Cartas a um jovem poeta

Cartas a um jovem poeta Rainer Maria Rilke

Resenhas - Cartas a um jovem poeta

Nina 07/02/2024

Uma pequena jóia
Peguei-o sem pretensão, por ser curto, para ler em um dia, e encantei-me com a delicadeza e leveza da correspondência de um artista a um improvável amigo.

Anniye 05/04/2023

Curitiba, 5 de abril de 2023
Decidi fazer a resenha dessa obra incrível como se fosse uma carta (acredito que se encaixa no tema do livro), tenho que começar me desculpando, já que não consigo achar outras palavras além de incrível e extraordinário para descrever esse livro.
Gostaria de poder escrever com muitos detalhes o que pensei enquanto lia, mas não acho que consigo, esse livro precisa ser lido para aí sim ser entendido, não posso fazer uma crítica ao livro, pois depois de ler comecei a acreditar que arte e crítica não foram feitas para andar juntas..
Encorajo a você que ler essa resenha (se é que alguém vai ler) que pegue esse livro e apenas leia, tire suas próprias conclusões, leia sem pressa, realmente tomando aquelas palavras como uma reflexão e depois escreva uma resenha (quem sabe vai conseguir se expressar melhor que eu kkkk)
Eu adorei esse livro e ele se tornou um dos meus preferidos, a forma em que o Rilke descreve a solidão, a tristeza, o amor e a vida em si é linda de ler e linda de pensar sobre.
Da sua,
Júlia' Anne.

Laura Finesso 25/03/2020

?O amor, antes de tudo, não é o que se chama entregar-se, confundir-se, unir-se a outra pessoa. Que sentido teria, com efeito, a união com algo não esclarecido, inacabado, dependente? O amor é uma ocasião sublime para o indivíduo amadurecer, tornar-se algo em si mesmo, tornar-se um mundo para si, por causa de um outro ser; é uma grande e ilimitada exigência que se lhe faz, uma escolha e um chamado para longe.?
Cartas a Um Jovem Poeta é uma coletânea de correspondências entre o poeta Tcheco/De língua alemã Rainer Maria Rilke, e Franz Xaver Kappus, que as publicou três anos após a morte do poeta, em 1929. Nas cartas, há diversos assuntos diversificados, mas o tom que Rilke dá para esses assuntos é? único. Desde Deus, até o amor e a solidão, Rilke os confere um tom tão poético e intenso, que em diversos momentos da leitura eu tive que parar para respirar e conter o choro.
Eu já tinha ouvido falar muito sobre esse poeta, como um dos mais ilustres de seu tempo, e ao ler esse livro eu entendi o por quê. É simplesmente mágico o que Rilke faz com os assuntos mais simples; tudo ganha tanta intensidade e significado em suas palavras, tais quais são sinceras e ternas, que mesmo tendo poucas páginas, você sente que é uma leitura completa. Desde que o terminei, já voltei para ler as partes destacadas, e o sentimento não mudou: continua indescritível, não importa quantas vezes eu leia.
Instagram de resenhas: @livrosecappuccinos

daniela!! 16/05/2023

"Tenho esta mecha de cabelos
humanos (sempre iguais);
outrora alguém soube querê-los...
alguém que hoje nada quer mais."

"Caímos todos nós. Cai esta mão.
Olha em redor: cair é a lei geral."

"Nesse reino dúbio e vago,
toda voz se torna
imortal e nobre."

Bruno 12/09/2022

Um pequeno compilado de reflexões
É um livro pequeno, mas de passagens fortes e que nos força à uma reflexão sobre nossa própria vida, parecendo como se a nós fossem dirigidas às cartas. Destaco um trecho que me marcou:

O senhor olha para fora, e é isso sobretudo que não devia fazer agora. Ninguém pode aconselhá-lo e ajudá-lo, ninguém. Há apenas um meio. Volte-se para si mesmo. Investigue o motivo que o impele a escrever; comprove se ele estende as raízes até o ponto mais profundo do seu coração, confesse a si mesmo se o senhor morreria caso fosse proibido de escrever.

Manu 29/06/2021

Confesso achar que li "Cartas a um jovem poeta" no momento completamente errado. Nada do que Rilke fala me tocou de alguma forma. Me esforcei pra concluir essas cartas, pois faltavam poucas páginas e nada me chamava a atenção, ficando especialmente cansada com a ode incansável dele à solidão e ao que ela remeteria ao discurso e escrita do poeta, visão esta que tenho discordâncias (na forma como as interpretei e que chegaram até mim). Acho que é um livro bonito, entendo os motivos pelos quais as pessoas gostam, da importância que essa troca de correspondências teve para o "jovem poeta" em questão, pra mim, não rolou.

