devia ter continuado fiel à sua ideia. E eu, curiosa que sou, o que não daria para saber que final seria esse, rsss!!!!

Lu 26/10/2009

Agatha Christie, Egito e assassinato... precisa dizer mais?

Dany_Ri 20/07/2009

Livro da minha autora preferida, logo: Fantástico. A Agatha consegue te manter presa no livro do começo ao fim.

MaFer 23/04/2009

Duas coisas que eu adoro...
Egito e Agatha Christie. Não é a toa que esse é o meu livro favorito!!!

Vânia 19/03/2009

Mais uma de Egito...
O país em si já tem um Q de mistério. Tendo-o como pano de fundo pra uma história da dama do crime, é simplesmente delicioso.