A Esperança

A Esperança Suzanne Collins

Resenhas - A Esperança

Andressa 24/05/2021

A guerra entre a verdade e a justiça
O final dessa trilogia foi muito esperado, a forma que o crescimento de Katniss se deu no decorrer dos livros foi condizente com os antigos acontecimentos. Ela sofreu bastante e isso refletiu em seus atos, a autora não mascarou que a mente dela foi atrapalhada pelos Jogos Vorazes, pelas mortes e pela mudança de Peeta.

A história foi maçante, como se eu vivesse na pele de Katniss e tivesse que suportad toda a sua dor, o fim não é romantizado, os personagens tem seus traumas e lidam com eles de formas diferentes, nada é perfeito e muito menos eterno. Por mais que tudo tivesse acabado e todos que sobreviveram arrumaram uma forma de lidar com as perdas, Katniss terá que lutar em outra guerra, que ocorre em sua mente até o fim de sua vida.

Esse é o final que eu espero em uma distopia, porque um mundo tão deturpado e cruel não tem espaço para finais de felicidade imediata. Cada um dos personagens deu um jeito de construir seu próprio final feliz, mascarando sua dor com mais mortes ou lidando de frente. Katnnis tentou lidar da melhor forma possível, mesmo sua mente estando quebrada, seus pesadelos não se acabaram, mas ela aprendeu a suporta- los porque teve a ajuda de quem ama.
biacalasense 24/05/2021minha estante
eu amei, é exatamente como eu vejo!! um final muito digno e real, e a luta na mente da katniss vai ser pra sempre: tudo que ela passou não desaparece de uma hora pra outra pra formar aquele final lindinho e romantizado (que muitos livros nessa vibe tem)!

Andressa 24/05/2021minha estante
Por mais que a realidade seja desconfortável é bom ver um livro que mostre essa parte que grande parte dos autores querem esconder.

Joamildo 23/05/2021

por deus, o tanto que eu sofri nesse livro e nessa saga inteira não tá escrito. Amei demaissss, sem condições.
dáfiny caetano 23/05/2021minha estante
Chorei tanto com o final, todos os livros são maravilhosos ??

Joamildo 23/05/2021minha estante
simmmmm

Belaciel 04/06/2021minha estante
Concordo contigo sobre o Gale, achei solto demais o paradeiro dele, e isso foi uma coisa que me desagradou bastante ao final. Já a morte da Prim, que até agora não consigo acredito, apesar de ter detestado e ficado bem triste, entendi como um ponto para justificar a flechada da Katniss na Coin ao invés do Snow durante a execução no fim da revolução.

Mas mesmo assim ainda me pergunto pq a Katniss largou a flecha na Coin e não no Snow que lhe causou tantos males durante a vida???

Karol 04/06/2021minha estante
Siiim verdade, ainda tem isso né...

FerTheus 13/06/2021

Tudo que eu nao precisava
Achei o livro bem enroladinho, com a Katniss se escondendo a maior parte do tempo, esse livro me deixou com grandes expectativas, mas o que compensou foi o final.
Muitas mortes desnecessárias, parecendo que a autora tinha que dar um desfecho para os personagens de qualquer forma,
Mas enfim, foi um livro bom, que poderia ter sido melhor desenvolvido
marsjackson 13/06/2021minha estante
(?spoiler?) as partes das mortes, simmm
qual era o ponto em matar o finnick e a prim???? q dorrr

FerTheus 13/06/2021minha estante
Siiim, achei meio que foi soh pra dar um fim pra eles

bellanacul 20/05/2021

definitivamente minha trilogia favorita ?
Sabe aquele livro que você se conecta totalmente com as personagens e a história? Essa é a minha relação com Jogos Vorazes.

A Katniss é sem sombra de dúvidas a personagem que eu mais me identifico dentre todos os universos literários. Ela é muito forte e corajosa, e imprevisível também: fazendo você esperar de tudo vindo dela.

Todos os personagens são muito bem estruturados. (Peeta sofreu MUITO chorei horrores serio)

O início do livro estava meio parado, mas depois que engatou não dava para parar de ler!! cheio de plot twists e aprofundamento das personagens.

A escrita da autora é leve, e ao mesmo tempo bem objetiva: você sente literalmente tudo.

Jogos Vorazes merece com certeza todo o hype que tem.

Enredo, Conclusão, desenvolvimento das personagens: tudo impecável
????? 5 estrelas.
Lee 21/05/2021minha estante
Maravilhoso ne?

