Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres

Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres Clarice Lispector

Resenhas - Uma Aprendizagem Ou O Livro Dos Prazeres

Arsenio Meira 23/11/2013

"(...) mas os caminhos do amor / só amor sabe trilhá-los." Carlos Drummond de Andrade

Clarice Lispector é mesmo um ser à parte. Esse lugar-comum não é lugar-comum. É o impacto devastador (no bom sentido), que provem de qualquer obra sua. Parece um incêndio; floresta, geleira, navio, coágulo que sabe a flor ou a pedra em estado de memória. Euforia contemplativa. Ainda por cima, consegue ser complexa sem ser complicada. Como se dá isso tudo? Se eu soubesse estaria em Marte. Eu a definiria como uma bagunça com ordem, ou ainda uma desordem que faz sentido.

É como se ela conseguisse traduzir num discurso compreensível toda a confusão e perplexidade que existe dentro da gente. E, muito mais do que complexa, eu diria que Clarice é sensível. Tanto que conseguiu transformar uma simples história de amor num grande livro e, pra isso, não precisou recorrer a personagens fantásticos, paisagens incríveis ou a uma narrativa mirabolante. Uma aprendizagem não passa de uma história comum com personagens de carne e osso como eu e você.

Trata-se de Ulisses e Lóri, que se gostam, querem ficar juntos, mas ainda não estão prontos um para o outro. Ou melhor, Ulisses, mais velho e experiente, sente-se mais à vontade diante do amor, enquanto Lóri é uma aprendiz dos assuntos amorosos. E quem disse que é preciso aprender a amar? Embora muita gente nem se dê conta disso, Ulisses e Lóri vão provar que sim, e que essa aprendizagem faz parte de um processo essencial (e prazeroso) de amadurecimento. E tudo isso é passado ao leitor de uma forma incomum, num livro com poucos diálogos e quase nenhuma ação, que foge inteiramente à didática de cartilhas monótonas e previsíveis.

O desenrolar dos acontecimentos se passa mais na cabeça dos personagens do que na vida real. Engraçado que, quando terminei de ler, quase agora, me vejo tonto, sem conseguir esmiuçar os inúmeros detalhes (onde e quando se passam os fatos), tampouco descrever os personagens (quem são, onde vivem, o que fazem.) Em compensação, eu me sinto perfeitamente capaz de dizer o que Ulisses e Lóri pensam e desejam, assim como suas angústias e medos mais íntimos. Isso porque, mais do que informações e descrições, o livro é cardápio infinito de sensações.

Se retirarmos a riqueza psicológica de Ulisses e Lóri, a narrativa perde todo o encanto. Viraria a simples história da paquera entre um professor de Filosofia e uma moça tímida. Na verdade, Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres é uma lição de paciência, compreensão, afirmação do que somos e de respeito ao outro, tudo isso tendo como pano de fundo um relacionamento amoroso. Deveria ser leitura obrigatória para todos.

Todos que pretendem amar e ser amados por alguém. Pois, sem perder a trilha drummondiana: "os caminhos do amor / só amor sabe trilhá-los."

Maraysa 25/11/2013minha estante
Perfeita a sua resenha!

Arsenio Meira 25/11/2013minha estante
Oi Maraysa, obrigado pelo elogio generoso. Beijos e boas leituras pra você.

Renata CCS 25/11/2013minha estante
Clarice escreve com aquela simplicidade e honestidade - e sem floreios - que nos arrebata logo nas primeiras páginas!

Arsenio Meira 25/11/2013minha estante
Oi Renata, é um encanto e, ao mesmo tempo, um assombro. Passei décadas longe de Clarice Lispector (nem eu sei porque. Agora não mais. Abraços

Paula 14/01/2024

" .... Ela estava procurando sair da dor, como se procurasse sair de uma realidade outra que durara sua vida até então."

Resolvi ler esse livro sem nem ler a sinopse, apenas por ser Clarice, e foi tudo o que eu precisava no momento.

Senti na Lori, as mesmas indagações e reflexões que eu mesma vivenciei, a sensação de enfim ser compreendida.

