Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Caio 17/11/2022

Uma coletânea sensível e preciosamente traduzida!
Nas dez cartas de Rilke ao jovem Kappus, encontramos um diálogo sincero e um escrutínio cuidadoso da alma e da vida. No poema que as sucedem, a delicadeza das palavras inebria, e só lhes descobrimos a profunda riqueza no posfácio de Musil. Encontramos nas entrelinhas de Rilke o "grande líder" anunciado na última linha.

glendsx 15/11/2022

abraço quentinho
é um livro bem curtinho. são cartas que o rilke trocou com um jovem rapaz e esse jovem rapaz tem todos os problemas atemporais de nao saber o que fazer da vida. eu achei tão aconchegante de ler que eu fui lendo de pouquinho tipo umas duas cartas por mês pra não acabar tão rápido. são textos antigos escritos por um homem então tem umas 2 ou 3 baboseiras misógenas, que são de se esperar mas foram breves. a sensação que da é de estar recebendo conselhos de um avô sábio.

"o senhor é tão jovem, tem diante de si todo começo, e eu gostaria de lhe pedir da melhor maneira que posso, meu caro, para ter paciência em relação a tudo o que não está resolvido em seu coração" ?

Antônia 12/11/2022

esse livro não é sobre poesia, ele vai além...
Pra quem é meu amigo, ou pra quem me pede indicações de leituras, com certeza já me ouviu falar desse livro.

Rilke, era um poeta tcheco que nasceu no finalzinho do século XIX e que escreveu muito no começo do século XX.

Até hoje ele é considerado um dos grandes poetas da língua alemã. Rilke, era um poeta europeu que foi muito influente e que até hoje tem uma sensibilidade contida na sua escrita.

Embora Rilke fosse um baita poeta, esse livro em questão não é de poesia, nem sobre a sua poesia.

📖 No começo do século XX, por meados de 1903, Rilke já era um poeta [foda] conhecido, já era um poeta influente. E, um belo dia, um jovem [aspirante] poeta chamado Franz Xaver Kappus, sendo fã de Rilke, o envia uma carta dizendo: “...sou muito seu fã, sou poeta também…” acrescentou alguns de seus poemas, e por fim, pediu a opinião do velho Rilke.

📖 Era visto que o jovem Kappus queria ver se os seus escritos eram de certa qualidade, e caso contrário, por onde ele poderia começar a melhorar.

📖 Com toda a sua genialidade, humildade e sensibilidade, Rilke respondeu esse jovem poeta com uma carta incrível sobre o quão Kappus não deveria se preocupar com a opinião dos outros. Sobre não ser o papel dele [Rilke] dizer o que acha bom ou ruim, porque a opinião dele não importa.
A partir daí Rilke começa a discorrer sobre o que ele considera ser arte, a real arte.

📖Então ele explica, que a arte é a expressão da nossa essência, é a nossa conexão com aquilo que tomamos como verdade, unindo com a nossa experiência pessoal. Arte é expressar isso tudo da forma mais genuína e autêntica possível.

Essa primeira carta, na minha opinião, é muito inspiradora.
É super sensível sobre não buscar validação externa, sobre acreditar em si, sobre se conectar contigo mesmo. Sobre criar partindo de um lugar de autenticidade e não de uma validação por status.
E a partir dessa primeira carta, eles começaram a trocar uma correspondência, que durou por volta de uns 5 anos, em que o Rilke acaba dando vários conselhos de vida para o jovem Kappus.
Foram ao todo sete cartas, cada uma falando de assuntos diferentes mas de uma grande relevância.
A primeira foi sobre acreditar em si, buscar sempre a autenticidade. Outra foi sobre o amor, sobre relacionamentos, sobre a solidão. Em seguida, ele comenta sobre o homem e a mulher, abordando questões de gênero (o que me chamou demais a atenção, por ser um dos meus objetos de estudo/pesquisa).

Rilke, era um baita vanguardista. A visão de mundo dele, em 1903, chega a ser mais à frente do que a nossa atual.
Por exemplo, quando ele fala sobre relacionamentos. Relacionamentos são formas da pessoa evoluir como ela mesma, manter a sua autenticidade, não criar co-dependência. Então, ele faz uma análise de como os relacionamentos, normalmente, são fugas das pessoas delas mesmas, criando assim as co-dependências, a fim de não precisar lidar consigo mesmo, logo, se afastando de si.
Cartas a Um Jovem Poeta é um livro que eu gostaria de ter lido antes dos meus 18 anos, mas que agora com 22 ainda faz sentido [arrisco dizer que sempre fará].
É um livro que tem uns “macetes” da vida que quanto mais cedo tu entenderes, mais cedo tu vai ir atrás do que importa de verdade. Além de refletir sobre o que tu queres, do jeito que tu queres que seja a tua vida.

camphalfblood 09/11/2022

"Peço-lhe que tente ter amor pelas próprias perguntas, como quartos fechados e como livros escritos em uma língua estrangeira. Não investigue agora as respostas que não lhe podem ser dadas, porque não pode vivê-las. E é disto que se trata, de viver tudo. Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas."
Maria17758 10/11/2022minha estante
que lindooo!!

camphalfblood 10/11/2022minha estante
têm mts quotes lindos e que fazem refletir dms!!! essas cartas são uma preciosidade

vique 05/11/2022

achei incrível como vários conselhos dele, escritos há mais de um século atrás, se encaixaram perfeitamente na minha vida hoje

Daniela Botelho 31/10/2022

Gostei mais do prefácio e posfácio rs
Então, eu sempre me enrolo para fazer resenhas dos livros. Achei bom, mas não consegui me encantar. Talvez seja eu que esteja mt cansada no fim do ano. O prefácio e o posfácio acabam sendo mais interessantes por estarem comentando a obra que a obra em si, pelo menos para mim, que nunca tinha ouvido falar no autor. Não achei ruim, só não me encantou.