Mel 22/05/2021minha estante
Amo esses livros! ??

Sl@ck 17/06/2021

Jogos vorazes
A esperança fecha com chave de ouro essa trilogia, mesmo não sendo tão eletrizante quanto ao segundo que ao meu ver é o melhor dos três, mas a esperança consegue nos prender em vários pontos, principalmente no jogo político que mostra como um grupo de pessoas podem manipular só para benefícios próprios, que nem sempre é o que parece ser e Ketniss viu isso de perto.

Realmente é uma trilogia que vale a pena ler, prende o leitor a cada capítulo a querer saber como a história vai desenrolar. Leiam e tirem suas próprias conclusões ??
Thiago.Barros 18/06/2021minha estante
Olá Romulo! Você precisa ler o livro "A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes". Relata a trajetória de Coriolanus Snow a presidência.

Sl@ck 18/06/2021minha estante
Quero ler esses, espero wue a história seja tão boa quanto os da trilogia

-Eike Rafael. 20/01/2015

Vale a leitura, mas não foi tão empolgante...
Esse livro me decepcionou bastante, já que os dois primeiros livros foram tão bem escritos e puderam revelar diversos tons de crueldade que motiva o leitor juntamente com os rebeldes a colocar um fim no regime totalitário estabelecido pela Capital. Contudo, Collins pareceu escrever este livro objetivando apenas um fim para história, e, deixou diversas lacunas que não foram esclarecidas, como também focou bastante na vida do "Tordo" ao invés de expor a evolução da guerra e as maldades empreendidas pela Capital. Além do mais, a derrocada desta última foi realizada de uma forma ridícula. O final foi surpreendente, mas apresentou uma quebra de enredo extrema!
Enfim, é uma leitura boa, mas o desfecho não ficou a altura dos outros livros e nem da capacidade fantástica de escrita da Suzanne, já que as fanfics apresentaram um final relativamente melhor.
Hel 31/01/2015minha estante
Exatamente o que eu sinto, com exceção das maldades (o que apareceu sobre elas já foi demais).

André 19/03/2015minha estante
Pois é, eu até gostei das duas últimas páginas, apesar dos pesadelos e da tristeza indescritível em que a personagem vive.
Mas a autora encheu linguiça por umas cem páginas que poderiam ter sido melhor aproveitadas.
E eu queria saber o que aconteceu com o apresentador do programas de entrevistas da Capital.. :-)

camila 23/05/2021

resumo: todos os meus favs estão mortos, meu ódio por todo mundo da capital só aumentou e to chorando faz 2 horas
parabens, 5 estrelas e favoritado!!!!
danielly. 29/05/2021minha estante
TODOS KS MEUS FAVS ESTAO MORTOSKKJJKKKJKKJ

