Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

sarah 10/01/2023

li p uma leitura conjunta dos livros que o namjoon leu e esse homem só ler coisa boa! em formato de cartas, traz reflexões da vida e não apenas uma conversa com um jovem poeta (como diz no título). enfim, eu achei um pouco arrastado de ler por ter uma linguagem formal do século XX, porém marquei muitas coisas que quero guardar pra vida!

isis 10/01/2023

como esse veio sabe meus pensamentos
Gostei muito mas to cansada demais para escrever, recomendo ler demais por ser bem curtinho ah muita coisa interessante porém senti q poderiam ser mais aprofundado mas PORÉM SE TRATA DE UM LIVRO DE CARTAZ não ah nada a mudar queria apenas as cartas q o outro mano mandava

Rauany 10/01/2023

Esse foi o primeiro livro do clube de leitura do Namjoon, é o meu primeiro contato com esse escritor, achei bastante interessante, os assuntos abordados foram dispostos de uma maneira interessante para se refletir. Pretendo reler futuramente e buscar mais obras dele.
Ps: não estou falando muito sobre o livro pois ainda não aconteceu o debate em grupo e não quero dar spoiler para as outras pessoas.
Flavii0 11/01/2023minha estante
Estou lendo para o NBC tbm, estou gostando bastante da leitura também. O Namjoon ARRASA com indicação, né? Eu já li alguns da lista dele e não desgostei de nenhum até agora.

Rauany 12/01/2023minha estante
Sim!!! Esse livro é bem legal e ele indica só livro bom

caroliny 10/01/2023

definitivamente, eu não estava preparada pra esse livro.
já havia visto ele mas não cheguei a me interessar, me sinto uma grande idiota, ele virou com toda a certeza meu livro favorito.
Nathany 10/01/2023minha estante
É bom mesmo?

caroliny 10/01/2023minha estante
ele é bem curtinho, trata sobre solidão, sentimentos, em especial do carinha pra quem ele escreveu as cartas, eu realmente precisava dessa visão dele das coisas sabe,mas vai de cada um kkk

Vera 10/01/2023

Conhecendo pensadores de outrora
Eu descobri este livro porque Kim Namjoon estava lendo e postando trechos dele no final do ano passado.

Não vou dizer que entendi e apreendi tudo deste livro, mas foi uma leitura interessante. Artistas, cada um, tem sua forma particular de ver arte, criação, e de como deve ser o método/meio para criar. Quando um criador como Rilke compartilha suas idéias, ele abre para que um próximo possa aprimorar as suas.

Só por isso já vale a leitura.

fernando 10/01/2023

gentil
"Tente ter amor pelas perguntas, como quartos fechados e como livros escritos em uma língua estrangeira."

leitura fluída, leve e muito boa de ler.

"Obras de Arte são de uma solidão infinita, e nada pode passar tão longe de alcança-las quanto a crítica."

juhreoli 09/01/2023

Humor: crise existencial..
"Não se observe demais. Não tire conclusões demasiado apressadas daquilo que lhe acontece; deixe simplesmente as coisas acontecerem."

Apesar de reconhecer a grandeza do livro, achei em certos momentos a leitura arrastada e muitas vezes, acabei perdendo a concentração. Acredito que isso tenha prejudicado de forma significativa na apreciação.

Futuramente, pretendo dar outra chance a essa obra e tentando compreender melhor seus manuscritos.

E, apesar da minha perda de foco, a experiência que a leitura me trouxe acerca das questões de solidão são extremamente significativas, trazendo a reflexão de recolhimento em si mesmo e na busca do melhor conhecimento sobre a pessoa que somos.

mari.mari 09/01/2023

esse livro virou um lugar de conforto p mim sério é incrivel o tanto q ele te ensina e fala sobre tudo, como o amor, saudade, solidão (principal solidão) é muito bom ler e se ver naquilo q vc le, eu adorei de vdd :))

Mabell 09/01/2023

cartas a um jovem poeta
"Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas."

joskegshikta 08/01/2023

Achei um bom livro para ler rápido, achei a escrita um pouco cansativa? sim, mas acontece e depois acabei por acostumar. Gostei ;)

Viih Macêdo 08/01/2023

Muito bom!
"aprendo em meio a dores às quais sou grato: a paciência é tudo!"

