A Noite das Bruxas

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Noite das Bruxas

misssweetdreams 19/11/2023

Hercule Poirot entregou tudo, mais uma vez
Estava com expectativas altas em relação a esse livro, e ele definitivamente não decepcionou. O ambiente e as vibes que esperamos de um livro que se passa no Halloween foram muito bem construídos, com um toque do sobrenatural e da mitologia.
Gostei muito da personagem da Ariadne Oliver que, como descobri depois de uma pesquisa, é o alter ego da própria Agatha Christie. E, claramente, a língua afiada da autora e as técnicas de escrita que ela usa se fazem ver por essa personagem.
Minha única crítica ao livro se deve ao fato do meio dele ser muito parado, mesmo que isso tenha ajudado a ambientar a história e apresentar os habitantes de Woodleigh Common. Para quem gosta de Fórmula 1 assim como eu, foi como o GP de Interlagos de 2023: teve um início interessante e muito promissor, um final emocionante e cheio de plot twists e um desenvolvimento repetitivo.
No geral, os personagens principais são complexos e descobrimos camadas deles a cada interação com o detetive belga. Além disso, a resolução do caso é surpreendente e precisamos ter muita atenção para ter uma mínima noção de quem é o assassino antes da grande revelação.

Vic 19/11/2023

Um bom mistério
Assim como outros livros da autora, é um bom livro, não é excelente como outros que já li, mas o enredo é interessante e os personagens bem construídos. Não diria que tem um final surpreendente ou algo do tipo, mas com certeza foi uma leitura que me prendeu até o final. Não entendi porque o título do livro é esse, já que a narrativa não continua durante todo o livro baseada no halloween, mas tudo bem. Recomendo a leitura.

Rê Lima 19/11/2023

Eu gosto dos livros da Agatha? Gosto! Eles me surpreendem como surpreendiam antigamente? Não. Mas no geral é sempre uma boa leitura!

Daniella 19/11/2023

Poderia ser melhor.
Eu já li muito Agata Christie na vida. Adoro. Mas este livro é fraquinho. Parece que ela já estava cansada de escrever. Escolhi este, pois queria ler antes de ver o filme.

Marina 18/11/2023

Típico livro da Agatha mas faltou algo...
Sou fã de carteirinha da véia do crime, ela é fantástica. Seus livros e histórias são bem amarradas e muito bem escritas.
Mas acho que esse livro podia ter dado mais e ser melhor explorado.
Ainda assim, é muito bom poder ler os livros da Agathinha.

0legari0 18/11/2023

Decidi ler esse livro por ser fã das obras da Aghata Christie e porque queria comparar a história com o novo filme.

Não sei se é porque eu já estou um pouco calejada com a escrita e as histórias dela, mas não o considero meu livro favorito da autora.

Não foi uma história que me surpreendeu tanto, mas mais uma vez parabenizo a autora pela belíssima escrita e pela construção de um enredo muito bem estruturado.

Camila Alexandrino 16/11/2023

Agatha sendo Agatha
A história se passa na Inglaterra durante uma festa de Dia das Bruxas (por isso o título). Enquanto alguns convidados estavam na casa de Mrs. Drake organizando os preparativos para o evento, a jovem Joyce Reynolds de apenas 13 anos, afirma ter presenciado um assassinato. As pessoas presentes acreditam se tratar de uma mentira, algo que ela quis contar para chamar a atenção de Mrs. Ariadne Oliver, uma famosa escritora de livros de ficção policial, também convidada para a festa.
Após o evento, quando as mulheres na casa começam a organizar a limpeza, se deparam com o corpo de Joyce na biblioteca (a senhora Agatha adora matar os personagens em bibliotecas, por quê?). Mrs. Oliver quer descobrir o porquê uma moça tão jovem ter sido assassinada, então chama seu grande amigo, Hercule Poirot para desvendar o mistério sobre o caso.
Não vou me estender muito sobre os acontecimentos do livro porque ele é bem curtinho e eu posso acabar dando spoiler sem querer. O livro segue a fórmula clássica de todos os outros livros da Agatha (baseada no que eu li): alguém morre sem um motivo plausível a princípio, mas algum investigador (geralmente é o Poirot, mas Agatha tem outros personagens que fazem esse papel também) começa a fuçar a história e vai descobrindo mais tramas do que se imaginava para chegar à resolução do caso.
As obras da autora são sempre muito bem amarradas e com uma leitura muito fluida, é bem fácil mergulhar no universo apresentado por ela e se deparar investigando um assassinato também. Fiquei feliz que consegui descobrir quem era o assassino bem rápido e eu estava certa rsrs
Já livros melhores dela em questão de enredo, mas esse é uma leitura bem gostosa para se fazer no final de semana, bem rápida, fluida e fácil de se ambientar. Recomendo para quem gosta de ficção policial e mistério.

