A Esperança

A Esperança Suzanne Collins

Resenhas - A Esperança

beactress 02/09/2020

Esse último livro com certeza apresenta um ritmo mais lento quando comparado aos anteriores. Mas, também como nos outros, merece ser enaltecido pelo final arrebatador que nos foi deixado. Só sei sentir saudades.

Uma trilogia que estará para sempre em nossos corações. Verdadeiro ou falso?
Cris 03/09/2020minha estante
Verdadeiro.

beactress 03/09/2020minha estante
aaaaaaaa, agora tem um olho na minha lágrima

Deni Cruela 03/09/2020minha estante
Aaaa terminou rápido ?

beactress 03/09/2020minha estante
agora falta saber mais da história do Snow ?

Cris 04/09/2020minha estante
Ai eu amei essa saga, comprei os 3 livros dnv mesmo já tendo lido kkk

beactress 04/09/2020minha estante
hahahaha esses livros merecem um lugar na estante mesmo

Carolina 19/03/2023

Releitura
Fui transportada pra 2016 com a releitura da saga e agora me sinto mais adulta e mais madura para reler.
Eu adoro o universo de jogos vorazes, a Katniss, o Peeta, como é visível o amor deles, as críticas à capital, sempre tão atuais e à frente do tempo.
Uma leitura que ao mesmo tempo me fez chorar e ficar muito triste, mas trouxe um quentinho pro meu coração ao voltar para esse universo.
Acho que agora vou ler a cantiga dos pássaros e das serpentes.
nini 19/03/2023minha estante
amg pelo amor de deus pq só duas estrelas

Carolina 19/03/2023minha estante
Meu Deus cliquei errado kkkkkkkkk

nini 19/03/2023minha estante
mulherkkkkk eu tava sem entender

Carolina 19/03/2023minha estante
Elogiando a beça e dando duas estrelas kkkkk realmente

Adriely66 20/03/2023minha estante
assim, visível é uma palavra muito forte

Carolina 20/03/2023minha estante
Lkkkkkkkkk tirando a parte em q ue eles quase se matam...

Letis 28/06/2022

A ESPERANÇA
Não é uma resenha, é um agradecimento.

Quero deixar por escrito aqui um agradecimento a minhas amigas Ana,Marina e Gabriela que me deram de presente de aniversário um box dessa trilogia, eu nunca vou ter palavras suficientes, nunca vou conseguir explicar o quanto eu sou agradecida e como esse presente é importante pra mim, vocês me deram o prazer de ler essa história por completo e tê-la em mãos pelo resto dos meus dias, eu tenho uma dívida enorme com vocês, eu as amo de mais e vcs tem um lugar especial no meu coração.

Eu quero sempre olhar para esse box e ler as dedicatórias de vcs lembrando de como vcs prestaram atenção em cada vez q eu citei os filmes e falei do Peeta.

Gabi eu aproveitei cada momento do livro.

Mari eu despertei e manti meu grande amor pelo Peeta.

E Ana eu gostei de terminar essa aventura assim como eu gosto de rir contigo.

Agradecida desde o dia 2 de maio de 2022 e pelo resto da minha vida.
Gabriela 28/06/2022minha estante
Eu realmente fico muito feliz por vc ter gostado do presente e ter conseguido aproveitado-lo tao bem! Que o peeta sempre esteja com vc. A gente te ama ????

borin 28/06/2022minha estante
??? fico muito muito feliz leti, de verdade ! seu sorriso é o meu

borin 28/06/2022minha estante
te amo

Letis 28/06/2022minha estante
Amo vcs meninas, vcs me fazem muito feliz todos os dias?

Mary 28/06/2022minha estante
TO CHORANDO

Mary 28/06/2022minha estante
te amo

Helena1004 18/12/2022

The mockingjay lives
É assim que se termina uma trilogia!!!

Sabemos que o governo foi construído em base na desigualdade, e a série toda é o despertar de uma revolução. É muito interessante ver como o Distrito 13 é um sistema socialista mas é tão opressor quanto a Capital, tanto que no final a Coin está disposta a repetir os mesmos atos. Dando poder para duas pessoas, elas vão acabar sendo a mesma coisa, e tem uma frase que resume isso: ?Somos seres volúveis e idiotas com uma péssima capacidade para lembrar das coisas e com uma enorme volúpia pela autodestruição.?

