A Esperança

A Esperança Suzanne Collins

Resenhas - A Esperança

Baah 30/06/2018minha estante
Estou muito revoltada com o final aue teve o livro, a historia eu adorei, mas o final me decepcionou muito.

Ca Agulhari @literario_universo 30/06/2018minha estante
Foi muito ruim mesmo!!!

Daiane499 18/08/2021

A Esperança
Eu amei! É um livro extremamente complexo e muito bom. Além da guerra, a autora foi ótima ao retratar os danos psicológicos.
No começo estava arrastado, mas depois ele ficou maravilhoso e agora entendo pq muita gente fala bem dele, merece todo hype que tem!
Sofri com certas mortes e jamais vou superá-las.

Senti falta de mais detalhes no final, adoraria saber mais coisas.

"Certos passos você tem de dar sozinho."
Almir Junior 18/08/2021minha estante
Também senti falta de detalhes no final, a gente passa tanto tempo lendo sobre as desgraças que ocorreram com a Katniss, que finalmente quando ela encontra a felicidade com o Peeta, é tudo muito corrido. Queria ver mais deles juntos, finalmente sem câmeras e ela sem dúvidas sobre o que sentia por ele. Acho que depois de tudo pelo o que a gente passou nesse livro, merecíamos que esses momentos felizes durassem mais. Mas enfim.

Daiane499 18/08/2021minha estante
SIMMM, exatamente

Le 16/06/2021

Finalmente terminei esses livros!!
Não posso dizer que foi uma leitura extremamente prazerosa, mas também não foi ruim. Mas estou aliviada por ter terminado.
Achei esse último livro MUITO melhor que os outros, pelo menos até uns 70%. Depois disso fica tudo muito confuso, tem algumas coisas um tanto apressadas, mal explicadas e sem nexo. Só segui o fluxo sem entender mesmo.
Esse lance Gale-Katniss-Peeta fica um pouco cansativo e meio sem sentido em determinado ponto. Toda a luta me pareceu um pouco sem sentido também depois de um tempo, é só morte e destruição (mas isso é uma opinião pessoal, nada a ver com o livro). Não sei se fiquei satisfeita com o final... mas não tem muito o que esperar depois de um monte de desgraça desses.
Mas é isso, achei a trilogia bem pesada e um pouco cansativa. Me deixou me sentindo um pouco pesada e desconfortável. Não é o tipo de livro que eu gosto, prefiro coisas que me levem a um lugar melhor e me distraiam do mundo já bastante ruim em que vivemos, então eu não leria de novo e também não recomendaria. Mas acho que vale uma leitura, pra conhecer a história e entender o hype.
@iludidadolivro 16/06/2021minha estante
Te entendo! É uma trilogia pesada mesmo! Concordo muito com essa questão do final, confuso demais

@iludidadolivro 16/06/2021minha estante
E muitoooo apressado na minha opinião

Vitor 03/05/2014

pior da trilogia
Chato, nada de bom acontece, pra um desfecho de saga ele é bem ruim, enrolação o tempo todo pra ter um final raso, tem algumas partes boas, mas não faz jus aos livros anteriores, não sei como vai ficar o filme porque não tem enredo pra parte 1 a não ser descrever o distrito 13.
caroliza 19/05/2014minha estante
Eu fiquei esperando a energia do primeiro e, principalmente, do segundo e foi... aquilo! O pior foi o final para o romance. Katniss praticamente disse "É, foi o que sobrou. Vem cá, Peeta!"

Felipe 05/07/2014minha estante
Realmente, livro muito fraco, lento, situações desnecessárias e realmente não curti o sistema do Distrito 13, pareceu tudo muito forçado.
E concordo com a Caroliza, eu não senti que ela amava mesmo o Peeta, pois se o Gale não tivesse ido para o Distrito 2, ela ainda estaria na enrolação para escolher só um.
Enfim, tem muitas coisas que não me agradaram.

bellanacul 20/05/2021

definitivamente minha trilogia favorita ?
Sabe aquele livro que você se conecta totalmente com as personagens e a história? Essa é a minha relação com Jogos Vorazes.