Thay 27/06/2020

"Um mundo se abrirá para o senhor, a felicidade, a riqueza, a grandeza inconcebível de um mundo. Viva por algum tempo nesses livros, aprenda com eles o que lhe parecer digno de aprendizado, mas sobretudo os ame. Esse amor lhe será retribuído milhares e milhares de vezes, de modo que, seja qual for o rumo tomado pela sua vida, tenho certeza de que ele percorrerá o tecido de seu ser como um dos fios mais importantes entre todos os fios que compõem a trama de suas experiências, decepções e alegrias."

É Rilke, habitei nessa leitura e agora termino com uma sensação de que preciso regressar a ela muitas outras vezes, pois em qualquer momento da vida terá muito a me dizer; levo comigo lembranças dessa passagem, e estou certa de que suas palavras sempre farão parte da trama estranha, maravilhosa e inexplicável que é minha existência!
Alê | @alexandrejjr 27/06/2020minha estante
Lindo texto! ?

Thay 27/06/2020minha estante
Fui ler esse livro tão despretensiosa e ele me acertou em cheio! ?

carolayne.p 23/05/2023

O que seria uma solidão sem grandeza?
"Cartas para um jovem poeta" é amplamente apreciado por sua sinceridade e sabedoria atemporais. Suas reflexões sobre a criatividade e a busca interior têm um apelo universal e continuam a inspirar escritores e artistas até os dias de hoje. É um livro que encoraja os leitores a abraçarem sua própria jornada artística, a encontrarem autenticidade em sua expressão e a perseverarem em seu caminho, independentemente dos desafios que possam surgir.

Uma das principais mensagens transmitidas nas cartas é a importância da solidão e do autoconhecimento no processo de criação artística. Enfatizando a necessidade de se afastar das distrações do mundo exterior e buscar a interioridade, mergulhando nas profundezas de si mesmo para encontrar a inspiração e a verdadeira essência da arte. Rilke explora temas como o amor, a solidão, a natureza e a espiritualidade. Ele compartilha suas próprias reflexões sobre esses assuntos e como eles podem influenciar a criação artística. Suas palavras são profundas e poéticas, oferecendo uma visão única sobre a vida e a arte.u

lendocombeatrizz 28/12/2022

??morreria se lhe fosse vedado escrever??
A reposta para essa pergunta é e sempre vai ser um ?sim?, claro e escancarado. Eu sei o que é sentir, mas sem conseguir falar, apenas escrever; Rilke muito antes se sentira da mesma forma, o que traz uma sensibilidade enorme para essa leitura.

Esse livro é uma viagem para o autoconhecimento, assuntos como Deus e amor são recorrentes. Me apaixonei pela forma com que ele leva esse temas, é como se fosse um soco no estômago, mas sem a dor.

São 128 páginas, ou seja, é um livro que dá para ler no fim de tarde, até para te tirar da ressaca literária. Veio em uma boa época para mim, que estava com dúvidas sobre a vida, mas Rilke me acalentou e disse: ?Viva agora as perguntas. Talvez passe, gradativamente, em um belo dia sem perceber, viver as respostas.?. Foi um conselho e tanto.
Duda Batista 30/12/2022minha estante
Tem alguma diferença essa edição para edição de bolso que tem menos págs?

lendocombeatrizz 30/12/2022minha estante
creio eu que só não tenha a canção de amor e de morte

Duda Batista 30/12/2022minha estante
@Beatriz Obrigada

gustandrade 01/09/2023

Temática bem interessante, em que um jovem que possui aspirações em se tornar poeta troca cartas com Rilke (sim, o próprio autor). Um livro bem pequeno que aborda temas como a poesia e o amor.

joskegshikta 08/01/2023

Achei um bom livro para ler rápido, achei a escrita um pouco cansativa? sim, mas acontece e depois acabei por acostumar. Gostei ;)

Giovanavski 23/04/2022

Simplesmente maravilhoso!! Os grandes conselhos dado pelo autor a um jovem que sonhava em ser poeta. Em suas cartas profundas, Rilke da seus conselhos sobre a escrita, amor, solidão, sobre a arte e a vida. Ninguém pode negar que Rilke sabia escrever belas cartas! E como somos sortudos por podermos receber seus conselhos também.

caroliny 10/01/2023

definitivamente, eu não estava preparada pra esse livro.
já havia visto ele mas não cheguei a me interessar, me sinto uma grande idiota, ele virou com toda a certeza meu livro favorito.
Nathany 10/01/2023minha estante
É bom mesmo?

caroliny 10/01/2023minha estante
ele é bem curtinho, trata sobre solidão, sentimentos, em especial do carinha pra quem ele escreveu as cartas, eu realmente precisava dessa visão dele das coisas sabe,mas vai de cada um kkk