A forma como é retratada a guerra é ótima, porque a maior parte de distopias/fantasia romantiza lutar como um símbolo de glória. Por outro lado, Jogos Vorazes retrata a guerra de um jeito cru e real, sem qualquer honra. Vemos gente passando fome, personagens psicologicamente destruídos e miséria

Não acredito que Jogos Vorazes seja um triângulo amoroso simplesmente porque não é baseado em escolhas, e sim nas circunstâncias. Não apenas esse livro como toda a série é exatamente sobre isso, ser o que dá para ser e não o que queremos ser, como quando a mãe da Katniss entra numa depressão profunda e ela diz que não tinham o luxo disso

O final é feliz, doloroso e lindo, tudo na mesma proporção, com o Peeta e a Katniss com o tempo se reerguendo e se curando como sempre fizeram, ambos quebrados e com cicatrizes mentais e físicas que nunca vão se curar e manchas da guerra duradouras. Nenhum personagem nunca vai voltar a ser inteiro. Não tenho como descrever o quanto eles são maravilhosos, eu simplesmente nutro muito amor por esses dois

Finalizando dizendo que Jogos Vorazes virou minha distopia e uma das minhas trilogias favoritas, eu amo muito, muito e fico feliz que seja um patrimônio cultural gigante porque Suzanne Collins escreveu uma obra de arte que merece todo o reconhecimento que tem!!
livv 18/12/2022minha estante
mds q resenha incrível!!

livv 18/12/2022minha estante
preciso ler urgentemente

Helena1004 19/12/2022minha estante
Obrigada!!! precisa sim liv, acho que vc vai amar

larasofiss 20/12/2022minha estante
PERFEITO SIMPLESMENTE PERFEITO!! eu tbm amo muito essa trilogia, os filmes, os personagens, a história, tudo!!!! até hj até as músicas me tocam "você vem, você vem para a árvore.." uma história forte, marcante, e necessária..?

larasofiss 20/12/2022minha estante
e q resenha viu, humilhou!!

Helena1004 21/12/2022minha estante
sim kkkkk essa trilogia é tudo, obrigada!!

bookvic 27/06/2021

"teu amor diminui minha vontade de querer morrer."
quando comecei a ler essa trilogia, nunca pensei que leria algo tão intenso e incrível como isso. É algo que te toca, te faz rir, chorar, sorrir, sentir e amar.

Por mais que não tenha gostado de alguns pontos, não tenho capacidade de dar menos de 5 estrelas para esse livro e trilogia, que foi inteiramente favorita.
Os personagens, a trama, os plots, a emoção, a dor, tudo faz disso uns dos livros ? e se não o mais ? mais incríveis que eu já li.

Ele possui uma lição tão profunda e verdadeira sobre o que nós somos e em quem estamos nos tornando, cada vez mais parecidos com a Capital.
É um livro intenso, pesado, e saber que foi escrito pela Suzanne com base na dor e sofrimento da guerra em que seu pai lutou só nos permite enxergar que é dolorosamente verdadeiro, e que esse pode ser um futuro muito próximo para nós se não começarmos a enxergar nossos valores e percebermos até quão longe vamos pelo nosso ódio.

Não gostei muito da forma que as coisas acabaram, acho que poderia ter sido melhor aproveitado, mas nem isso foi capaz de tirar o lacre desse livro.
Também achei algumas mortes desnecessárias, pq aquilo realmente causou um sofrimento aos personagens que eles NÃO precisavam.

Everllark estará sempre guardado no meu coração, e eu sempre lembrarei do seu amor.

Tem tantas coisas que eu gostaria de falar, porém é muito difícil conseguir resumir tudo isso em palavaras, então eu só tenho um único pedido: leiam essa trilogia,
p o r f a v o r.
Vocês não irão se arrepender.
camii 27/06/2021minha estante
EU AMO SUAS RESENHAS ???????

cecília 27/06/2021minha estante
Eu acho incrível como você faz uma resenha completa, falando tudo, explicando e transmitindo sentimento. Queria fazer resenhas assim! Concordo com tudo o que você disse!

meumundinhodoslivr 27/06/2021minha estante
ESSE LIVRO EH PERFEITOOOO

meumundinhodoslivr 27/06/2021minha estante
SUA RESENHA >>>

bookvic 27/06/2021minha estante
GNT MT OBG AAAAA, fico mt feliz???????

bookvic 27/06/2021minha estante
aaaa eu tava tão emocionada que esqueci de colocar a classificação, é +12/13!!

@rebeccaedson 19/09/2022minha estante
Ahhh, que bom que gostou do final. Amei o que falou da Prim! ?

@rebeccaedson 19/09/2022minha estante
??

Babi 19/09/2022minha estante
?? nem estou com cabeça para escrever porque este livro mexeu realmente comigo. vai-me deixar de ressaca literária com certeza kkkk

Babi 19/09/2022minha estante
gostei do final, sim. pelo menos algo bom (dentro dos possíveis) para nos deixar mais aliviados

@rebeccaedson 20/09/2022minha estante
É minha trilogia preferida. ??

