Palestina

Palestina Joe Sacco

Resenhas - Palestina - Edição Especial

1 | 2 | 3 | 4

victoria 18/12/2022

Sinceramente não sei nem o que dizer, existe uma brincadeira sobre estudantes de Relações Internacionais adotarem algum país e parece que a Palestina sempre foi o meu, meu interesse pelas histórias sempre foi grande então achei uma iniciativa boa o autor ter escrito sobre o povo palestino. Também já aviso que tenho uma opinião radical sobre o assunto então isso provavelmente afeta minha opinião sobre o livro.

Indo direto ao ponto, apesar de não ser um livro perfeito mas também não é ruim, não utiliza uma linguagem cansativa e é em forma de quadrinhos então deixa mais acessível para todos que se interessem. As histórias são humanizadas e tocantes, mais de uma vez me peguei chorando e sentindo uma enorme empatia pelas pessoas dos relatos e acho que isso foi muito certeiro porque é assim que se atrai visibilidade para a causa. Aliás, vi uma resenha dizendo que o autor conta só um lado mas discordo já que ele passou os últimos 10% só contando da conversa com as israelenses e mostrando a visão deles sobre o assunto.

Em relação aos pontos negativos é que não concordo com esse humor do autor, tentar trazer alívio cômico em certos momentos parece desrespeitoso com as vítimas e se o livro se chama Palestina eu quero saber sobre os palestinos e não se israelense tal estava afim dele ou não, aliás, esse papo de tentar criticar o lado oprimido para querer paz não adianta em nada, a ONU já tem tentado "propagar a paz" e nada adianta.
Chega a ser um absurdo o autor querer comparar os grupos de resistência jogarem pedras com o massacre exército de Israel faz.

Enfim, acho que é um assunto importante e espero que algum dia os palestinos tenham seus direitos e terras novamente, essas pessoas merecem paz e o que é deles por direito. Palestina livre ??.

Lucas.Alves 21/11/2022

Muito mais complexo do que parece
Esse relato sobre a Palestina mostra que as coisas são muito mais complexas do que parecem. Que o papel de vilão e mocinho é muito mais dúbio do que imaginamos. Todo o sofrimento que os palestinos passaram ao serem removidos de suas terras e sofrerem uma forte opressão de Israel faz com que grupos se radicalizem e pessoas tentem buscar o mínimo de dignidade. A verdade e que depois desse livro é possível ver que a Palestina não tem preto no branco e sim uma escala de cinza enorme...

Lali 17/11/2022

Um retrato cru, sensível, quase gutural da realidade dos palestinos. O formato documental apresentado pelo autor garante um tom intimista a história, te transportando para as salas, mercados, hospitais, assentamentos? leitura pesada, mas excelente.

Mary.Hellen 04/10/2022

jornalismo em quadrinhos
joe sacco traz uma parte da história do conflito Palestina x Israel de uma maneira diferente: em quadrinhos. as entrevistas que ele conduziu em território palestino se baseou em conversas que ele teve com o próprio povo local (já que Joe viajou à Palestina para fazer esse trabalho) e em suas próprias observações.
vejo esse livro como um livro revolucionário para ambas as áreas: o jornalismo e as histórias em quadrinhos.
livro muito bom.

woocisco 26/06/2022

Me tornou mais empático
O jornalista Joe Sacco visita a Palestina após perceber que a mídia dos Estados Unidos só mostra o lado israelense do conflito, e quer demonstrar qual é o outro lado da situação, o palestino. Durante seus relatos (que por sinal são muito bem retratados e desenhados), a vida diária dos palestinos é retratada com clareza, mostrando como é a insegurança deles alimentar, de trabalho, sem saneamento básico e com constantes ameaças do exército israelita. Com certeza esse livro deve mudar a visão de qualquer um sobre a situação, quebrando diversos preconceitos.

Emanuel 17/06/2022

Palestina
Palestina é o documentário em quadrinho pelo jornalista e quadrinista Joe Sacco que relata as diversas entrevistas durante sua visitação a Faixa de Gaza e Cisjordânia. É um dos maiores exemplos, acredito eu, que podemos ter de quadrinho jornalístico na atualidade.
Diferente de outros que já li do gênero, Palestina trás mais uma abordagem de reportagens dispensando um pouco o apoio da narrativa gráfica. Muito texto informativo disposto sobre desenhos de apoio para ambientação. Aqui não temos muita ação e movimentação gráfica, mas não entenda isso como uma critica. Acho que combina muito com o tipo de narrativa que Joe quer passar e a arte é sensacional. Daquele tipo de página que prende facilmente o leitor por alguns bons minutos de análise e apreciação.

