Poemas e Cartas a um Jovem Poeta

Poemas e Cartas a um Jovem Poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Ophelia.0 27/09/2023

Lindo. Sensível. Reconfortante.
?Rilke dá sentido à selvageria de espírito em que estou vivendo. Seu livro é um mundo no qual entro e me descubro. Ele me diz que tudo de terrível é realmente algo indefeso que deseja a nossa ajuda. Leio ?Cartas para um jovem poeta? várias vezes. Estou me afogando e essa é a jangada que me leva em segurança até a margem?. (Bell Hooks, 1996)

skuser02844 24/09/2023

?A vida tem razão, em todos os casos?
Um livro para se ter em aspectos diferentes de sua vida.
Com certeza quero pegar este livro e reler algumas de suas cartas que trazem reflexões bastante existencialista.

manu368 22/09/2023

ótima leitura
Gostei bastante, tem ótimas reflexões e trechos interessantes.
gosto de livros que parecem um diário de pensamentos, aqui vão alguns trechos:

"Se ainda posso acrescentar algo, é o seguinte: não acredite que quem procura consolá-lo vive sem esforço, em meio às palavras simples e tranqüilas que às vezes lhe fazem bem. A vida dele tem muita labuta e muita tristeza e permanece muito atrás dessas coisas. Se fosse de outra maneira, nunca teria encontrado aquelas palavras."

"Não se observe demais. Não tire conclusões demasiado apressadas daquilo que lhe acontece; deixe simplesmente as coisas acontecerem. Senão facilmente chegará a considerar com censuras (morais) o seu passado, que naturalmente tem participação em tudo aquilo com que o senhor se depara agora. Mas, dos erros, desejos e nostalgias de seu tempo de menino, o que atua agora em sua pessoa não é o que o senhor tem na memória e reprova."

Kathleen 21/09/2023

Eu ainda não sei o que achei. Gostei muito, mas é um livro de filosofia e pensamentos. É um livro mais denso com muitas informações por capítulo. É um livro que não dá pra ler uma carta de uma vez, é fragmentada pra refletir sobre o que foi dito.

Paulo 19/09/2023

Rainer Maria Rilke
Meu interesse por esse autor veio de JoJo Rabbit, e decidi começar por aqui. As cartas têm um tema, Rilke parece entender que a atividade poética só é plena quando o material é a única coisa que o poeta tem poder sobre, a única coisa que nunca o deixará: ele mesmo. O foco no trabalho da solidão, o uso das memórias, a tentativa de não deixar os modelos dos outros influenciarem o seu estilo; tudo para aquele propósito. Enquanto a canção do porta-estandarte, por algum motivo, me lembrou as crônicas de gelo e fogo. Algo naquela imagem de alguém tão comum, que consegue ser tão extraordinário por um preço tão triste, todo o poema tem um tom tão triste.

VitAria.Tessia 19/09/2023

As cartas, apesar de serem destinadas a um jovem específico, demonstram uma sensibilidade que consegue se conectar com qualquer leitor - jovem ou não.

É impressionante como Rilke consegue transmitir os seus pensamentos com tanta clareza ao descrever os benefícios da solidão e como o ser humano tende a não conhecer os elementos básicos da vida - o amor e a morte.

Lena e Seus Mil Hobbies 17/09/2023

Cara que livro PERFEITO, essencial, aquela leitura obrigatória. COMO não li isso antes, estou doida pra ler os poemas do autor agora scrr

Camille.Dornelles 11/09/2023

Excelente
Tive contato com esta obra por causa da faculdade de comunicação e sei que, se não fosse a obrigação de ler, eu não teria me interessado. E isto teria sido um grande erro. Um livro sensível, marcante, belíssimo. Não deixe passar.

Diana 11/09/2023

Esperava mais
Achei bem fraco, esperava mais por ser um clássico. Porém pra mim pareceu apenas conselhos banais e redundantes.

Rayane 10/09/2023

Uma obra de arte é boa quando surge de uma necessidade.
O livro é curtinho, mas muito intenso. Li devagar para conseguir digerir tudo. As cartas são uma obra de aconselhamento literário e filosófico e oferecem insights profundos sobre a vida e a poesia. Rilke enfatiza a importância de viver as perguntas em vez de buscar respostas imediatas, sugerindo que a verdadeira arte e criatividade emergem da busca constante por compreensão e expressão pessoal.

guilhermevasq 08/09/2023

O futuro virá apesar de tudo
Esse é um compilado de cartas escritas por rilke a um, como o título sugere, jovem poeta chamado kappus. ao ler as cartas, me senti muito próximo deles, e seus conselhos me tocaram. nem sempre eles são realistas, pra ser honesto, são ideais em sua maioria, mas o que esperar de um poeta? sentimento, é isso que eu espero. e encontrei aqui. rainer escreve de forma muito franca, sem sentimentalismo barato e falsas esperanças. decidi ler o livro ao começar a me interessar pelo universo da poesia, que pode ser muito solitário as vezes. aliás, geralmente o é. como escreveu clarice: poesia é o exercício da alma. obrigado por suas cartas, rilke.
?viva agora as perguntas. talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas.?