Babi 20/09/2022minha estante
a minha também ??

Simonne 28/11/2013

Totalmente RECHEADA de Spoiler.
Quem curte analogias ? Eu adoro ! #Os fortes, entenderão !

Após uma rápida leitura em alguns blogs sobre o assunto do momento, que está Em Chamas, percebi que diversas pessoas que deixam seus comentários, não entenderam 2 coisas > o COMEÇO e o FIM, talvez por serem 3 livros, 4 filmes e esse parcelamento seja meio difícil de calcular.

Decidi então, expor minhas considerações que são e serão completamente mutantes, assim como eu e Catnip.

Não se espante se amanhã ou depois, se materialize nesta resenha, várias novas considerações complementares, pois ainda não fui capaz de contabilizar minhas listas mentais.

Alguém parou para pensar que esses protagonistas heróis, só tinham 16, 17 anos ? O que se pode esperar de pessoas com tão pouco tempo de vida?

Eles nasceram no distrito mais pobre onde todos passavam fome e todo o tipo de privações, órfãos, uma geração pós guerra e que ainda convivia com o medo de serem assassinados a mando de seus governantes manipuladores e ditadores, anualmente. Era isso que eles sabiam, era com isso que se preocupavam durante a infância e não com bailes de formatura e com o primeiro beijo apaixonado.

• O menino, sensível, alma de artista, pintor, chef de cozinha que ainda tinha família completa e fria, produzia, os mais belos bolos e pães, mas só podia comer os que estavam estragados, podres.

• A menina, cantora, atriz, modelo, escritora, mil e uma utilidades, sem o pai incentivador, ia brincar na floresta, procurando por lindos animais fofinhos, como coelhos felpudos e veadinhos inocentes, para matá-los e depois esfolá-los com as próprias mãos para prolongar sua vida e a sobrevida da família que lhe restou.

• O outro rapaz, inteligente, aventureiro, engenheiro, arquiteto, era obrigado, para poder dar conta de tantas bocas famintas, à arriscar seu pescoço com números extras da sorte, na loteria da morte, ano após ano enquanto podia, e depois que não servia mais para a essa brincadeira, era obrigado a se divertir 6 dias por semana, entrando e escavando a cova de seu pai.

Quem MUNDO é esse hein, peguei o trem errado ?

Esses livros nunca foram sobre romance conto de fadas, a Alice ficaria apavorada ao saber o que os figurinistas fizeram com o GATO.

Eu não poderia imaginar melhor FIM, para essa trilogia.

A verdade tem que ser dita, o AMOR venceu, simplesmente porque ELE sobreviveu.

Katniss foi muito clara, só disse SIM aos novos jogos, por amor à Prim, ela sabia que iria vingar (vingança não é politicamente correto, é somente humano) a morte de sua irmã e de quebra ainda mostraria a verdade para os sobreviventes que fossem espertos o suficiente para entender o último ato do Mockingjay.

Ela apontaria a seta para a verdadeira ameaça a ser combatida : a velha recalcada, mal amada e invejosa que só quer um lugar no Hall da Fama antes que as luzes se apaguem e as cortinas se fechem.

Fingir, como Johanna faz, e ser conivente com as ideias de Coin, era o único passe livre que ela teria, daquela sala, direto para o palco principal, novamente na frente dos holofotes e câmeras.

Ter acesso a seu arco, seta e a seu alvo, 3 coelhos com uma cajadada só ? Só mesmo no momento da execução de Snow, o zumbi, porque tem que ser ao vivo, na frente do que é agora, a nova Panem, a galera toda reunida.

Aproveitando seu derradeiro Momento Miss, ela usou os ensinamentos de seu empresário, mentor e companheiro de mesma espécie, Haymich, que disse bem claramente, que tudo era muito FÁCIL bastava ficar viva e lembrar quem era o seu verdadeiro inimigo ou concorrente a ocupar o papel principal na próxima novela. No final do desfile : Sorrir e acenar para a plateia.

Por fim, entre mortos e feridos, salvaram-se todos ... do SUICÍDIO. Ahh lembrei do Seneca Crane, foi o único que perdeu o navio.

Voltando ao que se pode esperar de protagonistas com tão pouca idade ? Eles conseguiram : foram, viram, venceram e voltaram.

E cada um colheu o que plantou, com as suas promissoras carreiras, garantindo um futuro melhor para a próxima geração.

E quem disse que não teve um final romântico hein ?!

