Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Larissa Guedes de Souza 10/09/2021

Decidi ler esse livro meio do nada, depois que entrei na live da Thaís do canal Pronome Interrogativo e ela estava destruída chorando! Sim, amo um romance e um livro levinho, mas às vezes a gente quer chorar e ser arrasada por livro também!

"Caso o seu cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele, reclame de si mesmo, diga para si mesmo que não é poeta o bastante para evocar suas riquezas; pois para o criador não há nenhuma pobreza e nenhum ambiente pobre, insignificante."

O livro é bem curtinho, mas é tão profundo! É uma coletânea de cartas que o poeta Rainer Maria Rilke escreveu para um jovem escritor que entrou em contato com ele. Eles então viram amigos de correspondência e o Rainer vira meio que um conselheiro. Apesar de só termos as respostas do Rainer, as cartas fazem total sentido mesmo sem a “outra parte do diálogo”, sabe? Até porque ele tem um jeito de escrever tão abrangente e ao mesmo tempo tão individual. Ele traz tantos assuntos que são universais, mas que te tocam de um jeito específico. Não sei nem explicar direito. Ainda bem que estava lendo a versão e-book disponível no Kindle Unlimited, pois pude marcar trechos à vontade! Se fosse o livro físico, talvez fosse o primeiro que eu iria rabiscar, pois tem cada frase incrível que eu ficava parada refletindo um pouco antes de continuar a leitura.

"Não investigue agora as respostas que não lhe podem ser dadas, porque não poderia vivê-las. E é disto que se trata, de viver tudo. Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas."

Não é muito meu estilo preferido, mas gostei bastante e fiquei bem curiosa para ler trabalhos do Rainer Maria Rilke, pois se ele consegue transparecer tanta sensibilidade e compreensão em simples cartas, nem imagino quão intensos devem ser seus poemas.

"O fato de uma coisa ser difícil tem de ser mais um motivo para fazê-la."

Leia mais resenhas no bolg Bibliomanícas

site: https://bit.ly/Bibliomaniacas

Julia4742 31/12/2022

Cartas a um jovem (poeta)
Foi uma leitura muito gostosa que caiu no momento certo. Cartas que conferem em uma linguagem simples e objetiva amenidades que refletem pra vários espectros da vida humana, simplesmente impecável.
Gostei muito do foco na solidão, um tema recorrente na vida, nos poemas, nas cartas. Única crítica é que senti falta das cartas de Kappus, apenas para fins de curiosidade.
Esse livro é uma leitura obrigatória para todas as idades. Principalmente para jovens, não necessariamente poetas. Com certeza irei reler, pelo conteúdo e pelo tamanho.
Luiz Figueiredo 04/01/2023minha estante
Esse livro é incrível, é impressionante como ele consegue conversar com tantas coisas que acontecem no dia a dia e tantas coisas em nossa mente, nossa forma de enxergar a nós mesmos, é quase uma aula de como nos entendermos.

gislele 18/09/2021

Me tocou de uma maneira linda e poética, com certeza se tornou um dos favoritos da vida! gostaria que tivesse mais páginas para que pudesse apreciar mais e mais dessa obra prima em forma de cartas.

Nina 22/10/2021

Sobre a arte de escrever poemas e o processo criativo
Livro cheio de profundos sentimentos, em Cartas a um jovem poeta, Rilke aconselha o Kappus sobre como lidar com seu impulso artístico, como voltar para si mesmo para criar, como não esperar nada dos outros (nenhuma opinião), porque a realização da arte está justamente em transpor para a criação um genuíno sentimento.

Isto basta.

Um livro para todo aquele que precisa ser artista, mesmo que a arte não seja seu ganha-pão.

Um livro que me lembrou a importância de ter um mestre artista para te ajudar a colocar os sentimentos no lugar.

Morjack 04/01/2023

Sobre solitude
No geral é um livro sobre, em todos os contextos, você tratar a relação consigo mesmo, que é o que define sua própria solidão. Interpretei de forma a achar q o autor trata esse ser solitário, como um indivíduo que entende de si próprio.

