Palestina

Palestina Joe Sacco

Resenhas - Palestina - Edição Especial

1 | 2 | 3 | 4

Mari 02/02/2021

Um livro tocante, essencial para entender ?o outro lado?
Joe Sacco possui uma sensibilidade incrível em descrever, através de palavras e imagens, a situação dos palestinos nos anos 1990, após a Segunda Intifada.
Mesmo para os entusiastas/sionistas, é um livro essencial para entender o outro lado, que sempre é tão mal retratado na grande mídia. Acabamos ouvindo apenas o lado dos israelenses, e deixando de ver os sofrimentos, dificuldades e problemáticas de quem está vivendo todos os dias com batidas policiais, muros, violência e segregação.

Sandro 31/12/2019

Jornalismo de qualidade
Terminei de ler dia 31/12/19, e nada melhor que terminar o ano com uma HQ de qualidade. O autor gera uma intimidade com os acontecimentos tão real e pessoal que ao terminar ler eu sentia que conhecia alguns personagens, que tinha conversado com eles.

setantarpgs 02/10/2019

Uma ótima forma de conhecer mais sobre o tema
Em conjunto com “Notas Sobre Gaza” e “Reportagens” (ambos os quadrinhos do mesmo autor), Palestina é muito triste. Uma realidade cruel como essa precisa ser problematizada e discutida em suas múltiplas facetas e a grande mídia faz exatamente o oposto, homogeneizando as histórias de vida. O autor Joe Sacco foge a essa tendência, indo a campo para colher informações, que em alguns momentos chegam a tornar-se repetitivas, diante de tantos assassinatos, prisões e desgraças. Mesmo assim, não dá pra negar que é um trabalho necessário demais.

Fernando Tôrres Campos 04/09/2015

Palestina como nunca visto
O autor demonstra sua trajetória na Palestina por meio de desenhos que considero verdadeiras obras de arte por seu rico detalhamento.

Gláucia 07/06/2014

Palestina - Joe Sacco
Joe Sacco é jornalista formado nos EUA e essa HQ é resultado do que presenciou nos dois meses que passou em 1996 nas áreas de ocupação israelenses. Ele andava desconfiado da realidade divulgada pela mídia e quis ver in loco o que se passava por lá.
A HQ é basicamente um documentário jornalístico onde ele expõe o drama vivido pela ocupação: ataques com mortos e feridos fazem parte da rotina desse povo sem terra, assim como prisões injustificadas, torturas, toques de recolher, desapropriações, moradias insalubres, falta de trabalho e oportunidade, etc. A HQ acaba sendo repetitiva pois as situações vividas pelos palestinos são praticamente as mesmas.
Aqui ele retrata o lado fraco e oprimido da história mas, em minha opinião o ser humano é o mesmo, independentemente de etnia ou origem, tem o egoísmo na sua essência. Não existe mocinho ou bandido, depende de quem detem o poder. Mas foi muito bom ter acesso ao relato mais aprofundado de quem viu o lado menos divulgado na mídia.
O livro traz um prólogo imperdível do jornalista José Arbex onde ele fala da manipulação midiática.

site: https://www.youtube.com/watch?v=9s9odO0nHCg

Jung Angel 15/05/2013

Resenha Palestina
Para quem gosta de estórias com fundo histórico, Palestina é mais que uma boa opção. E não somente para quem se interessa pelo tema, mas para todos que um dia tiveram curiosidade a respeito, e claro para fãs de quadrinho, ela não deixa de ser um opção reacomodadíssima!

Penso que usar o termo FANTÁSTICO para encerrar o quanto está obra foi ao meu ver, ainda é pouco! Um trabalho meticuloso, caprichado e de uma importância incalculável. Quem ainda não leu Palestina, leia (...) leia, pois não se arrependerá!

Revelador, Triste e emocionante. Palestina trás uma estória que se deve conhecer!

