Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Raquel Paixão 27/08/2022

Belas reflexões
Um livro curto que dá para ser lido de uma vez. Ele apresenta belas reflexões sobre alguns temas, como a arte, a dúvida, a solidão.
Para quem gosta de escrever, é um prato cheio!
Mas creio que qualquer pessoa, mesmo fora do contexto artístico, que se interesse pelos temas já citados também apreciará a rápida leitura poética.

maria 03/04/2023

Muitas interrogações
Eu tenho uma péssima mania de ler os livros sem ler a a sinopse, quando eu comecei isso sabia que era um romance e que teriam cartas MAS NÃO SABIA QUE SERIAM CARTAS NO SENTIDO LITERAL DA COISA.
O livro é bom, pra você que tem mais de vinte e dois anos, pra mim é bem ?
Li uma resenha que fala sobre como o livro tem que ser lido ao longo da fase adulta talvez seja por isso que eu não consegui adquirir os sentimentos por completo, eu acho.
Mas no geral ele não é ruim, talvez complexo, espero que no futuro eu possa reler esse livro e aproveitar por completo.
???????????????? - 3,5

Eduarda2418 26/03/2022

Impecável em todas as palavras
A leitura das cartas de Rilke me fizeram parar pra pensar sobre o que eu realmente quero fazer com a minha vida, me fez também ter um olhar positivo pro detalhes mínimos do dia a dia.

É possível perceber como Rilke é um belo poeta, apenas pelas suas belíssimas palavras em trechos dos seus textos.

Me emocionei bastante e me apaixonei pela escrita e as reflexões feitas no livro, recomendo a que o quer ler e devo com toda certeza que não irá se arrepender!!

Charleees 27/03/2023

Cartas a um jovem poeta - Rilke
Leitura [1 de 2020]

Julio Lerner: Rilke, em seu livro “Cartas a um Jovem Poeta”, respondendo a uma das missivas, pergunta a um jovem que pretendia se tornar escritor: se você não pudesse mais escrever, você morreria? A mesma pergunta eu transfiro a você.

Clarice Lispector: Eu acho que, quando não escrevo estou morta.

-> A primeira vez que li esse livro foi sob forte influência dessa entrevista (única que Clarice concedeu a TV, ao repórter Julio Lerner), essa é a minha primeira releitura desse clássico e a sensação era de estar lendo pela primeira vez (bons livros tem esse dom, não é mesmo?). Nele Rilke responde cartas de um jovem aspirante a poeta, mais do que isso o livro é repleto de bons conselhos do já maduro escritor que discorre além da literatura, vida, morte, amor, arte no sentindo mais amplo da palavra.

-> Cartas a um jovem poeta foi também meu primeiro livro no gênero cartas e desde então tenho apreciado cada vez mais livros do gênero. Rememorar um tempo que não vivi, onde não havia a velocidade das informações e a comunicação era lenta e por isso poética.

Um livro que vale a pena ser lido, principalmente se você (como eu) deseja adentrar mais a fundo nesse mundo da escrita (não só a poesia, mas a prosa em geral).

* Resenha da minha releitura editada em 11/01/2020

Renan 09/10/2020

Que gênio!
Não é à toa que esse livro criou um gênero, virou marca, hoje temos 'Cartas a um jovem político' (Fernando Henrique Cardoso), 'Cartas a um jovem novelista' (Mario Vargas Llosa), etc.
Será que Rilke escreveu pensando somente no destinatário das cartas, ou pensava também em nós? Não sei. Só sei que me senti muito inspirado por esse livro. Sempre gostei de ler, e com esse livro comecei a gostar de escrever também, principalmente poesia.
Sua exortação a refletir, no mais íntimo de nosso ser, se realmente é preciso escrever, me levou a escrever o Haikai:
Rilke disse e eu sigo:
"Preciso mesmo escrever?"
E eu digo - “Preciso!”

Renata 07/11/2020

As cartas são de Rilke para Kappus, mas poderia ser para qualquer um de nós.

Nunca saberemos as perguntas, mas não é necessário quando nas respostas já temos uma reflexão por inteiro.

