O romance de Tristão e Isolda

Resenhas - O Romance de Tristão e Isolda

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Francisco545 26/12/2023

Indico
Cara, se vc for ver essa história de um ponto de vista ético, vai rolar cada coisa??
Em si, o livro é bom. Mas quando forem ler se perguntem:
O amor deles era verdadeiro ou tudo que eles sofreram foram por causa de uma farsa?
Talvez vc ache verdadeiro.
Talvez, para vc, tudo o que rolou não foi por intenção, mas por obrigação (fazendo o amor deles não ser tão verdadeiro assim por não surgir do intimo, mas do externo).

Lara 25/06/2021

li para a e escola de não achei ruim? a escrita é meio complicada de entender por ser uma cantiga mas tirando isso a história até q eh legal

Márcia 07/01/2022

O Romance de Tristão e Isolda - Joseph Bédier
O Romance de Tristão e Isolda é um romance de cavalaria medieval. Não se sabe ao certo quem escreveu esse romance, acredita-se que a história surgiu a partir de várias narrativas de tradição oral dos celtas, que era o povo que vivia na região que hoje chamamos de Inglaterra.
Os primeiros registros dessa história surgiu a partir do século XII, provavelmente, essa história é bem mais antiga, pois nessa época ela já era muito conhecida.
Como a história era de difícil leitura, Joseph Bédier, um professor francês, fez um apanhado de várias versões do romance e unificou em uma história de mais fácil compreensão.
Tristão é um cavaleiro , sobrinho do rei da Cornualha.
O rei deu uma missão para Tristão, ir até a Irlanda conquistar a princesa Isolda, a Loura.
Tristão deveria trazer Isolda até a Cornualha para se casar com o rei Marc, tio de Tristão.
Durante a travessia, no barco, Tristão e Isolda bebem uma bebida mágica e se apaixonam perdidamente. Essa porção tinha sido preparada pela mãe da Isolda para que ela bebesse junto com o rei da Cornualha após as bodas. Para garantir a paixão entre eles.
Tristão e Isolda se tornam amantes e mesmo após o casamento de Isolda com o rei, ela e Tristão continuam se encontrando e se amando. Se o rei descobrisse essa traição, certamente, eles seriam condenados a morte.
O amor deles é perseguido pelos os ambiciosos barões de Cornualha, sempre fazendo intrigas para o rei, em um certo momento , o rei acredita e os condenam a morte. Eles conseguem fugir e vão viver como indigentes na floresta.
Não conseguindo suportar o sofrimento de Isolda pelas péssima situação que ele a submete, Tristão convence ao rei aceitar Isolda de volta a corte e foge para outro país.
Tristão volta várias vezes a Cornulha com saudades e reencontra Isolda. Sempre correndo riscos de serem descobertos.
Em um determinado momento, Tristão resolve se casar com outra Isolda, das mãos brancas. Mas não consegue consumar o casamento, pois seu pensamento é sempre em Isolda, a Bela.
Em uma batalha , Tristão é ferido por uma espada envenenada, ele está a beira da morte e faz um último pedido a um amigo, ver Isolda, a Bela antes de morrer.
Esse amigo, que é irmão da esposa de Tristão, viaja até Cornualha e traz Isolda para sua última vista à Tristão.
Tristão morre antes de ver Isolda pela última vez e ela não suporta viver sem ele, e morre no leito de morte de Tristão.
O rei busca os corpos de Tristão e Isolda e os levam para Cornulha para serem enterrados. No tumulo de Tristão nasce uma planta que entrelaça o tumulo de Isolda.
Tristão e Isolda e um típico romance de cavalaria muito declamado na corte europeia. Esse romance foi inspiração para vários romances, desenhos e filmes atuais.

Benício 08/08/2021

Caro leitor, vivemos em dias turbulentos em que livros como esse, ao invés de paz de espírito, nós traz conflitos. Alguns livros como: ?Romeu e Julieta?, ?os sofrimentos do Jovem Wether?, ?Jane Eyre?, e muitos outros nos colocam na expectativa de sermos amados incondicionalmente dos nossos erros e desvios. Esse é um livro básico de amor e sofrimento em que o amor mútuo transcende até mesmo a morte.

Em suma, deis da fundação da terra, sempre esperamos de mais das pessoas e esquecemos que elas também esperam algo de nós. Já desisti de encontrar alguém que não acredite em toda essa mediocridade da vida e que voará nas azas do tempo, comigo, para longe de toda essa hiprocrisia urbana.

Desculpem-me por esse desabafo, mas o que não cabe mais em meu coração acaba por escorrer pelos meus olhos.

