Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

carol1625 24/01/2023

"Viva por algum tempo nesses livros [...]"
Cartas a um Poeta Solitário

Este livro é um amontoado de correspondências entre poetas. Conta com muitos ensinamentos e frases que me marcaram de certa forma. Foi uma leitura rápida, educativa e interessante. A escrita das cartas é fluída e envolvente, o que me fez gostar ainda mais de Cartas a um Poeta Solitário.
mendonça 24/01/2023minha estante
sua resenha me convenceu a ler

Henrique Machado 25/10/2023

Existem certos livros que tocam profundamente em nossa alma que passam a ser mais que um livro, mas um amigo querido que queremos sempre reencontrar. Para mim Cartas a um jovem poeta de Rainer Maria Rilke é um desses livros, pois quando li pela primeira vez o que Rilke escreveu ao jovem Franz Xavier Kappus, ouvi a voz desse amigo sincero e verdadeiro.
Mais de um século se passou desde que Rilke escreveu essas cartas, mas continuam tão atuais como se fossem escritas hoje.

Flávia 17/07/2022

Enquanto estava lendo esse livro pensei que as cartas eram para mim. É magnífico a forma como aprendemos um pouquinho de tudo nessas cartas. Recomendo muito tirar um tempinho e ler.

Nina 07/02/2024

Uma pequena jóia
Peguei-o sem pretensão, por ser curto, para ler em um dia, e encantei-me com a delicadeza e leveza da correspondência de um artista a um improvável amigo.

Lucas 04/02/2023

Poderia fazer históricos de leitura sobre os versos que nos concede reflexões abrangentes durante o livro inteiro, facilmente. 96 páginas preenchidas de ponta a ponta

estrelas e versos 16/03/2024

A vida tem razão em todos os casos
Primeira vez que me arrisquei na literatura alemã, e não poderia ter sido melhor. A obra é uma coletânea de cartas, o que torna a leitura rápida e dinâmica, mas não faz com que perca a sensibilidade da escrita em nada.

A forma como o autor aconselha o jovem poeta enriquece a forma de ver a vida. É impossível ler esse livro sem um marca-texto do lado. E, apesar de antigo, não é de difícil entendimento.

Recomendo fortemente para aqueles que tem interesse na área de escrita ou vontade de olhar a vida de forma mais poética, garanto que esse livro tem algo a agregar na vida de quem o ler.
oliverstuffs 17/03/2024minha estante
talvez eu me arrisque.

estrelas e versos 17/03/2024minha estante
vale muito a pena!!!

Anniye 05/04/2023

Curitiba, 5 de abril de 2023
Decidi fazer a resenha dessa obra incrível como se fosse uma carta (acredito que se encaixa no tema do livro), tenho que começar me desculpando, já que não consigo achar outras palavras além de incrível e extraordinário para descrever esse livro.
Gostaria de poder escrever com muitos detalhes o que pensei enquanto lia, mas não acho que consigo, esse livro precisa ser lido para aí sim ser entendido, não posso fazer uma crítica ao livro, pois depois de ler comecei a acreditar que arte e crítica não foram feitas para andar juntas..
Encorajo a você que ler essa resenha (se é que alguém vai ler) que pegue esse livro e apenas leia, tire suas próprias conclusões, leia sem pressa, realmente tomando aquelas palavras como uma reflexão e depois escreva uma resenha (quem sabe vai conseguir se expressar melhor que eu kkkk)
Eu adorei esse livro e ele se tornou um dos meus preferidos, a forma em que o Rilke descreve a solidão, a tristeza, o amor e a vida em si é linda de ler e linda de pensar sobre.
Da sua,
Júlia' Anne.

Paulo 28/02/2022

Epístolas
Um bom livros para quem gosta de cartas e se interessa pelo processo de escrita, o autor humilde e sincero mostra a simplicidade poética da difícil arte de ser escritor.

rafamassagardi 25/04/2023

"A própria arte é uma forma de vida"
Depois de ler esta obra, concluo apenas que Rilke é genial! Ele tem um poder maravilhoso de expressão de seu mundo interior e sua poesia, junto as cartas, abordam tópicos que merecem ser refletidos. Não tenho nem palavras para descrever esta obra prima. Apenas leiam!?

daniela!! 16/05/2023

"Tenho esta mecha de cabelos
humanos (sempre iguais);
outrora alguém soube querê-los...
alguém que hoje nada quer mais."

"Caímos todos nós. Cai esta mão.
Olha em redor: cair é a lei geral."

"Nesse reino dúbio e vago,
toda voz se torna
imortal e nobre."

denise 26/12/2022

Cartas a um jovem poeta
Gostei, apesar de ser um estilo de livro que não consumo muito.

Enquanto eu estava lendo muitos trechos me fizeram pensar intensamente.

Julie44 18/02/2022

Diferente para mim
Esse livro foi um dos primeiros de um poeta que eu já li, e eu gostei muito. Acho que foi a hora certa para ter sido lido, no final principalmente sobre a solidão, eu precisava disso.
Leiam se tiverem a chance!!

G 06/08/2022

um livro de cabeceira para grifar e reler
como uma jovem do século 21 e que vivencia o imediatismo de nossa geração - embora o autor mostre que isso não é exatamente próprio nosso - essa obra me traz de volta ao meu lugar e pede para que eu respire.
nele encontram-se pautas sobre processo criativo, amor, solidão, sofrimento e mais um pouco daquilo que a vida engloba

não dá pra maratonar um livro desses, embora curto traz consigo uma densidade fora do comum, com certeza precisarei relê-lo várias outras vezes.

Ana 26/03/2021

Leia cartas a um jovem poeta
Esse livro é um daqueles que se você passa por ele em uma livraria, não compraria, ou simplesmente não acharia, estaria em um lugar escondido.

Mas se você ver ele, pegar, folhear, por favor, compre! este livro é simplesmente apaixonante. Se baseia em Rilke (o poeta) escrevendo cartas para o jovem Kappus, iniciante no mundo da arte literária. O poeta abordas alguns de nossos medos, e nos ajuda a entender e lidar melhor com eles. Tradução bem feita, acessível para todos.

não tenho mais o que falar deste livro, apenas leia! curtinho, você devora em horas.