Afinal, a mocinha HOT e gelada, (trilha sonora Katy Perry) esperou pacientemente, até o último momento, sentada numa cadeira, que era pra não cansar muito, até que a única coisa que ela não conseguiria VIVER SEM, batesse na sua janela

O verdadeiro mocinho, BOM DE PAPO, nunca arrumou uma desculpa ou aceitou qualquer barreira física ou mental, até ficar com a sua musa inspiradora protegida, em seus braços.

Homem quando quer uma Mulher, nem mesmo um MUTANTE consegue tirar seu foco.

Pela primeira vez o trem do Polo Norte chegou na Vila dos Vitoriosos!

FELIZ NATAL, Katniss e Haymich, Papai Noel chegou !

E de manhã cedo, a menina que se comportou muito bem, desde que nasceu, recebeu todos os presentes acumulados. Todos enfeitados com lindas etiquetas NEON, pintadas à mão e escrito > De : Peeta / Para : Katniss

Mas é claro que ela nem se deu ao trabalho de ler, porque ela estava com muito sono e nem sabia que tinha acordado, portanto ela imaginou que estava brincando de AMIGO OCULTO.

Que tal abrirmos os pacotes junto com ela ? Ela tá ainda na dieta de Miss, e tá meio fraquinha e tonta como sempre.

Número 1 : os únicos objetos de desejo, capazes de tirá-la da depressão, para fazer sentido ao fato dela não ter virado cinzas também.

Número 2 : o único mascote, capaz de trazer de volta, os sentimentos perdidos em seu corpo, um PASSADO que não tem o direito de ser rejeitado.

Uma última checada, ahhh sobraram mais 2 pacotes, será que suas preces foram ouvidas ? Será que tinha na FARMÁCIA ? O grande ALÍVIO de ter sua pergunta MASTER respondida sobre qual o RESULTADO FINAL do JOGO que passou na TV.
A pergunta mais importante de todas, afinal, no fundo no fundo, os maiores PROBLEMAs, quase sem solução, na vida das GAROTAS, são : os GAROTOS. Oh Boys !

Número 3 e não menos importante : o AR, a força, seu FUTURO, afinal de contas ninguém sobrevive SEM OXIGÊNIO. Nome genérico : PEETA, o resto é RESTO.

Número 3 e 1/2 : Uma Barbie e um Ken. Como assim ? Esse nunca foi o sonho de consumo de Katniss, ela nunca brincou com bonecas!

Porém nesse, a etiqueta tinha uma pequena DIFERENÇA, tava escrito ( De : Peeta / Para : Peeta ) em letras miúdas para ela não ler, mas com um GRANDE AVISO : Só abra daqui 15 anos, você VAI AMAR !

Achei finalmente o significado da palavra PRESENTE, ou impostos (TRIBUTOS)?

Tudo tem seu PREÇO , quem espera sempre alcança o FINAL PERFEITO, com todas as suas imperfeições. Quem ama, cuida.

( GAME OVER ) Resumo da Ópera : O Amor é lindo e sempre será, por si só, e a Esperança não consegue morrer, porque essa é a sua natureza, sempre viva.

Agora o comentário de uma pessoa (Eu) que já leu o epílogo umas 20 vezes, pelo simples fato de não conseguir dizer ADEUS. Acabei de colocar a minha lista, um Game bem legal chamado : Desapego Já, só preciso lembrar de passar em alguma loja.

Suzanne Collins, a Bruxa Boa do Norte ??? Só se for lá em Plutão !!

Exijo agora receber meu brinde, ou vou pedir reembolso integral pela compra dos livros !!!! E tem mais, eu só aceito FLORES hein !!

Escolho as Dente-de-Leão, vou ser boazinha e deixar as Primroses para minha amiga Katniss.

A Senhora, conseguiu me atingir com suas BOMBAS e me MANIPULAR com seus feitiços, mas tudo bem, talvez um dia eu fique curada, e consiga me livrar das minhas fantasias ... com Peeta. Oh Glória !

Quando uma garota desavisada lê livros desse tipo, acaba ficando seletiva demais, e não aceita mais qualquer Gale em sua vida.

Talvez antes do vestido BRANCO, alguma garota, aceite almoçar um peixão gostoso e experiente com lindos olhos VERDES e que consegue guardar os mais NEGROS segredos dela, mas quem pode resistir a um GoGo Boy vestido de médico e ainda por cima mostrando pra todo mundo, que mamãe passou açúcar nele?

Garotas e garotos, adoram uma FESTA, então até os bêbados e os habilidosos com as mãos, podem ter as suas tietes tele-guiadas, afinal todo mundo é filho de Deus, uma GRANDE EQUIPE.

