O romance de Tristão e Isolda

O romance de Tristão e Isolda Joseph Bédier

Resenhas - O Romance de Tristão e Isolda

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vitória Cruz 27/08/2020

Apesar de eu adorar os clássicos, este não me satisfez da forma que imaginei. Consegui gostar leitura, a qual fluiu com bastante rapidez, porém não é uma obra que eu voltaria a ler, uma vez que não gostei tanto.

~Coppi~ 14/05/2021

Onde começa um clichê?
Talvez muitos dos leitores de Tristão e Isolda hoje não gostem do livro justamente porque ?já viram essa história antes?. Muito similar a Romeu e Julieta, já sabemos desde o início (literalmente as primeiras linhas do texto) que essa história se trata de um conto de amor e morte. Mas um breve trabalho de pesquisa esclarecerá algo: Tristão e Isolda é antecedente a Romeu e Julieta, e é certo que serviu de inspiração para a peça Shakespeariana.
Sabendo disso, então, o leitor deve se atentar ao livro com outros olhos e entender que essa é uma história primordial do romance que conhecemos hoje. O amor impossível, a paixão dada por uma poção, os vilões que querem o fim do casal, o heroísmo... tudo aqui era primeiro em sua época, e hoje pode ser ?chato? justamente porque foi a fórmula de muita história por aí.
À parte dessa questão, vamos aos pontos mais centrais da leitura: acho que o fato que mais me agrada nesse livro é a sua leveza na linguagem, sua simplicidade na estrutura. É um clássico para todos, pois mesmo com algumas estruturas mais arcaicas (como os tempos verbais), nada é incompreensível. O narrador é como contador oral, que te chama para os pontos essenciais e guia seus sentimentos e sensações sobre a leitura.
A história é envolvente, há reviravoltas, há jogos lógicos muito interessantes e, claro, há amor e paixão.
Talvez meu único problema com o enredo, e isso já é algo totalmente meu, seja o amor se dar por uma indução de bebida, e não por atração espontânea. Algumas vezes isso me incomoda, mas entendendo a obra dentro de um contexto, é certo que se a história fosse diferente, não seria tão boa.
A leitura é rápida, eu demorei porque tinha muitas outras coisas pra ler, mas em uma só tarde é possível concluir essa delícia de leitura.

Monara 17/08/2020

Como sou fascinada por romances trágicos.

Eu comecei a ler esse livro após ver o filme nacional Romance. E que livro maravilhoso, uma interpretação da história de amor de Tristão e Isolda, uma antiga lenda celta do século IX. Da pra entender o porquê dessa história ter inspirado grandes obras como Romeu e Julieta.

Aline 22/11/2020

Uma tragédia bem mais ou menos....
No começo gostei bastante mas ao longo da história ela foi ficando monótona... Mas é legal, valeu a pena!

Sabrina697 28/08/2010

Triste
Este livro foi um dos mais tristes que já li. É um romance por acaso que envolve personagens paralelos em ambientes favoráveis. Era muito nova quando li, e me lembro que chorei muito por não me conformar com a Isolda das mãos brancas fazer o que fez. A história foi muito bem escrita e de grande imaginação do autor, pois pensou em detalhes aparentemente irrelevantes que ao decorrer da leitura nos é de extrema importância para a compreensão da mesma.
Janaina Edwiges 12/07/2013minha estante
Nossa, que raiva da Isolda das Mãos Brancas!!
Também não me conformei com o que ela fez. Pura maldade.

Eloisa 16/07/2021

A narrativa de Tristão e Isolda tem origem nos povos celtas e os primeiros registros escritos datam do século XII. Esse encontro da tradição oral de um povo pagão e a subsistência do conto na Europa cristã traz uma mistura interessante de elementos que é muito nostálgica. Afinal, crescemos assistindo, ouvindo e lendo estórias de cavaleiros aventureiros que enfrentam dragões, feiticeiros e vilões, para conquistar o amor de uma bela dama, tudo isso envolvendo outros elementos mágicos.

Portanto, o que temos é um dos mais emblemáticos romances de cavalaria ?traduzido? para o leitor moderno. O professor Joséph Bédier buscou todos os registros que chegaram até nós sobre esse conto e o transformou em prosa fazendo ?bem bolado? com esses textos, já que ele preencheu algumas lacunas e organizou de uma forma agradável para os leitores do seu tempo (séc. XIX). Contudo, os principais elementos e valores desses escritos permanecem sem distorções e anacronismos o que faz do livro um ótimo acesso à cosmovisão da Europa medieval.

