Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Renan 09/10/2020

Que gênio!
Não é à toa que esse livro criou um gênero, virou marca, hoje temos 'Cartas a um jovem político' (Fernando Henrique Cardoso), 'Cartas a um jovem novelista' (Mario Vargas Llosa), etc.
Será que Rilke escreveu pensando somente no destinatário das cartas, ou pensava também em nós? Não sei. Só sei que me senti muito inspirado por esse livro. Sempre gostei de ler, e com esse livro comecei a gostar de escrever também, principalmente poesia.
Sua exortação a refletir, no mais íntimo de nosso ser, se realmente é preciso escrever, me levou a escrever o Haikai:
Rilke disse e eu sigo:
"Preciso mesmo escrever?"
E eu digo - “Preciso!”

mandakaru 13/07/2023

Esperava nada e entregou tudo
Esse livro me trouxe a reflexão de olhar com novos olhos para os acontecimentos da vida, ser paciente com você mesmo, seus sentimentos e suas dúvidas (quem faz isso?). É horrível se sentir solitário ou triste, mas são momentos que ajudam no autoconhecimento e que podem trazer grandes transformações. ?De resto, deixe a vida acontecer. Acredite em mim: a vida tem razão, em todos os casos?.

Renata 07/11/2020

As cartas são de Rilke para Kappus, mas poderia ser para qualquer um de nós.

Nunca saberemos as perguntas, mas não é necessário quando nas respostas já temos uma reflexão por inteiro.

Mari 07/11/2020

É preciso arte para viver
Super recomendo!
Minha memória falha garante que esse livro chegou como indicação numa live entre VHM e Ana Claudia Q. Arantes, e sendo um livro curtinho que estava na lista incluí nas minhas leituras da quarentena.
Eu diria que em alguns momentos Rainer pareceu enderessar suas cartas a mim, a escrita é breve e profunda sobre diferentes fases da vida (e morte).
É preciso encarar a imensidão da solidão, e com arte encontrar outros solitários.

Beth 14/12/2020

Livro lindo
Livro lindo, curtinho que se lê em um dia, porém não se engane, pois trás grande reflexões para a vida.
Com certeza pretendo reler.

Jaqueline.Saraiva 04/06/2022

É um bálsamo. Procurei este livro após uma recomendação em um curso. Fiquei curiosa pelo título que apresenta, sendo que o trecho ao qual fui apresentada era de uma reflexão existencialista. Achei no Kindle unlimited e já posso dizer que é um tipo de livro para ter em casa, dar se presente. Agrada a todos.

May 31/01/2021

único e de uma beleza enorme :)
a forma como as cartas são escritas carregam um cuidado tão bonito... uma atenção verdadeira, com conselhos e palavras certeiras, necessárias não só para o jovem poeta, mas pra gente, no hoje. dá vontade de ler em voz alta de tão precioso que é. um livro peculiar, afinal, são várias cartas reunidas, e com uma sensibilidade que atravessa a gente facilmente!

evellyn 06/10/2023

meio que o reinar é um dos homens mais mulher viad0 que tive a chance de ler. todas as cartas, com exceção da primeira, terminando com "seu, rilke" e a última terminando com "sempre seu, rilke" me pegaram.
acho que kappus realmente terminou a vida da maneira mais realizada possível. eu me sentiria assim caso pudesse conversar com algum autor favorito.

as vezes em que ele menciona a solidão e as ações da vida e como tudo pode acontecer e precisamos entender isso, me lembrou bastante a frase de uma querida numa review de um filme aleatório "um filme pra lembrar quanto traumas fazem pessoas inteiras." e mesmo que o rilke não tenha colocado essas palavras, eu consegui entender assim. e pra mim, a vida é definitivamente isso.

Morjack 04/01/2023

Sobre solitude
No geral é um livro sobre, em todos os contextos, você tratar a relação consigo mesmo, que é o que define sua própria solidão. Interpretei de forma a achar q o autor trata esse ser solitário, como um indivíduo que entende de si próprio.

