Antes Que Eu Vá

Antes Que Eu Vá Lauren Oliver

Resenhas - Antes Que Eu Vá

Karol 02/12/2021

Um livro sobre arrependimentos, segundas chances e poder para mudar o seu futuro, Sam teve que aprender a lidar com a morte de perto, mas também teve a chance de consertar muitos de seus erros, e viu de perto o quão mau causou a uma pessoa, e pode ter a sua redenção. Não é um livro feliz, mas um livro necessário, sobre bullying, abusos psicológicos, mas totalmente necessário.

Rodrigo.Alves 19/11/2021

Um livro com uma grande idéia, mas com uma execução péssima
Esse livro tenta mostrar a ideia de "e se você pudesse viver o mesmo dia de forma diferente"?
A ideia é até legal,mas a ela é executada de forma tediosa,lenta.
A protagonista é muito chata, quase insuportável

Agatha73 31/10/2021

Nunca pensei que odiaria e sentiria muito por um personagem
Foi uma leitura conflitante, demorei semanas para me agarrar ao livro, mas li as 200 páginas finais em um dia. A jornada de Sam é assim também, morna, conflituosa e cheia de nadas acontecendo, mas do meio pro fim, só ladeira abaixo (Que piada infame não?).
A construção, ou desconstrução, da personagem é impecável, parece apenas um clichê de dia da marmota com "Se eu ficar", mas é muito mais que isso. Empolgante em sua maneira, dramático em muitos pontos, disparador de gatilhos para quem tem problema com a vida escolar e como as pessoas podem ser babacas nesse ambiente. I totally feel you, Juliet, e aos que estão passando pelo mesmo, não é a resposta, por mais que pareça que sim, sempre há novas chances, agarrem-se a elas. Sempre há um amanhã.

Vitória 29/10/2021

Eu fiquei muito tocada com todo o último capítulo desse livro. A trajetória de Sam foi exatamente o que eu esperava dos protagonistas de um certo livro da Penelope Douglas (quem já leu vai entender) e não foi entregue. Ao contrário dele, em Antes que eu vá a temática do bullying foi tratada como deve ser: como um problema. Aqui sim foram mostrados os erros que qualquer ser humano pode cometer, principalmente tentando se encaixar socialmente na terrível fase da adolescência, mas evoluindo o personagem aos poucos pra que ele consiga enxergar os defeitos nas próprias atitudes a cada capítulo, e não com uma mudança repentina apenas nas páginas finais.

Lauren Oliver desenvolveu muito bem o enredo dessa história, de maneira responsável e, ainda assim, condizente. Eu me arrependo de não ter terminado esse livro quando comecei em 2017, mas fico feliz de ter decidido tentar mais uma vez.

Italo Amorim 25/10/2021

E quando a resposta de uma pergunta é uma nova pergunta?
Tem uma música de nome "Auto da Compadecida" do Álvaro Mamute (tem disponível no Spotify), um rapper carioca, que em seu todo já entrega muito do que eu enxerguei em "Antes Que Eu Vá", mas uma linha em especial serve melhor para a gente centralizar essa resenha. Segue:

"(...) [Para você que] acreditava que eu tinha todas as respostas
Volte para casa com mais algumas perguntas repostas"

E a ideia da obra é exatamente essa.

Não, não é um livro com um final em aberto ou exageradamente enigmático, porém sim um livro capaz de descompassar até a mais estável das zonas de conforto. Afinal de contas, quando uma pergunta tem em sua resposta outra pergunta, o questionamento da primeira foi respondido?

Imagino que o tipo de abordagem com esse livro varie com as três possíveis respostas para essa dúvida: 1) sim, até porque, sendo ou não uma nova pergunta, houve uma resposta; 2) não, porque toda pergunta é passiva de uma afirmativa para ter sua ideia concluída e 3) depende do contexto, ou seja, depende da pergunta feita e da pergunta respondida.

Se você se encaixa no primeiro grupo, esse livro é para você: encontrará todas as respostas que o enredo propõe e se encantará com toda a escrita. Se você se encaixa mais no segundo grupo, esse livro te causará incômodos na construção, mas será útil para lhe fazer repensar nessa ideia de que toda resposta necessita de uma afirmação. Por fim, se você está no terceiro grupo como eu, sentirá que até mesmo nas dúvidas este livro é capaz de encantar.