Achei o Ulisses meio condescendente em alguns momentos e não sei se gostei dele ou não. Com certeza será um livro que irei reler.

mimilo 01/02/2024

Sem palavras!
Existe a camile antes deste livro, e a depois deste livro. definitivamente um dos meus favoritos da vida! a escrita de clarice não falha em me surpreender e emocionar todas as vezes. a construção dos personagens e das suas relações com eles mesmos e com outras pessoas é simplesmente impecável. só digo: leiam!

"teus olhos, disse ele mudando inteiramente de tom, são confusos mas tua boca tem a paixão que existe em você e de que você tem medo. teu rosto, Lóri, tem um mistério de esfinge: decifra-me ou te devoro."
maiara263 01/02/2024minha estante
queria começar a ler clarice, mas nao sei como, por qual começar?

Tangerina 01/02/2024minha estante
gostei tanto da resenha que salvei o livro

layla160 01/02/2024minha estante
eu acho que você deveria começar a ler Clarice por "a hora da estrela"!!

mimilo 01/02/2024minha estante
acho que "a hora da estrela" é o melhor para começar, mai!

dani 15/11/2021

Ainda não aprendi
Sempre saio existencialmente abalada de qualquer livro da Clarice. A experiência não poderia ser diferente com "Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres". O livro mais invasivo que já li da autora.

Clarice mostra a que veio logo no começo: o livro começa com uma vírgula. A sensação é de "pegar o bonde andando". E assim mergulhamos no mundo interior de Lóri, suas lembranças, questionamentos, devaneios e sua jornada de aprendizagem. É aí que entra Ulisses (confesso que achei essa cara um chato), que insiste que Lóri não está pronta, que ela precisa aprender. O que ela precisa aprender?

Diferente do mar tranquilo em que Lóri mergulha às 5h da manhã, este livro é como um mar agitado, tempestuoso. Também nos agita, nos afoga. É necessário se desprender das amarras da razão, da forma, da gramática. Aprender a apreciar as epifanias noturnas e rezas profanas da protagonista.

Ainda não aprendi a ler Clarice, algumas passagens me escaparam completamente. Outras me mostraram sua beleza diáfana e volátil por um instante apenas, e ao tentar relê-las para apreender aquela sensação, nada era mais. Talvez o prazer de ler Clarice seja esse sentimento mágico, quase etéreo.
Cleber 01/12/2021minha estante
Ótima resenha! Estou gostando de ler Clarice mesmo quando não entendo direito algumas partes :)

Sara.Marques300 14/12/2021minha estante
Falou tudo, "ainda não aprendi a ler Clarice".

alice1161 29/01/2024

?Sentia que a vida lhe fugia de novo por entre os dedos. Na sua humildade esquecia que ela mesma era fonte de vida e de criação.?
fontbooks 29/01/2024minha estante
oi pode curtir minha última publicação?

Carla 28/02/2022

Fascinante
Comecei a ler ?Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres? após uma postagem do perfil @sebolivroserevistas em que Luiz dedicava o livro a Flávia o descrevendo como um caminho de se encontrar através do outro.

Aquelas palavras tocaram fundo em mim, sobretudo nesta fase da minha vida (preciso dizer pra contextualizar) em que eu mesma quero saber quem sou.

Clarice há muito me fascina e ler Uma aprendizagem, foi o que é: aprendizagem.

O caminho de Lóri, a protagonista, destaca e potencializa suas capacidades como mulher. Ela aprende sobre o amor e o prazer; não só! Ela aprende sobre si e sobre a vida.
Lóri quer ser!
E ela é!

A relação com o outro, a descoberta de si e da relação que temos com O Todo. Fascinante!

Naquela dedicatória que me inspirou, Luiz diz:

?Tentar é o ato de estar vivo, conseguir é a possibilidade, realizar é o encontro com você mesmo? e propõe a Flávia: ?vamos tentar??

Tomei para mim este desafio e é com grande contentando que eu, na impossibilidade de fazê-lo ao desafiante, agradeço ao universo por esta leitura. Termino a leitura com lágrimas nos olhos e um profunda necessidade de ser.