Alguns pontos no estilo de abordagem do autor me incomodam. Me parece, em certas vezes, baseado no comportamento que observei durante a leitura, que o autor está fazendo uma espécie de "Dark Turism" pela Palestina. Digo isso porque senti muita falta de empatia da parte dele. Podemos acompanhar toda a crueldade da parte dos israelenses e toda a resistência e força de vontade do povo da Palestina. O sofrimento é mostrado. A dificuldade é mostrada. Está tudo lá, porém olhei por olhos [do autor] que não me passaram empatia. Não desperta sentimentos.

Bom, você que está lendo essa resenha não leve como uma critica. Isso não atrapalha em nada o excelente trabalho e o grande estudo jornalístico levantado pelo autor. Demonstra apenas minha visão terceirizada da obra. E tudo bem, todo mundo vai ver de uma maneira diferente.

Opiniões a parte, Palestina é um excelente trabalho. Com texto cru, mas muito bem escrito, acompanhado de ilustrações de qualidade primordial. Uma leitura maçante, mas que vale muito a pena ser concluída. Ainda pretendo reler em um futuro com olhar mais amadurecido e ter uma segunda opinião. Esse é um daqueles quadrinhos que deveriam ser essenciais em escolas.

Matheus Laneri 12/05/2022

Pequena obra-prima da história dos quadrinhos. Essencial ter na coleção. Joe Sacco mostra a realidade dura e crua do povo palestino. Embora se passe nos anos 90 ainda é infelizmente muito atual

Luisa 08/05/2022

Perfeito!!!
Uma obra de arte essa edição!! Amo os detalhes dos desenhos e como as histórias são contadas. Muito bom pra quem deseja conhecer mais sobre o povo palestino.
Julinhafox 08/05/2022minha estante
Muito bom esse livro! Adorei também, todos deveriam ler!

Marcos Han 06/02/2022

resenha
Resenha do livro lido para contagem da leitura no
desafio de leitura anual do aplicativo skoob do ano
2022.

annaandradeautora 05/02/2022

Emocionante
O choro está garantido até o final dos quadrinhos. Joe Sacco une meses de trabalhos e inúmeras notas de suas entrevistas que contam sobre a vida de palestinos e israelenses que moram em constante conflito.

Através de traços limpos, a história engloba passagens que seguem por Israel, Cisjordaniana e muito mais. Sacco desiste da zona de conforto, passando por perrengues para coletar o máximo de trabalho possível.

Claro, é impossível ser parcial diante do material exposto. Os depoimentos são tristes, impossível de não criar empatia pelas lutas diárias de milhares de palestinos, que vivem em zona de guerra.

A verdade não é escondida, alguns diálogos põem o leitor para refletir. Se vários jornalistas publicam sobre o caso, por que nada é feito?

Assim como “Refugiados”, também recomendo “Palestina” com força. A densa história abre os olhos e nos faz perguntar o que realmente importa no fim das contas.

site: beladistopia.com

Gabriel Farias Martins 12/01/2022

Estourando bolhas
Aquilo que diferencia o opressor do oprimido é apenas o poder acumulado em cada lado..
Já sabia que seria uma leitura impactante, mas me surpreendeu.
Joe Sacco apresenta um pouco da vida de árabes naquela região tão conturbada.
Ao concluir a leitura, a vontade é de se sentar em uma sala e beber chá (com muito açúcar) junto aos palestinos.
(Isso pq eu nem gosto de chá)
Recomendo a leitura.

Camila Borges 27/12/2021

Mergulho na história de pessoas comuns
Gostei muito de conhecer mais sobre o conflito, principalmente porque Joe Sacco procura retratar a vida de pessoas comuns. É triste ver como a paz está distante e como milhares de pessoas anseiam por ela, mesmo sem saber se um dia vai chegar de fato. Mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência física, adolescentes que entraram pra resistência ainda novos, palestinos que não podem trabalhar porque o governo israelense não permite, mães que perderam seus filhos em meio a violência dos soldados, prisões, fome, toque de recolher, tudo isso é exibido pra nós por meio do traço do autor.

Joe Sacco é um narrador que participa, critica, e por vezes também lança mão da crítica a si mesmo. Reconhece que é apenas um jornalista/cartunista procurando histórias cabeludas, mas que só pode enxergar de um ponto de vista: o de fora. Achei muito feliz essa autocrítica, é de uma baita honestidade reconhecer as próprias falhas e limites, Joe faz isso o tempo todo.

