A Esperança

A Esperança Suzanne Collins

Resenhas - A Esperança

Fernanda.Landiosi 20/07/2021

O fim
Como sempre quando a série é muito boa eu acabo lendo todos os livros muito rápido e me arrependendo depois, foi assim com jogos vorazes também.
No desfecho apesar da Katniss me irritar bastante em algumas partes o amadurecimento dela e de alguns personagens foi muito enriquecedor para a história.
O Peeta como sempre é um dos meus personagens preferidos e o Gale um dos que eu menos gosto, porém esse livro trás mais explicação de alguns outros personagens que fizeram eu decidir se eu gostava ou não dele.
O desfecho foi fantástico por mais que em alguns momentos eu achei um pouco corrido, achei merecedor de cinco estrelas, o que me resta decidir é se eu leio o livro do Snow ou eu ignoro ele porque odeio o personagem.
psraissafreire 23/07/2021minha estante
Recomendo ler o livro do Snow... Ele é um FDP, realmente, porém acrescenta coisas bem interessantes ao universo

Fernanda.Landiosi 23/07/2021minha estante
Huuum, interessante, vou ver se eu compro

@universeleitura 23/08/2021

Enfim...
Esse é um livro que eu tenho uma opinião meio....... Porque realmente gosto mais do filme.

Isso porquê, acho o livro parado, mesmo que eu estivesse super interessada e imersa nos acontecimentos, me perder era muito fácil. As descrições de lutas e batalhas são fracas e rápidas, não dá pra sentir o impacto das cenas. Pra mim parece que a narrativa desse livro é completamente diferente do Em Chamas.

Mesmo com esses pontos, gosto de como a autora deixa claro os efeitos e estragos dos jogos no psicológico dos tributos, como construiu um universo que mesmo distopico tem várias semelhanças com nossa realidade.

PS: o Gale é insuportável bjs
cissa 23/08/2021minha estante
o gale podia morrer #minhaopiniao

@universeleitura 23/08/2021minha estante
eu super concordo

dudinha95 03/08/2021minha estante
oii, sua resenha ficou ótima! exceto pelo fato do questionamento do pq ela escolheu o Peeta e não o Gale, no livro mesmo ela diz o motivo: "Necessito é do dente-de-leão na primaveira... Da promessa de que a vida pode prosseguir, independente do quão insuportável foram nossas perdas. Que ela pode voltar a ser boa. E somente Peeta pode me dar isso", mas apesar desse exclarecimento eu tb gostaria de mais detalhes!

Pietra 04/08/2021minha estante
nossa eu não tinha parado pra pensar no que essa frase significava, obrigadaaa! :)

Danuza.Jammal 26/10/2016

Fim dos jogos
Me decepcionei com o final do livro, esperava mais e que algumas coisas fossem diferentes. ? não gostei do destino da personagem principal.
Dadá 11/12/2016minha estante
Eu discordo de vc. Acho que o final foi perfeito. Por tudo que a Katniss passou, o final deveria ser assim mesmo. Se quiser discutir sobre ele, adoro esse livro. Rsrs aí vamos falando nossos pontos de vista

Danuza.Jammal 13/12/2016minha estante
Sim por tudo que ela passou, ela merecia um final mais feliz :) . Queria que ela tivesse ficado com o outro par romantico, e que a irmã dela não tivesse aquele final triste. Mas nem tudo são flores, depois que em Game of Thrones, todo mundo morre, temos que se acostumar.

Baah 30/06/2018minha estante
Estou muito revoltada com o final aue teve o livro, a historia eu adorei, mas o final me decepcionou muito.

Ca Agulhari @literario_universo 30/06/2018minha estante
Foi muito ruim mesmo!!!

Angel 02/09/2021minha estante
Super entendo ? tô sofrendo mto para ler a primeira parte do livro....
Mesmo assim seu comentário me deixou animada para dar continuidade a leitura!

mafe 02/09/2021minha estante
juro que melhora na segunda! o livro vale a pena

Thiagonunes 15/08/2021

A Suzanne é uma das melhores escritoras que ja conheci
O livro tem uma ótima construção de personagens, um enredo que prende cada vez mais a cada livro, Katniss agora está um pouco mais madura, a cada capítulo mais intensa a guerra vai ficando e com isso a essência dos personagens vão se aflorando de uma forma incrível, o livro tem uma ótima finalização que entra em concordância com tudo o que ja aconteceu, com um final digno que faz com que o livro comece e termine no mesmo sentido, nada de começar de um jeito e terminar de outro, afinal isso é uma guerra contra a misoginia
Maria.Clara 15/08/2021minha estante
Esse é meu livro favorito da trilogia

