A Esperança

A Esperança Suzanne Collins

Resenhas - A Esperança

rafah :) 30/10/2021

Eu terminei o livro e agora me sinto vazia, apesar do final apressado eu gostei muito

Ps: não sei expressar o que A Esperança causou em mim, só sei que fiquei triste
Arabella.Tuner 25/12/2021minha estante
Vai ver os filmes Rafa!!!

rafah :) 25/12/2021minha estante
só falta A Esperança parte 1 e 2

gabi 08/09/2021

recomendo 10 sessões de terapia dps desse
gente depois desse livro eu não sei qm eu sou mais,eu n deveria ter lido pois saí com a minha saúde mental destruida pelo final e como tudo deu errado. PORÉM,recomendo pq é um livrão super bem feito mas q te fará querer se jogar de paraquedas SEM PARAQUEDAS.
nao sei mais qm eu sou e onde estou (algm me ajudakkkk) e estou escrevendo essa resenha num puro momento de surto após terminar essa trilogia
5 estrelas e favoritadíssimo,pois gosto de sofrer por livros ??
ps: SUZANNE COLLINS VC ME PAGA PELA MORTE DE ALGUNS PERSONAGENS!!!!!!!!!
ana!! 08/09/2021minha estante
essa trilogia é PERFEITA

psraissafreire 08/09/2021minha estante
MELHOR LIVRO DA MELHOR TRILOGIA AAAAAA AMOOOO

MORENA TROPICANA 23/06/2020

Os dois primeiros livros me prenderam, mas esse realmente só consegui terminar a leitura pela força do ódio. O começo foi interessante, o meio bem maçante mas próximo ao fim voltou a ficar interessante.
Victor Silva 23/06/2020minha estante
Exatamente o que eu senti com essa trilogia.

MORENA TROPICANA 23/06/2020minha estante
Kkkk ainda bem que eu não fui a única

Julia 24/09/2020

Estou em prantos
Que história, mano.... Eu não sei o que dizer, apenas sentir.
Jamile.Almeida 24/09/2020minha estante
Aiiii ainda to no primeiro!

Julia 24/09/2020minha estante
Continuaa, são livros mt bons

Ana Beatriz Arruda 16/12/2021

decepcionante.
esse livro foi um surto coletivo.
eu favoritei os dois primeiros e entrei com uma expectativa MUITO alta nesse, então com certeza isso impactou na minha avaliação final.
mas mesmo assim, nem parece que foi a mesma pessoa que escreveu os dois primeiros livros. mt coisa sem nexo, e desnecessária. alguns acontecimentos faziam sentido, mas tinham outros que eu ficava tipo?????
qual a necessidade, sabe?
enfim, planejo reler a trilogia mais frente, mas não duvido que a nota desse livro não mude.
pepe.fiesher 18/12/2021minha estante
faltam 30 págs pra acabar o livro e mds concordo plenamente cm vc, acho q vou dar 3 ou 3.5...

Ana Beatriz Arruda 18/12/2021minha estante
sinceramente, foi mt ruim, 3 estrelas ainda é privilégio p esse livro kkkkkkkkkk

thami 23/06/2020minha estante
o último capítulo foi muito nada a ver pra mim mano, tanto q tirei uma estrela inteira só por causa dele. concordo mt cntg

Ian 23/06/2020minha estante
Sim, aquele epílogo nem devia existir

Henrique. 20/08/2021

SE NÓS QUEIMARMOS, VOCÊ QUEIMARÁ CONOSCO
O que eu tenho pra falar desse livro?????? Perfeito do início ao fim, explica tudo sem deixar dúvidas. Chorei no início, no meio, no final. Katniss, minha protegida, vou com ela até o final, sofreu a trilogia toda coitada. Eu sei que o fandom diz que o melhor livro da trilogia é o "Em chamas" só que pra mim, "A esperança" conseguiu superar minhas expectativas. Amo muito favoritado certeza
psraissafreire 25/08/2021minha estante
Simmm, o meu também é "A Esperança" ???