Matheus 13/08/2023

Todos deveriam ler em algum momento da vida
Facilmente esse é um dos livros mais importantes dos últimos tempos.
é uma reflexão sobre o amor, solidão, a arte, o processo de escrever, a arte de lidar com a vida e as coisas em torno de nós e de como sempre fugimos da nossa própria vida e das próprias emoções.
é curto, li em menos de 24 horas e me trouxe lições que eu sei que um dia (ou antes) vou precisar.
valeu escola por mais uma aquisição

evellyn 06/10/2023

meio que o reinar é um dos homens mais mulher viad0 que tive a chance de ler. todas as cartas, com exceção da primeira, terminando com "seu, rilke" e a última terminando com "sempre seu, rilke" me pegaram.
acho que kappus realmente terminou a vida da maneira mais realizada possível. eu me sentiria assim caso pudesse conversar com algum autor favorito.

as vezes em que ele menciona a solidão e as ações da vida e como tudo pode acontecer e precisamos entender isso, me lembrou bastante a frase de uma querida numa review de um filme aleatório "um filme pra lembrar quanto traumas fazem pessoas inteiras." e mesmo que o rilke não tenha colocado essas palavras, eu consegui entender assim. e pra mim, a vida é definitivamente isso.

Alicia 28/12/2021

Eu adorei
A forma como as cartas são escritas é de um jeito simples, mas tão bonito. Trechos que você lê tantas vezes e que nunca deixam de ser interessantes. Acho que dependendo da sua idade você tem percepções diferentes sobre o que ele escreve, mas sinceramente, leia a primeira vez enquanto você é jovem.

Recomendo muito!

fernando 10/01/2023

gentil
"Tente ter amor pelas perguntas, como quartos fechados e como livros escritos em uma língua estrangeira."

leitura fluída, leve e muito boa de ler.

"Obras de Arte são de uma solidão infinita, e nada pode passar tão longe de alcança-las quanto a crítica."

Érika 20/01/2022

Solidão e paciência
Esta foi uma semana de bastante leitura. Anteontem terminei “Cartas a um jovem poeta”, do escritor e poeta austríaco Rainer Maria Rilke. É um volume de menos de cem páginas contendo dez cartas escritas por Rilke entre 1902 e 1908 ao poeta aspirante Franz Kappus. Kappus era um rapaz que estudava na mesma academia militar em que Rilke outrora estudara e, quando descobriu isso, resolveu entrar em contato com o poeta mais velho, àquela altura já reconhecido. Sua carta foi recebida com amabilidade e eles mantiveram uma correspondência esporádica, da qual Kappus compilou essas dez cartas e as publicou em 1929, três anos após a morte de Rilke.

O livro ficou famoso, não só pela apreciação da obra ficcional de Rilke, mas também porque as reflexões que ele desenvolve nas cartas endereçadas ao poeta-discípulo são amplas e abrangentes, com um cunho filosófico que torna os conselhos ali dados aplicáveis a áreas da vida que até ultrapassam a poesia, a literatura ou a arte.

O tom das cartas é uma mistura estranha de intimidade casual e de uma solenidade quase mística que remete o leitor não só ao resto da obra de Rilke como até à atmosfera da intelectualidade da época em que elas foram escritas, o comecinho do século XX. O conteúdo se entrelaça fortemente no tom e, em parte, se apoia nele. É como se o autor quisesse dar conselhos, porém não diretamente, preferindo apresentar quadros cósmicos para o jovem poeta contemplar e tirar conclusões por si mesmo a partir dali.

Fala-se principalmente sobre a poesia, a arte e a vida. Também se fala sobre o amor, em vários sentidos, a paciência, e principalmente sobre a solidão. A solidão é um conceito fundamental para Rilke, que não pensa que ela deva ser evitada ou rejeitada, pelo contrário: deve ser buscada. Uma solidão que talvez pudesse ser melhor denominada como “solitude” ou “introspecção”, já que o fim dela é que o leitor se conheça melhor. Em si mesmo, na concepção do autor, ele achará todas as respostas de que precisa para orientar sua vida.

