A Esperança

A Esperança Suzanne Collins

Resenhas - A Esperança

Glabys 25/04/2022

Fechando com chave de ouro!
Pode parecer q eu n tenho senso crítico nenhum (talvez eu não tenha mesmo), afinal, dei 5? para a trilogia inteira de Jogos Vorazes... mas a verdade é que, todo o livro q me emociona e faz eu me sentir dentro da história, eu avalio bem!
Óbvio q com "A esperança" não ia ser diferente!

Claro q eu tinha mta expectativa nesse último, precisava de um final triunfal, e é óbvio q n me decepcionei. Apesar de mta coisa acontecer em pouquíssimas páginas, o q me deixou um pouco sem reação para algumas situações, o livro tem uma construção de ideias e pensamentos perfeitos! A escrita te deixa preso por bastante tempo, mesmo que não tenha mto diálogo (o q faz uma falta nos últimos capítulos).
Tive q lidar com mtas perdas e com aprendizados mto importantes tbm, o q torna automaticamente uma das minhas leituras preferidas do ano com toda certeza!

Vou sentir falto do meu Tordo! ?
kathrein.oliveira 25/04/2022minha estante
Eu tbm dei 5 estrelas pra safa toda kkkkk

Glabys 25/04/2022minha estante
N tem como dar menos pra uma coisa perfeita né?! KKKKK?K

Daniely.Chernioglo 21/04/2022

Da trilogia, esse foi o que eu menos gostei. Confesso que esperava mais, principalmente do final do livro.
Outra coisa que decepciona são os inúmeros erros de ortografia.
Vivi.Aylariana 21/04/2022minha estante
Tem que ler canção de pássaros e serpentes, é maravilhoso

Vivi.Aylariana 21/04/2022minha estante
Ops, é cantiga de pássaros e serpentes

stutz 26/01/2022

PERFEITO.
Vi que uma pessoa falou que esse livro é literalmente como uma chama, que vai crescendo e evoluindo aos poucos, e acho que essa foi a melhor definição possível pra A Esperança.
Esse livro tem reviravoltas que me deixaram maluca, momentos em que eu chorei (e não foram poucos) e um final surpreendente que não foi como eu achei que seria, mas que eu adorei demais.
Outra coisa que eu amo nesse livro é que os personagens são extremamente humanos; eles tem qualidades e defeitos, acertam e erram, e a Katniss é uma das protagonistas mais humanas que eu já vi, principalmente no final.
Obrigada Suzanne Collins, por ter escrito uma trilogia tão maravilhosa, que com certeza me marcou demais.
mariana113 26/01/2022minha estante
tem uma teoria de que cada personagem representa um transtorno mental diferente, top demais

stutz 02/02/2022minha estante
nossa que interessante, vou pesquisar sobre isso!!

Julia 24/09/2020

Estou em prantos
Que história, mano.... Eu não sei o que dizer, apenas sentir.
Jamile.Almeida 24/09/2020minha estante
Aiiii ainda to no primeiro!

Julia 24/09/2020minha estante
Continuaa, são livros mt bons

s0fifis :) 10/06/2022

e a história acabou...
bom, não tem oq dizer, tudo nesse livro foi perfeito, amei a contrução dos personagens, as mortes me deixaram simplesmente devastada e o plot do final é SIMPLESMENTE DE TIRAR O FÔLEGO.

amei o final do romance do peeta e da katniss e eu me surpreendi com o epílogo e os filhos deles.
psraissafreire 12/06/2022minha estante
MEU DEUS, SIM, DE TIRAR O FÔLEGO! Final mais que bem feito pra uma trilogia tão épica.

s0fifis :) 12/06/2022minha estante
sim? esse final foi incrível, eu não esperava gostar tanto dessa trilogia

Cida Zientarski 06/04/2022

- Idealização suicida.;
- Tortura (menção/passado);
- Violência;
- Guerra.

Se ainda não conhecem a história, leiam primeiro os livros de Jogos Vorazes e Em Chamas, pois é uma trilogia.

Muitos Distritos se cansaram da dominação da Capital e juntos com os rebeldes lutam por uma nova sociedade. Katniss tem um papel fundamental, ela é o rosto da rebelião, ela sofreu nas mãos da Capital e por isso, é ela que o povo quer seguir, uma vitoriosa, um exemplo de que a Capital não é tão poderosa quanto parece. Um novo jogo começa e mais uma vez Katniss está no meio do fogo, prestes a se queimar e a perder tudo pelo bem de todos.