Henrique. 26/08/2021minha estante
Aaaaaa finalmente alguém kllljhk

Ana Mattos 23/01/2012

Final merecido?
Chorei muito quando terminei de ler a saga, mas me pego me perguntando a real razão para justificar as lágrimas. E sinceramente, não sei dizer, não sei se me angustiei pelo final dado a alguns personagens,pela vida tirada de outros, pelo término imprevisível e nada satisfatório ou reconfortante e fico me perguntando se esse desfecho fez jus a obra toda. Apesar de tantas questões apoquentando-me, apenas sei que não tenho respostas a maioria das perguntas. Uma obra tão cheia de descrições palpáveis,críticas remontáveis a realidade, situações nada corriqueiras, personagens apaixonantes e outros apenas "descartáveis". Não sei dizer se a saga está entre meus favoritos, mas chego a conclusão que ela merece muitos méritos e absolutamente merece ser lida.
Jessica Online 25/01/2012minha estante
Falou tudo, Aninha.
Estou me perguntando até agora: Que final foi aquele?
Muita gente adorou o final, mas fico imaginando como poderia ter sido maravilhoso esse último livro. Mas Suzanne é quem manda, né? Eu me decepcionei.
Que final mais ridículo!

Ana Mattos 27/01/2012minha estante
Obrigada Jéssica por apoiar minha opinião! :)

Soph 31/12/2021

A esperança
?SPOILER?

"Bem no fundo da campina, embaixo do salgueiro
Um leito de grama, um macio e verde travisseiro
Deite a cabeça e feche esses olhos cansados
E quando eles se abrirem, o sol ja estará alto nos prados.

Aqui é seguro, aqui é um abrigo
Aqui as margaridas lhe protegem de todo perigo
Aqui seus sonhoz são doces e amanhã serão lei
Aqui é o local onde eu sempre lhe amarei."

Eu não tenho palavras pra descrever
Essa trilogia que eu não pensei que ia ser tão boa como foi
A gente vê o crescimento dos personagens a cada livro
Os traumas, as coisas que eles passam, são muito reais e bem pesadas
Eu amo essa serie de todo o meu coração.

? Pontos negativos desse ultimo livro que eu achei desnecessario:
- Finnick n deveria ter morrido
- Gale não agrega a nada então era ele wue tinha que ter morrido no lugar dele
- Prim morrendo? Que que jsso tinha a ver minha gente?
- Kat ficando confusa entre o Peeta e o Gale, acorda carota!!! Q bom q acordou mesmo.

?Pontos necessarios que aconteceram e fiquei feliz:
- Snow agr está em um tumulo
- Não gostava daquela presidenta mesmo então a morte dela foi algo q n chocou
- O filho do Finnick--- nada a dizer sobre, só felicidade
- O gato voltando e virando amigo da Kat
- Haymitch finalmente vivendo em paz
- Peeta e Kat casando e ficando juntos PRA VALER
- E eles tendo 2 filhinhos...fez meu dia ser mais feliz

?EU TENHO O PRAZER DE INFORMA-LOS QUE OS JOGOS VORAZES FINALMENTE CHEGARAM AO FIM!!?

Recomendo muito
Obg por ter chegado ate aqui ???
Siane 31/12/2021minha estante
Ai amiga essa confusão da kat me cansou tanto. Finnick e prim injustiçados, Gale fez hora extra misericórdia e Peeta continua sendo o amor da minha vida ?

Soph 31/12/2021minha estante
Resumiu o livro todo em um comentario amg

maria 28/11/2021

chato, chato e CHATO
nem se compara com os dois primeiros livros (que eu amei), nesse eu só passei raiva. a única coisa boa foi o buttercup.
Pimentinha 13/12/2021minha estante
Aí amgg kkkkk, eu gostei, mas foi tanto desespero e vontade de agredir uns personagens

maria 14/12/2021minha estante
esse não me desceu não, passei o livro inteiro morrendo de vontade de dar uns tapas da katniss kkkk fora todo o sofrimento dela de se colocar no lugar da irmã na colheita mas no final a coitada morrer do mesmo jeito

bini 02/06/2021

Esse livro é um dos que mais me emocionou na vida, é o um último livro de uma trilogia que me marcou, e com certeza a história vai ficar comigo para sempre, vale muito a pena ler. apesar de um pouco parada no começo, a história é bem cativante e com cenas extremamente envolvente. Jogos vorazes eu te amo.
Madu 02/06/2021minha estante
Favoritos da minha vida tb, obg por tudo Suzanne Collins

bini 02/06/2021minha estante
nossa simmm!!!