Katia Rodrigues 28/02/2022minha estante
??

Craotchky 30/11/2021

"Aprendi a viver com o que não se entende."
Sempre acho muito difícil discorrer sobre uma obra de Clarice. Seu estilo bastante particular e único não encontra referenciais os quais possamos assumir como modelos de comparação a fim de fazer uma análise mais apurada de determinada obra sua. Ainda que a cada leitura de um de seus romances eu deixe escapar conteúdos implícitos, aquilo que consigo apreender já é o suficiente para me afogar. Clarice sempre consegue me afetar. Afinal, ela está sempre de olho nas quinas e esquinas da alma humana, portanto da minha também, mesmo que eu sequer acredite em almas.

O texto de Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres segue o estilo próprio clariceano, isto é, lírico, onírico, reflexivo, sensível e belo. Ao contrário de outros de seus romances que li, este possui um enredo menos difuso e mais apreensível. Porém se engana quem possa pensar que não há neblina por aqui. Clarice jamais é clara, pois ela é incognoscível em sua totalidade. É como se em seus livros ela trouxesse misteriosos e valiosos ensinamentos ocultos, segredos místicos e esotéricos, só compreensíveis para leitores(as) iniciados(as). Clarice parece se revelar apenas na equivalente proporção que o(a) leitor(a) a mereça.

No entanto, sempre tenho a impressão de que os romances de Clarice não são escritos e pensados por ela com vistas ao consumo dos(as) leitores(as). Seus livros parecem resultar da sua livre expressão pessoal, como se os escrevesse apenas para si mesma, para desabafar, desafogar o peito, dar vasão às suas dores e incompreensões acerca da vida. Como se seu ato de escrita fosse uma ferramenta usada para colocar pra fora as angústias que tivesse dentro de si; como se funcionasse como meio de confissão e ao mesmo tempo autorreflexão do conteúdo expresso. Um monólogo consigo na busca de compreender a si mesma, o outro e o universo ao seu redor.

Achei o desfecho muito bonito, aludindo ao fato de que a aprendizagem conduz a uma condição melhor para a prática de viver consigo próprio e com os outros. Foi só com esse final que Clarice garantiu seu lugar no top de 2021. (Ah, caso você goste de Clarice por suas reflexões profundas e sua linguagem poética, recomendo o maravilhoso Livro do Desassossego, de Pessoa.)

Clarice é sinônimo de assombro;
Clarice é muito mais poeta que todos eles;
Clarice é tão grande quanto ela própria;
Clarice é absolutamente única em sua arte de composição;
Clarice é um tesouro da nossa literatura brasileira e universal;
Clarice é das maiores representantes da força expressiva das palavras;
Clarice é a arte da beleza estética e poética na literatura;
Clarice vai até onde jamais outrem ousou chegar.
E não esqueçamos: Clarice é brasileira. Sim, Clarice é brasileira.
Matheus Lopes 30/11/2021minha estante
Ótimas reflexões!

Valeu, Matheus!

Katia Rodrigues 30/11/2021minha estante
Q texto maravilhoso! ? Concordo totalmente qnd vc diz q ela escrevia para si mesma, tenho essa impressão tbm.

Craotchky 30/11/2021minha estante
Obrigado, Katia. Tenho essa forte impressão também.

Julia Mendes 30/11/2021minha estante
Filipe, sério, amei sua resenha! ?
Naquilo que consigo apreender, eu também me afogo. Rs
Que bom que já tenho "O livro do desassossego" e "Uma aprendizagem", preciso ler! ??

Craotchky 30/11/2021minha estante
Desassossego é um dos meus 10 preferidos da vida. É coisa de louco esse livro. Um espetáculo inigualável. Já esse da Clarice é incrível ao seu modo, mas devo admitir que é instável: possui altos e baixos.

Adriane 01/12/2021minha estante
Amei a resenha! Falou muito bem de um livro querido por mim mas que eu também acho bem difícil de falar sobre. E to ainda mais curiosa pra ler o livro do Desassossego que já tava na minha lista ??

