Um Crime Adormecido

Agatha Christie

Resenhas - Um Crime Adormecido

raafsoares 13/01/2022

Uau!
Este foi meu primeiro da Ágatha e já quero mais, muito mais!

Que delícia de leitura, fluida e objetiva, onde todos os detalhes importam. Essa caçada de quem é o assassino é realmente muito legal e faz com que o leitor saia um pouco dessa posição de passividade e adentre na história recolhendo pequenos fatos que podem ser importantes e tentando descobrir quem será revelado como criminoso.

Um livro inteligentíssimo. Nota 10.

lu! 12/01/2022

chocante!!
gostei mtt a quebra de expetcatativa foi grande acho incrivel como a agatha smp tras esse efeito?
senti falta do poirot mas algumas vezes a sra marple me lembrou dele de algum jeito ???

Tay 09/01/2022

Amei
Eu comecei essa leitura ano retrasado e não gostei muito da leitura, então meio que abandonei. Resolvi dar mais uma chance, esse ano e fiquei impressionada do quando gostei da história. Eu não tinha lido nada da Agatha Christie e achei incrível esse livro. Vou ler outros dela, com certeza.
Amei o mistério o suspense. Tive suspeitas de todo mundo. Gostei muito do desenrolar.

Brina 02/01/2022

...
aaaaaa adorei esse livro, gostei mais do que o anterior que li da autora. Tem uma história incrível e a Miss Marple é ótima kkkkkk.

Elis 28/11/2021

Tranquilo
Apesar dos muitos erros de digitação que me incomodaram, eu gostei do enredo. Não descobri o autor do crime...

Lia 25/11/2021

Agatha Christie
Maravilhoso, o primeiro que li e desejei ler todos os livros desta escritora incrível e surpreendente( para melhor).

aninhadelemos 29/10/2021

Pela primeira vez o meu desconfiometro estava certo e eu imaginei o suspeito certo? não tive certeza mas ele era o 1º das minhas desconfianças?

Carol 13/10/2021

Esse era o último título que faltava ler... Sabe que até doeu terminar... Mas ela segue surpreendente! A narrativa, as descrições, são incríveis!

Teté 13/06/2021

Terminei animada
Mais um da Rinha do Crime!

Eu estou muito feliz por que PELA PRIMEIRA VEZ eu consegui descobrir quem era o assassino :)))
E ao contrário do que você pode estar pensando, isso não deixa o livro previsível, muito pelo contrário, eu só acertei por que eu coloquei em teoria a pessoa mais improvável.

Eu só li dois casos de Miss Marple, mas já amei essa senhora. O modo dela de ir descobrindo as coisas dando uma de velha bisbilhoteira é muito legal!
Ela tem em comum com Poirot o fato de usar bastante o raciocínio e (não só nos casos de Poirot, como, eu andei percebendo, em todos os livros da Agatha) sempre acusar, certeiramente, a pessoa mais improvável.

LEIAM! O legal é você ir tentando descobrir o final no decorrer do livro.

Fabio Shiva 02/06/2021

Adorável Miss Marple!
Tenho a doce impressão, salvo engano da memória, que essa foi a primeira vez que li “Um Crime Adormecido”! Ô, glória! Sei que ainda devem restar dois ou três livros de Agatha Christie que ainda não li (com a exceção da série publicada sob o pseudônimo de Mary Westmacott, dos quais só li um para conhecer). Contudo não consigo discernir entre os sessenta e tantos títulos de suas histórias policiais esses dois ou três que não li (a maioria já foi lida duas e até três vezes!), por isso o jeito é continuar lendo e relendo... coisa de fã!