Le 16/06/2021

Finalmente terminei esses livros!!
Não posso dizer que foi uma leitura extremamente prazerosa, mas também não foi ruim. Mas estou aliviada por ter terminado.
Achei esse último livro MUITO melhor que os outros, pelo menos até uns 70%. Depois disso fica tudo muito confuso, tem algumas coisas um tanto apressadas, mal explicadas e sem nexo. Só segui o fluxo sem entender mesmo.
Esse lance Gale-Katniss-Peeta fica um pouco cansativo e meio sem sentido em determinado ponto. Toda a luta me pareceu um pouco sem sentido também depois de um tempo, é só morte e destruição (mas isso é uma opinião pessoal, nada a ver com o livro). Não sei se fiquei satisfeita com o final... mas não tem muito o que esperar depois de um monte de desgraça desses.
Mas é isso, achei a trilogia bem pesada e um pouco cansativa. Me deixou me sentindo um pouco pesada e desconfortável. Não é o tipo de livro que eu gosto, prefiro coisas que me levem a um lugar melhor e me distraiam do mundo já bastante ruim em que vivemos, então eu não leria de novo e também não recomendaria. Mas acho que vale uma leitura, pra conhecer a história e entender o hype.
@iludidadolivro 16/06/2021minha estante
Te entendo! É uma trilogia pesada mesmo! Concordo muito com essa questão do final, confuso demais

@iludidadolivro 16/06/2021minha estante
E muitoooo apressado na minha opinião

FerTheus 13/06/2021

Tudo que eu nao precisava
Achei o livro bem enroladinho, com a Katniss se escondendo a maior parte do tempo, esse livro me deixou com grandes expectativas, mas o que compensou foi o final.
Muitas mortes desnecessárias, parecendo que a autora tinha que dar um desfecho para os personagens de qualquer forma,
Mas enfim, foi um livro bom, que poderia ter sido melhor desenvolvido
marsjackson 13/06/2021minha estante
(?spoiler?) as partes das mortes, simmm
qual era o ponto em matar o finnick e a prim???? q dorrr

FerTheus 13/06/2021minha estante
Siiim, achei meio que foi soh pra dar um fim pra eles

leiturasgi on instagram 23/06/2021

Ainda estou processando que acabei essa trilogia, gostei muito dos 3 livros e de todo o universo criado por Suzanne mas vamos falar um pouco sobre "A Esperança"...

Em primeiro lugar, seguimos com a mesma dinâmica dos livros anteriores: narrado em primeira pessoa pela Katniss e com a mesma fluidez. O livro narra a disputa final entre a capital e o povo dos distritos em busca de melhores condições de vida e do desafio de Katniss em ser o tordo que todos esperam enquanto tenta proteger aqueles que ama.

Sobre o enredo: gostei muito do desenrolar da história mas ao contrário dos outros 2 livros, não achei excepcional. Senti que a autora perdeu um pouco a mão nas descrições do ambiente e de alguns acontecimentos, principalmente nos últimos capítulos a narrativa fica meio confusa.
Além disso algumas escolhas de narrativa me deixaram um pouco decepcionada, muitas vezes em que o conflito tinha tudo pra se alavancar, a cena se encerrava, deixando um certo vazio na história. Minha crítica não é exatamente sobre as coisas que aconteceram mas sim a forma com que foi contada.

O desfecho final em si me agradou muito, só o destino de um personagem específico que me deixou com bastante raiva, achei muito desnecessário mas no geral todos os personagens tiveram um final interessante. Fiquei feliz com o destino de Panem e com o epílogo do livro, embora quisesse ver um pouco mais do distrito 12 nesse final mas graças a esse epílogo posso dizer que meu OTP teve um final feliz!!! Enfim, me apaixonei por essa trilogia e com certeza vai entrar pra lista de favoritos.
*mands 23/06/2021minha estante
ele me deixou com ressaca literaria ?

leiturasgi on instagram 24/06/2021minha estante
@amanda.greenbriar é tanta coisa pra processar né?! fiquei atordoada aqui ???

Sl@ck 17/06/2021

Jogos vorazes
A esperança fecha com chave de ouro essa trilogia, mesmo não sendo tão eletrizante quanto ao segundo que ao meu ver é o melhor dos três, mas a esperança consegue nos prender em vários pontos, principalmente no jogo político que mostra como um grupo de pessoas podem manipular só para benefícios próprios, que nem sempre é o que parece ser e Ketniss viu isso de perto.

Realmente é uma trilogia que vale a pena ler, prende o leitor a cada capítulo a querer saber como a história vai desenrolar. Leiam e tirem suas próprias conclusões ??
Thiago.Barros 18/06/2021minha estante
Olá Romulo! Você precisa ler o livro "A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes". Relata a trajetória de Coriolanus Snow a presidência.

Sl@ck 18/06/2021minha estante
Quero ler esses, espero wue a história seja tão boa quanto os da trilogia