Mas, afinal, a narrativa:
Acompanhamos o nobre Tristão, muito amado por todos e dotado de qualidades quase transcendentes, e Isolda, uma astuta e bela princesa com grandes conhecimentos de ervas e plantas medicinais. Apesar de Tristão ser órfão, é muito amado pelo seu tio, o Rei Marc, e por fidelidade a ele, Tristão investe em um grande feito para conseguir a mão de Isolda para seu tio. Porém, durante a viagem de retorno, ambos bebem uma bebida mágica, acreditando ser vinho, que faz com que se apaixonem de maneira imediata. Esse amor, apesar de inocente (sem culpa), é impossível e, consequentemente, trágico. A partir disso, seguimos o casal tentando viver esse amor irresistível entre barões, cavaleiros, feiticeiros, e monges.
Além de ser essencial para entendermos muitos aspectos da nossa cultura ocidental, a prosa de Bédier em sua adaptação é cativante e divertida agradando todo tipo de leitor.

Marcia 25/09/2020

resultado da minha leitura, nao é uma resenha
Olá amigos! Finalizei o livro Tristão e Isolda do escritor Joseph Bédier. Esse livro está comigo ha muito tempo e so agora resolvi lê-lo. E por que?
Bom trata-se de um romance e eu adoro romances. Essa história vem dos povos celticos e ja foi encontrada em muitos outris povos o que fica a duvida: aconteceu? Tristão e Isolda existiram? Nao se sabe, nenhum historiador conseguiu de fato comprovar.
Mas amigos, pensem comigo: um romance da época medieval, ano de 780 a 785, foi contada em vários povos, ha uma linda e famosa opera composta pelo compositor alemão Richard Wagner, foi para as telas de cinema em 1909. Depois voltou aos cinemas em 1948 e retornou em 2006.
Tristão e Isolda foram mencionados prla escritora Marion Bradlei em As Brumas de Avalon no quarto livro.
O escritor Bernard Cornwell tambem menciona Tristão e Isolda em As crônicas do rei Artur, no segundo volume.
Só com isso ja vi motivo de sobra para me repreender em ter demorado tanto em ler esse romance. É no estilo Romeu e Julieta, mas com aventuras e mais emoção. Romeu e Julieta nao me agradou muito, masTristao e Isolda me conquistou.
Realmente adorei amigos! Um belíssimo romance e quem aprecia esse gênero nao pode deixar de ler.
Sinopse:Quereis ouvir, senhores, um belo conto de amor e morte? É de Tristão e Isolda, a rainha. Ouvi como em alegria plena e em grande aflição eles se amaram, depois morreram no mesmo dia, ele por ela, ela por ele. Em tempos passados, o rei Marc reinava nas Cornualhas... . "Tenho o prazer de apresentar aos leitores o mais recente dentre os poemas que a admirável lenda de Tristão e Isolda fez nascer. Na verdade, é um poema, embora seja escrito numa prosa bela e simples. Joseph Bérdier é o digno continuador daqueles que tentaram verter, no leve cristal da nossa língua, o néctar embriagador pelo qual os amantes das Cornualhas outrora saberearam o amor e a morte". - Gaston Paris

Brenda 24/01/2022

Achei que seria incrível
Tive uma experiência maravilhosa com Romeu e Julieta e por isso achei que Tristão e Isolda ia ser certeiro também, mas não foi.

O filme me enganou demais, achei que seria bem fiel a obra (assim como R&J) mas nesse caso o filme foi melhor pois tirou essa enrolação insuportável que é o relacionamento deles.

Eles são o tipo mais chato de casal, aquele que vai e volta sem parar. Curti muito o livro do começo até a metade, depois ficou repetitivo demais esse vai e volta deles. Gostei do final, e queria ter visto um pouco mais da Isolda das mãos brancas.

Annagavinho 27/11/2020

"Quereis ouvir, senhores, um belo conto de amor e de morte?
É de Tristão e Isolda, a rainha. Ouvi como em alegria plena e em grande aflição eles se amaram, de- pois morreram no mesmo dia, ele por ela, ela por ele ."

Joy 17/06/2023

Conto leve e cativante
Em meio à minha curiosidade sobre as narrativas de cavalaria, especialmente as ligadas ao rei Arthur, conheci Tristão e Isolda. Que história cheia de amor e dor! Um conto que recomendo muito.

Isabelle.Longo 02/05/2023

Tristão e Isolda
Foi uma leitura obrigatória da faculdade, mas eu li como se fosse uma leitura normal. Foi uma leitura bastante rápida e proveitosa! "Tristão e Isolda" correu para que "Romeu e Julieta" pudesse andar?

Cris 27/03/2023

Uma tragédia de amor !
"Quereis ouvir, senhores, um belo conto de amor e morte? É de Tristão e Isolda, a rainha. Ouvi como em alegria plena e em grande aflição eles se amaram, depois morreram no mesmo dia, ele por ela, ela por ele."

Embriagados de amor e como culpa-lós? Mas aqui temos um questionamento, sem o vinho do amor Tristão e Isolda se amariam além da vida ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6