O estrangeiro

O estrangeiro Albert Camus

Resenhas - O Estrangeiro

Eduardo 12/12/2023

Magistral. Desde a ação rápida e confusa até ao julgamento, no qual nos pegamos tendo as mesmas reflexões, a sociedade realmente nos julga por impressões que tem de nós, desconhecendo a razão por trás de nossos atos.

midnightrainz_ 11/12/2023

Cabeças explodindo a todo momento
Faz aproximadamente 3 dias que eu terminei esse livro e eu ainda não consigo montar uma linha de raciocínio clara e racional para poder falar sobre ele, mas vou tentar assim mesmo

nunca na minha vida um livro me fez refletir tanto quanto esse. cada palavra que eu lia eu sentia a minha mente se abrindo e um novo mundo sendo descoberto por mim. comecei a enxergar traços dessa história para tudo q eu olhava, e pensei em como é bizarro q um livro publicado 80 anos atrás consegue se manter ainda tão atual

ainda não atingimos o mesmo nível de indiferença (e consequentemente liberdade) de mersault, mas recebemos o mesmo tratamento de "estrangeiros". existe uma certa cartilha invisível de convivência social que precisamos seguir a risca e sem nos questionarmos para que não padeçamos no tribunal social. podemos observar isso no recente caso da família da ana benevides, mulher morta pela incompetência de uma empresa bilionária nos recentes shows da taylor swift no brasil, que foi severamente criticada por ter tirado uma foto com a artista favorita da moça na qual sorriam. não muito diferente do tratamento dado a mersault por não ter chorado no velório da mãe, como se alguém tivesse direito de ditar como alguém deve ou não viver o luto.

outra questão muito curiosa nesse livro é a invisibilidade da vítima da história: o árabe. para começo de conversa, ele nem sequer tem nome, um completo ninguém na sociedade. o próprio caso a princípio não chamara a atenção de ninguém, pq 1- a vítima não era importante e 2- a história era muito simples. contudo, toda aquela situação sofre uma virada de mesa brusca quando a acusação decide juntar o assassinato do árabe ao comportamento de mersault no velório da mãe, dando extrema ênfase a esse último. com isso, a pouca importância que o árabe tinha no caso se esvai completamente, as testemunhas estão todas ligadas a mãe de mersault, ninguém da família dele, ou alguém que o conhecia, até mesmo alguma testemunha ocular é chamada para depor. por que isso? por que o homem morto não importa. qm liga pra história de um qualquer morto a tiros numa praia quando vc tem esse psicopata que não chorou pela morte da mãe?

outro ponto que quero comentar é a respeito de salamano. ele é um vizinho de mersault e tem um cachorro o qual odeia (pelo menos, o trata como se odiasse) e vive maltratando, gritando. o animal vivia machucado e era extremamente magro. não me lembro com muita clareza, mas se eu não me engano tem um trecho que salamano fala que queria se livrar do cachorro ou algo do tipo. mas, quando esse animal foge, o homem entra em desespero, procurando por todos os lugares, perguntando às pessoas na rua. não consegue obter resposta alguma, e volta todas as noites para a casa onde chora até adormecer. a história desse homem me deixou muito reflexivo sobre como as vezes na vida agimos um pouco como salamano: nos submetemos a situações que detestamos, mas não conseguimos ficar sem. uma relação meio abusiva com a nossa própria existência, eu diria

no fim, o estrangeiro, pelo menos para mim, é sobre isso: um livro sobre um personagem que se recusa a seguir convenções sociais e será condenado por isso (que fique claro que isso não é uma defesa, até pq ele tem alguns atos bem questionáveis ao longo da história)

segue a forte dica desse livro maravilhoso que eu poderia ficar falando sobre por horas e ainda haveria assunto deixado de fora (como a questão do sol). é um livro extremamente enxuto, cada frase colocada nele tem um propósito, e isso é simplesmente lindo. quero tentar ler mais coisas do autor ano q vem, preferencialmente "a peste" ou "o mito de sísifo"

ps: uma última coisa a comentar, o último capítulo tando da primeira parte quanto da segunda são simplesmente obras primas
nat 19/12/2023minha estante
amei sua resenha!!!!
ficaria horas conversando sobre esse livro com vc.. pq tem tantas coisas a se dizer dele, realmente um livro muitíssimo bom

Bruno939 11/12/2023

Muito Bom!!
Que livro, meus amigos!!! Meursault, personagem principal, é um sujeito intrigante ao ponto de espantar a todos por sua personalidade apática, tratando tudo que acontece em sua vida com tranquilidade e "tanto faz", até ser preso e condenado a morte, permanecendo apenas com sua certeza de "está tudo certo".

