A Esperança

A Esperança Suzanne Collins

Resenhas - A Esperança

gih 06/04/2024

QUE LIVRO
Todo capítulo uma surpresa diferente, apesar de alguns acontecimentos que eu jamais vou perdoar a autora por permitir que ocorressem esse livro foi incrível!

Ilyvharrys 06/04/2024

Incrível, mas nem tanto
Um livro maravilhoso como o resto da saga, mas com certeza o que menos gostei..
passei sufoco a cada instante com as coisas que aconteciam, o que me prendia, mas parecia que a leitura não fluia de maneira alguma

Tovar 05/04/2024

"Jogos Vorazes: A Esperança" é o desfecho da trilogia. Neste último livro, somos levados a um mundo distópico onde a protagonista, Katniss Everdeen, torna-se o símbolo de uma rebelião contra o regime opressor da Capital. A narrativa é repleta de ação e tensão, à medida que Katniss enfrenta desafios tanto físicos quanto emocionais enquanto luta pela liberdade de Panem. Collins mergulha fundo na psicologia dos personagens, explorando temas como poder, propaganda e moralidade. Com reviravoltas surpreendentes e um final impactante, "A Esperança" é uma conclusão satisfatória para uma série que cativou milhões de leitores em todo o mundo.

Porém, em alguns momentos senti uma certa lentidão no desenrolar dos fatos. E a parte final de resolução dos problemas acabou sendo feita de forma muito atropelada.!

Lele218 05/04/2024

Maravilhoso, o melhor dos três, fechando com chave de ouro
A maior parte da leitura foi em audiobook, intercalando o restante entre físico e ebook, mas diferente do esperado foi super imersivo ouvir tudo! A narradora é a mesma nos três livros e é muito boa, foi a melhor experiência com audiobook que tive até o momento.

Dos três, esse era o que eu mais estava preocupada de não fluir por saber que acontece muita coisa, mas foi o que mais gostei! Impecável mesmo, tudo! Todas as críticas, tudo que a autora coloca sutilmente ou explicita pra gente é absolutamente atual, tanto que dói. Os dois últimos filmes foram os que menos revi, então alguns momentos do livro realmente me pegaram de surpresa (diferente dos outros dois), o que proporcionou uma melhor experiência também. Tive vontade de chorar várias vezes, em outras a gente sente uma revolta sem tamanho. Não consigo expressar o quão precisa a autora é durante a trilogia inteira, mas principalmente aqui. Adorei como a autora deixa claro que a Katniss (e todos os personagens, mas principalmente ela) vai sempre carregar cicatrizes físicas e psicológicas da guerra, além de mostrar que governos autoritários podem vir de ambos os lados. O epílogo dá um quentinho no coração. Enfim, uma obra de arte! Esse livro e o Cantiga são meus favoritos da saga. Impecáveis de bons.

natan 05/04/2024

?Se nós queimarmos, você queimará conosco!?
Achei esse livro um pouco lento, o começo é um pouquinho arrastado, mas quando engrena mais pro final fica ótimo. uma boa conclusão pra uma saga tão grande. adorei o desenvolvimento da katniss, ela foi fodona demais e virou uma das minhas personagens favs de livros. muitas mortes, muito sofrimento, muita dor, muito ódio, mas foi um bom caminho finalizar esse livro e essa trilogia tão incrível.

Isa.Silveira 05/04/2024

Esse livro é maravilhoso, diferente dos outros da saga, ele fala muito mais sobre a saúde mental e física dos ex participantes dos jogos. Além disso, a nossa maravilhosa katniss, continua disposta a fazer qualquer coisa por quem ela ama.
Esse livro retrata não só os jogos ou a revolução, ele mostra o fim da tirania e o começo de uma nova era.
Seria melhor se o gale ñ continuasse vivo enchendo o saco.
Eita como resenha

Mas concordo linda

Nunca nem li esse livro

Vini143 05/04/2024

O MAIS EMOCIONANTE DA TRILOGIA
O desfecho da trilogia conseguiu entregar tudo, se tornando o meu favorito da trilogia. Esse livro explora mais o lado emocional dos personagens principais o que contriubui para termos emoções com os personagens. Ele é bem construído e realmente no início pode ser um pouco lento mas não desisti pois você vai amar o desfecho da história de Katniss e Peeta

Lucas1429 05/04/2024

Rapazzzz katnis eu te amo cara vc mato mt gnt realmente mas cr vc é foda e traumatizada sabe ent ta tudo bem vc começou e acabou com uma guerra vc e tudo eu te amo katniss peeta tbm outro q se fudeu mas ta tudo bem a gnt perdoa lindo vc e foda todos sao snow se fode

zizi :) 05/04/2024

Panem et Circenses
Eu nem consigo acreditar que acabei a trilogia!
Jogos Vorazes tomou um novo lugar no meu coração, posso até dizer que é minha trilogia favorita!

Esse livro foi completamente absurdo, fiquei fascinada em todo o enredo da revolução! (até mais do que nos jogos, que me deixava agoniada de consumir sobre eles ?).
A autora sonhou grande com isso aqui, e suprimiu cada mínima expectativa!
Que experiência surreal de boa.