Mari 07/11/2020

É preciso arte para viver
Super recomendo!
Minha memória falha garante que esse livro chegou como indicação numa live entre VHM e Ana Claudia Q. Arantes, e sendo um livro curtinho que estava na lista incluí nas minhas leituras da quarentena.
Eu diria que em alguns momentos Rainer pareceu enderessar suas cartas a mim, a escrita é breve e profunda sobre diferentes fases da vida (e morte).
É preciso encarar a imensidão da solidão, e com arte encontrar outros solitários.

G 06/08/2022

um livro de cabeceira para grifar e reler
como uma jovem do século 21 e que vivencia o imediatismo de nossa geração - embora o autor mostre que isso não é exatamente próprio nosso - essa obra me traz de volta ao meu lugar e pede para que eu respire.
nele encontram-se pautas sobre processo criativo, amor, solidão, sofrimento e mais um pouco daquilo que a vida engloba

não dá pra maratonar um livro desses, embora curto traz consigo uma densidade fora do comum, com certeza precisarei relê-lo várias outras vezes.

Beth 14/12/2020

Livro lindo
Livro lindo, curtinho que se lê em um dia, porém não se engane, pois trás grande reflexões para a vida.
Com certeza pretendo reler.

May 31/01/2021

único e de uma beleza enorme :)
a forma como as cartas são escritas carregam um cuidado tão bonito... uma atenção verdadeira, com conselhos e palavras certeiras, necessárias não só para o jovem poeta, mas pra gente, no hoje. dá vontade de ler em voz alta de tão precioso que é. um livro peculiar, afinal, são várias cartas reunidas, e com uma sensibilidade que atravessa a gente facilmente!

Ricardo.Borges 10/06/2023

Uma descoberta surpreendente
Não, eu não conhecia este autor, mas aqui no Skoob me disseram que a leitura valia a pena, então, em um pausa necessária, resolvi começar? e não consegui parar! Rsrs
Muito profundo e com uma precisão sensacional, vou apenas resgatar dois pequenos trechos que me marcaram:
?O amor constitui uma oportunidade sublime para o indivíduo amadurecer, tornar-se algo, tornar-se um mundo, tornar-se um mundo para si mesmo por causa de uma outra pessoa?,
??quase todas as nossas tristezas são momentos de tensão, que sentimos como uma paralisia pq não ouvimos ecoar a vida dos nossos sentimentos q se tornaram estranhos para nós. ?

Isaahzanardi 19/07/2022

um livro bem legal para refletir sobre assuntos da vida e da arte, talvez releia um dia para ver se consigo extrair mais dele
may 19/07/2022minha estante
li e minha expectativa é não ler nunca mais

glendsx 15/11/2022

abraço quentinho
é um livro bem curtinho. são cartas que o rilke trocou com um jovem rapaz e esse jovem rapaz tem todos os problemas atemporais de nao saber o que fazer da vida. eu achei tão aconchegante de ler que eu fui lendo de pouquinho tipo umas duas cartas por mês pra não acabar tão rápido. são textos antigos escritos por um homem então tem umas 2 ou 3 baboseiras misógenas, que são de se esperar mas foram breves. a sensação que da é de estar recebendo conselhos de um avô sábio.

"o senhor é tão jovem, tem diante de si todo começo, e eu gostaria de lhe pedir da melhor maneira que posso, meu caro, para ter paciência em relação a tudo o que não está resolvido em seu coração" ?

Ana 26/03/2021

Leia cartas a um jovem poeta
Esse livro é um daqueles que se você passa por ele em uma livraria, não compraria, ou simplesmente não acharia, estaria em um lugar escondido.

Mas se você ver ele, pegar, folhear, por favor, compre! este livro é simplesmente apaixonante. Se baseia em Rilke (o poeta) escrevendo cartas para o jovem Kappus, iniciante no mundo da arte literária. O poeta abordas alguns de nossos medos, e nos ajuda a entender e lidar melhor com eles. Tradução bem feita, acessível para todos.

não tenho mais o que falar deste livro, apenas leia! curtinho, você devora em horas.