O Livro de Ouro da Mitologia

O Livro de Ouro da Mitologia Thomas Bulfinch




Resenhas - O Livro de Ouro da Mitologia


318 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Vivi 16/12/2020

E depois de 26 dias termino essa obra. Não , não é um calhamaço mas são vários nomes, aventuras deuses( as) e semi- deuses ( as) alguns heróis e por ai vai que mereciam ser conhecidos ( degustados).
Sempre quis saber mais sobre mitologia. Alguns coisas vi em ambas as faculdades e outros de passagem em livros ou filmes mas nada tão preciso.
Alguns em nem sabia que existiam e outros vi por outras perspectivas na psicólogia em em histórias.
Esse livro é de uma linguagem mega simples é bem um resumo do geral . Temos tanto mitologia grega quanto romana e todas tem excelentes explicações. Realmente perfeito pra quem tem curiosidades quanto ao assunto e tem medo de pegar livros que dão a volta ao mundo com chatices.
Mais que indico!
comentários(0)comente



Amanda Cabral 15/12/2020

Bagunçado
Sendo bem honesta, já introdução confundiu tudo. O autor utiliza os nomes dos deuses romanos (e entre parênteses os nomes gregos e afins), mas no final da mesma, ecoste um subtítulo com o nome de "divindades romanas (???)". Então se até aquele momento, lemos usando os nomes romanos, porque uma outra parte dedicada a este mesmo assunto?

Além disso, em alguns textos, o autor se refere ao mesmo Deus com o nome romano no início e no meio, do nada, utiliza o nome grego. Isso torna a leitura lenta e mais complicada num momento em que pessoas com uma memória ruim (como a minha), precisam ficar voltando no inicio para procurar os nomes gregos e romanos.

Para um futura edição, caso algum dia um ser de luz resolva ajudar, seria incrivel uma tabelinha com o nome grego e o seu respectivo romano.

Reclamações a parte, não é de todo mal, as histórias são interessantes e até que bem explicadas, não parece que foram varios contos jogados, houve uma preocupação. Principalmente na parte de deuses gregos/romanos.
comentários(0)comente



Olívia Saldanha 17/11/2020

Ótima introdução a mitologia greco-romana.
Chega a ser impressionante o fato de sua primeira publicação ter sido em 1855, ou seja há 165 anos atrás, pois a leveza de sua narrativa transparece ter sido escrita em tempos mais próximos. Thomas Bulfinch tinha como seu principal escopo a popularização e maior acessibilidade aos contos mitológicos, para que qualquer pessoa, ainda que não fosse um estudioso do gênero, pudesse se aventurar nas histórias que outrora foram consideradas a gênesis da humanidade, e posso garantir obteve completo êxito em tais pretensões.
A obra subdivide-se da seguinte maneira: os 2/3 iniciais são dedicados exclusivamente aos mitos helênicos e romanos, e o terço e final concentrado em explicar quais foram as fontes utilizadas para pesquisa, os poetas que inspiraram as narrativas, e, por fim, breves noções dos mitos egípcios, nórdicos, hindus e celtas.
Por ter se proposto a abranger tantas histórias diversas o livro não se aprofunda nestas, por exemplo ele cita apenas de forma superficial os doze trabalhos de Hércules, ou a história de Teseu, apesar de que dá grande destaque a Ilíada e a Odisséia.
O livro traz um panorama geral sobre diversos mitos contados pela humanidade, então, se você está inciando no mundo da mitologia esse livro é uma boa introdução, mas caso você já saiba muito sobre os mitos talvez se decepcione um pouco com a superficialidade das histórias.
Pessoalmente, achei a experiência muito gratificante, e confesso que fiquei surpresa com o potencial criativo de nossos ancestrais, existia mito para tudo, do porquê existem amoras vermelhas, como nasceu o Eco (ou a Eco já que esta era uma nifa tagarela), qual a origem das aranhas, e de diversas espécies de aves. Uma frase que me marcou muito foi a seguinte:
“Às vezes, em nossos momentos de poesia, sentimo-nos inclinados a lamentar a mudança ocorrida e achar que, com a substituição, o coração perdeu tanto quanto o cérebro ganhou”.
comentários(0)comente



Kev 23/10/2020

Livro muito bom pra quem quer se introduzir neste mundo das mitologias.
Mas fiquei um pouco dúvida se achei esse aglomerado de histórias um ponto positivo ou negativo, pois ao mesmo tempo que te dá uma introdução de várias mitologias, em alguns momentos, pode tornar essas histórias um pouco confusas por falta de detalhes. (Ou por chamar um mesmo deus por nomes diferentes). Mas enfim, no geral, é um livro muito esclarecedor e de leitura fácil.
comentários(0)comente



Felipe.Protti 20/10/2020

Esse livro é incrível, trazendo as mais diversas historias da mitologia grega e de outras como a nórdica, por fim houve vários artigos da importância da mitologia na literatura contemporânea, no teatro e no cinema. É um ótimo livro para estudos de mitologia também.
comentários(0)comente



