Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

denise 26/12/2022

Cartas a um jovem poeta
Gostei, apesar de ser um estilo de livro que não consumo muito.

Enquanto eu estava lendo muitos trechos me fizeram pensar intensamente.

"Aonde você vai Sam?" 23/12/2022

"Também a arte é apenas um modo de viver"
"Sua tendência para a dúvida pode se tornar uma boa qualidade se o senhor a educar."

Apontamentos, conselhos e percepções sobre a vida artística nunca são demais e serão sempre úteis à alma arguta.

Esse livro era o "Roube como um artista" do início do século XX.

Kael.Paulino 16/12/2022

Não sou capaz de opinar
Especiavas foram criadas, mas expectativas não foram atendidas. Algumas cartas são bonitas, mas o livro em si achei meio termo, mais do mesmo?

Nara 12/12/2022

Achei o momento certo da vida para ler esse livro, autor aborda muito sobre solitude, amor e liberdade. Gostei muito da forma que ele expressa a solidão, não de um modo triste, mas que a solidão é perfeita para a reflexão dos próximos momentos que nos venham fazer feliz e ter amor. Ser solitário é ter paciência e reflexão.

Isa 09/12/2022

Fiz tantas marcações nesse livrinho, cada parágrafo um tapa na cara e uma reflexão de conforto. Muito bom

Germana 08/12/2022

"Muito melhor é perceber que somos solitários, e partir daí"
Amável

cartas profundas e com sentimentos. Da para ver Rilke passando seu conhecimento e paixão para o Kappus.

Além de falar sobre poesia existe a filosofia e reavaliação da realidade.

giovanna.parani 07/12/2022

existem livros que quando começamos a ler não imaginamos o aprendizado que ele iria trazer. e esse é um desses livros. cartas a um jovem poeta é uma obra curta, mais cheia de ensinamentos, entender sobre a vida e sobre como nossas dúvidas de nós mesmos podem se tornar aliadas. entender que para amar é preciso entender o que é o amor com todo o seu ser. é definitivamente um livro que todos aqueles que vivem em uma guerra constante contra o próprio interior e contra o mundo deviam ler.

"voltar-se para si mesmo e sondar as profundezas de onde vem a sua vida; nessa fonte o senhor encontrará a resposta para a questão de saber se precisa criar."

"Obras de arte são de uma solidão infinita, e nada pode passar tão longe de alcançá-las quanto a crítica. Apenas o amor pode compreendê-las, conservá-las e ser justo em relação a elas."

"Ele vem apesar de tudo. Mas só chega para os pacientes, para os que estão ali como se a eternidade se encontrasse diante deles, com toda a amplidão e a serenidade, sem preocupação alguma."

"Não se deixe enganar em sua solidão só porque há algo no senhor que deseja sair dela."

"Caso possua terrores, são nossos terrores; caso surjam abismos, esses abismos pertencem a nós; caso existam perigos, então precisamos aprender a amá-los. Se orientarmos a nossa vida segundo aquele princípio que nos aconselha a nos aferrarmos sempre ao que é difícil, o que agora nos parece ser muito estranho se tornará o que há de mais familiar e confiável."

Manu5 05/12/2022

Perfeito
Eu tô passada com o quanto esse livro é maravilhoso, esse livro tem conselhos pra levar o resto da vida, a escrita é muito boa, a tradução tá maravilhosa, só elogios pra essa obra prima.

Fefe 05/12/2022

Um livro para você ler em uma ou duas horinhas
Gostei demais,é um livro pra você reler várias vezes, eu mesma vou ler sempre que me sentir perdida.
Muito fofo,muito confortável,gostei demais.

Lorena 04/12/2022

Aprendizado...

Lucikelly.Oliveira 29/11/2022

"Acredito que quase todas as nossas tristezas são momentos de tensão, que sentimos como um paralisia porque não ouvimos ecoar a vida dos nossos sentimentos que se tornaram estranhos para nós. Isso porque estamos sozinhos com o estranho que entrou em nossa casa , porque tudo o que era confiável e habitual nos foi retirado por um instante, porque estamos no meio de uma transição, em um ponto no qual não podemos permanecer. E por isso que a tristeza também passa: o novo em nos, o acréscimo, entrou em nosso coração, alcançou seu recato mais intimo e mesmo ali ele já não esta mais - está no sangue.

@PinkLemonade 25/11/2022

Leia se puder
Cartas a um jovem poeta trouxe a vida uma das coisas que eu mais gosto: troca de cartas com temática.
O compilado das cartas do Rilke é extremamente belo e agradável de se ler.
A sensibilidade e sabedoria acumulada do autor faz diversos trechos dignos de se guardar.
Creio que mesmo que você não aspire produção artística, deve ler "for enhancement" de sua avaliação da arte que consome.

Kérolin 23/11/2022

Livro para ficar na cabeceira da cama
Já reli várias vezes essas cartas. O Rilke aparenta ter sido um ser humano raro.
Eu tenho certeza que irei consultar esse livro muitas vezes durante a minha vida, como o próprio Rilke disse em uma carta:
"Viva nesses livros um momento, aprenda neles o que lhe parecer digno de ser aprendido, mas, antes de tudo, ame-os. Esse amor ser-lhe-á retribuído milhares de vezes e, como quer que se torne a sua vida, ele passará a fazer parte, estou certo, do tecido do seu ser, como uma das fibras mais importantes, no meio de suas experiências, desilusões e alegrias."

Lorayne.Stinguel 17/11/2022

Eu achei que seria uma troca de cartas, mas são as cartas que Rilke enviou somente. Gostei especialmente da penúltima.