Cai o Pano

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Cai o Pano

Débora Galter 17/06/2023

Um adeus ao nosso querido detive belga!
Confesso que esperei muito desse livro, e acabei me decepcionando um pouco. O livro começa confuso, não têm personagens muito interessantes, e tem um final totalmente apressado e enrolado disposto no "pós-escrito" do saudoso detetive belga.

Em minha opinião, o desfecho precisava ser mais claro e mais coeso. Contudo, o clímax da história é bom, e pega todos os leitores de surpresa. Ainda acho que vale a pena leitura, mesmo que a obra seja fraquinha em comparação aos demais livros da autora.

"A sinceridade não é uma qualidade muito valorizada, mas poupa tempo e energia". (P.131)

renni 17/06/2023

E fecham as cortinas...
Acho que tudo nessa história me surpreendeu. A gravidade de todos os eventos conforme a história ia passando era enorme.

Poirot inteligente como sempre, mantendo a massa cinzenta em movimento, sabia tudo o que estava pra acontecer, como a história ia se encerrar e, por mais que tudo o que aconteceu ali em St. Mary de Styles tenha sido de grande trauma pro Hastings, o belga ainda precisava que ele estivesse ali presente, ser seus olhos e ouvidos por uma última vez, com o objetivo de fechar um ciclo.

Gostei bastante da história (não uma das minhas favoritas) e me arrependo de não ter lido O misterioso caso de Styles antes (realmente não sabia que ambos livros se passavam no mesmo lugar até... saber).

Por mais que eu não tenha lido todos os livros da Agatha, li muitos e embarquei em muitas encruzilhadas com Poirot. Engraçado se despedir de um personagem fictício assim (mesmo sabendo que ainda há outros contos para eu ler). Enfim, rest in pieces legend!

costa63 14/06/2023

A marca de Caim
Os livros de Agatha christie sempre tem a mesma narrativa, que em se é cansativa,sendo os livros curtos . Porém com um final surpreendente e assombroso, esse não foi diferente.
Hecules Poirot fechou sua carreira com chave de ouro, engando mais uma vez o leitor. Com sua dedução impecável. Mesmo nesse livro que ele teve um pouco de culpa
Acho que esse vai ser o último da Agatha que vou ler.

Dede 12/06/2023

último caso do poirot e não podia ser melhor
Todos, meu amigo, precisam de uma pitada de perigo em suas vidas. Alguns conseguem isso por meio de outros, como nas touradas. Outros lêem sobre o perigo. Outros vão procurá-lo no cinema. Mas de uma coisa estou certo, muita segurança é incompatível com a natureza humana.

A convite de Poirot, o capitão Hastings retorna ao local da primeira investigação de ambos: a mansão Styles. O tempo passou: o detetive belga envelheceu e está em uma cadeira de rodas, já a antiga mansão foi reduzida a uma mera hospedaria. A visita, porém, se revela mais que um reencontro entre velhos amigos. O instinto de Poirot, ainda afiado, lhe diz que entre os hóspedes há um assassino. E ele precisa que Hastings o ajude a identificá-lo antes que haja mais uma vítima e antes que seu tempo acabe.

Descobri que esse livro foi escrito na década de 40 mas só foi publicado em 1975, 1 ano antes da morte da autora, e achei simplesmente genial. Inclusive, explicou o motivo de tantos ?easter eggs? em outros livros que foram publicados antes dele. Dentre todos os personagens do ?universo? da Agatha Christie, Poirot sem sombra de dúvidas é o meu favorito, então assim que soube do que se tratava o livro, tive que ler. Para mim, foi um livro muito divertido ver como Hastings e Poirot desvendariam o último caso juntos, e por um momento fiquei frustrada achando que eles não conseguiriam resolver. Sobre o mistério, percebi que apesar de diferentes, alguns dos mistérios dos livros da Agatha possuem padrões, o que acaba tornando mais fácil de adivinhar o final. No entanto, dentre os 19 livros que já li dela, esse foi o mais diferente (em relação ao mistério), e apesar de achar difícil de adivinhar, achei o caso muito inteligente. Não vi outras resenhas desse livro antes de escrever essa, mas apesar de achar o mistério em si muito bom, imagino que não seja o favorito de muitas por mostrar diversas vezes um pouco mais ?sentimental? que as demais histórias. Na minha opinião, definitivamente vale a pena.

Lucas.Santos 09/06/2023

É mais um daqueles livros da Agatha Christie que você termina se sentindo burro, por que ela te deixa tão envolvido nas tramas dos personagens que você simplesmente não vê as pistas que estão na sua frente e como sempre o culpado é quem menos suspeitava e depois ela joga na sua cara que estava errado.
Marina516 09/06/2023minha estante
É sempre assim kkk

Nicole.Ethur 06/06/2023

Me estendi MUITOOO nesse livro, e não pela história, mas pelo meu tempo disponível.
A história começa meio confusa, eu achei, muitos pensionáveis e não estendia muito bem o papel de cada um, mas cara, valeu a pena cada página, pois no final TUDO se encaixa e se conecta de uma forma como só a Agatha consegue fazer.
Não é atoa que ela é praticamente a rainha do tema: investigação, ela sabe fechar sempre, de forma surpreendente.
Um livro muito maneiro, com histórias sobre pessoas reais, o que traz um gostinho diferente para entender e desvendar o que acontece. Recomendo fortemente esse livro!

Dario.Albuquerque 02/06/2023

O último caso de Poirot
O capitão Hastings foi muito ingênuo até o final, porém essa história foi muito bagunçada, cheia de reviravolta, meio difícil de engolir e complicado pra entender.
Porém a ideia de um assassino que induz os outros a faz o trabalho por ele é genial.

Raquel.Araujo 01/06/2023

Poirot te amo
Esse livro realmente me surpreendeu e me fez chorar um tiquinho, Agatha desta vez me enganou até o final. Fui ler sem saber que era o último livro do Poirot, meu coração ficou apertado do início ao fim!

Bruna 31/05/2023

Já li MUITO livro da agatha, mas confesso que de todos, esse foi um dos que mais me surpreendeu (e mais me fez chorar). recomendo a leitura dele só depois de já ter lido alguns livros dela com o poirot antes

Pri e Zed 28/05/2023

Um "X" inesperado
Inesperado foi, para mim, a palavra desse livro. Apesar de algumas suspeitas iniciais terem sido confirmadas, o final foi totalmente inesperado. Simplesmente apaixonada nos livros da Agatha Christie!

Madduu000 25/05/2023

Livro muuuuito boom, o começo é bem parado e da uma preguiça mas depois n consegue mais parar de ler até chegar no final em q vc fica chocada e se sente MT burra

Marja 22/05/2023

A tristeza de se despedir de Poirot... mas acho que foi um caso excelente para essa despedida. Poirot foi incrível, e obviamente nós deixou quebrando a cabeça até a última página