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

Matheus 10/01/2013

Certas obras não podem ser consideradas somente uma forma de entretenimento. Essa é uma delas. Uma hq difícil de se ler. Mas não difícil no sentido de ser mal escrita, e sim no sentido de que a realidade ali mostrada, é complicada de digerir. Com desenhos caricatos, mas realistas ao mesmo tempo, Joe Sacco nos mostra uma realidade que nos faz pensar “como uma pessoa pode suportar viver assim?”. Interessante que em nenhum momento o autor se isenta de expressar sua opinião, ou tenta ser imparcial. É impossível, diante de tal situação, não reagir a miséria e desespero daquele povo, principalmente quando essa situação é causada por injustiça, preconceito e oportunismo. Obra importantíssima, que deve ser lida e relida pois não é simplesmente uma história em quadrinhos, é um verdadeiro relato jornalístico, como o verdadeiro jornalismo deve ser!

Igor 15/12/2012

Uma grande surpresa.
Comprei este livro sem ter ideia do que encontraria, apenas porque o vi em uma promoção na internet e tive curiosidade. De fato, nem ao menos sabia que se tratava de uma história em quadrinhos. E que história em quadrinhos!

Joe Sacco conseguiu o que eu, obviamente preconceituoso, não acreditei que seria possível: falar de tragédias e descrever horrores reais em uma história em quadrinhos. E o mais incrível? Sem ser sensacionalista.

O autor relata fatos e opiniões de um povo sofrido, mostrando aspectos de sua cultura e alterando a imagem estereotipada que temos dos árabes. Usando-se de ironias e sarcasmos, além de, muitas vezes, uma linguagem fria e jornalística, Joe Sacco consegue nos dar uma ideia do quão corriqueira é a violência sofrida pelos palestinos. Em um momento estamos vendo uma pessoa sendo torturada, em outro, uma mãe relatando a morte de seu filho, e logo, estamos conversando e tomando chá, transições tão naturais quanto trocar de estação no rádio.

O único ponto fraco de Palestina é que muitas vezes queremos saber como continuam algumas das histórias contadas, ou um pouco mais sobre o que aconteceu e como aconteceu, detalhes esses que, desconfio, foram suprimidos justamente para nos mostrar o quão banal é a violência sofrida por eles.

Em contrapartida, justamente por se tratar de quadrinhos, somos expostos a outros detalhes bastante gráficos os quais seriam perdidos em um livro comum, tais como as casas mal construídas, as ruas cheias de lama e lixo, as pessoas torturadas e até, quem diria, as expressões nada amigáveis nos rostos dos militares israelenses.

Definitivamente um livro que recomendo!

Roberta 07/01/2012

O outro lado da moeda
Joe Sacco soube muito bem adaptar uma reportagem investigativa sobre a Palestina para o formato dos quadrinhos; ele não apenas nos leva para dentro do mundo palestino como também o faz com humor, sarcasmo e ironia na dose certa, sem que, com isso, a obra perca a seriedade do assunto que ela envolve.

O conflito entre Israelenses e Palestinos é analisado sob o ponto de vista do "inimigo", afinal, como o proprio autor ressalta, o lado judeu já é muito bem representado pelos jornais, revistas, televisão e a mídia como um todo. Entender o lado palestino é fundamental para não julgá-los apenas como islâmicos fanáticos, extremistas e terroristas loucos que explodem os israelenses a qualquer custo.

Cada história no livro narrada e detalhada envolve o leitor e o leva para o lado da moeda que nunca é visto nem contado ou, se é contado, não mostra a real dimensão do problema da forma como propõe Sacco; muitas dessas histórias têm tantos pontos em comum que apenas os nomes dos envolvidos parece mudar. Alguns acreditam na paz, outros acham-na impossível de alcançar. Seria possível que hauvesse paz entre Judeus e Palestinos? Parece que enquanto esse nacionalismo estiver arraigado no coração de cada Judeu e cada Palestino, a tão almejada paz, seja lá o que ela representar, estará cada vez mais longe.

1 | 2 | 3 | 4