E que comecem OUTROS JOGOS, agora sou nível HARD, aguento qualquer GUERRA, nessa nova arena chamada REALIDADE, também conhecida como RPG.

É… realmente estive o tempo todo, lendo um romance de contos de fadas da VIDA REAL, por minha escolha e decisão, afinal EU sou LIVRE ! Foi isso que eu procurei no Google, quando escolhi o tema da leitura, não fui ENGANADA e para FINALIZAR, estou completamente apaixonada e desidratada. Peeta, #beijomeligaa.
ste 28/11/2013minha estante
Amei a tua resenha, traduziu grande parte dos meus pensamentos sobre a trilogia.

Manuela 04/12/2013minha estante
Morri de rir, resume. Rs.

De certo modo me sinto um tanto quanto team Gale. Peeta é amorzinho demais, mas, enfim, é de quem Katniss parece precisar - que seja então.

Acho que suas analogias condizem muito com o enredo. Como não enlouquecer? Me conte? Como não embrutecer, de certo modo, também? Fazia tempo que eu não lia sobre uma personagem feminina tão forte que, pelo amor, possui tantos defeitos quanto qualidades, rs. Existe algo maior a ser considerado ali. Maior do que o amor também, porque não acho que ele resume. A esperança? A esperança sim. Ela é quem nomeia e direciona o livro. Ou os livros.

Enfim, por um mundo que tenha mais resenhas suas e avante! rs.

Aline 22/06/2014minha estante
"Quando uma garota desavisada lê livros desse tipo, acaba ficando seletiva demais, e não aceita mais qualquer Gale em sua vida". hahahahahah Amei a Resenha:)

Tributos Thg Fandom 04/02/2015minha estante
PERFEIÇÃO #DEFINE

psraissafreire 21/12/2020minha estante
RI MUITO KAKAKAKKA AMEI!

isa 30/09/2021

muita dor tristeza lágrimas depressão
muito bom o livro estou indo marcar minha terapia amanhã cedo (tirei meia estrelinha pois tive que aguentar o gale mais tempo que o normal, tortura não é entretenimento!)
Gabi 30/09/2021minha estante
Kkkkkkk amei o que escreveu, muito bom!! E siim, esse livro é perfeito ?

pinhorenan 30/09/2021minha estante
Nossa sim o gale eh um porre e eu fiquei completamente VAZIO COM O FINAL

Pri | @pslovebooks 30/09/2021minha estante
Sobre o Gale KKKKKKKKKKKKKK

claral 01/10/2021minha estante
EU

jessica1248 02/10/2021minha estante
até então tô gostando do gale

José Vitor - @zetalendo 23/07/2020

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Ainda tentando entender o que rolou nesse final hahaha achei muito bom. 5 estrelas e favoritado, assim como toda a série!!!!!
Geovana.Esther 23/07/2020minha estante
Eu fiquei "???" com o final, demorei pra me conformar .

José Vitor - @zetalendo 24/07/2020minha estante
Pois é, fiquei bem confuso mas depois foi fazendo sentido, principalmente assistindo ao filme!

Geovana.Esther 25/07/2020minha estante
Eu não assisti o filme aaaaa. Acho que vou assisti só o último filme pra contextualizar melhor, pq ao mesmo tempo que amei um final com o Peeta eu pensei "mas eae, ela vai continuar tendo pesadelos, o Gale vai abandonar ela por um trabalho e toda a história do tordo vai pro beleleu"?

José Vitor - @zetalendo 25/07/2020minha estante
O Gale percebeu que as coisas entre eles nunca mais seria igual, ele se sente culpado com aquela chuva de paraquedas que aconteceu, por isso ele se afastou. Sobre os pesadelos são coisas que ela sempre teve, então acho que mesmo depois que esteja tudo bem ela irá continuar tendo mesmo, já que ela ficou traumatizada com tudo o que rolou. E sobre o tordo, aquele era só um símbolo de esperança, quando a esperança foi alcançada não tinha mais porque se rebelar a favor daquele símbolo, os distritos já estavam todos em paz e vivendo em harmonia, claro que não apagou todo o legado dela, mas não tinha mais o porque dela ser a cara de uma revolução que já se encerrou.
Bom, foi isso que entendi de tudo HAHAHAHA mas assiste ao filme, ajuda mais na compreensão!

Geovana.Esther 26/07/2020minha estante
Obrigadaa, eu me perdi muito no final do livro que acabei ficando sem entender muita coisa dele, vou assisti sim.

