Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Mel 05/12/2023

Rilke
Primeira vez que me deparo com as palavras de Rilke. E são lindas!!
Este livro é composto de um conjunto de cartas de Reiner Maria Rilke a um aspirante a escritor, e traz reflexões e conselhos a um jovem solitário.
É maravilhoso! Já estou pronta para reler cada página! Recomendo muito!

Tay ð· 19/01/2023

"Acredite em mim: a vida tem razão em todos os casos"
Esta é a minha primeira leitura de 2023, a primeira escolha pra leitura coletiva do NBC de 2023. Uma leitura despretensiosa, que não era de todo o que eu esperava. Antes de qualquer palavra sobre o livro, tenho de agradecer a Kim Namjoon por ter indicado a leitura. Ele, como sempre, indica leituras que nos fazem pensar sobre coisas que muitas vezes não queremos pensar, sobre a busca do autoconhecimento, bem como sobre o conhecimento e aceitação das diferenças.

Há 10 cartas escritas por Rainer Maria Rilke entre 1903 e 1908 ao jovem poeta Franz Xaver Kappus. No início pensei que este livro não seria para mim, afinal, não sou um poeta, artista, ou escritora. Mas fiquei surpreendida, pois este livro não é dirigido a um público específico, este livro é para todos aqueles que querem aprender um pouco mais sobre a vida através dos conselhos e belas palavras de um poeta.

Aqueles que me conhecem sabem que não sou fã de narrativas epistolares, mas esta leitura valeu cada palavra, cada frase, cada carta. Para melhor compreender, posso resumir dizendo que em 1903, o já famoso escritor Rainer Maria Rilke recebeu uma carta de um jovem poeta aspirante, Franz Xaver Kappus, que procurava orientação do "mestre". Rilke não só respondeu a essa carta, como continuou a corresponder com Kappus por mais cinco anos. Vale ressaltar que neste livro não temos as cartas de Kappus, temos apenas as respostas de Rilke.

A escrita é muito floreada e as cartas bastante poéticas. Fala de uma forma direta, profunda e bela sobre a busca de identidade, a busca do autoconhecimento. Em cada carta Rilke mostra-nos através das suas observações que em tudo nesta vida a decisão é sua, pessoal e intransferível. Ele fala-nos de saber como lidar com a solidão, e como a solidão é necessária. Podemos ver nas entrelinhas como é necessário lidar com as coisas das quais queremos fugir, que "a vida tem razão em todos os casos".

É certamente um livro que eu recomendo. Uma leitura breve e cheia de aprendizagem.

letAcia1104 29/12/2023

Flutuando
Eu sinto que preciso reler e reler essas cartas. Como foi dito em uma delas, sou jovem demais ainda, muito apressada para tudo, e algo pode ter escapado. Mas, apesar de pisar num terreno escorregadio, digo que a solidão foi tratada de uma forma como eu nunca vira antes. O poeta reforçou em diversos momentos, também, a necessidade da paciência. Por último, os ensinamentos sobre o amor, seja o amor por si (por seus próprios vazios - e que ótimo ter essa grandeza!), seja o amor por outra pessoa. Amar, na minha inexperiência, é aprender. E ?de resto, deixe a vida acontecer.?

Ana 26/03/2021

Leia cartas a um jovem poeta
Esse livro é um daqueles que se você passa por ele em uma livraria, não compraria, ou simplesmente não acharia, estaria em um lugar escondido.

Mas se você ver ele, pegar, folhear, por favor, compre! este livro é simplesmente apaixonante. Se baseia em Rilke (o poeta) escrevendo cartas para o jovem Kappus, iniciante no mundo da arte literária. O poeta abordas alguns de nossos medos, e nos ajuda a entender e lidar melhor com eles. Tradução bem feita, acessível para todos.

não tenho mais o que falar deste livro, apenas leia! curtinho, você devora em horas.

bitwoman 20/04/2021

Cartas a um jovem poeta
Querido leitor, esta com certeza foi uma das minhas melhores e mais proveitosas leituras. Escrevo-lhe sobre este, em carta, para declarar minha paixão pela estrutura e por este livro, por completo. Aprendi que, a arte por si só, não necessita de críticas, pois sem elas, não deixará de ser, e sua intensidade - se pensares dessa forma - será ainda mais abundante.. Devo concordar que Rilke foi e é o maior poeta de língua alemã do século XX, e senti-me agraciada e plena ao ler algumas de suas prosas, das quais farei de questão de reler, e permitirei-me apreciar ainda mais delas.