Thiagonunes 15/08/2021minha estante
O meus também

malu 25/06/2021

Terminei esse livro hoje de madrugada, 2 horas da manhã eu me encontrava chorando e inconsolável, com o sentimento de que não deveria ter lido tão rápido porque estou vazia. Pra ser sincera, me apeguei demais a essa trilogia e, pra mim, ela foi perfeita.
Esse último livro em questão, me trouxe o sentimento de saga finalizada com sucesso mas também a vontade de mais, poderia ler pelo menos mais 10 livros do universo. Os personagens e o enredo me marcaram, mesmo quando eu não estava lendo me pegava pensando na história o tempo todo.
Embora já tivesse assistido os filmes milhares de vezes nada se compara com a magia dos livros, o poder de me levar pra uma realidade diferente no meio de uma pandemia, de me fazer chorar, sorrir e amar pessoas que nunca existiram. Como a leitura é poderosa, né?
Por fim, a frase proferida pela Katniss, ?O que eu preciso é do dente-de-leão na primavera.?, foi tão poderosa e o encaixe perfeito para um final, pois nos leva de novo ao primeiro livro e a história do pão, quando a protagonista narra a esperança que ela sentiu quando viu um dente-de-leão na quadra da escola, a sensação de sobrevivência pela primeira vez em meses. Sendo assim, representa que o Peeta é a esperança dela nos piores dias e que eles sempre foram pra ser.

Ps: Taylor Swift magicamente conseguiu representar toda a história nas músicas ?Eyes open? e ?Safe and sound?, ler escutando ambas canções foi sensacional!!
Vi | @viajantesdopapel 25/06/2021minha estante
que resenha linda! eu amo demais essa trilogia ?

malu 25/06/2021minha estante
obrigada, meu bem!? estou completamente apaixonada na trilogia também

Scar 15/09/2021minha estante
Apenas verdades

ana!! 15/09/2021minha estante
como a katniss ficou após a morte da prim partiu meu coração, mas a forma como a autora descreveu foi mto incrível. essa trilogia é perfeita

Matheus.Andrade 21/05/2020

Distopia engajada
Finalizei a trilogia incrível de Jogos Vorazes, uma distopia que só precisa do fator TEMPO pra se tornar um clássico. Não vejo outro motivo a não ser o que disse acima aliado ao machismo pra essa história não ser melhor estimada.
Suzanne Collins estrutura um universo ficcional que estimula reflexões sobre divisão social do trabalho, discriminação, repressão, papel da propaganda tanto na manutenção da dominação quanto na resistência revolucionária.
Todos esses fatores culminaram num brilhante desfecho em A Esperança, livro em que a fagulha da revolução se torna visível aos olhos dos dominadores.
Tomara que o tempo reserve a Suzanne Collins o merecido reconhecimento de ter criado uma distopia clássica.
Erica 22/05/2020minha estante
Se não virar clássico eu dou um soco

Matheus.Andrade 22/05/2020minha estante
Eu ajudo

yasmin 24/09/2021

A Esperança (releitura)
"Cinzas erguem-se do chão ao meu redor, e ponho a bainha da minha saia na frente da boca. O que ameaça fazer com que eu vomite não é imaginar o que estou aspirando, mas quem."

A Esperança é o capítulo final da trilogia Jogos Vorazes, e não poderia ter um final melhor: este livro entrega tudo.
A revolução finalmente está acontecendo e Suzanne Collins nos mostra a guerra nua e crua. Você sente o impacto de cada morte, da crueldade sem fim da Capital, da luta dos rebeldes, de como tudo aquilo afeta os personagens. Uma Katniss mentalmente instável, destruída e carregando uma lista infinita de pessoas queridas que ela perdeu, mas que se mantém forte para completar seu principal objetivo: matar Snow.
Cada capítulo é instigante, você não consegue largar o livro, ele te prende sem dó.
E o que dizer sobre o epílogo? maravilhoso. Um final digno para nosso Tordo.
Muita emoção e caos, é o que te espera nessa livro. Sensacional e inesquecível.

