Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Anna 05/01/2023

A escrita do livro tem a gentileza de um professor conduzindo o seu pensamento, é muito caloroso e desperta uma curiosidade para a vida. Não se trata apenas de um livro sobre a potência da escrita e da criação artística, mas sim como a gente se relaciona com nós mesmos ? as nossas dores, a solidão, o amadurecimento ? e, consequentemente, com o amor do outro. A simplicidade e a ternura com que escreve sobre processo criativo, arte, solitude e crescimento foram um acolhimento, de forma que você nem percebe o fluir das páginas. Lindíssimo.
?Não somos capazes de dizer quem chegou, talvez nunca cheguemos a saber, mas vários sinais indicam que o futuro entra em nós dessa maneira, para se transformar em nós muito antes de acontecer?.

Kamilly 05/01/2023

sobre se enxergar
A solidão te faz ser quem você é, não fuja dela. É como se tornar uma fortaleza que nunca será destruída, talvez seja e isso também não é ruim

Morjack 04/01/2023

Sobre solitude
No geral é um livro sobre, em todos os contextos, você tratar a relação consigo mesmo, que é o que define sua própria solidão. Interpretei de forma a achar q o autor trata esse ser solitário, como um indivíduo que entende de si próprio.

Luisa.Araujo 04/01/2023

Interessante.
Acredito que esse estilo de leitura não seja um dos meus favoritos, mas não dá pra negar que é interessante. Leitura bem rápida e tranquila com alguns conselhos profundos e que valem a pena de ser lido novamente depois.
Eu, como aspirante a escritora, certamente guardarei algumas frases pra refletir e quem sabe destravar a dificuldade que tenho em me assumir como tal.

daphnemerces 03/01/2023

Primeiro de 2023 e começou super bem. Muitas reflexões e o que ele falou sobre nós jovens não sabermos amar é tão verdade.

Um livro que provavelmente irei reler e que será de cabeceira :)

Recomendo!

?No restante, deixe a vida acontecer. Acredite-me: a vida tem razão em todos os casos.?

literatriz 03/01/2023

Volte-se para si mesmo
Estou muito satisfeita de ter escolhido esse livro pra minha primeira leitura do ano, é lindo, poético e tranquilo. A recorrente menção e dissertação sobre a solidão me faz pensar muito na vida em que levamos atualmente, sempre fugindo de nós mesmos.
SihNeurótico 03/01/2023minha estante
Penso muito em ler!

Jaciclea 03/01/2023minha estante
Deve ser lindo esse livro. Nunca li nada dele mas inesquecível foi o poema que ele dedicou a Lou Andreas-Salomé que mostra no filme "LOU".
No Livro das horas, ele dedica esse poema a ela:
"Apaga-me os olhos: ainda posso ver-te,
e sem pés posso ainda ir para ti,
e sem boca posso ainda invocar-te.
Quebra-me os braços, e posso apertar-te
com o coração como com a mão,
tapa-me o coração, e o cérebro baterá
e se me deitares fogo ao cérebro
hei de continuar a trazer-te em meu sangue".

literatriz 03/01/2023minha estante
Recomendo muito a leitura, Amanda!

literatriz 03/01/2023minha estante
Que lindo esse poema, não sabia desse filme, fiquei curiosa para assistir

Sabelpimenteel 01/01/2023

Cartas a um jovem poeta é um livro muito bonito, que nos faz ter várias reflexões a respeito da vida,da solidão e da arte.

A escrita é simples e transmite tranquilidade e uma sensibilidade artística perfeita. Uma leitura rápida que vale a pena de ser lida ?

"É bom ser solitário, pois a solidão é difícil; o fato de uma coisa ser difícil tem de ser mais um motivo para fazê-la."

Ladygioh 31/12/2022

Escrita por amor
É uma história curta e simples mas com um significado incrível, o conselho do autor para o poeta toca todo tipo de artista, para você acreditar na sua obra e persistir nela e fazer por amor.

Julia4742 31/12/2022

Cartas a um jovem (poeta)
Foi uma leitura muito gostosa que caiu no momento certo. Cartas que conferem em uma linguagem simples e objetiva amenidades que refletem pra vários espectros da vida humana, simplesmente impecável.
Gostei muito do foco na solidão, um tema recorrente na vida, nos poemas, nas cartas. Única crítica é que senti falta das cartas de Kappus, apenas para fins de curiosidade.
Esse livro é uma leitura obrigatória para todas as idades. Principalmente para jovens, não necessariamente poetas. Com certeza irei reler, pelo conteúdo e pelo tamanho.
Luiz Figueiredo 04/01/2023minha estante
Esse livro é incrível, é impressionante como ele consegue conversar com tantas coisas que acontecem no dia a dia e tantas coisas em nossa mente, nossa forma de enxergar a nós mesmos, é quase uma aula de como nos entendermos.

sabre 30/12/2022

“O que é necessário é apenas o seguinte: solidão, uma grande solidão interior. Entrar em si mesmo e não encontrar ninguém durante horas, é preciso conseguir isso. Ser solitário como
se era quando criança, quando os adultos passavam para lá e para cá, envolvidos com coisas que pareciam importantes e grandiosas, porque esses adultos davam a impressão de estarem tão ocupados e porque a criança não entendia nada de seus afazeres."

arqueofarias 30/12/2022

Cartas que são pura poesia? uma super aula de vida, de relacionamentos, autoconhecimento, solidão, amor e entendimento de nosso lugar do mundo enquanto seres emocionais. Uma grata surpresa.

Dora_Vr 29/12/2022

Maravilhoso!
Livro que com certeza irei reler. Pois a escrita, a sensibilidade das palavras é algo extraordinário.

Este livro veio na hora certa! Me disse tudo que eu precisava "escutar".

lendocombeatrizz 28/12/2022

??morreria se lhe fosse vedado escrever??
A reposta para essa pergunta é e sempre vai ser um ?sim?, claro e escancarado. Eu sei o que é sentir, mas sem conseguir falar, apenas escrever; Rilke muito antes se sentira da mesma forma, o que traz uma sensibilidade enorme para essa leitura.

Esse livro é uma viagem para o autoconhecimento, assuntos como Deus e amor são recorrentes. Me apaixonei pela forma com que ele leva esse temas, é como se fosse um soco no estômago, mas sem a dor.

São 128 páginas, ou seja, é um livro que dá para ler no fim de tarde, até para te tirar da ressaca literária. Veio em uma boa época para mim, que estava com dúvidas sobre a vida, mas Rilke me acalentou e disse: ?Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia sem perceber, viver as respostas.?. Foi um conselho e tanto.
Duda Batista 30/12/2022minha estante
Tem alguma diferença essa edição para edição de bolso que tem menos págs?

lendocombeatrizz 30/12/2022minha estante
creio eu que só não tenha a canção de amor e de morte

Duda Batista 30/12/2022minha estante
@Beatriz Obrigada

Grabas 26/12/2022

Um livro pequeno em tamanho, mas imenso em reflexões? Recebi por indicação, valeu muito a pena?.