A Katniss é sem sombra de dúvidas a personagem que eu mais me identifico dentre todos os universos literários. Ela é muito forte e corajosa, e imprevisível também: fazendo você esperar de tudo vindo dela.

Todos os personagens são muito bem estruturados. (Peeta sofreu MUITO chorei horrores serio)

O início do livro estava meio parado, mas depois que engatou não dava para parar de ler!! cheio de plot twists e aprofundamento das personagens.

A escrita da autora é leve, e ao mesmo tempo bem objetiva: você sente literalmente tudo.

Jogos Vorazes merece com certeza todo o hype que tem.

Enredo, Conclusão, desenvolvimento das personagens: tudo impecável
????? 5 estrelas.
Lee 21/05/2021minha estante
Maravilhoso ne?

Mel 22/05/2021minha estante
Amo esses livros! ??

bini 02/06/2021

Esse livro é um dos que mais me emocionou na vida, é o um último livro de uma trilogia que me marcou, e com certeza a história vai ficar comigo para sempre, vale muito a pena ler. apesar de um pouco parada no começo, a história é bem cativante e com cenas extremamente envolvente. Jogos vorazes eu te amo.
Madu 02/06/2021minha estante
Favoritos da minha vida tb, obg por tudo Suzanne Collins

bini 02/06/2021minha estante
nossa simmm!!!

eelis 06/06/2021

??????????/5 ?? A esperança
?A guerra é mais voraz do que qualquer jogo.
Haverá vencedor na luta contra a Capital??

Com certeza é o melhor livro dos três! Tem muito mais ação, plots e a Capital sendo a Capital.
O mais engraçado desse livro é que quando você acha que tudo está indo bem, algo sempre acontece, ou ele toma um rumo totalmente diferente do esperado ( no caso isso me fez delirar por noites!)
Não vou mentir kk chorei HORRORES no livro, tanto no final quanto em uma das mortes.

Nossa Katniss agora enfrenta o inferno de frente. A batalha mais esperada por 2 livros! Nesse livro a Katniss confronta o pior, nesse livro a Katniss precisa se manter forte ou então todos estão condenados. Ela foi uma das personagens mais fortes e determinadas deste livro, ver ela e os demais sofrendo daquele jeito me destruíram por dentro.

Eu tô ainda em choque kk porque o final dele é surreal de bom. É um dos melhores finais para trilogias e distopias! Jogos vorazes e sua série vale cada página. Cada lágrima. Cada ponta de raiva. Cada suspiro. Jogos vorazes é o tipo de trilogia distópica, que você simplesmente não consegue largar.

Caro leitor, que esteja prestes a ler jogos vorazes lembre-se ?há jogos muito piores que esse?
Naty 07/06/2021minha estante
Uau ??

eelis 07/06/2021minha estante
Sksk ??

-Eike Rafael. 20/01/2015

Vale a leitura, mas não foi tão empolgante...
Esse livro me decepcionou bastante, já que os dois primeiros livros foram tão bem escritos e puderam revelar diversos tons de crueldade que motiva o leitor juntamente com os rebeldes a colocar um fim no regime totalitário estabelecido pela Capital. Contudo, Collins pareceu escrever este livro objetivando apenas um fim para história, e, deixou diversas lacunas que não foram esclarecidas, como também focou bastante na vida do "Tordo" ao invés de expor a evolução da guerra e as maldades empreendidas pela Capital. Além do mais, a derrocada desta última foi realizada de uma forma ridícula. O final foi surpreendente, mas apresentou uma quebra de enredo extrema!
Enfim, é uma leitura boa, mas o desfecho não ficou a altura dos outros livros e nem da capacidade fantástica de escrita da Suzanne, já que as fanfics apresentaram um final relativamente melhor.
Hel 31/01/2015minha estante
Exatamente o que eu sinto, com exceção das maldades (o que apareceu sobre elas já foi demais).