Ela é tão intensa que te consome, te faz repensar em valores, em prioridades e mais, faz você refletir sobre as semelhanças existentes entre a guerra por poder descrita na ficção de Suzanne Collins, com a guerra silenciosa que ocorre atualmente entre nossos governos capitalistas.

Sendo assim, é fácil concluir que o ponto alto de toda a trilogia, e principalmente do último livro, é a crítica social dirigida a nossa sociedade capitalista, ao modo que caminhamos individualmente, subjulgando os mais pobres em busca de satisfações e caprichos particulares. Tal crítica me pegou de jeito, me tornei incapaz de separar a realidade da fantasia, e a cada passo que a guerra pelo poder descrita no livro se tornava mais clara, o destino do “nosso mundo” se tornava ainda mais parecido com o destino dos Distritos de Panem.

Concluindo, este livro foi muito além do que imaginei, mesmo com as perdas, as dores causadas pela batalha e com tanta escuridão, a autora nos deu luz e “esperança”. Vale a pena conferir, se vocês ainda não leram a trilogia e gostam de livros políticos escritos para envolver e emocionar, não deixem de ler Jogos Vorazes, não tenho dúvidas de que vocês irão ser surpreendidos.

"Esperança é a única coisa mais forte que o medo. Um pouco de esperança é eficaz, muita esperança é perigoso. Faíscas são boas enquanto são contidas."

"Se nós queimarmos, você queimará conosco!"
kaarine 16/05/2024minha estante
adoro o jeito que vc faz as resenhas

Cida Zientarski 16/05/2024minha estante
Obrigada fofa, fico muito feliz @kaarine ?

Nah 07/01/2021

?Gradativamente,sou forcada a aceitar quem sou. Um menina gravemente queimada e sem asas. Sem fogo. E sem irmã?

Muito foda principalmente a parte 3 porém a leitura desse é mais densa e ainda mais politizada que os outros, gostei mesmo demorando q nem a peste pra ler
isab.bela 12/01/2021minha estante
Avisa que tem spoiler amiga kk

Nah 12/01/2021minha estante
Ai mds desculpa

Fernanda 11/09/2012minha estante
Concordo com você! Gostei muito da trilogia, mas esperava um final diferente!

Morgana 11/09/2012minha estante
Ahh! Fikei feliz de q algm tenha concordado! hahah Juro q escrevi a resenha e dps fikei esperando algm atirar a 1a pedra! =D

laracarlota 30/12/2020minha estante
vc falou tudo que eu penso,não consegui nem terminar o livro de tão angustiada que estava

Estefani 30/12/2020minha estante
Aconteceu isso com minha irmã, ela parou no segundo por causa de crise de ansiedade, é terrível. Eu fui lendo aos poucos e nunca antes de dormir, se não ficava mal

Nowhere¿ 18/04/2022minha estante
Uma das melhores trilogias ??
Deu até vontade de reler essa obra prima

julia234 18/04/2022minha estante
concordo!! ainda nao me conformei que acabou ?

Manu 08/08/2020

A Garota em Chamas
finalmente terminei de ler essa trilogia e simplesmente adorei, foi realmente como eu esperava! esse último livro, vou confessar que, não foi um dos meus favoritos, acredito que ficou muito pesado e as partes de guerra estavam somente nos últimos capítulos e, por conta disso, ficou um pouco entediante. fora isso, a leitura é muito suave e fácil de ler...
eu já havia visto os filmes, porém há muito tempo atrás e por conta disso não me recordava de muitas coisas, e com isso fiquei surpresa com vários acontecimentos.
em suma, o livro foi muito relevante e valeu super a pena ter lido essa trilogia! meu livro favorito sem dúvidas é o Em Chamas mas não posso negar que esse, A Esperança, é realmente bom!
Duda 10/08/2020minha estante
Maravilhosa!!!!

Manu 11/08/2020minha estante
maravilhosa foi quem me fez ler essa trilogia kkkkkkk

Refynehj 14/07/2022

Demorei, mas acabei. Não queria chegar ao fim, porque é uma história realmente muito boa. Mas, o final foi realmente muito aconchegante, o epílogo é tão bom que aquece o coração, tão amorzinho. Não consigo falar muita coisa depois do epílogo porque pra mim é a única coisa que importa de todos os livros. Mas quero deixar claro que tudo que aconteceu no livro foi importante e impactante. Digno de Oscar.
CarolineMorais 14/07/2022minha estante
simplesmente perfeito! ????

Manuu 14/07/2022minha estante
Esse livro é muito bom mesmo!!

psraissafreire 09/01/2021

E é assim, meus amigos, que se finaliza uma trilogia
?? DA SÉRIE "RELEITURAS" ??