Craotchky 01/12/2021minha estante
Obrigado, Adriane. O livro do desassossego nem é um livro, é algo além. Sou suspeito pra falar: Pessoa é meu poeta favorito e um dos autores que mais prezo. Mesmo sabendo que não é uma obra que qualquer pessoa vai gostar, penso que gostar de Clarice aumenta exponencialmente a possibilidade de gostar dele também.

Paloma 01/12/2021minha estante
Resenha incrível! Eu só li dela um livro de Crônicas, mas deu pra ter um gostinho do estilo de escrita dela e seu comentário fez todo o sentido pra mim, ela escreve para si mesma msm. As vezes me vinha o sentimento de estar bisbilhotando na intimidade dela, de tão particular que é sua escrita.
Vou colocar esse como o próximo que irei ler dela. ?

Craotchky 01/12/2021minha estante
Paloma, eu diria que possivelmente você não teve não um gostinho da escrita dela com sua experiência com as crônicas. Falo isso porque os próprios contos dela acho bem diferentes dos romances. Penso que os romances tem uma pegada bastante diferente. Leia e tire suas próprias conclusões, claro.

Nath 02/12/2021minha estante
"..Afinal, ela está sempre de olho nas quinas e esquinas da alma humana, portanto da minha também, mesmo que eu sequer acredite em almas.." ?? Lindo trecho! E eu concordo 100%!! O texto da Clarice tem o dom de nos afogar dentro de nós msmos.. Minha autora favorita! Se tem um autor(a) q eu PRECISO ler toda a obra antes de morrer é a Clarice! E como vc bem sabe, esse foi o último livro q eu li antes da pandemia.. me fez companhia em tempos incertos! Feliz q vc gostou do meu presente ?

Craotchky 02/12/2021minha estante
Obrigado, gata. É bem isso mesmo. E corra, que a vida é curta.

Mano Beto 26/01/2024minha estante
Parabéns pela resenha! Me deixou com mais vontade de ler. Já está na lista depois de A Hora da Estrela.

Craotchky 30/01/2024minha estante
Olá, Manoel. Muito obrigado pelo elogio e pela atenção em ler o texto. Clarice faz isso com a gente: inspira. Espero que goste também deste aqui. Boas leituras por aí!

Mano Beto 01/02/2024minha estante
Terminei de lar há pouco. Estou ainda processando, o que é normal vindo de uma escritora como ela.

Craotchky 03/02/2024minha estante
de fato. Pode-se ler uma vida toda para processar Clarice.

Carla Chuler 29/10/2009

Aprendendo a sentir.
stá faltando uns três livros para ter lido tudo que a Clarice Lispector publicou.Há anos tenho uma fixação absurda pela sua vida e obra, me fazendo brincar dizendo que quando tiver uma casa, terá um display enorme com sua foto.Também foi a escritora responsável quando fiz vestibular para Letras.

Uma aprendizagem ou o Livro dos Prazeres mostra os diálogos internos de Loreley(Lóri) e Ulisses.O Aprendizado?É a própria descoberta do seu eu e do outro e como se integrar a ele.Além de como aprender o próprio mistério da vida:o ato de viver e lidar com os sentimentos.

O livro inicia-se com uma vírgula e termina com dois pontos, deixando evidente que a narração prossegue com a vida dos personagens em andamento e finaliza também inconclusivo nos deixando a pensar o que teria acontecido.

Os diálogos dos personagens são interiores, emotivos e me fazendo pensar nas vezes em que a dificuldade de envolvimento ou excesso nesta entrega me trouxeram transtornos na minha vida pessoal em busca do final feliz que todos nós sonhamos.

O livro me doía a cada página que lia, porque era o universo feminino desmantelado.E é uma leitura deliciosa.

Mais um ponto na excelente carreira de Clarice Lispector que é a melhor representante deste estilo de Literatura introspectiva no Brasil, deixando equiparada com a também excelente Virginia Wolf.

Maíra 02/11/2009minha estante
Maravilhosa a resenha! "O livro me doía a cada página que lia" - disse tudo.

