O Livro de Ouro da Mitologia

O Livro de Ouro da Mitologia Thomas Bulfinch

Resenhas - O Livro de Ouro da Mitologia

Matheus 19/07/2021

Bom, mas foi frustrante
Gostei do livro mas não gostei do fato de tratar os personagens pelo nome romano, isso me frustrou um pouco.

Barbara838 14/07/2021

Bloqueio litetário
Eu comecei a ler esse livro incrível em 2020, comprei ele em 2015 quando tinha 17 anos e pouca maturidade para a qualidade do livro, porém quando comecei a ler estávamos em pandemia, me senti extremamente desmotivada e mesmo gostando do livro eu parei de ler.
Mas agora estou em um processo de acabar com esse bloqueio literário e o próximo da minha lista será essa belezura.

Jairo 08/07/2021

Um livro de ouro para quem quer conhecer melhor a mitologia!
O livro nos mostra os mitos mais famosos e os menos conhecidos pela população, porém, não se engane, o foco principal é na mitologia grega/romana. Thomas bulfinch dedica um menor número de páginas para as outras mitologias, mas são suficientes para compreendermos cada uma. Eu diria que, sem dúvidas, é um dos melhores livros para quem quer conhecer melhor a mitologia grega/Romana!

Nick Dede 03/07/2021

Melhor livro de Mitologia para iniciantes!..
Esse livro é ótimo pra quem quer começar a estudar sobre mitologia, recomendo muito, já acabei ele, mas a vontade de ler mais vezes me consome! A maneira como ele conta as histórias eh muito bom, você se interessa mais, ele incentiva você a aprender mais sobre mitologias e seus deuses! Eu recomendo pra todos, 5 estrelas, perfeito!!!

Gabriel 29/06/2021

Excelente livro
Um excelente livro para quem gosta de mitologia e quer aprender um pouquinho mais. O autor trata de forma muito clara as principais histórias de diferentes mitologias ao longa da obra inteira e estabelece algumas relações entre elas. Livro completo e fácil de ler.

Mariana 21/06/2021

O livro da mitologia, de Thomas Bulfinch.
O autor escreve sobre alguns mitos, principalmente gregos e romamos. Não segue uma ordem cronológica. A despeito dessas pequenas observações, é um bom livro. Uma introdução a mitologia, um belo trabalho de 1855. O autor tem razão quando apresenta aos leitores que a mitologia se faz necessária para entender a literatura: " Sem o conhecimento da Mitologia, boa parte de nossa elegante literatura não pode ser compreendida e apreciada."

Matheus 20/06/2021

Ler esse livro me fez lembrar, de histórias que eu li a muito tempo, e me deu novos olhares a histórias que li a pouco tempo, o melhor desse livro são os desdobramentos da mitologia na literatura. Universal, nos poemas e nos contos além de um resumo bem detalhado da Ilíada, odisseia e Eneida... Foi um bom investimento o livro é lindo e conta com boas gravuras

Army.leitora 18/06/2021

Mitologia
Histórias de deuses e heróis, os deuses do Olimpo, aprendi muito com o livro uma paixão pela mitologia

dragonrider 07/06/2021

O Livro de Ouro da Mitologia
É interessante como esse livro descreve os mitos, locais, escritores e toda a mística de uma forma simples de compreeder.

Eu achei rápido de ler e gostosinho até. As imagens no meio do livro ajudam muito na dinâmica toda da leitura.

Infelizmente achei que as demais "mitologias" apresentadas foram de maneira meio rasa. Poderiam ter ficado de fora, já que foram só menções parcas...

E mais: hinduísmo e budismo não são mitologias. Na minha visão eles se enquadram mais em religiões/filosofias, o que faz parecer errado estar em um livro mitológico.

Mas o livro no fim é bom para quem tem vontade de aprender mais sobre as crenças greco-romanas.
Thais.Sermoud 07/06/2021minha estante
Estou gostando

Rafael_Santiago 06/06/2021

Narrativas simples e diretas
O livro foi escrito em 1855, contudo, o texto -- pelo menos a tradução -- não tem uma escrita com uma pegada antiquada. Por conta da idade da publicação, alguns momentos de anacronia existem, lógico, mas as notas presentes no texto sanam isso que viria ser um problema.

Um ponto negativo é a adoção dos nomes romanos das divindades gregas. Isso atrapalha um pouco ao associar os mitos contados com algum conhecimento prévio que o leitor possa ter. Mesmo porque hoje (2021) os nomes gregos acabaram por ser ou voltaram ser mais usados do que os romanos. Talvez esse seja um ponto central que contribua para envelhecer um pouco o conteúdo.

Ao contrário de "Os mitos gregos" do Robert Graves, esse livro apresenta apenas uma versão de cada mito e discute minimamente suas possíveis origens. De fato eu achei a leitura bem mais fácil que "Os mitos gregos". Porém ele é bem menos denso. Se você procura densidade, pode não gostar.

Algo interessante nesse livro é mostrar ao final de cada mito narrado, referências a ele em poemas épicos ou modernos.

À propósito, os capítulos sobre a guerra de Troia, o regresso dos gregos e o regresso de Ulisses, podem ajudar quem estiver se aventurando pela primeira vez na leitura da "Ilíada" e/ou da "Odisseia". Da mesma forma, existem alguns capítulos dedicados a Eneias e podem ser úteis para leitores da "Eneida".

Em resumo, se você gostar de mitologia, ainda vale a leitura. Os mitos são atemporais então mesmo com algo ultrapassado aqui ou ali o livro ainda se sustenta atual por conta dos mitos que nunca vão sair de moda.

yamss 25/05/2021

é bom, mas esperava mais.
cara, o livro é muito bom, bem direto e sem enrolação, mas as informações parecem muito jogadas. ao mesmo tempo que é resumido demais, é muita coisa ao mesmo tempo. eu tava esperando ele falar de outras mitologias além da romana mas isso só aconteceu nos últimos, sei lá, 5% do livro, daí ficou uma coisa super vaga. eu procurava uma coisa mais completa, com os acontecimentos em uma ordem melhor pra compreender e relacionar as histórias. de qualquer jeito, é um bom livro, sim. não chamaria de livro de ouro, talvez um bronze encaixe melhor no título.

Bruna 02/05/2021

Resumidao
É o basicão sobre a mitologia, sobretudo grega. É legal pra ter uma visão geral sobre nomes dos personagens, seus relacionamentos e seus principais feitos. Mas as vezes é tãããão resumido que mal da pra entender direito o que rolou hahahah mas pra um primeiro overview eu curti.

Line 29/04/2021

Excelente livro para quem é fã da Mitologia. Forma didática esclarecendo os nomes de cada deus e suas histórias.
E para quem não é tão fã, o livro ajuda a entender todo esse universo da mitologia. E sem contar que é ilustrado com diversas obras de arte

Isa 12/04/2021

Fiquei confusa pelos nomes estarem em romano e não em grego e senti falta de mais informações. Fora isso, achei muito bom, ter fotos ajudava muito.

Lucas 30/03/2021

Uma ótima compilação de mitologia
Trata-se da compilação, de forma resumida, de várias narrativas e histórias de mitos de diversas eras e tempos, e de diversões povos.

Da Grécia antiga até o período medieval, temos a oportunidade de conhecer os relatos de deuses e heróis, provando que até os dias de hoje foram preservados.