Ju 22/01/2013

A Esperança
ESTA RESENHA CONTÉM SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES DA SÉRIE

Acabei de ler A Esperança agora. E preciso dizer duas coisas. A primeira, é que desde o segundo livro eu comecei a mudar de ideia a respeito de certas personagens, para o bem ou para o mal. E terminei o último livro da trilogia odiando de verdade algumas delas... rs...

A segunda, é que eu realmente entendo a Katniss. E acredito que ela não tinha escolha, se realmente queria um lugar em que pudesse continuar vivendo. Eu teria feito o mesmo. E não me arrependeria nem por um segundo.

Estou com uma dorzinha no coração por dar adeus a essa trilogia. Eu amei. E pensar que fugi dela por tanto tempo... Nunca passou pela minha cabeça que ela faria meu skoob ficar tão estrelado! rs...

Neste livro, após 75 anos de domínio da Capital sem uma resistência por parte dos habitantes dos distritos, finalmente estoura a guerra. E o tordo se torna oficialmente o símbolo dos rebeldes. A imagem de Katniss afrontando o Governo torna-se inspiração para um mundo de pessoas descontentes, que não suportam mais ter que lutar diariamente por sua sobrevivência (enquanto o povo da Capital tem tudo o que precisa e pode se dar ao luxo de desperdiçar o que quiser) e decidem lutar pelo direito de viver com dignidade.

"Na Capital, a única coisa que eles conhecem é Panem et Circenses. É um ditado de milhares de anos atrás, escrito numa língua chamada latim sobre um lugar chamado Roma. Panem et Circenses se traduz por "pão e circo". O escritor queria dizer que em retribuição a barrigas cheias e diversão, seu povo desistira de suas responsabilidades políticas e, portanto, abdicara de seu poder."

Katniss e Peeta precisam se reconstruir, após duas experiências na arena.

"Ele compreende o fato de eu não querer ninguém comigo hoje. Nem mesmo ele. Certos passos você tem de dar sozinho."

Em A Esperança, podemos ver que a tirania pode se esconder sob várias faces. E que dar poder a alguém é uma forma muito eficiente de conhecer esta pessoa.

Tive a impressão de que este livro tem menos ação que os outros da série, mas preparem-se para entrar na maior arena de todas: as defesas da Capital a transformam em um território perigoso e imprevisível. Os rebeldes precisarão vencer muito mais obstáculos do que imaginaram para tomar o poder. Mas será isso o suficiente?

Espero que vocês tenham a oportunidade de ler e de encontrar a resposta.

"Quero que todos vejam isso, estando você na Capital ou com os rebeldes. Parem por um instante e pensem no que poderia significar essa guerra. Para os seres humanos. Nós quase nos extinguimos lutando uns contra os outros antes. Agora nosso número é ainda menor. Nossas condições mais fracas. É isso mesmo o que queremos fazer? Aniquilarmos uns aos outros definitivamente? Na esperança de que.. o quê? Algumas espécies decentes herdem os destroços cheios de cinza da Terra?"

Postada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2012/09/resenha-esperanca.html
Leilane 14/02/2013minha estante
Você já sabe sobre minha relação de amor e ódio com a série. Acho que nunca um livro - A Esperança - despertou emoções tão divergentes em mim. São as sequências dos fatos e o rumo da história que não funcionou para mim, mas o livro nos faz refletir muito, por isso vale muito a pena ler.

Adriane Rod 30/03/2013minha estante
Aí está uma série que está na minha lista para ser lida.

;)

Thaís 12/04/2013minha estante
Sou louca para ler a triologia, ja ouvi muitos (muitos msm) comentarios bons sobre os livro, o nome é magnifico e a capa segue bem o titulo adorei ^^

Baah 14/04/2013minha estante
uma trilogia que desperta minha atenção pelas capas, mas que ainda não quis ler, acho que não faz muito meu estilo!

Dani 15/04/2013minha estante
Eu sou suspeita pra falar porque amei todos os livros da série e sou Team Peeta até a morte @@
Adorei a ação, a violência e o sentimento, tudo junto e misturado... *-*

lauret 02/03/2022

essa saga é impecável. verdadeiro ou falso? verdadeiro!!!
enquanto eu lia eu só conseguia pensar uma coisa: ainda bem que não li esse livro com 12/13 anos como a maioria. obv, ele não tem nada de traumatizante, mas eu em hipótese alguma iria entender o PESO que essa história tem. desde toda a revolução, um presidente hediondo que não se importa com o povo, apenas com a elite (isso a gnt sabe bem kk), a força de uma nação, a influência da mídia sobre as pessoas? tudo, TUDO é muito atual.
essa saga de distopia ?? misturou romance, ação, drama, tudo em um só de uma maneira que dá vontade de levantar e aplaudir. a melhor saga que já li!!!

ps: podemos por favor falar em como a adaptação desses livros é a mais certeira da história do cinema??? MEU DEUS EU REVI O PRIMEIRO FILME AOS PRANTOS LEMBRANDO DO QUE EU LI QUE COISA LINDA MARAVILHOSA (mas os livros continuam sempre sendo melhores mesmo assim ne mores)
Lia 02/03/2022minha estante
Eu li com 12/13 anos, foi muito bom pra mim, mas eu lia e logo via o filme do cinema. Atualmente não lembro muito do livro, por isso vou reler e tenho certeza que vai ser ainda mais incrível que dá primeira vez. Essa saga envelheceu muito bem!!