Gustavo Rafhael 20/08/2021

Quando o outro lado é ouvido
Joe Sacco dá um show de jornalismo, arte e coragem nesse livro tão precioso.
O autor foi para a Palestina ouvir in loco as histórias desse povo e relatar o que ele via lá.
O motivo de dizer que esse é um livro precioso é justamente por ele dar voz ao outro lado do conflito Israel x Palestina. Na maioria das vezes nas visão ocidental é mostrado que Israel e o mocinho e Palestina é o bandido terrorista. Os relatos colhidos por Joe Sacco mostram que o negócio não é bem assim, mostra um povo que foi tirado de suas casas e jogado em campos de refugiados, que é proibido de frequentar o lugar sagrado da sua religião e que caso se rebele contra isso é preso e muitas vezes morto.
Recomendo demais a leitura para quem tem curiosidade sobre a visão dos palestinos sobre esse conflito que já perdura por anos.

Wallace17 30/07/2021

Para entender os efeitos do conflito na Palestina/Israel
Essa obra maravilhosa de Joe Sacco, trás a perspectiva dos Palestinos sob a ocupação do judeus em Israel. Joe conta numa reportagem em quadrinhos todas as atrocidades cometidas pelo Estado judeu, sob o povo palestino. Prisões arbitrárias, destruição de propriedades, espancamentos, torturas, assassinatos. É uma publicação que trás muito dor e sofrimento de um povo que sofre nas mãos dos israelenses. O registro é da década de 90, mas conta com registros históricos desde 1948, ano de fundação do Estado Israelense. •
Isso depois dos Judeus serem vítimas de holocausto. Qual é a lição que os judeus passam para o mundo, sendo tão cruéis com povo palestino? O poder corrompe todos os valores humanos.

E numa segunda análise, como o ser humano ao longo de toda a sua história, usa a religião para promover o mal e desgraça nesta terra.

Um trabalho magnífico do autor. Diagramação linda, tipografia incrível é uma retratação artística excepcional, sob mais um pano de fundo histórico que humanidade deve ser envergonhar! Uma satisfação depois de 10 anos encontrar essa edição especial com as noves histórias! Essa obra magnífica está disponível na biblioteca Belmonte, em Santo Amaro, pertinho da praça Floriano Peixoto! Vale a leitura, vale a reflexão

site: https://www.instagram.com/p/BnoiZDmhSQa/

Marisol 18/05/2021

Palestina, de Joe Sacco
Gosto de livros-reportagem – e isso é nada novo. A novidade, aliás, foi ter lido um livro-reportagem em formato de quadrinhos. Joe Sacco, obviamente jornalista, acompanhou no início dos anos 1990 o confronto entre Israel e Palestina.⁣

Sacco resolveu mostrar a vida dos palestinos, conforme ele explica nesta edição especial, pela “opressão a que eram sujeitos os palestinos”. Outros fatores que o motivaram a evidenciar o povo palestino foram a ajuda financeira dos Estados Unidos a Israel (bem maior comparada a outras nações, segundo o autor), a absoluta vitimização de Israel, a brutalidade do exército israelense, a parcialidade na cobertura jornalística e, consequentemente, a imagem de terrorista associada aos palestinos. ⁣

“Posteriormente, desisti do jornalismo escrito – não por conta de uma desilusão com a profissão, mas, simplesmente, porque não consegui encontrar um trabalho jornalístico que me satisfizesse minimamente. Voltei a me dedicar aos quadrinhos, a paixão da minha vida, e tentei ganhar a vida com eles”, declara no livro.⁣

Por conta própria, decidiu viajar a Israel e aos Territórios Ocupados, onde passou dois meses e meio. “Palestina foi uma tentativa de retratar um pouco da experiência dos palestinos durante a ocupação na primeira Intifada. Desde então, já aconteceu uma segunda Intifada, na qual o conflito agravou-se terrivelmente, com centenas de israelenses e milhares de palestinos mortos.”⁣

Sendo assim, a narrativa está repleta de diálogos que o autor (ele aparece caricutarizado na história) e relatos que ele ouviu, com diversas pessoas anônimas que presenciaram e sofreram com a guerra. Sacco ilustrou com traços fortes e dramáticos, trazendo consigo o impacto daquela dura realidade. Esta edição é excelente e conta com textos de apoio, incluindo o processo criativo dele, que contextualizam e reforçam a temática.⁣

site: https://www.instagram.com/marisoldeandrade/

1 | 2 | 3 | 4