O Livro de Ouro da Mitologia

O Livro de Ouro da Mitologia Thomas Bulfinch

Resenhas - O Livro de Ouro da Mitologia

Emille.pravereler 13/05/2023

@pravereler
Demorei muuuuuito pra ler esse livro, mas finalmente terminei.
O livro é sobre contos e histórias da mitologia. Confesso que me perdi várias vezes naos contos, pois os Deuses mudam de nome, mesmo assim é um livro interessante de ler. Apesar da leitura difícil, é legal ver como os povos antigos criavam contos e histórias sobre Deuses e heróis para justificar algo ruim ou que não conheciam alguma explicação.
É interessante ver como o ser humano precisa que tudo seja justificado, que tenha um motivo. Tanto as coisas boas, como as ruins.
Tem estórias bem interessantes, algumas eu já conhecia, como os 12 trabalhos de Hercules, e outras nunca tinha escutado, como o mito de Cassandra e o de Penelope.
Legal ver também como surgiram e o significado de algumas palavras e expressões que usamos no cotidiano, como o fato da palavra PÂNICO ter origem no Deus Pã.
Enfim, apesar de ser um livro arrastado e difícil de se ler, tem seu lado bom e pra quem gosta de histórias sobre mitos e heróis, vale a pena ler.

Madu 29/04/2023

Excelente livro para quem quer ter uma base sobre conhecimentos mitológicos. Como o livro mesmo afirma, muitas histórias estão relacionadas a histórias da Bíblia, elementos da natureza e simbologias.

Duda Lima 26/04/2023

Muito maneiro ?
Todos as possíveis criticas que eu poderia fazer sobre esse livro são perdoadas com o contexto do escritor e da escrita, mas a única coisa que severamente me irritou foi o fato de as versões se diferenciavam muito, e o leitor não ser avisado disso; Por exemplo, em vários momentos dos contos, a narrativa muda de grega a romana, e a identificação desses dois lados é algo importante para o leitor.

Mas de qualquer forma, tanto a narrativa quando a escolha de contos é maravilhosa, e a linguagem mais clássica traz para história um ar bom, que seria perdido em uma linguagem informal. Um livro maravilhoso que nos traz os mitos inluentes e importantes para nós até atualmente.

Isabella.sana 21/04/2023

Adorei!! Sempre tive curiosidade quanto a mitologia mas nunca encontrava algum livro que realmente entregasse tudo o que esperava, mas esse entregou muito mais.

Gleidson15 13/04/2023

Um pouco decepcionado pelas expectativas altas demais.
Não é um livro ruim, principalmente para quem quer realmente conhecer a mitologia em um todo, porém achei a leitura cansativa e a maioria das histórias bem rasas.

Alguns contos foram interessantes e outros quando estavam decolando e entretendo simplesmente acabava. Mas acredito que a maior decepção foram pelas minhas expectativas em achar que seria um livro para entreter e que as histórias seriam como filmes. No meio do livro já estava torcendo para acabar logo para poder começar o próximo.

Gostei por ter conhecido um pouco de várias mitologias e termino sem saber quem era os mais loucos, os deuses ou os mortais, por mim iria todo mundo pra prisão, principalmente a Juno!

Giiii28 07/04/2023

Bom livro de mitologia grega, descreve precisamente, mas achei a escrita maçante e arrastada em várias situações. Mais de conhecimento que entretenimento

Thomas 04/04/2023

Quebra de expectativa
Confesso que estava torcendo pra acabar de ler o mais rápido possível. Comprei esse livro na esperança de que explicasse sobre mitologia de forma mais dinâmica e simples, algumas partes achei super confusas. Quando conta sobre a guerra de Troia achei super interessante mas de resto foi só uma coisa ou outra que me fez ter mais gosto pra ler.

liviavsilva_ 27/03/2023

Apesar do conteúdo dar aquele ar gigantesco de "isso é tudo ficção!", ignorando completamente que o culto aos deuses gregos (e xintoístas e nórdicos, pouco, mas também mencionados no livro) é algo real, que começou séculos atrás e permanece até os dias atuais com a comunidade pagã, asatru, helenista, xintoísta, etc., o livro é bom, pois reúne diversos mitos e é contado de uma forma que torna fácil o entendimento, além de rechear com ilustrações sobre os mitos ou seres mencionados e contar com algumas canções bem referenciadas.