Porém o que me impede de dar 5 estrelas foi a quantidade de pensamento da Kat. Eu AMO acompanhar a cabeça dela, mas era tanto texto corrido que me deixou mais cansada que os outros.

Porém de resto, simplesmente perfeito! Que plot absurdo, que final maravilhoso, INCRÍVEL!
Nem sei o que comentar direito pra além de: eu amei MUITO ler a trilogia!!!!!

Recomendo todo mundo ter essa experiência uma vez pelo menos
Marcos.Cabral 05/04/2024minha estante
Não lembrava do quão cansativo eram os pensamentos da kat kkk me irritava tb

_Anny_ 05/04/2024minha estante
Vai ler a Cantiga dos Pássaros e das Serpentes? :D

zizi :) 05/04/2024minha estante
quero MUITO ler a cantiga dos pássaros e das serpentes, muito mesmooo e vou correr atrás de providenciar o livro hehehe

Giovanna.Geraldo 04/04/2024

A Esperança.
Ok, eu dei uma avaliação boa pro livro? SIM, eu dei. Mas o livro tem muitos defeitos SIM também.

Começando pelo início do livro, que é bom, que tem a escrita perfeita que eu amo, a história vai melhorando e aí DO NADA o livro volta a ficar confuso, aparecendo novos personagens, me tirando da zona de conforto que os dois primeiros livros me colocaram.

Sem falar nesse triângulo amoroso ridículo que a autora tentou fazer, fala sério, que bagulho ridículo. É tão horrível que dói.

Mas mesmo assim, por mim o livro continua muito bom, recomendo ele, assim como o resto da saga. Não foi o meu favorito mas é o que a esperança é.

O plot do livro também é muito bom. Só ficou meio cansativo pro final e algumas coisas sem sentido aqui e ali. Mas ainda posso dizer que ADORO esse livro e essa saga. E que eu recomendo sim!

Isa 04/04/2024

Simplesmente o MELHOR livro da saga de jogos vorazes! Senti a inquietação de casa capítulo e não consegui parar de ler. O desenvolvimento do enredo, tudo perfeito, me conectei muito com os sentimentos da Katniss. Eu amei demais!

Gabi1563 04/04/2024

?????
"- Você pode nos torturar e nos bombardear e queimar nossos distritos até que eles virem cinzas, mas está vendo isto aqui? Está pegando fogo!
? Se nós queimarmos, você queimará conosco!"

crflala 04/04/2024

Um dos favs da vida.
Eu amei, meu fav da saga, não tenho nem palavras, sério!!! Me deu vontades de chorar várias vezes enquanto eu lia, emocionei real.

Frase fav:
"então, depois, quando ele sussurra:
- você me ama. Verdadeiro ou falso?
Eu digo a ele:
- Verdadeiro." ?

Kevlen 04/04/2024

Devastador!
?Eu tenho um recado para o presidente Snow. Pode nos torturar e bombardear e transformar nossos distritos em cinzas. Mas você vê isso? O fogo se espalha. E SE NÓS QUEIMARMOS, VOCÊ QUEIMARÁ CONOSCO!?

Tô juntando os pedacinhos do meu coração depois dessa trilogia, e ele nunca mais vai estar 100% novamente! ?

O que falar desse patrimônio chamado jogos vorazes? Sendo bem sincera, eu não sei! Só sei que estou devastada e com uma tristeza que só Jesus na causa. Mas o sentimento mais presente durante a leitura foi a revolta. Cara, eu fiquei tão revoltada durante a leitura dessa trilogia, principalmente nesse livro, por que é desesperador a gente ver a Katniss sofrendo tanto, ver o Peeta perdendo a sanidade, ver tantas mortes injustas! Durante quase toda a leitura eu tinha vontade de me materializar dentro do livro e matar o Snow e a Coin com as minhas proporias mãos, nenhum livro nunca me fez ter esse sentimento de ódio tão grande!

Ver o Peeta daquele jeito foi tão doloroso! Me lembro dele no primeiro livro, um menino gentil, alegre e que realmente tinha esperança, e ver ele quase beirando a insanidade foi demais pra mim, doeu muito.

A Katniss sofreu tanto, mais tanto que a minha vontade era que ela morresse só para não precisar sofrer mais! Foi tão triste ver como ela ficou depois da morte da Prim, já não tinha mais vontade de viver ao ponto de pensar em suicídio. E isso só inflama mais o meu ódio pela capital!

Só sei que o livro é uma desgraça de tristeza, morte pra todo lado. Mas com certeza a leitura valeu a pena! Que distopia maravilhosa a Suzanne criou, cheio de criatividade e emoções! A autora fez um ótimo trabalho, criou personagens marcantes e com certeza jogos vorazes fica na lembrança até hoje de seus leitores, por que pode ter certeza, Katniss Everdeen nunca será esquecida!

O final é reconfortante! Saber que a Katniss e o Peeta de alguma forma conseguiram viver juntos depois de tudo que aconteceu aquece o meu coração! E saber que eles tiveram dois filhinhos lindos explode o meu coração de felicidade!