E olha que não ter lido justamente “Um Crime Adormecido” era uma lacuna considerável em minha carreira de tiete de Agatha! Pois trata-se de um livro especial: a última aventura da queridíssima Miss Marple! Por ocasião da Segunda Guerra Mundial, temendo pela própria vida, Agatha Christie quis dar um desfecho digno aos seus dois personagens mais icônicos: Hercule Poirot e Miss Marple. Nessa época ela escreveu “Curtain” (“Cai o Pano”), emocionante epílogo da saga do famoso detetive belga das “pequenas células cinzentas”. E para celebrar Miss Marple, Agatha escreveu “Sleeping Murder” (“Um Crime Adormecido”). Os dois livros ficaram guardados no cofre de um banco durante anos. Em 1974, percebendo que não conseguia mais escrever, Agatha finalmente autorizou a publicação de “Cai o Pano”. E “Um Crime Adormecido” só foi publicado em 1976, após a morte da autora.

É inevitável querer tecer comparações entre os dois livros, ainda mais se tratando de minhas primeiras impressões dessa definitiva aventura de Miss Marple. “Cai o Pano”, como o próprio título sugere, é de fato a última história de Poirot (que já li duas vezes). Já em “Um Crime Adormecido” creio que a intenção de Agatha não foi a de dar um desfecho, mas de eternizar sua arguta e fofinha detetive septuagenária (ou octogenária?). Sob muitos aspectos, essa obra é uma típica história de Miss Marple, com direito a uma descrição exemplar:

“Miss Marple era uma atraente senhora, já idosa, alta e magra, de maçãs do rosto rosadas, olhos azuis, um jeito amável e um pouco meticuloso. Seus olhos azuis tinham sempre um brilho especial.”

Ainda seguindo na comparação, sempre achei os mistérios de Miss Marple mais fáceis de desvendar que os de Poirot. Lembro com especial emoção de “A Testemunha Ocular do Crime”, aventura de Miss Marple que li ainda aos 11 anos (idade em que comecei a ler Agatha Christie, com o impactante “O Caso dos Dez Negrinhos”, que me deixou uma semana sem dormir!) e que foi o primeiro livro de Agatha em que consegui descobrir a identidade do assassino antes da revelação. Lembro que saí pulando pela casa, gritando o nome do culpado aos quatro ventos! Essa é uma das recordações mais queridas de minha intensa e afetiva relação com o mundo dos livros. Talvez por isso eu nunca tenha me atrevido a ler novamente “A Testemunha Ocular do Crime”: quis deixar intacta e pura a vivência de meu coração infantil de leitor!

Voltando a “Um Crime Adormecido”, uma característica muito marcante nas histórias de Agatha é que aqui e ali podemos colher verdadeira pérolas de sabedoria, como é o caso dessa fala de Miss Marple sobre as crianças:

“Acho que as crianças sabem... mais que os adultos. É como os cachorros... eles reconhecem a morte, atiram a cabeça para trás e uivam. Acho que as crianças... reconhecem a morte...”

Assim como esse trecho, especialmente atual nesses tempos de tanta disseminação de mentiras pela Internet:

“Não, retorquiu Miss Marple. Você acreditou no que ele disse. É realmente muito perigoso acreditar nas pessoas. Eu não acredito há anos!”

Ao contrário de tantas tias e tios do Zapzap, Miss Marple não seria jamais uma vítima fácil das Fake News!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Valentina351 10/03/2024minha estante
Como que começa a ler ?????? Onde entra pra começa a ler???

Fabio Shiva 11/03/2024minha estante
Oi, Valentina! Não entendi a sua pergunta. O que você deseja ler?

Leticia.Riquelby 14/03/2024minha estante
Como faz pra ler? Não sei como abrir o livro, me ajuda

Leticia.Riquelby 14/03/2024minha estante
Onde clica pra começar a leitura???

Fabio Shiva 14/03/2024minha estante
O livro não está disponível aqui para leitura, apenas comentários de quem leu o livro, ok?

Mila.Soraia 30/05/2021

Um mistério que começa com fragmentos de memórias, uma sensação estranha de familiaridade. Lógico que ia render uma ótima história.

bruna 28/04/2021

Perfeito
Mais um ótimo livro da Agatha. Pretendo ler todos dessa autora. Simplesmente amei essa história!
"Cubram o seu rosto. Meus olhos se ofuscam. Ela morreu jovem."