Poemas e Cartas a um Jovem Poeta

Poemas e Cartas a um Jovem Poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Caiof05ghost 09/02/2024

Resenha.
Li esse livro incrível exatamente um ano atrás e é de fato um dos melhores livros que existe. Podemos tirar diversas coisas das cartas de Rilke, mas o que mais ficou em minha mente foi o que ele disse sobre aproveitar a vida e sobre ser você mesmo. Seja você mesmo com todas as pessoas, não seja falso ou force as coisas, deixe as coisas terem naturalidade, a naturalidade é algo fluido que talvez no final tenha um resultado bom; é claro, temos que batalhar pelos nossos sonhos e objetivos, mas naquilo que podemos, deixe as coisas fluírem, aproveite os momentos de felicidade e viva os momentos ruins também, nós existimos de momentos bons e ruins, no final nós somos algumas de nossas vivências. Reconheça o amor e o aceite, ame sem medo. Passe pela tristeza se sentindo triste pois é importante sentir as coisas, seja maleável, não siga um plano só, não sinta medo de ter experiências diversas, converse com quem você quer e se importe com quem se importa com você.
"Deixe que viver seja suficiente, mergulhe nas questões que te inquietam."

sscorpiuskingg 09/02/2024

Não sei o que eu esperava, mas superou todas as minhas expectativas, foi como ouvir um amigo que soubesse muito sobre como lidar com o estado deprimido que o mundo está. Rilke faz parecer que está tudo bem mesmo ter episódios de isolamento, contanto que tenhamos em mente que esses momentos não nos definem por completo.

Nina 07/02/2024

Uma pequena jóia
Peguei-o sem pretensão, por ser curto, para ler em um dia, e encantei-me com a delicadeza e leveza da correspondência de um artista a um improvável amigo.

Raissa733 05/02/2024

Leitura surpreendente
Não esperava muito da leitura, pois a capa não é muito convidativa. Mas ao iniciar a leitura, entramos em uma imersão de reflexões. O mais incrível é que as cartas escritas para um jovem que ele se comunicava foram escritas em meados de 1900, mas até hoje às reflexões sobre o amor, saudade, solidão, solitude se perpetuam no mundo de hoje e fazem total sentido. Vale muito a pena!

Lady Rita 04/02/2024

É como trocar cartas
Após várias citações em livros de minhas escritoras favoritas, decidi ler "cartas a um jovem poeta", e é realmente fascinante!
É tão gostosa a forma que Rilke nos convida a viver a arte.
O escritor tem uma abordagem bem mais simples, que consiste em justamente olhar para si e encontrar nos sentimentos aquilo que nos inquieta, aquilo que queremos de fato dizer e/ou fazer.
Enfim, é uma leitura rápida e muito prazerosa, no final, parece que eu estava trocando cartas com Rilke.

Caio847 04/02/2024

Desafiador
O livro é em partes como um tutorial de como conhecer sua própria arte, entrar em conexão com você mesmo e tirar aquilo que é necessário de sua própria solidão. Nos faz refletir sobre aquilo que queremos tirar de dentro de nós, sobre o que realmente somos além dos papéis que nos colocamos socialmente todos os dias e nos encoraja a escrevermos nesse estado de mente, completamente "crus".

gabimelg 02/02/2024

Seja corajoso e viva o agora
Esse livro foi um abraço pra mim. De maneira simples e bela, trouxe ensinamentos para a vida.

O seu problema emocional de agora, já foi sentido por outros também há tantos anos atrás.

O que a vida te pede é coragem, para viver e sentir todas as emoções que vierem na caminhada, inclusive as difíceis de lidar.

Recomendo!

Marina516 30/01/2024

Eu gostei, alguns momentos achei que as passagens fizeram muito sentido pra coisas atuais que estou passando, mas tirando isso foi um livro não muito marcante

Matheus Redig 29/01/2024

Lições preciosas sobre paciência e solidão
?Em tudo o que o senhor tiver de viver e fazer, ela [a solidão] agirá ininterrupta e silenciosamente como uma influência anônima, assim como o sangue dos antepassados se movimenta em nós constantemente, misturando-se ao nosso e formando com ele a coisa única e irrepetível que somos em cada curva de nossa vida.?

souphiss 28/01/2024

Bom!
Gostei bastante das cartas, mas queria ter lido as do Kappur. Vai saber se elas foram publicadas alguma vez também.

?Leia os versos como se fossem alheios, então sentirá de maneira mais íntima o quanto são seus??

maria gabriela 27/01/2024

Grandioso e único.
Fantástico. Sem dúvida alguma essa é a palavra. Rilke foi, nesse livro, fantástico. Já li, reli e com certeza irei ler e reler mais milhares e milhares e milhares de vezes. Pequenas páginas, preenchidas por grandes lições. Cartas que carregam conselhos que vão além da escrita. Impossível mensurar tamanho talento. Pensei em deixar meu trecho favorito por aqui, mas são tantos que não caberiam nessas linhas finitas. O que posso dizer é que finalizei essa leitura carregando uma certeza: os poetas sabem ser sábios como só eles sabem.

hobbitusille 21/01/2024

Sempre seu, Rainer Maria Rilke
Esse livro estava na minha tbr há muito tempo, e fico feliz que finalmente o li. honestamente eu não sei se concordo com alguns conselhos do rilke, mas acho que o livro é menos sobre concordar com ele ou não, e mais sobre essa amizade que ele cultivou com o jovem poeta e sua sincera honestidade e carinho por ele.

facilmente eu leria mais cartas.

Rogersique 15/01/2024

O que um poeta pode nos ensinar sobre a vida? Tudo.
Muito mais que um coach, ou um autor de auto ajuda. O poeta é aquele sempre atento a tudo, a natureza, ao homem aos sentimentos. Dotado de uma sabedoria e uma sensibilidade diferenciada, o poeta transmite para o papel aquilo que vê e sente, do mundo, da vida, das relações.
Nesse livro um jovem aspirante a poeta pede conselhos à Rainer Maria Rilke, sobre suas poesias e sobre ser poeta. Em suas respostas (as 10 cartas que formam esses livros) o poeta acaba ensinando como viver, como sentir, como esperar. E seus conselhos se estendem a todos. Para mim, serviram como uma luva.

marinatrindade 14/01/2024

Singular
A magia das palavras não é para qualquer um mas o gênios capazes de traduzir sentimentos e reflexões em palavras são grandes demais para esse mundo perverso