Kikibel 02/09/2021

O livro consegue superar aquele lindo filme
Romance gostosinho e rápido de ler, esse livro superou minhas expectativas. Imaginei que por ser um clássico, a linguagem seria um problema, mas quando comecei a ler fluiu que nem rio! Algumas expressões são diferentes, mas não é nada difícil, pelo contrário, a gente até acostuma.
Achei os acontecimentos interessantes, nada muito clichê, embora o final a gente até consiga prever por já sabermos se tratar de uma história trágica. Me apeguei aos personagens e me percebi aflita em momentos de tensão.
Leitura super recomendada ?!

Laurinha.Blu3 16/08/2023

"O amor só lhe causará torturas"
Esse é um livro bem comum para a época. São dois amores incondicional e incontrolável, onde tem o mesmo fim trágico e onde Deus ajuda os amantes a ficarem juntos independente das adversidades, mesmo com as pessoas ao redor estando dispostas a não deixar acontecer, eles se mantém fiel ao amor.
Olha posso dizer que Tristão e Isolda seria um substituto melhor que Romeu e Julieta em questão de amor.

Elane Patrícia 01/11/2021

Tristão e Isolda
Iniciei acreditando encontrar a história do filme. Do filme só o nome dos personagens rsrs. Foi tão bom quanto. Apesar da leitura delicada e exigente não consegui parar de ler. Um amor mais trágico e devoto.

Ruanne 02/07/2017

Adorável e singelo

Roberto 09/03/2020

Diferente
Lembro de ter lido oor alto no ensino médio, mas me pareceu diferente do que lemvrava. Uma história simples e trágica, como todas as histórias de amor

clararh 27/07/2022

Tristão e Isolda
Tive que ler para a escola e por causa disso parecia mais um livro chato clássico da literatura, mas acabou que é um romance muito envolvente e fácil de ler comparado com outros clássicos. Adorei ?

Vitor850 11/07/2013

Tristão e Isolda, Amor e Morte
Eu comprei esse livro a uns três anos, e só agora resolvi lê-lo. Comecei num domingo e terminei na terça. A leitura é rápida, mesmo que seja a escrita/fala medieval. O livro parece um pouco com a escrita de Lewis e Tolkien, o autor "conversa" com a gente (como vocês podem ver na sinopse).
Vou falar rapidamente do livro, uma vez que ele é pequeno e se eu fizer uma resenha grande, conto o livro todo, rs. Tristão tem seus pais assassinados, que eram rei e rainha de Loonnois, e seu tio rei Marc das Cornualhas o cria como sendo um filho seu. Tristão é um excelente guerreiro e luta contra um "invasor" pela vida dos jovens das Cornualhas, acaba ferido e quando está quase morrendo pede ao seu tio para colocá-lo em uma nau e deixar que o mar o leve. O rei Marc realiza o desejo de Tristão, por um tempo Tristão navega em rumo, até chegar à Irlanda, onde conhece Isolda, a Loura.
Depois de curado, volta às Cornualhas. E como todo livro de romance tem que ter alguém contra o personagem principal, quatro barões nunca gostaram de Tristão dizem que ele reviveu por ser um feiticeiro. A partir daí a história começa a tomar rumos diferentes do previsto. Não vou falar mais nada senão conto o livro. Gostei de ter lido, pena que não o tenha feito quando comprei. Recomendo (para quem quiser ter uma experiência de ler um livro medieval).

site: http://guardiaodamuralha.blogspot.com.br/

Tailane.Carine 12/02/2021

É um romance de origem celta, tendo diversas versões, essa história vai nos apresentar um jovem cavalheiro chamado Tristão que tem seu destino entrelaçado ao de outra mulher Isolda, a loura, pois os dois tomaram uma poção mágica que os deixariam verdadeiramente apaixonados, porém Isolda já estava comprometida ao seu rei( Marc) e a missão de Tristão era levá-la até ele em segurança.
No decorrer do tempo se torna inevitável que os dois amantes eternos escondam seu amor dos olhares dos nobres, pois eles dois vivem um amor proibido perante as leis dos homens, o seu amor só os levariam a desgraça e miséria...
Gostei da leitura, é um livro bom, porém o autor não tem uma escrita que eu considere fluída, mas isso é justificável por se tratar de uma história antiga.

Giu 04/03/2022

Nunca fui de ler clássicos (com exceção dos livros da Jane Austen, que eu sou APAIXONADA) mas a história desse realmente me conquistou.
Dei esse número de estrelas porque achei bem complicada a escrita de época, que é algo que não estou acostumada...
Tenho a impressão que, se essa história fosse escrita atualmente e em um livro de fantasia, por exemplo, seria mil vezes melhor.
Apesar de tudo isso, indico o livro porque me trouxe uma maior visão da história e cultura!

Madu 14/04/2024

Uma boa introdução a literatura clássica
Eu não tenho o costume de ler obras clássicas, porém Tristão e Isolda me surpreendeu! A leitura é envolvente, mesmo que difícil e eu me peguei torcendo varias vezes pelos protagonistas!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6