A Noite das Bruxas

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Noite das Bruxas

bryangy80 08/11/2023

Um ótimo começo para o AgataVerso
Desde sempre o "AgataVerso" me chamou atenção, filmes foram feitos como "O Assassinato no Expresso Oriente" e "Morte no Nilo, esse mês até estreou "Noite das Bruxas", aproveitando o lançamento do filme e o mês das bruxas, eu li o livre desse filme, é sobre ele que vou comentar.
"Noite das Bruxas" é um ótimo livro, tem um mistério muito bem desenvolvido e não é cansativo, mas é previsível, eu descobri o assassino(a) quando falam sobre o testamento e imagino que você, que leu o livro, também descobriu, não sei se é assim em todos os livro da Agata Cristie, mas acontece nele. Mas não pense que isso tirou minha experiência, isso apenas a deixou melhor, pois fiquei mais entusiasmado para ler cada vez que os capítulos passavam, pois minhas suspeitas se comprovavam, Agata deve ter percebido que sua historia estava previsível e tentou enganar seus leitores com um cena "triste", e funcionou... por algumas paginas, pois o plot chegou.
Resumindo tudo, adorei esse livro - por mais que não o ache perfeito - e com certeza com continuar a ler os livros da Agata Cristie.
3,5/5 (Skoob não aceita notas com virgula, mas considere meio ponto a mais)

ma. 08/11/2023

Ótimo livro. Minha primeira leitura da Agatha, valeu muito a pena.

Possui suas particularidades únicas e diferentes do filme, vale a pena consumir ambos, pois apesar das diferenças, há várias referências do livro na história do filme.

Super tranquilo e rápido de ler.

Thaliame 08/11/2023

Gostei muito do livro, novamente fui supreendida no final. É uma leitura gostosa e rápida e consegui terminar rápido para poder assistir a adaptação.

Ninat_0510 07/11/2023

Agatha Christie não tem erro!
Como já esperava esse livro é uma maravilha pelo simples fato de te deixar curioso e com vontade de ler cada vez mais para descobrir quem é o verdadeiro assassino.

Alice 07/11/2023

A noite das bruxas resenha
No geral, é um livro bom!
A escrita é um pouco antiga, então as vezes eu fiquei sem entender.
Sobre o desenrolar da história, é lento e muito detalhado, só entendi o que realmente estava acontecendo no último capítulo, por um lado é bom pois gera um suspense, por outro acaba ficando cansativo na minha visão.
Gostei do final da história, só achei que poderia mostrar um pouco mais depois da resolução.

Tico Menezes 07/11/2023

Mais um acerto da Gata Triste!
Acompanhar Hercule Poirot em casos frenéticos, repletos de reviravoltas e personagens interessantes é sempre prazerosos e relativamente fácil. Mas acompanhá-lo num caso monótono, sem grandes riscos e com personagens silenciosos e nada ambiciosos, aí é que separamos quem gosta de mistério e quem gosta de Agatha Christie.

Pedantismo literário à parte, esse é um dos livros mais parados da escritora, mas tá longe de ser ruim. É uma trama simples, um mistério pouco misterioso, mas é a excentricidade do olhar de Poirot que nos carrega. Se tirarmos o tanto de entrevistas que nosso bigodudo faz com as pessoas, sobra umas 50 páginas que trabalham o mistério de forma ativa, então senta que lá vem história, literalmente. Mas pra quem gosta de ouvir as minúcias de um conto simples, essas entrevistas com os habitantes mais peculiares dessa cidade são um prato cheio.

Há um comentário importante e corajoso da autora sobre como a opinião e a perspectiva das mulheres não são levadas em consideração ou tidas como prioridade numa sociedade "acostumada" com figuras heróicas masculinas. Um pouco de provocação aos costumes conservadores e à xenofobia explícita nas conversas de vizinhança também compõem o que torna esse livro pacato tão interessante. É rápido, mas pouco atraente para quem não conhece a literatura da Rainha do Crime.

Aline Natália 05/11/2023

Fiz a leitura porque estava prestes a sair o filme baseado na obra. E confesso que não foi o melhor livro da rainha do crime.

Dessa vez (nunca imaginei dizer isso) o filme superou o livro.

amanda3587 04/11/2023

Gostei bastante!!!
leitura fluida, bom pra não cair na ressaca literária
gostei muito da explicação final, como tudo se junta.

anacarolina2215 04/11/2023

Clássico estilo de história da aghata.
vários acontecimentos foram trazidos a tona durante a história além do conflito principal o que faz a pessoa se confundir as vezes, mas se você lê aghata chritie a um tempo, sabe que todos os livros são assim. o mistério principal se desenrola lentamente durante a leitura e chega no seu ápice obviamente no final. a trama é instigante e muito bem pensada, concluindo-se de uma forma satisfatória. o final é surpreendente e nunca decepciona ninguém!!

nathalya. 04/11/2023

Não superou as expectativas
Acho que o nome "noite das bruxas", o começo sendo em uma festa de halloween para crianças e a capa do livro com uma abóbora de halloween trazem uma ideia de que por mais que seja um crime de origem humana irá acontecer coisas um pouco "sobrenaturais" e míticas em relação a essa festa temática.
Mas não é isso que acontece, e embora eu saiba que isso se dá graças ao estilo da autora, acho que passou uma ideia errada sob um mistério que não foi nada misterioso.
Saquei o plot do livro e quem tinha cometido o crime muito antes de ter sido revelado e achei o livro apesar de interessante, muito sem graça. Isso comparado aos outros livros que li da autora, que explodiram minha mente de alguma forma, não foi nada demais.
As únicas coisas legais de fato pra mim nesse livro, é o Hercule Poirot que como já li outros dois livros com ele, acho muito icônico, uma morte que eu não estava esperando e outra revelação meio adjacente que eu achei interessante. De resto, é um livro razoável.

Neusa 04/11/2023

Finalmente eu conseguir ler (rsrsrsrsrs)
Tentei ler esse livro 3x e não conseguia por acha o início "lento" Quando o filme lançou eu tentei assitir, mas o início era totalmente diferente. Comprei o livro novamente ( pq tinha doado o livro a minha irmã) e li e vi Agatha ainda me surpreende. Falta poucos pra completar minha lista de livros dela.

Nathalia Possenatto 03/11/2023

Primeira vez lendo Agatha Christie
Eu gostei muito da leitura, foi minha primeira vez lendo Agatha Christie...Demorei um pouco por não ser meu tipo de leitura favorito, mas com toda certeza lerei mais alguns dela ao decorrer do tempo.

Lanadeoutrodimensao 02/11/2023

Eu sou incrível ( e genial )
Não li muitos livros da Aghata na minha vida, mas por enquanto achei esse o melhor e mais divertido de ler. Mesmo com muitos personagens, esse livro não me confundiu tanto. A escrita dela é simplesmente maravilhosa!
Eu adivinhei quem eram os assassinos de primeira. Eu realmente não consigo mais ler livros de mistério, eu adoro esse gênero mas ele não me surpreende mais.
A Mrs Drake eu suspeitei desde sua primeira aparição. Eu não sei, mas senti algo de errado nela.
Já o Michael eu comecei a suspeitar desde que ele fez aquele desenho da Miranda.
Falando em Miranda, que plot twist foi esse no final? Como assim a Miranda é filha do Michael? Eu nunca pensei nisso, acho que ninguém pensaria.
O livro é muito bom e com certeza recomendo.