A Janela de Overton

A Janela de Overton Glenn Beck

Resenhas - A Janela de Overton

Sarah 02/08/2021

Noah é filho do dono de uma grande empresa de relações públicas e sua vida muda drasticamente quando cruza o caminho de Molly, e não se trata de um romance embora ele tenha se encantado por ela nos primeiros segundos, mas sim de um contexto político por trás. Esses dois personagens tem opiniões políticas divergentes mas Noah tem revelações e uma nova visão depois de conhecer Molly.
Com o passar da história o protagonista entende a estratégia da Janela de Overton e como ela esta sendo usada pra mudar o cenário político do país. Em resumo a janela de overton representa a opinião pública em assuntos sociais, políticos e econômicos e essa opinião pode mudar de um extremo ao outro dependendo da forma como o governo ou pessoas influentes podem manipulá-la.
O livro é melhor aproveitado quando se estuda a fundação dos EUA visto que o livro é repleto de referências e cita constantemente pessoas importantes da história como Thomas Jefferson e Thomas Paine.

Jhaze 17/05/2021

A Janela Foi Aberta...
Com a chegada de Joe Biden na Casa Branca, A Janela de Overton deixa de ser uma ficção visionária para se mostrar uma realidade. Considerado "teoria de conspiração" por muitos, o dia a dia dos EUA vem mostrando que provavelmente já passou da hora de começarmos a prestarmos atenção às "teorias de conspiração"!
Quando a teoria de conspiração e conspiração de fato confundem-se, o caos se instaura, fazendo com que muitos não saibam de que lado lutar.
Escolha seu lado, tome uma posição. Não é mais uma questão apenas para os EUA. Agora é global. Mais cedo ou mais tarde afetará á todos!

Nina Rosa 14/05/2021

Não me tornei uma revolucionaria
Admito que não sabia da existência desse livro até comprar ele em uma promoção online, mas estava com expectativas para a leitura, porém só decepção.

A escrita é muito arrastada com tantos diálogos longos e complexos sobre assuntos que nada nos importam ou acrescentam a leitura. Fora que só serviam para me deixar mais confusa pq não entendia nada com nada.
Os personagens foram pouco aprofundados, o que ajudou com que eu não conseguisse me envolver com nenhum deles. Eu já não fui com a cara daquela Molly desde do começo, do Noah até que um pouquinho pq ele é o protagonista principal e o que narra a história.

***** VAI UM SPOILER AQUI*****

Juro que eu não consigo entender como aquele cara ficou tãooo apaixonado por essa mulher assim do nada! E depois dela claramente ter usado, dopado e traído ele, ele ainda assim não fez e nem disse porcaria nem uma! Tipo apenas abraçou a Molly, ajudou ela a fugir sem nem perguntar o pq e para onde e ainda disse que amava ela recebendo um "eu sei" como resposta. Olha vou te contar a vontade de ter dado uns soco na cara desse Noah foi muito grande.

Enfim continuando...

Final desnecessário se o autor não pretende fazer uma continuação da história (que já adianto não perderia meu tempo lendo). E depois de tanta chatice era pedir muito um desfecho que prestasse???
E agora me diz pra que tantas folhas de posfácio?! Como se algum leitor de ficção fosse realmente ler isso. Aquele prólogo tbm, fiquei até o fim da leitura procurando entender no que aquilo acrescia pro livro e não consegui encontrar acredita?
Levei sla quanto tempo para poder terminar essa leitura, mas foi muitooo tempo, graças a Deus paguei barato nele. Esse é um daqueles livros que não vai ficar muito tempo na minha estante ocupando espaço.

Pra não terminar só jogando bomba na estória, confesso que apesar do extremismo narrado o livro nos trás uma visão de mundo muito real e atual, da corrupção e manipulação pela mídia e relações públicas da sociedade. A teoria da Janela de Overton foi uma das poucas coisas que realmente me prendeu a atenção e que deve ser ponderada por todos nós.

Juu 23/03/2021

Ruim. Leitura cansativa. Referências que só quem mora nos EUA ou estuda a política de lá, vai entender bem.

E por fim, não consigo comprar que o personagem principal trocou toda a sua realidade de privilégio por uma história mal contada de revolução/traição.

Victor 21/02/2021

Essa foi uma das leituras mais arrastadas da minha vida.
Acho que entendi o que o autor propôs com esse livro, mas seu olhar conservador fez a experiência ficar muito chata.
Não tiro o fato da verdade de como o livro mostra de como Relações Públicas é um dos departamentos mais importantes de qualquer seguimento, e como se torna óbvio o quanto somos manipulados diariamente sempre.