Ju Carvalho 09/03/2024

Ler Clarice é apaixonante.
Descoberta de si. Pra que veio, porque agir assim. Caminhada lenta, com altos e baixos e final tranquilo.

P. H. de Aragão 12/10/2021

Sem frescuragem ou o miniconto dos prazeres
— E aí... Bora? — perguntou Lóri.
— Opa, demorô! — Respondeu Ulisses.
Fim

Clarice Minimalispector

site: https://www.instagram.com/phdearagao/

Matheus 04/06/2011

"Eu me humanizei"
Primeiramente, é impossível descrever esse livro em palavras. O livro todo é de uma beleza tão grande que você acaba, em determinadas partes, achando-se a personagem principal na sua busca pela aprendizagem.
O livro conta a história de Lóri, uma mulher solteira, sem filhos e que vive só, em busca de sua liberdade. Após conhecer um professor de Filosofia chamado Ulisses, este se encarrega de ensina-la a amar. O interessante no livro é que não na verdade não existe professor nem aluno, os dois ensinam e aprendem com o outro da mesma forma.
Com passagens e citações belíssimas, esse é um dos meus livros favoritos, mostrando uma história de amor, onde Clarice procura a maneira de como duas pessoas se manterem unidas, não só com o corpo, mas também com a alma.
Enfim, é um livro que eu super recomendo!
Edu 09/09/2011minha estante
Depois dessa resenha: "Vou ler"! rs

Nath 13/04/2024

Perfeito!
"De algum modo já aprendera que cada dia nunca era comum, era sempre extraordinário. E que a ela cabia sofrer o dia ou ter prazer nele."

Ler Clarice nunca é só "ler Clarice". A experiência de imersão e sufocamento me acompanha a cada novo romance que leio da autora.

Neste, temos Lóri, uma jovem professora aprendendo a viver, sentir, escapar - amar. Uma mulher confusa, aprendendo a sentir aos poucos, lidando com a própria liberdade e mergulhando no mar de emoções da vida.

Enquanto isso, uma história - talvez um romance - se desenrola com Ulisses, professor de filosofia, que possui conhecimento e respostas e que ajuda (às vezes com a própria ausência) nesse projeto de tentativa de "descobrimento" de Lóri.

Acompanhando o desenvolvimento do sentir de Lóri eu me senti muito apegada à protagonista. A cada página, ansiava mais pela sua felicidade. Mesmo achando sempre difícil resenhar as obras da autora, sempre friso: Leia Clarice!

"Tenho sido a maior dificuldade no meu caminho. É com enorme esforço que consigo me sobrepor a mim mesma."

Max 28/03/2021

Tenho uma regra: não grifo meus livros. Contudo, ao ler Clarice, essa regra torna-se sem sentido, obrigando-me a quebrá-la reiteradas vezes.
Em Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres, Clarice nos convida para fazermos uma viagem de autoconhecimento com Lóri, enquanto esta se envolve romanticamente com Ulisses.
Lóri indaga-se desde o ?quem sou eu? até ?quem é Deus?. Ela não somente tenta conhecer a si mesma, mas também deseja compreender o seu lugar dentro da sociedade e como amar alguém.
Um livro sensível que invade seu psicológico sem pedir licença e lhe deixa extasiado por horas.
Mano Beto 26/01/2024minha estante
Eu também não, mas após começar com A Paixão Segundo GH e Felicidade Clandestina, os livros estão com várias marcas de caneta marca texto e post it nas páginas, mas não me arrependo. Relembro o que me marcou sempre que quero.

Fabio Noret 31/05/2023

Sem palavras
Como tudo o que Clarice escreve me deixa estarrecido, com essa obra não foi diferente. O livro dos prazeres trata de uma temática tão sensível como o prazer e realiza isso de forma bastante bela.

Clarice cria um certo início meio e consumação desse prazer. É como estar numa montanha russa e descer 90 graus direto até o mais profundo do ser humano. Até o mais animalesco possível. Acredito que só consiga dizer isso, por ora.