André 19/03/2015minha estante
Pois é, eu até gostei das duas últimas páginas, apesar dos pesadelos e da tristeza indescritível em que a personagem vive.
Mas a autora encheu linguiça por umas cem páginas que poderiam ter sido melhor aproveitadas.
E eu queria saber o que aconteceu com o apresentador do programas de entrevistas da Capital.. :-)

Linda.Kezia 20/07/2021

DOR E SOFRIMENTO
Nunca fiquei tão triste assim, tô destruída. Muito bom. Agora vou chorar mais, pq tô vazia por dentro.
Tha 20/07/2021minha estante
eu te avisei haha

psraissafreire 23/07/2021minha estante
O livro >>

leiturasgi on instagram 23/06/2021

Ainda estou processando que acabei essa trilogia, gostei muito dos 3 livros e de todo o universo criado por Suzanne mas vamos falar um pouco sobre "A Esperança"...

Em primeiro lugar, seguimos com a mesma dinâmica dos livros anteriores: narrado em primeira pessoa pela Katniss e com a mesma fluidez. O livro narra a disputa final entre a capital e o povo dos distritos em busca de melhores condições de vida e do desafio de Katniss em ser o tordo que todos esperam enquanto tenta proteger aqueles que ama.

Sobre o enredo: gostei muito do desenrolar da história mas ao contrário dos outros 2 livros, não achei excepcional. Senti que a autora perdeu um pouco a mão nas descrições do ambiente e de alguns acontecimentos, principalmente nos últimos capítulos a narrativa fica meio confusa.
Além disso algumas escolhas de narrativa me deixaram um pouco decepcionada, muitas vezes em que o conflito tinha tudo pra se alavancar, a cena se encerrava, deixando um certo vazio na história. Minha crítica não é exatamente sobre as coisas que aconteceram mas sim a forma com que foi contada.

O desfecho final em si me agradou muito, só o destino de um personagem específico que me deixou com bastante raiva, achei muito desnecessário mas no geral todos os personagens tiveram um final interessante. Fiquei feliz com o destino de Panem e com o epílogo do livro, embora quisesse ver um pouco mais do distrito 12 nesse final mas graças a esse epílogo posso dizer que meu OTP teve um final feliz!!! Enfim, me apaixonei por essa trilogia e com certeza vai entrar pra lista de favoritos.
*mands 23/06/2021minha estante
ele me deixou com ressaca literaria ?

leiturasgi on instagram 24/06/2021minha estante
@amanda.greenbriar é tanta coisa pra processar né?! fiquei atordoada aqui ???

malu 25/06/2021

Terminei esse livro hoje de madrugada, 2 horas da manhã eu me encontrava chorando e inconsolável, com o sentimento de que não deveria ter lido tão rápido porque estou vazia. Pra ser sincera, me apeguei demais a essa trilogia e, pra mim, ela foi perfeita.
Esse último livro em questão, me trouxe o sentimento de saga finalizada com sucesso mas também a vontade de mais, poderia ler pelo menos mais 10 livros do universo. Os personagens e o enredo me marcaram, mesmo quando eu não estava lendo me pegava pensando na história o tempo todo.
Embora já tivesse assistido os filmes milhares de vezes nada se compara com a magia dos livros, o poder de me levar pra uma realidade diferente no meio de uma pandemia, de me fazer chorar, sorrir e amar pessoas que nunca existiram. Como a leitura é poderosa, né?
Por fim, a frase proferida pela Katniss, ?O que eu preciso é do dente-de-leão na primavera.?, foi tão poderosa e o encaixe perfeito para um final, pois nos leva de novo ao primeiro livro e a história do pão, quando a protagonista narra a esperança que ela sentiu quando viu um dente-de-leão na quadra da escola, a sensação de sobrevivência pela primeira vez em meses. Sendo assim, representa que o Peeta é a esperança dela nos piores dias e que eles sempre foram pra ser.