Uma leitura bastante única apesar da premissa clichê. Algumas partes me incomodaram, em outros momentos esperei mais da criatividade da autora, mas os grandes momentos do livro merecem cada estrela dada. Muito bom livro, fica aqui minha recomendação.

Isa 14/10/2021

Algo para levar para vida
Ao ver as resenhas nós notamos que o principal defeito para os leitores foi: o começo ter dado uma enrolada, isso também me pegou um pouco, porque demorei um pouco para avançar na leitura confesso que li o livro em 2 dias, mas em algumas partes do começo a leitura estava desgastante mas não parem de ler apenas pelo começo, dêem uma chance porque é um livro maravilhoso.
A partir do momento que você vai pegando o ritmo da leitura, você quer ler até ver o final e saber o que vai acontecer e, além do mais é um livro com com frases e mensagens marcantes as quais a gente faz até uma reflexão por meio daquilo. Foi uma leitura muito boa envolvente rápida e com ensinamentos que faz uma pessoa repensar como é a sua vida.
Ouvi alguém falar do livro por meio de uma palestra sobre bullying e ele retrata essa temática muito importante de uma forma que nós devemos realmente falar nas escolas e com nossos jovens

Hugo 04/10/2021

O livro não é de todo ruim. Mas é muito fragmentado, a leitura não rende tudo é muito lerdo, modorrento.

mmaistt 20/09/2021

Um dos primeiros livros que eu li com 12/13 anos e me fez pensar pra sempre em como seria se acontecesse comigo ou se eu só tivesse 1 chance pra mudar tudo - até hoje penso nisso

Yasmin 01/10/2021minha estante
Siim! O início achei chatinho e fiquei chocada com o final!

Emy 16/09/2021

A premissa do livro é mto interessante. No começo li bem arrastada por conta de algumas atitudes da protagonista serem bem incômodas, mas depois engatei na história, achei a mensagem por trás da história muito bonita e ver a evolução da protagonista também é muito bom. Porém, a história não me prendeu muito.

Fabi Pimentel 14/09/2021

Talvez você possa se dar ao luxo de esperar. Talvez para você haja uma amanhã. Um, dois três ou dez milhões de amanhãs... Tanto tempo, que você possa nadar nele, deixar rolar e enrolar-se nele, deixá-lo-lo cair como moedas por entre os dedos. Tanto tempo, que você possa desperdiçá-lo.
Mas, para alguns de nós, há apenas o hoje. E a verdade é que nunca se sabe quando chegará a sua vez.

Ivy 23/08/2021

Antes que eu vá
Gostei muito da escrita de Antes que eu vá, apesar da premissa da história ser mais do mesmo: meninas más, bullings e as consequências de tudo isso, a autora consegue dar seu toque e a história torna-se única apesar de um tema muito abordado? Um livro super fluido de se ler e que li em apenas 3 dias, é uma história que irá ser apreciada pelo público juvenil e que pode ser uma porta para se debater temas difíceis com o público adolescente, uma ótima pedida

bellaamarals 09/08/2021

ai gente, o que dizer desse aqui.....

tô lendo esse livro há um tempo (uns dois anos, acho) e a narrativa não me puxou de jeito nenhum. toda essa história de personagem revivendo o dia da morte é muito bom de se ver em filmes, mas no formato escrito não funcionou nem um pouco para mim.

não sei se o que me deixou desmotivada foi a história em si ou a escrita da lauren, mas não foi mesmo um livro que eu gostei... e olha que muitas vezes eu me forcei a ler para gostar. até mesmo pra conseguir terminar o livro (lá por volta de 60%) eu tive que achar um site que lesse pdf mesmo tendo o físico e só assim pra conseguir.

enfim, é uma leitura válida para pessoas que gostem do gênero, da forma de narração, mas para mim, essa repetição de fatos e dias não funcionou bem. muito triste pois eu estava ansiosa para ler esse livro e, mesmo não gostando, achei que ficaria mais interessante depois da metade.

as duas estrelas não são pq o livro é terrível, justamente pois a ideia do livro é boa, mas não para mim.