Lia 02/03/2022minha estante
Certeza também que foi a saga mais fiel aos livros que já vi. É muito perfeito!!!

lauret 02/03/2022minha estante
envelheceu MUITO bem mesmo!! e depois que reler me contaaa!!! ???

Alaska 02/04/2022minha estante
SIM É UMA OBRA DE ARTE

lauret 09/04/2022minha estante
SIM?????

Phelipe Guilherme Maciel 25/07/2017

Uma história sobre a luta pela liberdade.
Não quero falar muito sobre a série porque é um dos livros mais populares aqui, onde minha resenha é pouco importante para agregar algo novo mas algumas coisas me entalaram:
Os 2 primeiros livros da série passam uma trama muito bem orquestrada. Uma distopia futurista pós apocalíptica, onde uma sociedade de seres humanos escassos renascem sobre as cinzas do que sobrou dos Estados Unidos num país chamado Panem, com 13 distritos.e 1 Capital.
Com a Rebelião dos distritos, o governo decide criar jogos que façam das crianças tributos anuais para relembrar a todos que a Capital é soberana. À partir daí, o enredo é excelente. 74 anos após o início desse horror, o povo saturado quer uma nova rebelião... Falta apenas um símbolo.
Em A Esperança, achei que terminaria de devorar os 3 livros com 15 dias de leitura, mas não aconteceu. Algumas falhas (no meu modo de ver) tiraram o gosto de rebelião do livro. Esfriaram demais as poucas e por fim, tornou pouco crível que as coisas pudesses ocorrer deste modo.

A partir daqui, pode conter spoilers.

A Capital, sempre soberana, pareceu inerte durante todo o livro. O pouco que fez, foi totalmente desastroso. Vendo o que via nos livros 1 e 2, esperava mais.
Esperava que o governo tentasse impor novos jogos, atiçando mais a rebelião, esperava que eles usassem forte marketing para dar aos jogos anteriores um vencedor, talvez até Peeta,que seria forçado a ser a cara da Capital, até que de lá ele fizesse algo de esplendoroso... Esperava que a Capital massacrasse os distritos. Que houvessem toma lá dá cá, guerras por suprimentos, distritos divididos.
Nada disso.
O chororô da Katniss foi insuportável. Gastou tanto com os conflitos dela, que na hora de fazer a trama desenrolar, grandes personagens do livro morreram sem nem se despedir, digamos assim.... Sem o privilégio de algumas folhas gloriosas de seus últimos momentos. Um crime.

O final dos personagens foi muito fraco, houve até um rompante de ignorância na última cena de Coin... Uma nova presidente não iria morrer daquele jeito.

Soluções fáceis mataram o livro.

Dou 4 pelo conjunto da obra. Esse seria no máximo 3, se avaliado sozinho.
Junyander 15/01/2018minha estante
Concordo. Foi muito barulho por nada...

Phelipe Guilherme Maciel 16/01/2018minha estante
Verdade, Junyander. Eu fico me imaginando se ela estava cansada quando escreveu o terceiro livro, porque ela escreveu muito bem os dois primeiros. Esse era para ser o melhor livro da série, a trama toda caminhava para esse momento. Eu fiquei bastante frustrado.

Junyander 16/01/2018minha estante
Acho que mais do que com preguiça, ela já estava rica. Já tinha feito o feijão com arroz e não quis se dar ao trabalho... Estou publicando a minha resenha. Se puder, dê uma lida. Gostaria de um feedback: é a primeira que publico aqui...