Luisa.Araujo 04/01/2023

Interessante.
Acredito que esse estilo de leitura não seja um dos meus favoritos, mas não dá pra negar que é interessante. Leitura bem rápida e tranquila com alguns conselhos profundos e que valem a pena de ser lido novamente depois.
Eu, como aspirante a escritora, certamente guardarei algumas frases pra refletir e quem sabe destravar a dificuldade que tenho em me assumir como tal.

Ana 26/03/2021

Leia cartas a um jovem poeta
Esse livro é um daqueles que se você passa por ele em uma livraria, não compraria, ou simplesmente não acharia, estaria em um lugar escondido.

Mas se você ver ele, pegar, folhear, por favor, compre! este livro é simplesmente apaixonante. Se baseia em Rilke (o poeta) escrevendo cartas para o jovem Kappus, iniciante no mundo da arte literária. O poeta abordas alguns de nossos medos, e nos ajuda a entender e lidar melhor com eles. Tradução bem feita, acessível para todos.

não tenho mais o que falar deste livro, apenas leia! curtinho, você devora em horas.

bitwoman 20/04/2021

Cartas a um jovem poeta
Querido leitor, esta com certeza foi uma das minhas melhores e mais proveitosas leituras. Escrevo-lhe sobre este, em carta, para declarar minha paixão pela estrutura e por este livro, por completo. Aprendi que, a arte por si só, não necessita de críticas, pois sem elas, não deixará de ser, e sua intensidade - se pensares dessa forma - será ainda mais abundante.. Devo concordar que Rilke foi e é o maior poeta de língua alemã do século XX, e senti-me agraciada e plena ao ler algumas de suas prosas, das quais farei de questão de reler, e permitirei-me apreciar ainda mais delas.

Att, uma fã de primeiro livro.

Charleees 27/03/2023

Cartas a um jovem poeta - Rilke
Leitura [1 de 2020]

Julio Lerner: Rilke, em seu livro “Cartas a um Jovem Poeta”, respondendo a uma das missivas, pergunta a um jovem que pretendia se tornar escritor: se você não pudesse mais escrever, você morreria? A mesma pergunta eu transfiro a você.

Clarice Lispector: Eu acho que, quando não escrevo estou morta.

-> A primeira vez que li esse livro foi sob forte influência dessa entrevista (única que Clarice concedeu a TV, ao repórter Julio Lerner), essa é a minha primeira releitura desse clássico e a sensação era de estar lendo pela primeira vez (bons livros tem esse dom, não é mesmo?). Nele Rilke responde cartas de um jovem aspirante a poeta, mais do que isso o livro é repleto de bons conselhos do já maduro escritor que discorre além da literatura, vida, morte, amor, arte no sentindo mais amplo da palavra.

-> Cartas a um jovem poeta foi também meu primeiro livro no gênero cartas e desde então tenho apreciado cada vez mais livros do gênero. Rememorar um tempo que não vivi, onde não havia a velocidade das informações e a comunicação era lenta e por isso poética.

Um livro que vale a pena ser lido, principalmente se você (como eu) deseja adentrar mais a fundo nesse mundo da escrita (não só a poesia, mas a prosa em geral).

* Resenha da minha releitura editada em 11/01/2020

Julie44 18/02/2022

Diferente para mim
Esse livro foi um dos primeiros de um poeta que eu já li, e eu gostei muito. Acho que foi a hora certa para ter sido lido, no final principalmente sobre a solidão, eu precisava disso.
Leiam se tiverem a chance!!

isabelawords 23/04/2023

Lindico
Comecei esse livro apenas por influência de uma amiga. Eu estava esperando uma leitura muito chata, confesso. No entanto, ganhei uma leitura rapidinha de menos de uma hora e cheia de metáforas e filosofia sobre a vida. O Livro consiste em 10 cartas enviadas a um poeta e são cartas que te fazem refletir sobre muita coisa, principalmente sobre seus sentimentos, sobre o que não podemos viver sem, dentre outras coisinhas. Já é um dos favoritos do ano com certeza.