Att, uma fã de primeiro livro.

Dani | @leitorahemcrise 29/07/2021

Inspirador
Cartas a um jovem poeta veio no momento certo. Com conselhos incríveis de Rainer Maria Rilke, senti como se ele trocasse cartas comigo, me aconselhando no processo de escrita das minhas poesias e da minha vida em si.

Marquei o livro todo, porque é digno de ser marcado e relido e repensado mil vezes. Sinto que se tornou meu livrinho de cabeceira, para lembrar de pontos importantes da minha vida de poeta.

site: https://www.instagram.com/leitorahemcrise/

Charleees 27/03/2023

Cartas a um jovem poeta - Rilke
Leitura [1 de 2020]

Julio Lerner: Rilke, em seu livro “Cartas a um Jovem Poeta”, respondendo a uma das missivas, pergunta a um jovem que pretendia se tornar escritor: se você não pudesse mais escrever, você morreria? A mesma pergunta eu transfiro a você.

Clarice Lispector: Eu acho que, quando não escrevo estou morta.

-> A primeira vez que li esse livro foi sob forte influência dessa entrevista (única que Clarice concedeu a TV, ao repórter Julio Lerner), essa é a minha primeira releitura desse clássico e a sensação era de estar lendo pela primeira vez (bons livros tem esse dom, não é mesmo?). Nele Rilke responde cartas de um jovem aspirante a poeta, mais do que isso o livro é repleto de bons conselhos do já maduro escritor que discorre além da literatura, vida, morte, amor, arte no sentindo mais amplo da palavra.

-> Cartas a um jovem poeta foi também meu primeiro livro no gênero cartas e desde então tenho apreciado cada vez mais livros do gênero. Rememorar um tempo que não vivi, onde não havia a velocidade das informações e a comunicação era lenta e por isso poética.

Um livro que vale a pena ser lido, principalmente se você (como eu) deseja adentrar mais a fundo nesse mundo da escrita (não só a poesia, mas a prosa em geral).

* Resenha da minha releitura editada em 11/01/2020

maria 03/04/2023

Muitas interrogações
Eu tenho uma péssima mania de ler os livros sem ler a a sinopse, quando eu comecei isso sabia que era um romance e que teriam cartas MAS NÃO SABIA QUE SERIAM CARTAS NO SENTIDO LITERAL DA COISA.
O livro é bom, pra você que tem mais de vinte e dois anos, pra mim é bem ?
Li uma resenha que fala sobre como o livro tem que ser lido ao longo da fase adulta talvez seja por isso que eu não consegui adquirir os sentimentos por completo, eu acho.
Mas no geral ele não é ruim, talvez complexo, espero que no futuro eu possa reler esse livro e aproveitar por completo.
???????????????? - 3,5

Larissa Guedes de Souza 10/09/2021

Decidi ler esse livro meio do nada, depois que entrei na live da Thaís do canal Pronome Interrogativo e ela estava destruída chorando! Sim, amo um romance e um livro levinho, mas às vezes a gente quer chorar e ser arrasada por livro também!

"Caso o seu cotidiano lhe pareça pobre, não reclame dele, reclame de si mesmo, diga para si mesmo que não é poeta o bastante para evocar suas riquezas; pois para o criador não há nenhuma pobreza e nenhum ambiente pobre, insignificante."