Phelipe Guilherme Maciel 16/01/2018minha estante
Eu a li e achei maravilhosa. Fiz meu comentário lá. Parabéns e continue resenhando, fará um bem maravilhoso para o Skoob

Junyander 16/01/2018minha estante
Obrigado!!!

yasminmoony 21/07/2021minha estante
Eu favoritei essa DÁDIVA DIVINA FEITA POR ANJOS

nanda673 21/07/2021minha estante
to tentando superar até agora?

psraissafreire 23/07/2021minha estante
Melhor livro da coleção mesmo... Amo encontrar gente que favoritou esse em meio a tantas pessoas que preferem o segundo; ele é incrível também, mas pqp: "A Esperança" é SENSACIONAL! Super real e incômodo, traz o que é realmente a guerra.

nanda673 23/07/2021minha estante
SIMMMM!!! por mais que eu tenha amado o segundo tbm, ?a esperança? me trouxe uma reflexão maior sobre a guerra e a sociedade como um todo, simplesmente incrível!!

Lu 10/07/2012

Nem um pouco esperançosa. Foi assim que eu me senti ao longo da leitura das 421 páginas do livro que encerra a ótima trilogia da Suzanne Collins. O tom melancólico da narrativa, o banho de sangue da história, os persongens traumatizados tornaram a leitura, não raro, angustiante. Sinceramente, eu me pergunto o que levou a editora a batizar o livro assim.

Especulações à parte, o livro é muito bom dentro de sua proposta e seu contexto. De longe, é o mais brutal dos três. Há pouquíssimos momentos de alívio aqui. Pessoalmente, eu gosto dessa trilogia porque ela faz o leitor pensar em algo além de "A mocinha vai ficar com o vampiro/anjo/fada/gnomo mágico ou o lobisomem/anjo malígno/humano?", e se questionar sobre totalitarismo, fome, miséria, sociedade e democracia, ao mesmo tempo que entretém como um thriller de ação e guerra.

O início é um tanto quanto lento, até mesmo cansativo certas horas. Da metade em diante, o livro adquire velocidade e, enquanto lia, eu me sentia num videogame. Matando Pacificadores, destruindo obstáculos e ganhando pontos ao achar comida. É assustador, real e excitante. Uma versão ainda mais medonha dos Jogos.

Isso não quer dizer que o livro não tenha falhas. Katniss estava particularmente detestável nesse volume. Não a Katniss heroína, aquela capaz de grandes gestos heróicos, a que carrega a responsabilidade de ser o Tordo. Mas a garota Katniss. Essa é, para mim, a grande falha na construção feita pela Suzanne. Nenhum de seus sentimentos por Gale ou Peeta me parecem verdadeiros. Ela sempre me passa a impressão de que os está usando com o propósito de anestesiar sua dor. É compreensível, eu acho, tendo em vista tudo o que ela passou. Mas não a torna menos falsa ou manipuladora aos meus olhos.

Não que a escolha seja tão difícil para mim. Eu não gosto do jeito revoltado e arrogante de Gale. Para ser franca, a questão romântica me pareceu deixada totalmente em segundo plano, que sua solução acabou sendo um tanto quanto fria. Talvez porque, a meu ver, tenha sido mal trabalhada pela autora desde o início.

No todo, digo que o livro é bom pela qualidade da narrativa, pela história e pela reflexão proposta e, sim, pelos personagens marcantes, ainda que imperfeitos.

Apesar das qualidades, não posso ignorar o fato de que é uma leitura que deixou um gosto desagradável e amargo no final. É por isso que a nota real é 3,5 estrelas. Confesso que esperava não mais do que aquilo que foi apresentado. Mas algo diferente. Mais esperança, talvez.

Recomendo.

Natalie 23/07/2012minha estante
é meu livro favorito !

Caroline Gurgel 21/01/2013minha estante
Senti o mesmo!! Pra mim é o mais fraco dos 3 livros (amei Em chamas). A Katniss que eu amava muda muito nesse livro, e me dá uma saudades do Peeta romântico...

Van 07/03/2013minha estante
Concordo que o nome foi infeliz e que é o mais pesado e dificil dos 3..

Mas ela me arrebata no final e me relembra o porque amei tanto essa triologia.

Fábio R. Candiá 22/12/2014minha estante
Apenas um comentário sobre o título que vc citou que não ficou bom por parte da autora. O título do livro original é Mockingjay que significa Tordo. Na tradução para o português que colocaram como A Esperança.

Nowhere¿ 10/09/2021minha estante
Lembro que quando terminei esse livro eu fiquei uns 6 meses de ressaca literária kkkkkkkk

camilazjm 10/09/2021minha estante
jura??? mds amg. foi tão ruim assim pra vc?

mas confesso q terminei na força do ódio esse livro. só dei 4 estrelas pela consideração

Nowhere¿ 10/09/2021minha estante
Amigaa jogos vorazes é minha trilogia favorita, eu sou apenas viciada kkkkkkkk
Foi péssimo quando terminei de ler o livro, fiquei bem triste

camilazjm 11/09/2021minha estante
KKKKKKKKKK imagino amg