karol 06/09/2023

No começo eu nao tava entendendo direito, e demorei pra pegar a dinamica das cartas, mas depois foi super rapido.
alguns trechos precisei ler duas vezes, e os que eu marquei vou ler muito pelos próximos meses pra conseguir absorver completamente as palavras

Marília Mangueira 05/09/2023

Conselhos de vida para os artistas
Quando li obra "Cartas a um jovem poeta" de Rainer Maria Rilke, pude me deliciar com a visão de mundo (inclusive mundo interior) do escritor. Logo nas primeiras páginas, Rilke diz que "ninguém pode aconselhar e ajudar ninguém" pois todas as respostas estão dentro de nós. E ainda que tenha afirmado isso, todas as cartas que envia em resposta a Franz Xaver Kappus (um poeta que está na dúvida entre a carreira militar e a literária) são conselhos valiosos que cedeu a este jovem por meio da escrita, nos anos de 1903 a 1908, e hoje, lendo-as em 2023, percebo que Rilke vai além de um Coaching Literário, pois ele abre a alma àquele desconhecido homem, desnudando toda a paixão pelo ofício literário, de uma forma pragmática e sincera. Mostrando que o ofício da escrita é um caminho que se percorre mais por dentro do próprio ser, do que por fora. "Confesse a si mesmo: morreria se lhe fosse vedado escrever?" O autor nos convida a vasculhar o mais íntimo do nossos sentimentos e buscar as respostas nas horas mais silenciosas.
Ele dá dicas de bons livros - pois quem escreve, também precisa ler - para abrir-lhe um novo mundo. A literatura nos assombra, nos encanta, é capaz de nos tocar com esplendor e profundeza.
... "Diga o que vê, vive, ama, perde".
Com uma maturidade invejável, Rainer Maria Rilke é grato por tudo. Consciente da própria vida, das condições e das dificuldades, ele aconselha o jovem poeta a amar harmoniosamente cada fase da vida - até a solidão - sem pressa e com proveito de tudo. A vida tem ciclos, e cada um, como uma fecundação, vai de encontro a um acontecimento.
Finalizo, aprendiz e apaixonada pelas lições de Rilke, dentre muitas (vale a pena ler o livro) uma delas me chamou a atenção: "Ser artista não significa calcular e contar, mas sim amadurecer como árvore que não apressa a sua seiva e enfrenta tranquila as tempestades da primavera, sem medo de que depois dela não venha nenhum verão. O verão há de vir. Mas virá para os pacientes, que aguardam num grande silêncio intrépido, como se diante deles estivesse a eternidade."

gustandrade 01/09/2023

Temática bem interessante, em que um jovem que possui aspirações em se tornar poeta troca cartas com Rilke (sim, o próprio autor). Um livro bem pequeno que aborda temas como a poesia e o amor.

ester :) 30/08/2023

Cartas a um jovem poeta
É incrível como um livro de 96 páginas consegue falar sobre a vida, o amor e a solidão de uma forma tão linda e tocante. Li ele pela segunda vez e com certeza leria de novo, cada leitura é simplesmente única. O livro que faz com que você enxergue o mundo por uma outra perspectiva, percebendo que muitas das coisas que parecem simples, na verdade não são tanto assim.
Apesar de ter sido escrito ainda no século XX, o livro é muito atemporal, o autor aborda situações tão próximas às de hoje em dia e as explica de uma forma muito reconfortante, e tudo isso em formato de cartas que escreveu para um jovem poeta. Eu tive uma ótima experiência lendo, a escrita é muito linda e os conselhos acrescentadores.
É um livro muito reflexivo, filosófico e sensível, todo mundo deveria ler algum dia, é uma leitura
rápida, porém significativa.
(Melhor livro que já li??)

?Uma obra de arte é boa quando surge de uma necessidade?
Daniel1246 30/08/2023minha estante
"Fiquei impressionado com a escolha desse livro.

Perguntas sobre a trama do livro:

1. "Qual aspecto da trama mais o cativou enquanto lia?"

2. "Você encontrou algum personagem com o qual se identificou ou que o intrigou de alguma forma?"

3. "A ambientação do livro desempenha um papel importante na história. Como você descreveria o cenário onde se passa a trama?"

4. "Há alguma reviravolta na história que você não estava esperando? Como isso impactou sua percepção do enredo?"

5. "Você acredita que o autor transmitiu alguma mensagem subjacente por meio dessa história? Se sim, qual?"

Deste já agradeço sua resposta ?? vai me ajudar muito ?