Danilo97 25/03/2023

é um assunto que me interessa bastante, mas confesso que foi bem cansativo ler a guerra de troia porque achei confuso (pode ser pela falta de experiência de leitura)

Rafael 10/03/2023

As raízes da divindade em carne, osso e ideias
Na tentativa de sempre tentar explicar o inexplicável, criando deuses e monstros, o homem sempre acaba explicando a si mesmo.
Mitologia sempre foi algo que me chamou muito a atenção desde sempre, por suas histórias, seus monstros e suas fantasias. Em O Livro da Mitologia, Bullfinch explora em detalhes acessíveis às histórias mais conhecidas do mundo, revisitando-as de maneira didática, sem deixar de lado a poesia, o humor e a tragédia.
Pois cada mitologia tem uma cara diferente, apesar de tentar representar, na maioria dos casos, os mesmos mitos ou fenômenos inexplicáveis para suas épocas. A mitologia grega é carregada de tragédia e drama. A egípcia, explica suas divindades através do zoomorfismo. A nórdica é carregada de humor. (Loki vestindo Thor de Freya na tentativa de enganar um gigante é a mais pura elite).
Apesar da maneira clara das explicações, Bullfinch prefere a tragédia grega às outras culturas. Com pinceladas rápidas nas demais sociedades, o autor se aprofunda mesmo na Grécia Antiga, escolhendo histórias a dedo para encantar aos leitores com as referências que tanto enxergamos na cultura pop atual. Afinal, o que mais é um bom livro ou série fantasiosa que nos prende, senão o contar de uma história mitológica, nem que seja para aquele universo?
Mas se isto te preocupa, outras opções de mitologia mais diversas podem ser a melhor opção. Ficamos tanto tempo na Grécia, que até nos desacostumamos quando viajamos para outro lugar.
Ainda assim o deslumbre é reconhecível. Tantas histórias, tantos personagens... Mas todas apontam pra um mesmo lugar, na verdade, independentemente de sua origem. A mitologia é a representação de como o universo deveria funcionar, criadas por pessoas que eram apaixonadas pelo mundo ao seu redor, e precisavam explicá-lo de alguma forma. Alguns, olhavam para os céus em busca de respostas, outros para os mares e os abismos. Mas a resposta é simples e clara: É através da propagação de ideias que chegamos a imortalidade divina. E nada além das lições mitológicas antigas teve o poder suficiente para até agora, ser tão imortal.
Mais sobre O Livro da Mitologia em @rafaelpf00

Adjuto 09/03/2023

Imperdível - Dicionário - Consulta
Este livro é uma preciosidade. Comprei-o com a intenção de me inteirar com a Mitologia Grega, tão ignorada pela nossa educação, aliás tudo que é bom, ultimamente, é ignorada pela nossa Educação. Não aprendi Mitologia, nem literatura internacional, só brasileira, e muito superficialmente, com as provas querendo que decorássemos partes das obras, ao invés de interpretá-las, e mais tentar vivenciá-las.
Enfim, já passou, e a gente tem que correr atrás dessa lacuna, desse abismo que é aula de literatura no Brasil.
E nada melhor, nada mesmo, que este livro.
Vou usá-lo a vida inteira, pois toda a literatura ocidental, sem exceção, digo a grande literatura ocidental, bebe destas fontes.
Se tivesse condições financeiras compraria este livro pra todos os estudantes do ensino médio, pois além de serem histórias deliciosas, contém verdades.
E mais, descobrimos neste livro origens de expressões, de palavras, de explicações que são eternas.
E no final do livro ainda há Mitologia Nórdica, um pouco de hinduísmo, budismo.
Enfim, este livro é Imperdível, um dicionário que você usará como consulta para o resto de suas literaturas.
Não perca tempo e corra atrás desta obra-prima.