Ainda assim não gostei da experiência, mas fico feliz que não desisti.

"Em outras palavras, arregace as mangas ou cale a boca; aguente o tranco ou vá embora. Ele estava dizendo que a liberdade é uma rara exceção e não a regra, e quem quiser conquistar a liberdade tem de estar disposto a fazer sua parte."

Sabrina 13/02/2021

Intrigante, mas faltou algo?
Eu gostei do livro, mas fiquei com a sensação que o final foi vago.

Fiquei esperando por um final e quando vi o livro tinha acabado.

A história é muito boa e faz com que pensemos na nossa realidade. Além claro de trazer fatos reais.

No geral, eu gostei sim!

@leticiagritta 22/09/2020

Criei expectativa demais...
Mas no final foi uma boa leitura, só achei um pouquinho superestimado demais. Mas ainda assim, um bom livro e necessário.

Luiza 03/08/2020

Me sinto mais esclarecida e menos ignorante após finalizar a leitura desse livro. É engraçado enxergar como podemos e somos facilmente manipulados, mas ao mesmo tempo não conseguimos mudar isso.
Apesar do livro falar de casos ocorridos nos EUA, vi muito do Brasil no livro.
Vale a pena a leitura.

An.gel 06/07/2020

Fraco
Leitura arrastada, livro sem muita ação, diálogos realmente longos demais.
Esperava mais.

Dri 19/06/2020

Teoria da conspiração
O escritor escreve de uma forma que a leitura deveria ser rápida, mas acho que o assunto não me prendeu, por isso demorei para finalizar. Apresenta o personagem Noah, filho de um profissional de relações públicas extremamente rico. Noah conhece Molly, que o convida a ir para um reunião da "resistência". À partir daí Noah se envolve cada vez mais no mundo de Molly, que o oposto ao mundo de seu pai. É um livro policial que vai evoluindo até chegar a um cenário praticamente pós apocalíptico. A mensagem principal acho que pode ser resumida em: os governos e a mídia podem nos fazer acreditar em qualquer coisa, e assim, chegarem onde pretendem chegar. Acredito que a crença do autor na mensagem que estava transmitindo atrapalhou um pouco o desenvolvimento do enredo, parece extremamente didático em certas partes.

Mand 17/04/2020

Apaixonada!
Livros de conspiração são meus preferidos, mas aí juntou exatamente com a minha área de atuação, as Relações Públicas, e seu poder de influência.
Como não amar?

Biblioteca Álvaro Guerra 12/12/2019

A manipulação da opinião pública é tema destacado na história, revelando-se o conceito que dá título ao livro. Em síntese, "Janela de Overton" é um sistema que permite o direcionamento da opinião pública cada vez mais no sentido que convém ao Governo ou a certo grupo.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788563219350

Gabi.Maia 19/02/2018

Um dos melhores. Abre a cabeca
Esse foi um dos melhores livros que li. Romance que prende e ao mesmo tempo desperta para a teoria da janela de overton que realmente existe. E ainda coloca fatos históricos e reais. Tudo isso sem ser pesado. Não consegui parar de ler do início ao fim.

Erikinha 19/08/2017

Surpreende
Esse livro é peculiar, quando li algumas resenhas no skoob dei uma desmotivada em ler ele, ainda bem que primeiramente confio no meu julgamento.
O começo tem uma mescla de muita informação de fatos históricos parece um livro de história meio chato, mas mesmo assim tem algo que vicia, meio que um thriler.
Eu acabei viciante nesse livro cheio de conspirações e segredos.
Essa conspiração contra os estados unidos é contada através dos olhos do Noah e do Danny.
Noah é filho de um manipulador da nação.
Danny faz parte de um partido que quer libertar a nação.
O que Noah não contava era em conhecer a Molly e o que Danny não prévia era que seu caminho de cruzasse com o do agente Kearns.
Essa história é muita mais que uma conspiração comum, ela faz uma reflexão mundial que faz todo sentido.
A manipulação é tão comum e constante que não se deve se surpreender e acreditar que pessoas influentes possa criar uma grite suína que de fato não existe.
Enfim foi uma leitura difícil mas viciante e surpreende.
Eu não acredita que pudesse gostar tanto desse livro.

Maria.Carolina 05/03/2017

Li, li, terminei e não entendo nada! Final estranho! O começo prometeu tanto!
Érico 03/02/2018minha estante
Que bom saber que não fui o único que ficou sem entender nada haha.
Só li até o fim porque me foi dado de presente!