Poemas e Cartas a um Jovem Poeta

Poemas e Cartas a um Jovem Poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Deborah216 06/07/2023

Uso ele como um salmo ao lado da cama
O tipo de livro a ser relido a vida inteira. É leve, forte e real porque as cartas não são ficção. Ótima leitura para pessoas que são atraídas por artes no geral, o livro é bastante sobre isso. Gosto de abrir numa página aleatória e ler algo. É realmente muito bonito ??

cel 05/07/2023

Rainer rilke me surpreendeu
"Quando fala alguém grandioso e único, os pequenos têm de se calar" ?
Essa espetacular grandiosidade foi a primeira obra pertencente ao poeta Rainer Rilke lida por mim e eu estou, seriamente, apaixonada. Quando me foi proposta a leitura leitura livro, eu soube, desde o princípio, que as palavras do poeta me afetariam positivamente, de maneira que contribuísse com o fortalecimento do meu amadurecimento e, consequentemente, do meu crescimento pessoal. Cada carta apresentada aborda, objetivamente, a subjetividade de inúmeros aspectos da vida, dentre os quais se destaca a intrínseca necessidade de escrever, que é considerada, pelo autor, como, literalmente, um estilo de vida. Além disso, a maneira como foi abordada não só os relacionamentos do ser humano como também o característico amadurecimento por meio do amor foi fenomenal e absolutamente fora do normal. Eu estou encantada com a simples maneira com que a obra trouxe-me reflexões sobre a vida e para a vida. "Cartas a um jovem poeta" é um livro que deve estar na estante de absolutamente todo leitor. meu favorito, absolutamente!!!!!

lezinha 04/07/2023

Salvo pra reler as marcações quando eu for escrever textos/poesias.

"Então se aproxime da natureza. Procure, como o primeiro homem, dizer o que vê e vivencia e ama e perde. Não escreva poemas de amor; evite a princípio aquelas formas que são muito usuais e muito comuns: são elas as mais difíceis, pois é necessária uma força grande e amadurecida para manifestar algo de próprio onde há uma profusão de tradições boas, algumas brilhantes. Por isso, resguarde-se dos temas gerais para acolher aqueles que seu próprio cotidiano lhe oferece; descreva suas tristezas e desejos, os pensamentos passageiros e a crença em alguma beleza - descreva tudo isso com sinceridade íntima, serena, paciente, e utilize, para se expressar, as coisas de seu ambiente, as imagens de seus sonhos e os objetos de sua lembrança. Caso o seu cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele, reclame de si mesmo, diga para si mesmo que não é poeta o bastante para evocar suas riquezas; pois para o criador não há nenhuma pobreza e nenhum ambiente pobre, insignificante."

ericateodorop 02/07/2023

"As obras de arte são de uma solidão infinita, e nada pode passar tão longe de alcançá-las quanto a crítica. Apenas o amor pode compreendê-las, conservá-las e ser justo em relação a elas. [...] Tudo está em deixar amadurecer e depois dar à luz. Deixar cada impressão, cada semente de um sentimento germinar por completo dentro de si, na escuridão do inexplicável e do inconsciente, num ponto inacessível para o próprio entendimento, e esperar com profunda humildade e paciência a hora do nascimento de uma nova lucidez: só a isso se chama viver artisticamente, tanto na compreensão quanto na criação."

Fabíola Luna 29/06/2023

?Alegre-se com seu crescimento, para o qual não pode levar ninguém junto, e seja bondoso com aqueles que ficam para trás, seja seguro e tranquilo diante deles, sem perturba-los com as suas dúvidas nem assusta-los com uma confiança ou alegria que eles não poderiam compreender?.

livi4 28/06/2023

Rilke sabia da vida.
Não a palavras para descrever tamanho conforto, compreensão, aprendizado, dores e reflexões que as cartas de Rilke nós trazem.
não a muito o que elaborar pois chega a ser tão emocionante que palavras parecem beirar ao banal, é mais como um sentimento que te ilumina por dentro! após ler este livro ninguém nunca mais será o mesmo, incluo me nisto.

m.eduarda1 27/06/2023

Uma boa crise existencialista.
"Também a arte é apenas um modo de viver, e é possível se preparar para ela sem saber, vivendo de uma maneira ou de outra."

"Amar também é bom: pois o amor é difícil. Ter amor, de uma pessoa por outra, talvez seja a coisa mais difícil que nos foi dada, a mais extrema, a derradeira prova e provação, o trabalho para o qual qualquer outro trabalho é apenas uma preparação."

Este livro me causou ótimas sensações existencialistas, cumprindo com sua premissa da filosofia: a busca por respostas está contida em nós mesmos. Libertador.

dudasantf 23/06/2023

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. In eget rhoncus nisi, vel interdum purus. Nullam viverra enim vel dolor interdum, vitae commodo nibh rutrum. Nullam ultrices orci id lorem tristique, sit amet aliquam erat facilisis. Curabitur quis feugiat ipsum. Fusce sollicitudin lorem tellus, sed pulvinar elit mollis a. Praesent eu rhoncus odio. Ut eu metus id nisl suscipit pharetra. Vestibulum eget ante neque. Morbi a odio turpis. Curabitur sit amet vehicula metus, quis mollis orci.