Romeu Felix 26/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O Livro de Ouro da Mitologia é uma obra clássica que reúne histórias dos deuses e heróis da mitologia grega, romana e nórdica. O livro é dividido em três partes, cada uma dedicada a uma dessas mitologias. A primeira parte aborda a mitologia grega, incluindo histórias de deuses como Zeus, Hera, Atena e Apolo, além de heróis como Hércules, Teseu e Perseu. A segunda parte trata da mitologia romana, que compartilha muitas semelhanças com a mitologia grega, mas possui seus próprios deuses e histórias únicas, como a lenda de Rômulo e Remo. A terceira parte apresenta a mitologia nórdica, com suas histórias de deuses como Odin, Thor e Loki, e heróis como Sigurd e Beowulf.

Cada história é narrada de maneira clara e envolvente, transportando o leitor para o mundo mágico da mitologia. O livro também contém ilustrações que ajudam a visualizar os personagens e cenários das histórias.

Comentário:

O Livro de Ouro da Mitologia é uma obra essencial para quem se interessa por mitologia e história. Thomas Bulfinch foi capaz de reunir de maneira clara e concisa as principais histórias e personagens das mitologias grega, romana e nórdica, tornando-as acessíveis para um público amplo. A linguagem utilizada é simples, mas não menos envolvente, e as ilustrações ajudam a complementar a experiência de leitura. Além disso, o livro pode ser uma ótima ferramenta para estudantes que estão iniciando seus estudos em história e mitologia, já que oferece uma visão geral das principais histórias e personagens dessas mitologias.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

thexanny 21/02/2023

O livro de ouro da mitologia
O livro é muito rico, além de contar muitos mitos, menciona vários autores, têm imagens o que ajuda bastante também. Como foi o primeiro livro que eu li de mitologia, ele cumpriu muito bem o que eu queria: um parâmetro da mitologia grega. O livro não é o mais completo, mas é um ótimo começo pra quem quer saber mais, te ajuda a entrar nesse universo mitológico.

Bielalexander 15/02/2023

Leitura muito cansativa
Só terminei por obrigação infelizmente, leitura muito massante apesar de eu adorar o assunto sobre mitologia

Stephanie214 02/02/2023

O legado de mitos e heróis da Grécia e Roma antiga ainda estão presentes em nossos dias as figuras mitológicas são o pilar da cultura ocidental, e neste livro está reunido várias histórias dessas mitologias que nos mostram como a Grécia e a Roma são ricas em histórias envolvendo deuses, heróis, semi-deuses, batalhas, monstros, profecias e muito mais.
Nas divindades gregas temos os 3 irmãos principais Zeus, Poseidon e Hades os deuses responsáveis pelo céu, mar e submundo respectivamente que moram no Monte Olimpo a morada dos deuses (exceto Hades que não saia do submundo) no total são 11 deuses sendo eles:
Hera a rainha dos deuses, Zeus deus do céu e trovão, Ares deus da guerra, Afrodite deusa do amor e da beleza, Atena deusa da guerra e da sabedoria, Apolo deus da música e da lira, Deméter deusa da agricultura, Dionísio deus do vinho, Poseidon deus dos mares, Hermes deus do comércio, Hefesto deus das armas e Artemis deusa da caça.
Também tem a história das parcas que eram três: Cloto, Laquesis e Atropos elas teciam o fio do destino humano e com sua tesoura o cortavam quando muito bem entendiam.
As fúrias eram três deusas que puniam os que cometiam crimes e escapavam ou zombavam da justiça pública.
As três graças Eufrosina, Aglai e Talia eram as deusas do banquete, da dança, de todas as diversões sociais e das belas artes.
Também há um pouco sobre mitologia oriental, mitologia hindu e mitologia nórdica além de a origem da mitologia, estátuas de deuses e deusas, poetas da mitologia, monstros modernos - a fênix, o basilisco, o unicórnio e a salamandra.
A mitologia romana se base-ou muito da mitologia grega para criar suas próprias divindades.
É um livro bem completo pra quem gosta de saber as histórias de várias mitologias.