Qualquer que sejam essas respostas, no entender de Rilke, seu interlocutor deve buscar a integridade de seu ser: caso viva para a literatura ou para a arte — que, conforme ele diz ao final, é apenas uma das manifestações da vida —, deve fazê-lo com todo o seu ser e em todos os momentos da sua vida, dedicar-se a tal propósito. São essa consciência de si e essa integridade que darão à pessoa capacidade de viver tudo como deve: de viver, de interagir, de criar, de amar.

Apesar de singelo, o livro é forte e interessante. Não é uma obra para uma leitura só: é preciso muita meditação para compreender a amplitude e a aplicabilidade de tudo o que Rilke diz ali. Mas mesmo da primeira leitura já se colhe bastante – principalmente uma sensação de que o autor te diz “Calma!”, algo que muitos precisamos ouvir no ritmo frenético de hoje em dia. Dentre os muitos trechos dignos de destaque, selecionei alguns para o post (vide fotos). Meu favorito é o trecho sobre a paciência. E, apesar de o livro ser valioso para qualquer um, penso que quem realmente se dedica à literatura ou à arte ou deseja fazê-lo, como o jovem poeta, colherá um proveito especial da leitura.

Vera 10/01/2023

Conhecendo pensadores de outrora
Eu descobri este livro porque Kim Namjoon estava lendo e postando trechos dele no final do ano passado.

Não vou dizer que entendi e apreendi tudo deste livro, mas foi uma leitura interessante. Artistas, cada um, tem sua forma particular de ver arte, criação, e de como deve ser o método/meio para criar. Quando um criador como Rilke compartilha suas idéias, ele abre para que um próximo possa aprimorar as suas.

Só por isso já vale a leitura.

Thatha 19/04/2022

Inaugurando os 21
Definitivamente esperava mais pela fama que esse livro carrega. Ele é exatamente o que se propõe a ser: cartas a um jovem poeta, escrito por outro. De fato um livro lindíssimo com reflexões existencialistas importantes e essenciais para qualquer jovem adulto contemporâneo, ainda que seja um livro antigo. Acho que ler o livro todo na noite seguinte ao meu aniversário de 21 anos foi o ideal, como se todo o tempo que eu tivesse esperando pra ler esse livro finalmente tivesse feito sentido, como se fosse de propósito. Obrigada por falar de solidão em todo canto que se dispõe a escrever.
Bruno 19/04/2022minha estante
???mt bem

Steffany51 30/07/2023

Aaaaa esse livro é um verdadeiro deleite, com lindas reflexões e verdadeiros ensinamentos sobre o amor, a vida e a solidão. É aquele tipo de livro que sempre vou voltar para reler algo.

maria 03/04/2023

Muitas interrogações
Eu tenho uma péssima mania de ler os livros sem ler a a sinopse, quando eu comecei isso sabia que era um romance e que teriam cartas MAS NÃO SABIA QUE SERIAM CARTAS NO SENTIDO LITERAL DA COISA.
O livro é bom, pra você que tem mais de vinte e dois anos, pra mim é bem ?
Li uma resenha que fala sobre como o livro tem que ser lido ao longo da fase adulta talvez seja por isso que eu não consegui adquirir os sentimentos por completo, eu acho.
Mas no geral ele não é ruim, talvez complexo, espero que no futuro eu possa reler esse livro e aproveitar por completo.
???????????????? - 3,5

isabelawords 23/04/2023

Lindico
Comecei esse livro apenas por influência de uma amiga. Eu estava esperando uma leitura muito chata, confesso. No entanto, ganhei uma leitura rapidinha de menos de uma hora e cheia de metáforas e filosofia sobre a vida. O Livro consiste em 10 cartas enviadas a um poeta e são cartas que te fazem refletir sobre muita coisa, principalmente sobre seus sentimentos, sobre o que não podemos viver sem, dentre outras coisinhas. Já é um dos favoritos do ano com certeza.