Alta fidelidade

Alta fidelidade Nick Hornby

Resenhas - Alta Fidelidade

Bea 19/04/2023

Um verdadeiro caso de: amei o livro, mas odiei o protagonista.
o início da história não me prendeu tanto assim, mas dos 15% em diante o enredo vira uma loucura, você só quer ler mais e mais.
rob é um lixo.
dito isso,
nota 4.

Jéssica Nicodemos 24/03/2023

Não acontece nada no livro. Apenas um homem de 36 anos sendo extremamente imaturo, babaca e machista.

Gabriel.Foppa 20/03/2023

??
Assim gente foi um pouco hétero demais pra mim, mas é bom.
Entretanto a versão em série da Hulu, onde colocam uma mulher pra interpretar Rob, foi muito superior em minha opinião bjs

Airton 04/03/2023

Um babaca legal
É exatamente isso que o Rob é, sim ele consegue ser babaca mas no final como um bom ante herói ele se torna um cara gente boa .um livro cheio de referências pra quem ama a cultura pop .

Rodrigo 22/02/2023

Alta fidelidade
Bem meia boca. O protagonista é tão chato que só não desisti da leitura pelas referências (bandas, músicas, filmes, livros, etc..) que são feitas durante a história.

O livro conta a história de Rob, um cara de trinta e poucos anos, dono de uma loja de discos em Londres, que é ababdonado pela atual namorada e tenta desesperadamente retomar o relacionamento.

Acabei a Leitura e fui assistir a adaptação feita em 2000. Mudaram a locação, não se passa em Londres, passa em algum lugar dos EUA. No elenco temos Jonh Cusack, Jack Black, Tim Robbins e outros... Achei um pouco melhor que o livro, apesar do protagonista continuar sendo chato.

Também há uma série, de 2020. Essa já começou cancelada parece, não passou da primeira temporada e parece que o protagonista Rob é uma mulher. Não assisti.

xtina42 09/02/2023

Eu gosto muito da Laura!
O Rob é um personagem detestável mas muito real. O livro é basicamente ele, um homem bem típico dos anos 90, relembrando os relacionamentos passados enquanto tenta se desvincular do relacionamento com Laura. Nesse processo ele acaba percebendo muitas coisas sobre sobre as mulheres que conheceu durante a vida, sua relação com os amigos e os pais, que passavam despercebido nos seus anos de juventude. É uma história carregada de humor e crise existencial que trazem um gostinho nostálgico dos anos 90 e eu gostei bastante. É um romance honesto sobre autoconhecimento e sobre encontrar alguém que te conheça e ame apesar de, as vezes, você ser um babaca completo.

Daniel Lucca 01/02/2023

Anos 90 nostálgico 80 londrino
Nick relata a história do seu alter ego (Rob) em um relacionamento conturbado e cheio de falhas (como a maioria dos relacionamentos) até que ele pisa na bola e chuta o balde totalmente se perdendo e tentando se reencontrar na falta que sente de Laura.

A leitura desse livro deve ser feita lembrando a época em que foi escrito pleno anos 90, ou seja, cheio de machismo. Por outro lado a transformação em que Rob vai sofrendo ao longo da história mostra um pouco como a mente do autor e de muitos homens trabalha (sem querer generalizar)

Vale a leitura!

Tuyl 29/01/2023

Maravilhoso! Conheço o autor por conta de Febre de Bola há anos e nunca entendi pq na capa deste livro, que é ótimo, tem o selo "do autor de Alta Fidelidade". Agora entendi!!!

Patricia 24/01/2023

?O que veio primeiro, a música ou a angústia?" Rob não consegue desapegar de seu passado, de sua adolescência. Esse livro fala sobre as suas dores do amadurecimento.

Cris 15/01/2023

Recomendo
Valeu a leitura, gostei. Algumas coisas clichês, algumas passagens de dar raiva, mas assim é a vida mesmo.
Gosto da linguagem do escritor, sem frescuras.

Sabrina 06/01/2023

??
Mesmo o protagonista sendo irritante diversas vezes, algumas eu até que me identifico, acredito que ele evoluiu um pouco, amei a escrita.

Pris 26/12/2022

Leitura muito boa, personagem babaca
Valeu muito a experiência de ler esse livro, ainda mais pela forma que ele chegou na minha mão (uma amiga minha me indicou a série, descobri que minha namorada tinha o livro, etc.), mas o que mais me incomodou foi o personagem principal que por sua vez também é o narrador.

É possível, em alguns momentos, se identificar com os medos, inseguranças e comodismo dele sim, não vou negar, mas no geral, ele tenta a todo custo tirar o dele da reta e se vitimizar pelas merdas que acontece com ele. O que, se você for analisar, é até mais fácil, e é por aí que eu tento extrair algo do livro: às vezes a gente é babaca igual o Rob e nem percebe. É preciso lutar contra isso. Uma das últimas frases do livro é meio que o "despertar" dele, e ficamos com a sensação que ele vai tentar tomar as rédeas da própria vida de uma vez por todas.

Tive que passar por várias frases machistas que me fizeram revirar os olhos e por isso penalizei na nota (não interessa se o livro foi escrito há anos atrás, não dá pra relevar). Por fim, gostei muito da escrita e como ela te prende.

Gabriel 03/12/2022

"Alta fidelidade", a meu ver, representa muito bem o espírito do tempo de forma leve e bem construída. Uma geração que passa por um período social bastante deteriorado e difuso tem seus desafios postos na vida privada consequentemente. Qualquer millennial pode se identificar com as questões de Rob, principalmente os homens. Esse livro representa o choque que inevitavelmente iremos passar entre o mundo real e o mundo ideal. E o amadurecimento se torna muito difícil de se alcançar e principalmente de aceitar em contextos assim. Rob representa o sujeito cheio de orgulho e purismo por determinados gotos e valores, que são genuínos, mas para a adequação ao mundo real gera sofrimento, deslocamento e autodepreciação. O livro perpassa por essas questões com humor o que faz com que nossas reflexões possam ir além do que apenas um melancólico pessimismo. Uma surpresa das boas e que recomendo fortemente.

DêlaMartins 12/11/2022

História de um homem crescendo... aos trancos e barrancos
A história é sobre Rob, narrada por ele, um imaturo. Ele tem 35 / 36 anos, é solteiro. O livro começa com histórias dos 5 maiores foras que ele já levou e que, segundo ele, não são comparáveis ao fora que ele acabou de levar de Laura, com quem vivia. No início do livro, Rob ainda não se dá conta da importância de Laura na sua vida.

Rob tem uma loja de discos de vinil, é fissurado por bandas e músicas e, costuma classificar as pessoas conforme o gosto musical delas. A loja não vai muito bem no momento em que Laura sai de casa. A narrativa é sobre o que ele passa e vive com amigos, seus pais, com Laura. A imaturidade de Rob chega a ser irritante. Ele busca pelo romance ideal, pela parceira ideal e sempre acaba se decepcionando e pisando na bola quando encontra algum problema no relacionamento. O interessante do livro é a reflexão de Rob, o crescimento pelo qual ele passa enquanto tenta reconquistar Laura.

Gostei.

lua 21/09/2022

o oposto de um livro leve.
Vale a pena ler pela experiência! a maneira como a ansiedade e a frustração da adolescência e da vida adulta é lidada, é muito bem escrita, cria fácil vínculo de identificação. mas é só isso, o livro inteiro. Levando em consideração também, que você realmente entra na história e consegue se ver se encontrando num bar com o personagem principal.

Li sua conclusão, mas não consegui enxergá-la de fato, o final é muito solto e confuso. o livro não passa disso. ansiedade e frustrações.