Crash

Crash Alexandre Versignassi

Resenhas - CRASH

Larisse19 30/07/2022

Melhor do ano até agora
Nunca pensei que seria possível ler sobre economia de maneira tão simples e gostosa.

Neste livro, o autor retrata toda a história do dinheiro, desde seu surgimento, que aconteceu muito antes das impressoras que o faziam de papel, até os dias de hoje.

Dinheiro, economia, investimentos em ações, são assuntos que podem sim ser discutidos em uma mesa tomando café, e esse livro é a prova disso. Faz você se apaixonar pelo assunto e perder o que Nathalia Arcuri chama de "Dinheirofobia".

O longo tempo despendido para terminar este volume não foi por ser uma leitura massante, longe disso. Queria dedicar tempo de qualidade para lê-lo, para compreender os conceitos apresentados, ainda mais para mim que os utilizo em minha área.

Todas as pessoas deveriam ler esse livro. Melhor do ano para mim até agora.

Thailinne 25/07/2022

Crash: uma breve história da economia
Que leitura excelente! A escrita é muito fluida e extremamente didática sem te fazer parecer um idiota ahhahahha O autor da bastante conceitos e explica a história de uma forma muito, muito boa. Nem sei dizer pq eu demorei tanto pra terminar. Leitura mais do que recomendada.
JAlia 25/07/2022minha estante
Me deu vontade de ler!

Thailinne 28/07/2022minha estante
Vai ser divertir! O autor é todo engraçadinho hahaha

epietragalla 23/06/2022

Melhor pior
Como evoluiu nossa economia até a crise financeira de 2008? Sim, do melhor pior jeito possível, com bolhas financeiras, deflação, inflação, muita impressão de dinheiro e filha da putagem.

Lucas 21/06/2022

Livro Essencial da vida
Um daqueles livros que você coloca como top 10 como livros para a vida. Entender a economia, a história do dinheiro, o porquê das coisas acontecerem é fundamental para tirar os vieses políticos que temos na cabeça. O livro traz de uma forma bem leve e fácil de entender uma breve história da econômica com pontos super importantes e que instigam a curiosidade do leitor.

Com esse livro você vai aprender mais sobre dinheiro, investimentos, visão sistêmica de mercado e, principalmente, como a nossa relação com a economia é cíclica e vulnerável.

Super recomendo. Superaram minhas expectativas.

Luiza 21/05/2022

Acima das minhas expectativas
Esse livro veio em um momento em que eu precisava expandir rapidamente meus conhecimentos sobre economia e a história do dinheiro. À medida que eu avançava, entendia por que tantas pessoas me recomendaram ele.

É um livro que instiga a curiosidade sobre como viemos parar até aqui com o modelo econômico atual, sem a complexidade dos jargões e a erudição com que o tema é muitas vezes tratado.

Através desse livro aprendi mais sobre dinheiro, investimentos, visão sistêmica de mercado e, principalmente, como a nossa relação com a economia é cíclica e vulnerável.

Super recomendo para leigos que gostariam de se aprofundar sobre o assunto e não sabem por onde começar.

Fabio 13/05/2022

A essência da economia em um livro
Narrativa, história e economia feito com primor. Uma delícia de ler que te prende desde a introdução, qualquer um que der uma chance corre o risco de se apaixonar por economia. É aquela velha história: às vezes não gostamos de algo porque não fomos apresentados adequadamente. Eis aqui uma introdução perfeita da economia. Um dos meus livros favoritos!

Julia.Garani 01/05/2022

Só não dei 5 porque algumas partes me irritaram, mas a escrita é muito boa e é um excelente panorama geral da história da economia.

ale 25/04/2022

adorei a experiência de ler esse livro, a linguagem é bem simples e o autor explica os termos de uma forma fácil de entender.

adorei a forma como ele usa eventos históricos e algumas personalidades pra explicar as situações e analisa os erros cometidos.

recomendo muito!!! leiam!!!

Leonardo.Silva 05/03/2022

Genial!
Sensacional, é a palavra que pode resumir essa obra. Versignassi cumpre com maestria o que o livro propõe, dando uma noção sobre como funcionam as engrenagens da economia, em uma linguagem acessível e envolvente.

Alexsander.Camargos 19/02/2022

Economia não é só uma ciência exata, é também humana
Encontrei neste livro muitas respostas sobre a origem do dinheiro e seu valor intrínseco na sociedade, numa viagem ao longo do tempo, Alexandre Versignassi aborda uma série de temas interessantes, como o funcionamento da moeda, a inflação, o papel dos governos no gerenciamento do dinheiro em circulação, o surgimento da bolsa de valores, criptomoedas, e claro, não poderia esquecer das diversas bolhas econômicas. Em linguagem dinâmica e divertida, o livro traz inúmeras histórias e curiosidades, veja algumas delas a seguir.

Para familiarizar o leitor, as bolhas acontecem quando a venda de algum produto ou mercado cresce desproporcionalmente. Os preços sobem tanto a ponto de causar uma euforia no mercado e as pessoas passarem a comprar simplesmente por achar que mais na frente algum outro “eufórico” vai aparecer e pagar mais caro. Só que as pessoas eufóricas também são um recurso limitado, ou seja, chega uma hora em que ninguém mais se interessa em comprar e a bolha estoura. Com isso, as pessoas se desfazem do ativo, causando uma queda grande nos preços e gerando uma crise, o famoso “Crash” (queda abrupta de valor).

Economia não é só uma ciência exata, é também humana, portanto para entender o presente, e tentar “prever” o futuro é necessário compreender o passado.

DiegoDelmondes 12/02/2022

Excelente livro para quem quer aprender um pouco sobre a história da economia mundial, passando desde Império Romano até Warren Buffet.

Cíntia 10/02/2022

Que livro!!
Esse livro me ensinou muitas coisas do mundo da economia. É falado de uma forma fácil! Recomendo para quem quer entender melhor sobre a economia

Josiano.Lima 05/02/2022

Que aula de história maravilhosa
Uma bela aula de história para entender um pouco melhor alguns fatos econômicos que contribuíram para a formação do atual contexto das relações com o dinheiro. A história no caso da economia é cíclica, mas não é previsível, isso a torna importante, mas ao mesmo tempo perigosa. Recomendo a leitura.

Junior 01/02/2022

Aula sobre como evitar quebrar no mercado financeiro
Alexandre consegue te mostrar que não existem gênios no mercado financeiro e que se você for imprudente pode figurar como um dos diversos personagens do livro! Aprendi muito sobre risco, ganância e investimentos com este livro! Recomendado para aqueles que não sabem nada de mercado financeiro mas querem aprender a como fazer seu dinheiro trabalhar pra você!

Ivan 01/02/2022

História e base de conhecimento da economia mundial
Livro espetacular, mostra a história do dinheiro de uma forma nunca vista, usando referências do nossa dia a dia e da atualidade, começando desde os primórdios da humanidade, onde a troca de serviços e mercadorias movia o comércio, passando pela ascensão do ouro até a criação das moedas, que usam da sua "fé" no valor do papel para mover a economia mundial.
É interessante ver como uma ideia simples é muito complexa na verdade, pois a base do dinheiro é a sua ideia de valor e troca por bens e serviços, mas esconde uma complexidade esmagadora, tanto financeira quanto cultural, dentro dos seus esquemas.
Livro nota 10, recomendo muito para quem tem preconceito com dinheiro, economia e negócios, pois é muito importante saber tanto como governos e a sociedade privada tratam o dinheiro, e você sabendo o mínimo já vai conseguir escolher melhor como usar seu suado dinheiro.