O livro é bem curtinho, mas é tão profundo! É uma coletânea de cartas que o poeta Rainer Maria Rilke escreveu para um jovem escritor que entrou em contato com ele. Eles então viram amigos de correspondência e o Rainer vira meio que um conselheiro. Apesar de só termos as respostas do Rainer, as cartas fazem total sentido mesmo sem a “outra parte do diálogo”, sabe? Até porque ele tem um jeito de escrever tão abrangente e ao mesmo tempo tão individual. Ele traz tantos assuntos que são universais, mas que te tocam de um jeito específico. Não sei nem explicar direito. Ainda bem que estava lendo a versão e-book disponível no Kindle Unlimited, pois pude marcar trechos à vontade! Se fosse o livro físico, talvez fosse o primeiro que eu iria rabiscar, pois tem cada frase incrível que eu ficava parada refletindo um pouco antes de continuar a leitura.

"Não investigue agora as respostas que não lhe podem ser dadas, porque não poderia vivê-las. E é disto que se trata, de viver tudo. Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia, sem perceber, a viver as respostas."

Não é muito meu estilo preferido, mas gostei bastante e fiquei bem curiosa para ler trabalhos do Rainer Maria Rilke, pois se ele consegue transparecer tanta sensibilidade e compreensão em simples cartas, nem imagino quão intensos devem ser seus poemas.

"O fato de uma coisa ser difícil tem de ser mais um motivo para fazê-la."

Leia mais resenhas no bolg Bibliomanícas

site: https://bit.ly/Bibliomaniacas

gislele 18/09/2021

Me tocou de uma maneira linda e poética, com certeza se tornou um dos favoritos da vida! gostaria que tivesse mais páginas para que pudesse apreciar mais e mais dessa obra prima em forma de cartas.

Julia4742 31/12/2022

Cartas a um jovem (poeta)
Foi uma leitura muito gostosa que caiu no momento certo. Cartas que conferem em uma linguagem simples e objetiva amenidades que refletem pra vários espectros da vida humana, simplesmente impecável.
Gostei muito do foco na solidão, um tema recorrente na vida, nos poemas, nas cartas. Única crítica é que senti falta das cartas de Kappus, apenas para fins de curiosidade.
Esse livro é uma leitura obrigatória para todas as idades. Principalmente para jovens, não necessariamente poetas. Com certeza irei reler, pelo conteúdo e pelo tamanho.
Luiz Figueiredo 04/01/2023minha estante
Esse livro é incrível, é impressionante como ele consegue conversar com tantas coisas que acontecem no dia a dia e tantas coisas em nossa mente, nossa forma de enxergar a nós mesmos, é quase uma aula de como nos entendermos.

Nina 22/10/2021

Sobre a arte de escrever poemas e o processo criativo
Livro cheio de profundos sentimentos, em Cartas a um jovem poeta, Rilke aconselha o Kappus sobre como lidar com seu impulso artístico, como voltar para si mesmo para criar, como não esperar nada dos outros (nenhuma opinião), porque a realização da arte está justamente em transpor para a criação um genuíno sentimento.

Isto basta.

Um livro para todo aquele que precisa ser artista, mesmo que a arte não seja seu ganha-pão.

Um livro que me lembrou a importância de ter um mestre artista para te ajudar a colocar os sentimentos no lugar.

Alicia 28/12/2021

Eu adorei
A forma como as cartas são escritas é de um jeito simples, mas tão bonito. Trechos que você lê tantas vezes e que nunca deixam de ser interessantes. Acho que dependendo da sua idade você tem percepções diferentes sobre o que ele escreve, mas sinceramente, leia a primeira vez enquanto você é jovem.

Recomendo muito!

Steffany51 30/07/2023

Aaaaa esse livro é um verdadeiro deleite, com lindas reflexões e verdadeiros ensinamentos sobre o amor, a vida e a solidão. É aquele tipo de livro que sempre vou voltar para reler algo.

Luisa.Araujo 04/01/2023

Interessante.
Acredito que esse estilo de leitura não seja um dos meus favoritos, mas não dá pra negar que é interessante. Leitura bem rápida e tranquila com alguns conselhos profundos e que valem a pena de ser lido novamente depois.
Eu, como aspirante a escritora, certamente guardarei algumas frases pra refletir e quem sabe destravar a dificuldade que tenho em me assumir como tal.