Jogos Vorazes segue sendo minha trilogia favorita da vida!
Audrey 24/09/2021minha estante
Preciso reler tbm... maravilhosa essa série

yasmin 24/09/2021minha estante
quando puder releia, uma experiência muito boa

MORENA TROPICANA 23/06/2020

Os dois primeiros livros me prenderam, mas esse realmente só consegui terminar a leitura pela força do ódio. O começo foi interessante, o meio bem maçante mas próximo ao fim voltou a ficar interessante.
Victor Silva 23/06/2020minha estante
Exatamente o que eu senti com essa trilogia.

MORENA TROPICANA 23/06/2020minha estante
Kkkk ainda bem que eu não fui a única

Ana Mattos 23/01/2012

Final merecido?
Chorei muito quando terminei de ler a saga, mas me pego me perguntando a real razão para justificar as lágrimas. E sinceramente, não sei dizer, não sei se me angustiei pelo final dado a alguns personagens,pela vida tirada de outros, pelo término imprevisível e nada satisfatório ou reconfortante e fico me perguntando se esse desfecho fez jus a obra toda. Apesar de tantas questões apoquentando-me, apenas sei que não tenho respostas a maioria das perguntas. Uma obra tão cheia de descrições palpáveis,críticas remontáveis a realidade, situações nada corriqueiras, personagens apaixonantes e outros apenas "descartáveis". Não sei dizer se a saga está entre meus favoritos, mas chego a conclusão que ela merece muitos méritos e absolutamente merece ser lida.
Jessica Online 25/01/2012minha estante
Falou tudo, Aninha.
Estou me perguntando até agora: Que final foi aquele?
Muita gente adorou o final, mas fico imaginando como poderia ter sido maravilhoso esse último livro. Mas Suzanne é quem manda, né? Eu me decepcionei.
Que final mais ridículo!

Ana Mattos 27/01/2012minha estante
Obrigada Jéssica por apoiar minha opinião! :)

Manu 08/08/2020

A Garota em Chamas
finalmente terminei de ler essa trilogia e simplesmente adorei, foi realmente como eu esperava! esse último livro, vou confessar que, não foi um dos meus favoritos, acredito que ficou muito pesado e as partes de guerra estavam somente nos últimos capítulos e, por conta disso, ficou um pouco entediante. fora isso, a leitura é muito suave e fácil de ler...
eu já havia visto os filmes, porém há muito tempo atrás e por conta disso não me recordava de muitas coisas, e com isso fiquei surpresa com vários acontecimentos.
em suma, o livro foi muito relevante e valeu super a pena ter lido essa trilogia! meu livro favorito sem dúvidas é o Em Chamas mas não posso negar que esse, A Esperança, é realmente bom!
Duda 10/08/2020minha estante
Maravilhosa!!!!

Manu 11/08/2020minha estante
maravilhosa foi quem me fez ler essa trilogia kkkkkkk

Ana 28/05/2020

O mais lento dos três livros, até pouco mais da metade. Depois, tão frenético quanto. E foi aí que fiquei "alucinada" com os acontecimentos e, como na vida real, os finais na maioria das vezes não são felizes, mas nos dão alguma fagulha de oportunidade para recomeçar.
No contexto atual, impossível não relacionar a história do livro com nossa realidade. O despertar de Katniss se completa nesse livro. O despertar que poderia ocorrer nos corações de tantos que vivem em ditaduras por prazer, por medo da liberdade. E chega um ponto na história que a personagem percebe que a liberdade, apesar de custar caro, apesar de quase ter dado sua própria vida assim como tantos deram, é o futuro. Não existe futuro sem revolução.

Deixo um trecho que muito me marcou nesse livro. Que fala da natureza humana, apesar da ESPERANÇA que temos agarrada em nossas mãos:

"?Você está se preparando para mais uma guerra, Plutarch? ? pergunto.
? Ah, não agora. Agora estamos naquele período tranquilo onde todo mundo concorda que os nossos horrores recentes jamais poderiam se repetir. Mas o pensamento em prol do coletivo normalmente possui vida curta. Somos volúveis e idiotas com uma péssima capacidade para lembrar das coisas e com uma enorme volúpia pela autodestruição. Mas quer saber? De repente vai ser isso mesmo, Katniss."
Juunicorns 28/05/2020minha estante
Li enlouquecida essa trilogia no mês passado, amei todos os livros, e achei o final muito verdadeiro! Foi uma longa trajetória mas que teve um fim muito satisfatório e real!

Ana 28/05/2020minha estante
Realmente são livros que nos agarram, né? Um universo que deve ser muito bem aproveitado à reflexão. Questões filosóficas, políticas, etc. E o final, como você disse, verdadeiro. Nada de floreios. Assim como a vida real. Bjs!