Ps: Taylor Swift magicamente conseguiu representar toda a história nas músicas ?Eyes open? e ?Safe and sound?, ler escutando ambas canções foi sensacional!!
Vi | @viajantesdopapel 25/06/2021minha estante
que resenha linda! eu amo demais essa trilogia ?

malu 25/06/2021minha estante
obrigada, meu bem!? estou completamente apaixonada na trilogia também

Marcela @ler_sim_ler_sempre 03/04/2016

"Panem et Circenses"
E o mês de Março foi todo dedicado a essa Série que muita gente ama e elogia. Onde eu acabo de me alistar a essa torcida de Katniss Everdeen e Peeta Meelark.

Dois tributos da 74ª Edição dos Jogos Vorazes, que lutaram cada um a sua maneira para que o outro permanecesse vivo.

(...) Você ainda está tentando me proteger. Verdadeiro ou Falso ? _ Sussurra ele
_ Verdadeiro - respondo - Porque isso é o que fazemos. Protegemos um ao outro (...)

Uma distopia que fala de opressão em massa, poder, dor e muito rancor guardado por anos de miséria e escravidão. Onde pessoas são tratadas como objetos e manipulados como marionetes.

Nada diferente com oque acontece na realidade de países capitalistas como o nosso. Porem com armas diferentes mas tao fortes e poderosas como as Panen.

Que nos mantem das amarras de um governo que tem como objetivo unico: O Poder

Será que um dia teremos um Tordo capaz de acertar uma flecha no coração daqueles que visam apenas seu bem próprio? Ou nem mesmo um Tordo será capaz de nos libertar das algemas do capitalismo individualista ?

"Panem et Circenses"
Pão e circo

Enfim, uma serie com uma historia de amor como pano de fundo mas com um grande apelo social. Com certeza 5 Estrelas.

site: https://www.instagram.com/p/BDv0caxG7_V/?taken-by=marcellakast_
Nath 04/04/2016minha estante
Uhuuuuulll! Amei sua resenha. Parabéns gata

Marcela @ler_sim_ler_sempre 04/04/2016minha estante
Rsrsrsrs Assim fico com vergonha Obrigada

Ana Mattos 23/01/2012

Final merecido?
Chorei muito quando terminei de ler a saga, mas me pego me perguntando a real razão para justificar as lágrimas. E sinceramente, não sei dizer, não sei se me angustiei pelo final dado a alguns personagens,pela vida tirada de outros, pelo término imprevisível e nada satisfatório ou reconfortante e fico me perguntando se esse desfecho fez jus a obra toda. Apesar de tantas questões apoquentando-me, apenas sei que não tenho respostas a maioria das perguntas. Uma obra tão cheia de descrições palpáveis,críticas remontáveis a realidade, situações nada corriqueiras, personagens apaixonantes e outros apenas "descartáveis". Não sei dizer se a saga está entre meus favoritos, mas chego a conclusão que ela merece muitos méritos e absolutamente merece ser lida.
Jessica Online 25/01/2012minha estante
Falou tudo, Aninha.
Estou me perguntando até agora: Que final foi aquele?
Muita gente adorou o final, mas fico imaginando como poderia ter sido maravilhoso esse último livro. Mas Suzanne é quem manda, né? Eu me decepcionei.
Que final mais ridículo!

Ana Mattos 27/01/2012minha estante
Obrigada Jéssica por apoiar minha opinião! :)

Emilly1496 21/07/2021minha estante
Prim e Finnick, isso foi pra terminar de destruir?

Emilly1496 21/07/2021minha estante
Nunca vou superar tbm

dudinha95 03/08/2021minha estante
oii, sua resenha ficou ótima! exceto pelo fato do questionamento do pq ela escolheu o Peeta e não o Gale, no livro mesmo ela diz o motivo: "Necessito é do dente-de-leão na primaveira... Da promessa de que a vida pode prosseguir, independente do quão insuportável foram nossas perdas. Que ela pode voltar a ser boa. E somente Peeta pode me dar isso", mas apesar desse exclarecimento eu tb gostaria de mais detalhes!

Pietra 04/08/2021minha estante
nossa eu não tinha parado pra pensar no que essa frase significava, obrigadaaa! :)