Suspendisse dignissim mollis tempus. Sed malesuada aliquet nisi quis viverra. Etiam a elementum neque. Nunc tincidunt hendrerit orci vel feugiat. Pellentesque dignissim, lorem sed semper elementum, magna est facilisis lacus, in convallis quam felis sed mauris. Aenean pharetra nec enim ac pretium. Suspendisse aliquam arcu vitae efficitur ornare. Maecenas lacinia, sapien eget lobortis mollis, magna lacus elementum metus, vel aliquam libero quam in felis. Nunc vel tristique ex. Ut sed ligula vitae ex efficitur gravida eu et justo. Maecenas vel ligula ipsum.

b i a 21/06/2023

Li e reli em questão de dois dias e esse livro me trouxe as respostas que eu precisava pras minhas angústias. Vou deixar aqui um texto que fiz para o meu instagram sobre o livro:

"Decidi ler "Cartas a um jovem poeta" em um dia qualquer, ocupando toda a minha mente com incertezas e dores. E esse livro foi o conforto que eu precisava e que estava dentro de mim mesma, eu só precisava que alguém traduzisse a vida para mim.

Não vou me estender, só vou resumir o que esse livro me ensinou: primeiro, aquilo que a filosofia já anunciava há tempos: as respostas da vida estão dentro de si mesmo, basta saber enxergar.

Segundo: as dúvidas e aflições acerca do mundo devem ser respeitadas, pois são elas que trazem a mudança e o novo, que se instauram lentamente na nossa existência. É preciso ser paciente, porque é claro que o novo dói, mas isso não significa que é ruim.
Finalizo aqui com a seguinte frase que me tocou muito dentre várias outras:

"De resto, deixe a vida acontecer. Acredite em mim, a vida tem razão, em todos os casos."

Fernandes83 20/06/2023

Momento ruim, só pode
Eu acredito que não tenha sido um bom momento para essa leitura ou que não seja o tipo de livro que funcione comigo. O livro traz reflexões incríveis, maduras, mas não funcionou para prender minha atenção, foi bem difícil de manter minha leitura e tive que reler algumas páginas mais de uma vez para que de fato, eu absorvesse o que estava escrito. Enfim, essa experiência não foi muito boa, embora esse livro estivesse há anos na minha lista e talvez, esse formato de livro ( troca de cartas) também não parece funcionar muito bem comigo. Espero que possa reler em um momento mais oportuno!

Rebeca.lousz 19/06/2023

Este livro foi adquirido em um lapso de inconsequência meu. Em um daqueles momentos que compramos um objeto qualquer através de um impulso desconhecido. Nem era o meu objeto de mais desejo, muito menos um dos objetos que estava ensaiando para comprar. Mas, por algum motivo que me foge a razão, foi ele que eu quis.

Já ouvi dizer que Rilke não é daqueles escritores arrebatadores, que escreve versos desconcertantes. Pode ser que sim, confesso que nunca li nenhum de seus poemas. Mas no que diz respeito às suas cartas, atesto que são daqueles textos que fogem ao comum, daqueles que queremos absorver em nosso ser. Quando comecei a ler, não fazia ideia de que se tornaria um daqueles livros que nunca descansam na minha estante, daqueles que são feitos para serem constantemente relidos.

Rainer Maria Rilke escreve as cartas mais bonitas e doces que eu poderia ler. Extremamente sensível, empático e bem intencionado. Cuidadoso com suas palavras, Rilke traduz as reflexões mais densas e íntimas; completamente intrínsecas ao seu ser.

Espero conseguir descansar em suas cartas.

Pêssego 18/06/2023

Imortal
Uma obra imortalizada pela simplicidade e poesia. Conselhos simples, de um grande poeta, para a escrita e para a vida.

Wane 16/06/2023

Gostosinho
É aquela leiturazinha gostosa que te faz pensar na vida e que as obras de arte nem sempre são feitas para serem obras. Às vezes são apenas cartas trocadas entre amigos.

Ricardo.Borges 10/06/2023

Uma descoberta surpreendente
Não, eu não conhecia este autor, mas aqui no Skoob me disseram que a leitura valia a pena, então, em um pausa necessária, resolvi começar? e não consegui parar! Rsrs
Muito profundo e com uma precisão sensacional, vou apenas resgatar dois pequenos trechos que me marcaram:
?O amor constitui uma oportunidade sublime para o indivíduo amadurecer, tornar-se algo, tornar-se um mundo, tornar-se um mundo para si mesmo por causa de uma outra pessoa?,
??quase todas as nossas tristezas são momentos de tensão, que sentimos como uma paralisia pq não ouvimos ecoar a vida dos nossos sentimentos q se tornaram estranhos para nós. ?