Beth 09/10/2020

Um compilado das mitologias
O livro nos traz várias obras de referência como a Ilíada e Odisséia de Homero, Eneida de Virgílio entre outros grandes escritores da antiguidade. Também encontramos alguns mitos nórdicos, hindus e cristãos.
Um ótimo livro de "entrada" para quem gosta deste assunto e deseja se aprofundar com as obras mais complexas.
comentários(0)comente



Maiara.Souza 05/10/2020

Prático e perfeito.
O livro é sem igual. Para quem gosta de mitologia esse livro é perfeito.
comentários(0)comente



Tiarajú 30/09/2020

Mitos, deuses e heróis
O livro é bom, bastante completo. Fala de mitos, deuses e heróis que nunca havia ouvido falar, além de outros já conhecidos de nossa cultura. É uma leitura difícil porque são muitos nomes e muitas histórias, mas serve para nos apresentar esses personagens.
comentários(0)comente



Santos 23/09/2020

Interessantíssimo
Demorei muito para encontrar um livro sobre mitologia com o conteúdo completo deste. Recomendo
comentários(0)comente



davinasc 11/09/2020

"Não te curves aos infortúnios mas avança com maior coragem"
Terminei! Se você gosta de mitologia esse é o livro certo com certeza. Eu não sabia como ele era, se soubesse não teria lido agora, porque ele é bem denso. Mas valeu a pena! Tinha lido PJO e consegui relacionar várias coisas da saga com o livro. Ele não segue uma "história", vai contando vários contos da mitologia, acho que isso me pegou um pouco por não ta acostumado a esse tipo de leitura. Se você ta acostumado com os nomes gregos se prepara porque ele usa os romanos, e no final ainda tem um apanhado de várias outras mitologias.
comentários(0)comente



Ventura 28/08/2020

A tragédia é bem escrita.
A primeira vez que eu li esse livro, eu estava na 8ª série e era fanático por mitologia grega e egípcia. Li a edição que tinha Poseidon na capa e esse livro me trouxe um conforto imensurável ao ver que histórias gregas são seleções de tragédias e podemos ser algozes das nossa própria história. Acabei doando esse livro para uma biblioteca pública no ensino médio e anos depois, essa nova versão chegou até a mim como um presente.
O reli novamente recentemente e continua sendo um livro excelente, complexo, detalhado e trás desde as histórias mais famosas até as menos desconhecidas. Para os amantes da mitologia é um prato cheio e para os curiosos é um bom livro para se conhecer um pouco mais sobre os preceitos das religiões gregas.
comentários(0)comente



Konshal 16/08/2020

O Livro de Ouro oferece um amplo panorama sobre todas as histórias e personagens que compõem a Mitologia Grega. Um apanhado que facilmente irá saciar a curiosidade daqueles que sempre estiveram interessados sobre o assunto, mas nunca tiveram tempo para entrar em contato com ele. Além disso, o leitor, certamente, ficará interado sobre várias expressões tão comuns em nosso dia-a-dia e que tiveram origem com estes ilustres personagens mitológicos.

A leitura, no entanto, não é uma das mais fáceis. O texto irá exigir um certo esforço do leitor para acompanhar certas passagens e casos, cheios de desdobramentos, reunindo muitos personagens em narrativas que precisam ser concisas. Quem aprecia a fluidez no ato de ler, como eu, pode sofrer um pouquinho ao longo das páginas.

Quando o aspecto da história permite uma narração mais contínua, principalmente a partir dos relatos da Guerra de Troia, no terço final do livro, a leitura engrena mais suavemente. Apesar de falar sobre a Mitologia Grega mais especificamente, o livro abre um interessante parênteses também para tratar brevemente das mitologias: oriental, hindu e nórdica (não é mesmo Marvel?).
comentários(0)comente



Paminea 15/08/2020

Nem tudo que reluz é ouro.
O dito livro de ouro deixa um pouco a desejar, primeiro ele trata quase que só da mitologia greco romana e muito pouco fala sobre as outras, em alguns pontos traz fatos irrelevantes e em outros resume até demais as histórias, as ilustrações as vezes ficam fora de lugar e não encaixam com o texto, por fim, me incomoda um pouco a impressão de que o autor fala sempre sobre cristianismo como superior e desmerece as crenças pagãs, falando sobre "trevas paganistas" e como os antigos criavam lendas para explicar pela das "informações de que dispomos, procedentes das Escrituras" que nós temos hoje.
Sandra Rosa 25/08/2020minha estante
Também achei, foi decepcionante


Paminea 25/08/2020minha estante
Qual parte? São muitas kkk




Isabella.Bulia 14/08/2020

O livro concentra-se na mitologia grego/romana, mas também traz uma boa referência a outras, contudo sem deixar algumas de lado. Muito interessante com todas suas histórias, porém não é texto para uma única leitura, pois há muitos nomes e lugares e que podem levar o leitor a se confundir.
comentários(0)comente



318 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR