O romance de Tristão e Isolda

Resenhas - O Romance de Tristão e Isolda

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vitor850 11/07/2013

Tristão e Isolda, Amor e Morte
Eu comprei esse livro a uns três anos, e só agora resolvi lê-lo. Comecei num domingo e terminei na terça. A leitura é rápida, mesmo que seja a escrita/fala medieval. O livro parece um pouco com a escrita de Lewis e Tolkien, o autor "conversa" com a gente (como vocês podem ver na sinopse).
Vou falar rapidamente do livro, uma vez que ele é pequeno e se eu fizer uma resenha grande, conto o livro todo, rs. Tristão tem seus pais assassinados, que eram rei e rainha de Loonnois, e seu tio rei Marc das Cornualhas o cria como sendo um filho seu. Tristão é um excelente guerreiro e luta contra um "invasor" pela vida dos jovens das Cornualhas, acaba ferido e quando está quase morrendo pede ao seu tio para colocá-lo em uma nau e deixar que o mar o leve. O rei Marc realiza o desejo de Tristão, por um tempo Tristão navega em rumo, até chegar à Irlanda, onde conhece Isolda, a Loura.
Depois de curado, volta às Cornualhas. E como todo livro de romance tem que ter alguém contra o personagem principal, quatro barões nunca gostaram de Tristão dizem que ele reviveu por ser um feiticeiro. A partir daí a história começa a tomar rumos diferentes do previsto. Não vou falar mais nada senão conto o livro. Gostei de ter lido, pena que não o tenha feito quando comprei. Recomendo (para quem quiser ter uma experiência de ler um livro medieval).

site: http://guardiaodamuralha.blogspot.com.br/

Alaerte 19/07/2013

O temido Tristão recebeu este nome, pois sua mãe estava em profunda tristeza no momento de seu nascimento, pelo fato de seu marido ter morrido.

Com a descoberta que o Rei Marc era seu tio, e ele precisando casar por pressão dos barões, em busca da dona do fio de cabelo loiro trazido por um pássaro, foi ao encontro de Isolda, a Loura. Após matar o dragão, recebeu o direito de levar Isolda para o Rei Marc, mas neste caminho, ambos tomaram a poção do amor, que foi dada pela mãe de Isolda para ela e o rei Marc tomasse, mas com este imprevisto inicia o romance proibido de Tristão e Isolda.

O final é surpreendente, emocionante e ao mesmo tempo triste.

Vale a pena ler este clássico.

sylviarekin 23/02/2017

Meu romance favorito
É a tragédia arturiana que traz a literatura medieval um primor que faz lembrar-nos dos desamores gregos

Ruanne 02/07/2017

Adorável e singelo

Roberto 09/03/2020

Diferente
Lembro de ter lido oor alto no ensino médio, mas me pareceu diferente do que lemvrava. Uma história simples e trágica, como todas as histórias de amor

clararh 27/07/2022

Tristão e Isolda
Tive que ler para a escola e por causa disso parecia mais um livro chato clássico da literatura, mas acabou que é um romance muito envolvente e fácil de ler comparado com outros clássicos. Adorei ?

Gabriela 25/05/2020

Uma ótima forma de conhecer a lenda de Tristão Isolda
Não li as versões em versos usadas como fonte por Bédier, mas eu gostei bastante desta versão que preserva aquela "atmosfera" de antiguidade. Foi muito bom ler a história de Tristão e Isolda, da qual eu só tinha ouvido falar. Minha única ressalva é que eu acho que as citações dos poemas que aparecem no início de cada capítulo deveriam estar traduzidas em uma nota de rodapé.

Li a versão digital da Martins Fontes, que está no Unlimited, e acho que é um dos bons livros que estão disponíveis para aproveitar essa assinatura.

site: @bibliomaníacas

Francisco 30/09/2020

Excelente leitura: cativante, simples e história bem escrita.

Tailane.Carine 12/02/2021

É um romance de origem celta, tendo diversas versões, essa história vai nos apresentar um jovem cavalheiro chamado Tristão que tem seu destino entrelaçado ao de outra mulher Isolda, a loura, pois os dois tomaram uma poção mágica que os deixariam verdadeiramente apaixonados, porém Isolda já estava comprometida ao seu rei( Marc) e a missão de Tristão era levá-la até ele em segurança.
No decorrer do tempo se torna inevitável que os dois amantes eternos escondam seu amor dos olhares dos nobres, pois eles dois vivem um amor proibido perante as leis dos homens, o seu amor só os levariam a desgraça e miséria...
Gostei da leitura, é um livro bom, porém o autor não tem uma escrita que eu considere fluída, mas isso é justificável por se tratar de uma história antiga.

Dani 07/05/2021

Se trata de um romance trágico, e por mais que o narrador já nos adianta desde o primeiro parágrafo e nos dá um "spoiler" de que é uma história de amor e morte, ainda sim a esperada morte de Tristão e Isolda é comovente.

luiznasc 20/09/2021

Não se preocupem com spoilers
O autor já começa o livro adiantando o final, e apresenta alguns personagens já contando como será o fim deles, mesmo assim é um livro muito bom ler. Gosto da linguagem, das reverências de tratamento, e é interessante como a moral daquela época difere da dos nossos dias atuais.

Duda 22/02/2022

Livro obrigatório da grade escolar
Sinceramente, achei que seria bem pior. A escrita muitas vezes foi fluida e não me deixou muito confusa, mesmo que seja uma leitura mais pesada.

O fato que mais me incomodou durante todo o livro foi que o amor entre Tristão e Isolda não é de maneira alguma real, já que eles tomaram a bebida feita pela mãe de Isolda ainda no começo do livro.

Também, o vai e vem é muito repetitivo. Principalmente o rei Marc, que uma hora odeia Tristão, outra ama.

Mas tenho que reconhecer que esse livro abriu portas para muitos romances atuais, inclusive alguns dos meus
favoritos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6