camila 29/05/2021minha estante
danielly para de rir eu chorei muito

Helder 26/11/2014

Obra de arte
É só o que posso dizer sobre Jogos Vorazes. Precisei reler A Esperança agora que o filme ia ser lançado para ter esta certeza. Suzanne Collins criou uma estória incrível, e conseguiu fazer um final digno e a altura da sua serie.
E que final triste! E que final necessário!
Impossível não ler este livro e trazer sua estória para nosso dia a dia, pois a cada pagina que vamos lendo, percebemos que o homem não está assim tão longe dos Jogos Vorazes. O livro então deixa de ser um mero entretenimento infanto juvenil e passa a valer como um sinal de alerta. Vinte anos se passaram e toda a crueldade não foi apagada. Nas ultimas paginas é tão real a dor de Katniss sobre as crianças não saberem que estão brincando sobre um cemitério, que é difícil não se emocionar. E não será este o sentimento existente em países que estão em guerra a mais tempo do que imaginamos, tipo Israel?
A Esperança , na minha opinião não é um livro para crianças. Quando a guerra chega a Capital, Suzanne Collins pegou pesado no quesito violência. Mas adoraria que fosse lido em escolas por uma galera de 16 anos e que estes pudessem discutir tudo o que está ali. O jogo de poder. O exagero midiático. A crueldade em tempos de guerra. É um livro para ser lido, discutido, debatido e criar influencias.
Na primeira vez que li a Esperança, vinha direto de Em Chamas e queria a continuidade da estória com suas cenas de ação. Acho que passei o livro todo com a adrenalina da Arena. Hoje, relendo mais tranquilo, vejo que existe um sub-texto muito mais profundo aqui. A Arena deixou de ser uma metáfora, e Suzanne ampliou seu foco. E se na Arena era ruim, a guerra real é muito pior, e a autora não economiza nas cores.
Após os rebeldes conseguirem libertar Katniss e Snow destruir o distrito 12, descobrimos que os rebeldes estão no Distrito 13. Ali vivem em um grande buinker cheio de regras e com uma vida frugal, controlada por Coin, uma mulher determinada a acabar com o poder da Capital. E é ai que entra Katniss, como uma poderosa arma de propaganda. O povo acredita nela, e ela deve usar isso para fazer com que os distritos se unam e lutem contra a Capital.
Porém Peeta ficou na Capital, e aparentemente está sendo torturado a cada vitória adquirida pelos rebeldes, e isso machuca Katniss, que passa a ter um objetivo: Matar Snow.
Mas o marketing quer Katniss viva e não na guerra, e novamente Suzanne nos mostra a falsidade existente em nosso tempo, onde a midia consegue realmente controlar todo o pensamento de uma população, forjando e formando opiniões de acordo com o interesse dos que estão ou desejam estar no poder.
É triste ver as pessoas sendo usadas, e m ais cruel ainda ver que existem pessoas sem o menor senso critico, que nem sabem o quanto são manipulados. Nada fora de nossa realidade atual, infelizmente.
Como disse, esta serie é uma obra de arte. Torna metáfora a nossa realidade, fingindo que está falando de um mundo futurista e fictício, mas na realidade muito próximo de nós.
Para ler e discutir, e sofrer junto com os personagens. E tomar cuidado para não perder o rumo, pois por mais que uma guerra tenha fim, as marcas deixadas pela mesma são eternas e podem passar para gerações.
E vamos ao filme agora.
Recomendo!
Elves com 2 E 28/11/2014minha estante
Li esse livro assim que terminei em chamas tbm e tive a mesma impressão. Lendo sua resenha aqui e pensando em reler Esperança de novo....kkkkk

Luquinhas 10/07/2015minha estante
Gostei da sua resenha, sempre pensei da mesma forma que vc pensou! :)

eelis 06/06/2021

??????????/5 ?? A esperança
?A guerra é mais voraz do que qualquer jogo.
Haverá vencedor na luta contra a Capital??

Com certeza é o melhor livro dos três! Tem muito mais ação, plots e a Capital sendo a Capital.
O mais engraçado desse livro é que quando você acha que tudo está indo bem, algo sempre acontece, ou ele toma um rumo totalmente diferente do esperado ( no caso isso me fez delirar por noites!)
Não vou mentir kk chorei HORRORES no livro, tanto no final quanto em uma das mortes.

Nossa Katniss agora enfrenta o inferno de frente. A batalha mais esperada por 2 livros! Nesse livro a Katniss confronta o pior, nesse livro a Katniss precisa se manter forte ou então todos estão condenados. Ela foi uma das personagens mais fortes e determinadas deste livro, ver ela e os demais sofrendo daquele jeito me destruíram por dentro.

Eu tô ainda em choque kk porque o final dele é surreal de bom. É um dos melhores finais para trilogias e distopias! Jogos vorazes e sua série vale cada página. Cada lágrima. Cada ponta de raiva. Cada suspiro. Jogos vorazes é o tipo de trilogia distópica, que você simplesmente não consegue largar.

Caro leitor, que esteja prestes a ler jogos vorazes lembre-se ?há jogos muito piores que esse?
Naty 07/06/2021minha estante
Uau ??

eelis 07/06/2021minha estante
Sksk ??

leiturasgi on instagram 23/06/2021

Ainda estou processando que acabei essa trilogia, gostei muito dos 3 livros e de todo o universo criado por Suzanne mas vamos falar um pouco sobre "A Esperança"...

Em primeiro lugar, seguimos com a mesma dinâmica dos livros anteriores: narrado em primeira pessoa pela Katniss e com a mesma fluidez. O livro narra a disputa final entre a capital e o povo dos distritos em busca de melhores condições de vida e do desafio de Katniss em ser o tordo que todos esperam enquanto tenta proteger aqueles que ama.

Sobre o enredo: gostei muito do desenrolar da história mas ao contrário dos outros 2 livros, não achei excepcional. Senti que a autora perdeu um pouco a mão nas descrições do ambiente e de alguns acontecimentos, principalmente nos últimos capítulos a narrativa fica meio confusa.
Além disso algumas escolhas de narrativa me deixaram um pouco decepcionada, muitas vezes em que o conflito tinha tudo pra se alavancar, a cena se encerrava, deixando um certo vazio na história. Minha crítica não é exatamente sobre as coisas que aconteceram mas sim a forma com que foi contada.