Adre 11/12/2023

Albert Camus
Esse é um livro com um início, meio e fim interligados da maneira mais genial que um autor podia ter feito. Essa foi uma leitura extremamente gostosa de ler.

"Compreendi, então, que um homem que houvesse vivido um único dia poderia sem dificuldade passar cem anos numa prisão."

Nota: 9.5/10

yaxmiins 11/12/2023

Não me prendeu
Entendi o conceito, mas achei o livro extremamente chato, começando pelo personagem principal, um cara apático e desinteressante.

Julia.Roloff 10/12/2023

Que loucura.
As vezes eu leio livros sem ler a sinopse, o que foi o caso desse livro aqui e sinceramente, deixou a experiência de ler esse livro ainda melhor e mais interessante.

Eu fiquei em choque, eu fiquei muito braba, eu fiquei angustiada e indignada. E tudo isso em um livro bem curtinho com uma narrativa simples.

Muito bom, valeu muito a pena.

Bruno sorriso 10/12/2023

Estranhamente estranho
Imagine um personagem totalmente desprovido de sensibilidade e humanidade. Multiplique por 1.000 e camur conseguirá te surpreender com a figura de um corpo operante sem uma alma .

felipefrancica 10/12/2023

Ótimo livro
Um livro fantástico que foi minha primeira leitura de Camus. Faz o leitor pensar o tempo todo sobre o comportamento humano e sobre nossas atitudes perante situações absurdas. Um livro que traz reflexões profundas.
Me envolvi muito na história, recomendo demais!

mariliano 08/12/2023

Como é viver de modo que "tanto faz"?
Meu primeiro livro do Camus, achei muito interessante, pensei que seria mais difícil de ler, também estou meio na dúvida se consegui entender tudo hahaha. Achei o livro um pouco parado. Quero dizer, não era o que eu esperava. Pensei que fosse ser um livro cheio de diálogos e reflexões, mas acabou sendo repleto de descrições e demorou um pouco para que o principal acontecesse. Entretanto, durante as descrições foi possível compreender mais sobre o personagem principal e perceber como ele era uma pessoa esquisita, uma pessoa tão fria. Achei muito interessante que, durante seu julgamento, todos estavam mais preocupados em discutir o fato de que ele não chorou durante o enterro de sua mãe do que seu próprio crime que havia sido cometido. É incrível perceber o quanto ele era uma pessoa levada pelo vento, tudo para ele era tanto faz, nada importava. Havia uma mulher que o amava e que gostaria de se casar com ele e não importaria se ocorresse o casamento ou não. Ao final do livro, entende-se que ele se arrepende por ter vivido sua vida dessa maneira, sem ter feito escolhas que o agradassem, que tivessem significância.
"-Não, não consigo acreditar. Tenho certeza que já lhe ocorreu desejar uma outra vida.
[...]
-Uma vida na qual eu pudesse me lembrar desta vida."

Naislan 07/12/2023

O Estrangeiro
O Estrangeiro é um livro que quando você conclui,você pensa : mas o que aconteceu aqui?
Que livro estranhamente bom.

igsuehtam 04/12/2023

Viver no "tanto faz"
Daqueles livros com um personagem fora do padrão. Faz o inverso do que a sociedade quer e exige. O estrangeiro é um livro que você se incomoda, fica ????? mas não quer parar de ler. Grande obra. E nesse releitura que fiz me acrescentou muitas coisas.

Juliana Rodrigu 04/12/2023

Complexo ! Tentando ainda entender esse clássico! Confesso que só li pelo
Clube do livro da Prioli e o Karnal

Saturnotemanéis 04/12/2023

O estranho
Não pensei que ia amar, mas em determinado momento a leitura me absorveu, acabei tão envolvido que é impossível Que essa não seja uma das minhas leituras favoritas do ano, quem diria que ser obrigado a ler um livro pra faculdade podia dar nisso.

Mateus 03/12/2023

Momentos bonitos
O estrangeiro, praticamente um conto de Albert Camus, é uma obra interessante, apesar de ser muito curta, é muito claro e direto, sem no entanto, ser simplório. Tem momentos bonitos e dariam ótimas reflexões sobre vida, morte, liberdade e indiferença em um mundo extremamente analítico sobre seus membros, como devem ser, agir e sentir.

Zanucoli 01/12/2023

Preocupado
Preciso de terapia por me identificar tanto com o Meursault?
Entrou no top 5 dos melhores do ano...