Nathalia 15/11/2023

Ágatha Christie é sempre garantia de uma história interessante e uma boa leitura. Mais uma vez me peguei presa na história sem descobrir o assassino até o final
Poirot é um dos meus personagens fixos favoritos, seu raciocino aguçado e forma de pensar inciso trazem um ar deferente ao mistério que no fim parecia debaixo no nosso nariz o tempo todo. Essa história não foi diferente, a narrativa nos leva a diversas direções, alguns suspeitos e alguns acontecimentos que a princípio parecem desconectados na narrativa principal mas no final apresentam certa importância
Um bom livro com permaneça queridos e história consistente, ótima para ler no halloween

gi 15/11/2023

O final me surpreendeu!
Eu sempre fico viciada lendo Agatha Christie e aqui não foi diferente. Já nos primeiros capítulos, eu adorei a atmosfera criada pela autora e o suspense de quem seria o culpado pelo assassinato da garota. Os personagens dessa história foram muito bem desenvolvidos e, chegou um momento, que todos pareciam culpados, o que dificulta bastante o nosso trabalho de adivinhar o que de fato aconteceu.

Em algumas histórias da autora, sinto que o ritmo de informações deixa a desejar, mas não foi o caso desse livro. Novas informações são apresentadas para nós em quase todos os capítulos, o que me deixou vidrada na leitura.

O final foi muito satisfatório. Não somente pela revelação do culpado, mas também por uma reviravolta que eu não estava esperando. Juro, quase dei um grito lendo. Vou parar por aqui para não estragar a experiência de ninguém, mas saibam que o final é muito bom!

Com certeza esse é um dos meus livros favoritos da autora!

Kariny 15/11/2023

Esse foi o segundo livro da Agatha que li, sinceramente achei bemm parado o outro que li, que foi " o natal de Poirot" me prendeu mais e achei mais surpreendente o fim. P mim estava mt óbvio o autor e o desfecho de alguns personagens.
Achei o livro lento e PRA MIM os "plots" não pegaram, se tivesse mais densidade na história talvez eu tivesse gostado mais sabe.
Achei esse muito raso.
Mas dps de tacar o pai a gnt acaricia ne, kkkkk. É um livro legal p passar o tempo e é bem curtinho, então recomendo sim.

Isa ð 15/11/2023

O plot tava na nossa cara
Gostei, tô testando novos autores e a Agatha Cristie me surpreendeu. Não achei q é meu estilo de livro mas gostei e o plot de quem eram os assassinos me surpreendeu

Fernanda.Iunes 14/11/2023

O livro não é ruim, mas a história poderia ser mais instigante.

O início pra mim, não prendeu (o que deu uma preguiça). Daí começou a investigação. Achei muito enrolada de um jeito que não prendeu? sem ter aquela ambição, sabe? Meio parado!

Uma coisa que reparei, eles falando das crianças o tempo todo que tem doenças mentais. Considerado um horror naquela época!

As últimas páginas desenrolou beeem. Salvou muito kkk já achei melhor o desenrolar e nem desconfiava de quem era de fato. Amei Poirot.

Fael 11/11/2023

Entrega o que promete... nada grandioso
Diferente de outras obras da Agatha Christie, em noite das bruxas ela trouxe ou tentou trazer uma roupagem poética, diria eu até lírica, que resulta em um final sem clímax.

A narrativa é sempre instigante, exceto quando Agatha tenta permear os "Jardins" poéticos do enredo, o que quase põe tudo a perder se não fosse a dosagem da mesma.
Como ponto alto do livro temos a interação de Ariadne Oliver com Poirot, que são um dos pontos positivos do livro.

Agatha encaixa tramas secundárias com a resolução principal, e ao mesmo tempo deixando um Q de dúvida no ar com a maestria que só ela conseguiria sem deixar furos!

Pra fechar eu penso que faltou uma empatia ou até mssm uma sensibilidade, Levando em conta que a vítima aqui é uma criança, diferente das mostradas pelos personagens que beiram a falsidade.

3/5 ???

Vanessa 11/11/2023

Mais um da minha autora favorita!
Confesso que dessa vez foi fácil identificar o assassino, dessa vez realmente foi a primeira pessoa que eu desconfiei! Com um enredo cheio de reviravoltas, Poirot investiga não apenas um crime, mas outros que de certa forma vão se interligando a história. Agatha Christie nunca decepciona na hora de construir a trama, deixando pistas por todo o livro, e no final tudo se encaixa direitinho.