O desfecho final em si me agradou muito, só o destino de um personagem específico que me deixou com bastante raiva, achei muito desnecessário mas no geral todos os personagens tiveram um final interessante. Fiquei feliz com o destino de Panem e com o epílogo do livro, embora quisesse ver um pouco mais do distrito 12 nesse final mas graças a esse epílogo posso dizer que meu OTP teve um final feliz!!! Enfim, me apaixonei por essa trilogia e com certeza vai entrar pra lista de favoritos.
*mands 23/06/2021minha estante
ele me deixou com ressaca literaria ?

leiturasgi on instagram 24/06/2021minha estante
@amanda.greenbriar é tanta coisa pra processar né?! fiquei atordoada aqui ???

Le 16/06/2021

Finalmente terminei esses livros!!
Não posso dizer que foi uma leitura extremamente prazerosa, mas também não foi ruim. Mas estou aliviada por ter terminado.
Achei esse último livro MUITO melhor que os outros, pelo menos até uns 70%. Depois disso fica tudo muito confuso, tem algumas coisas um tanto apressadas, mal explicadas e sem nexo. Só segui o fluxo sem entender mesmo.
Esse lance Gale-Katniss-Peeta fica um pouco cansativo e meio sem sentido em determinado ponto. Toda a luta me pareceu um pouco sem sentido também depois de um tempo, é só morte e destruição (mas isso é uma opinião pessoal, nada a ver com o livro). Não sei se fiquei satisfeita com o final... mas não tem muito o que esperar depois de um monte de desgraça desses.
Mas é isso, achei a trilogia bem pesada e um pouco cansativa. Me deixou me sentindo um pouco pesada e desconfortável. Não é o tipo de livro que eu gosto, prefiro coisas que me levem a um lugar melhor e me distraiam do mundo já bastante ruim em que vivemos, então eu não leria de novo e também não recomendaria. Mas acho que vale uma leitura, pra conhecer a história e entender o hype.
@iludidadolivro 16/06/2021minha estante
Te entendo! É uma trilogia pesada mesmo! Concordo muito com essa questão do final, confuso demais

@iludidadolivro 16/06/2021minha estante
E muitoooo apressado na minha opinião

bini 02/06/2021

Esse livro é um dos que mais me emocionou na vida, é o um último livro de uma trilogia que me marcou, e com certeza a história vai ficar comigo para sempre, vale muito a pena ler. apesar de um pouco parada no começo, a história é bem cativante e com cenas extremamente envolvente. Jogos vorazes eu te amo.
Madu 02/06/2021minha estante
Favoritos da minha vida tb, obg por tudo Suzanne Collins

bini 02/06/2021minha estante
nossa simmm!!!

Lavinia129 05/06/2021

Nem tenho o que falar direito.
Só que é perfeito e não tem defeitos.
PVFR leiam essa triologia, tem criança chorando aqui pra vocês lerem.
ivy! 05/06/2021minha estante
quando se termina essa trilogia, não tem o que falar... só sentir!!??????

Angelo.Brito 05/06/2021minha estante
Ele é diferente dos filmes?

Ana Mattos 23/01/2012

Final merecido?
Chorei muito quando terminei de ler a saga, mas me pego me perguntando a real razão para justificar as lágrimas. E sinceramente, não sei dizer, não sei se me angustiei pelo final dado a alguns personagens,pela vida tirada de outros, pelo término imprevisível e nada satisfatório ou reconfortante e fico me perguntando se esse desfecho fez jus a obra toda. Apesar de tantas questões apoquentando-me, apenas sei que não tenho respostas a maioria das perguntas. Uma obra tão cheia de descrições palpáveis,críticas remontáveis a realidade, situações nada corriqueiras, personagens apaixonantes e outros apenas "descartáveis". Não sei dizer se a saga está entre meus favoritos, mas chego a conclusão que ela merece muitos méritos e absolutamente merece ser lida.
Jessica Online 25/01/2012minha estante
Falou tudo, Aninha.
Estou me perguntando até agora: Que final foi aquele?
Muita gente adorou o final, mas fico imaginando como poderia ter sido maravilhoso esse último livro. Mas Suzanne é quem manda, né? Eu me decepcionei.
Que final mais ridículo!

Ana Mattos 27/01/2012minha estante
Obrigada Jéssica por apoiar minha opinião! :)