ATENÇÃO! ESSA RESENHA PODE TER SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES.

Caramba, gente... Caramba! Eu acabei de terminar a releitura desse livro e eu tô destruída como se fosse a primeira vez que eu tivesse lido. "A Esperança" é aquele livro que termina uma trilogia muito aclamada e importante para a cultura pop. Vários leitores se decepcionaram com esta obra, mas eu faço parte do outro lado da história: amei o final e acho ele muito coerente e verdadeiro para o que a autora quis trazer. Me acompanhem então para analisar meus argumentos, por favor.

Tudo está um caos. Após ser resgatada do Massacre Quaternário, Katniss começa a viver sua vida no Distrito 13 (que sobreviveu 75 anos no subterrâneo) e começa a ser pressionada para ser o símbolo da rebelião, o Tordo. Em meio a várias preocupações com as consequências que suas decisões podem causar um impacto nas pessoas que ama, acompanhamos nossa protagonista no meio de conflitos internos e externos. E como diz atrás do livro: a guerra é mais voraz do que qualquer jogo. Haverá vencedor na luta contra a Capital?

Esse livro me conquistou de todas as formas, galera. A estrutura é a mais diferente se compararmos com os outros dois livros, mas isso não o faz perder a essência de Jogos Vorazes; muito pelo contrário: foi o que mais me conquistou. É aquela narrativa desesperadora, onde você realmente não sabe o que pode acontecer a cada página lida. Para mim, todos os capítulos têm um significado muito reflexivo e importante. A guerra é tratada de forma crua, verdadeira. Não importa se você ama uma pessoa de forma avassaladora... O amor, infelizmente, não protege quando todos as partes vivas do local que você está são um perigo para todos.

É o livro mais denso, pesado e violento da trilogia. Sua narrativa é um pouco mais lenta, porém eu não acho que isso seja um defeito. Gente, estar na cabeça da Katniss nesse momento é totalmente desconfortável. Ela sobreviveu a dois Jogos Vorazes; Peeta foi capturado; Snow quer matá-la; a guerra está acontecendo. Tudo isso é introduzido de forma excepcional, fazendo com que eu tivesse uma conexão com a personagem de forma inteligente, precisa mesmo.

As críticas feitas são PERFEITAS! Você pode perceber entre as entrelinhas a maneira em que a Collins mostrou como os seres humanos podem se autodestruir pelo poder. A questão da propaganda e influência na sociedade, os lados "bons" e "ruins", a briga para estar no topo e uma das coisas que mais me chocou: existem códigos morais ditando o que pode ou não fazer com seres humanos em uma guerra? Esse livro é o mais reflexivo por esses e muitos outros motivos.

Enfim, é isto. Algumas pessoas realmente se decepcionaram com este livro, mas eu sou muito fã dele. DEFENDO SIMMMM KAKAKAKAKA! Olha só, gente, eu estava planejando fazer uma coisa: os fatos desse livro são muito impactantes e eu acho que seria legal uma resenha desse mesmo livro COM SPOILERS. O que vocês acham? Porque aí nós poderíamos discutir os fatos de forma respeitosa e com argumentos baseados no que a autora quis passar. Digam-me aí a opinião de vocês. Sério, galera, obrigada a todos que acompanharam essa minha releitura, curtiram, comentaram... Amo vocês aaaaa! Até a próxima!

"Você vem, você vem
Para a árvore
Onde eu mandei você fugir para nós dois ficarmos livres.
Coisas estranhas aconteceram aqui
Não mais estranho seria
Se nos encontrássemos à meia-noite na árvore-forca

Você vem, você vem
Para a árvore
Usar um colar de corda, e ficar ao meu lado
Coisas estranhas aconteceram aqui
Não mais estranho seria
Se nos encontrássemos à meia-noite na árvore-forca." ???
Helena.Merces 09/01/2021minha estante
Super apoio uma resenha com spoiler!!!

psraissafreire 09/01/2021minha estante
Vou planejar ela ?????? obrigadaaaa por ler a resenha!

camii 08/01/2021minha estante
Perfeito??

alicemmansur 08/01/2021minha estante
SIM.

beca 29/01/2022minha estante
Eu entendo oq vc quis dizer e particularmente também ia preferir. Porém, acho que se o gale tivesse morrido, talvez a Katniss ia se sentir responsável. Afinal ela perdeu muita gente e tals.

Lizukson0 02/02/2022minha estante
Eu entendo e tudo mas eu acho que no final de tudo ela se sentr culpada pela morte do finnick tbm entao sairia na mesma