Pedro.Firmino 23/10/2022

Viver como uma escrita poética
Impossível produzir uma resenha de um livro no qual, nos primeiros capítulos, Rilke já tutela ao jovem Krappus (a qual se corresponde) que nada passa mais longe de uma obra de arte do que a crítica. Li este livro de uma biblioteca, mas já entendi que vou ter que comprar um, e consultá-lo ao longo dos anos. Rilke não apenas ensina como direcionar sua vida para vivenciar uma existência poética, mas nos ensina a lidar com a solidão, as opiniões, a memória e a busca pela beleza cotidiana. Todos esses conselhos expostos em forma de carta, nos faz sentir Rainer Maria Rilke como alguém próximo. Espero nos reencontrarmos logo, meu amigo.

sammy 23/10/2022

Cartas
Carregado por uma atmosfera de reflexões que impulsionam o leitor a direcionar cada vez mais atenção ao texto literário e a sua abordagem acerca da vida. Possue uma mensagem repleta de divagações importantes e uma linguagem tranquila que permitiu que 100 páginas fossem lidas rapidamente. Uma ótima experiência!!

Raizicesð· 22/10/2022

Profundo e certeiro
As cartas endereçadas ao jovem Kappus por Rilke parecem ser direcionadas a nós leitores que buscam um sentido para a existência e questionam ao redor.

Por vezes, nos deparamos com a solidão, com o desafio de sermos nós mesmos, com a insegurança e com a dúvida. Rilke consegue perscrustar tais assuntos de maneira singela, mas ao mesmo tempo profunda e certeira.

Por ser um compilado de cartas, o livro se torna uma leitura leve e aconchegante. Além disso, nos possibilita enxergar a vida de maneira mais poética, quase um manual de como ser um poeta, se é que isso seja possível...

Renata Barreto 16/10/2022

Livro curtinho que te faz ter reflexões longas sobre a vida. Gostei especialmente de como ele fala da solidão.

Yasmin 06/10/2022

li o livro pois o título me despertou curiosidade.
é muito aquele livrinho que fica encostado em um sebo e ninguém se importa de ler a sinopse ou dar uma folheada. mas nesse livro que a primeira vista parece de pouca importância guarda preciosidades.
rilke, através dessas correspondências, se revelou pra mim um pensador muito a frente de seu tempo, com ideias modernas e reflexões poéticas e de muita humanidade.

Jaqueline 01/10/2022

Esse foi o meu primeiro contato com Rilke. Embora não conheça ainda as suas obras, interessei-me em procurar mais sobre o autor. A forma com que alguns temas como o papel do artista, a arte da escrita, o valor de uma obra de arte, a beleza, o amo e a solidão são citados fizeram com que eu refletisse bastante. Pretendo pesquisar mais sobre as obras de Rilke para entender como as opiniões que ele expressa nessas comunicações aparecem em seus poemas.

giulliana 26/09/2022

Um livro para ser de cabeceira, lido com constância e degustado aos poucos
Que livro sensacional. São cartas escritas entre 1903 e 1908 o que nos da a impressão, de início, que será chato de ser lido por ser algo "antigo". Mas me surpreendi, a leitura é incrível, pequena e fácil.
Rilke, com uma gentil sensibilidade pontua em suas cartas questionamentos sobre: angústia, solidão, Deus e também como se estabelece a conexão autor e obra.

Susan.Kelle 25/09/2022

Nutro uma curiosidade por Rilke por conta de ele ser o poeta preferido de um dos meus personagens favoritos. Esse personagem passava incontáveis horas com ele. E assim, me vi curiosa por ele. E caramba, valeu muito a pena conhecer um pouco dele. Ele tem esse quê de melancolia, esse apreço pela solidão e ao mesmo tempo um reconhecimento da beleza que até mesmo as menores e mais ignóbeis coisas têm. Acho que senti uma certa identificação com a maneira de pensar dele, e me senti tão consolada quanto Kappus, apesar de não nutrir os mesmos anseios do mesmo.
Beeinha 25/09/2022minha estante
Tive muitas reflexões com as cartas

Susan.Kelle 25/09/2022minha estante
Mesmo reforçando a importância da solidão na vida do artista, ele conseguiu ser tão obstinadamente otimista. O reforço da confiança em si mesmo e não no outro, o questionar as dúvidas que assombram os pensamentos.. apesar das poucas páginas uma mensagem claramente foi passada e reforçada na minha mente.

Gabriela 22/09/2022

Amor à escrita
Cheguei a esse livro por causa de uma citação que vi, um tempo atrás, uma professora reproduzir: ?basta sentir que se poderia viver sem escrever para não mais se ter o direito de fazê-lo?. Embora não precisemos ser tão extremistas quanto ao valor da escrita, essa citação me motivou a ler Rilke para ver quantos aprendizados mais eu poderia extrair dessas cartas.

Devo dizer que foram muitos. Excertos sobre a arte, a solidão e a própria fé despertaram algumas reflexões. Por conta de leituras anteriores, identifiquei as influências de Nietzsche e Baudelaire, que facilitam a compreensão do ponto de vista de Rilke a respeito do ser-estar no mundo.

Além das ?Cartas a um jovem poeta?, esta edição conta com uma bela tradução de Cecília Meireles de ?A canção de amor e de morte do porta-estandarte Cristóvão Rilke?. O trabalho de Cecília nesse texto manteve uma poética e um jogo de palavras interessante que colaboraram para que a canção fosse apreciada.

É uma leitura que vale a pena para quem quer conhecer Rilke e para quem procura inspirações para continuar escrevendo.