Rilke escreve com mistério, sinceridade, profundidade, leveza, tudo ao mesmo tempo.
Trás com maestria e de forma poética conselhos, reflexões, sobre como em meio aos desconfortos da vida, através da permissividade e autoconhecimento, você se encontrará e encontrará as respostas que busca para si. As cartas são direcionadas ao jovem poeta Kaapus, mas, fala muito bem a quem as lê nos dias atuais.

"De resto, deixe a vida acontecer. Acredite em mim: a vida tem razão, em todos os casos."
QUEIJO460 17/08/2023minha estante
Muito interessante.

Viih Macêdo 17/08/2023minha estante
É bem interessante sim, indico a leitura.

dessa 06/01/2023

orquestrado com poesia e sabedoria
esta obra à primeira vista pequena contém uma grandiosidade em suas palavras que me encantou.
foi meu primeiro contato com o autor e sua escrita me enfeitiçou, e em meio ao balançar da viagem eu estive à porta da minha casa, sentada escutando alguém que começou a caminhada primeiro, alguém que já pisou nas mesmas pedrinhas e vislumbrou as paisagens que são o meu presente.
assuntos tão maravilhosos como amor, a solidão e a vida foram orquestrados com poesia e muita sabedoria.
agora estou pronta para ler mais do Rilke, a escrita dele me abraça!

Leeh 06/01/2023

"Obras de arte são de uma solidão infinita"
"A maioria dos acontecimentos é indizível, realiza-se em um espaço que nunca uma palavra penetrou, e mais indizíveis do que todos os acontecimentos são as obras de arte, existências misteriosas, cuja vida perdura ao lado da nossa, que passa."

Tentando participar do clube de leitura do @namjoonbookclub desse ano e essa foi a primeira leitura!

Fiquei feliz porque é realmente algo diferente do que costumo ler, e o Rilke me surpreendeu demais com suas cartas. Ele traz reflexões muito importantes e que fazem a gente querer reler as cartas algumas vezes pra pensar bastante.

"Ninguém pode aconselhá-lo e ajudá-lo, ninguém. Há apenas um meio. Volta-se para si mesmo."

Apesar de não termos as cartas do outro lado, podemos ter uma ideia do conteúdo só com as respostas de Rilke, e é possível notar a melancolia, tristeza e vazio (vamos lá: depressão) do autor do lado de cá só pelas respostas. Mas mesmo assim, Rilke mantém sua paciência e dedicação, usando o máximo de suas palavras, mesmo sabendo que são tão limitadas, para ajudar seu colega a passar por esses momentos.

"Caso o cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele, reclame de si mesmo, diga para si mesmo que não é poeta o bastante para evocar suas riquezas; pois para o criador não há nenhuma pobreza e nenhum ambiente pobre, insignificante."

"Obras de arte são de uma solidão infinita, e nada pode passar tão longe de alcançá-las quanto a crítica. Apenas o amor pode compreendê-las, conservá-las e ser justo em relação a elas."

"Ser artista significa: não calcular nem contar; amadurecer como uma árvore que não apressa a sua seiva e permanece confiante durante as tempestades da primavera, sem o temor de que o verão não possa vir depois. Ele vem apesar de tudo. Mas só chega para os pacientes, para os que estao sli como se a eternidade se encontrasse diante deles, com toda a amplidão e serenidade, sem preocupação alguma."

"Peço-lhe que tente ter amor pelas próprias perguntas, como quartos fechados e como livros escritos em uma língua estrangeira. Não investigue agora as respostas que não lhe podem ser dadas, porque não poderia vivê-las. E é disto que se trata, de viver tudo. Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas."

ale 06/01/2023

"uma obra de arte é boa quando surge de uma necessidade"
resolvi comprar esse livro pois vi um vídeo de uma menina no tik tok com uma frase dele, não sabia nada sobre a história e muito menos sobre o autor. porém, esse livro é um daqueles que com certeza deve entrar na sua lista de leituras obrigatórias. as cartas foram escritas há mais de um século, entretanto trazem palavras que devem ser lidas por todo jovem hoje em dia. leiam!!

Clara 06/01/2023

primeiro de 2023!
confesso que eu enrolei bastante pra ler por causa do título, não dava nada pelo livro e acabou se tornando um dos meus favoritos (além de ter anotado em boa parte dele). tenho a certeza que ainda irei reler várias vezes.

"Ninguém pode aconselhá-lo e ajudá-lo, ninguém. Há apenas um meio. Volte-se para si mesmo."