O Monge e o Executivo

O Monge e o Executivo James C. Hunter

Resenhas - O Monge e o Executivo

Marcia 22/08/2022

Minhas impressões sobre o livro
Muitos já ouviram falar desse livro e muitos leram também.Eu o tinha lido há alguns anos e como ele chegou em minhas mãos novamente, sem procurar-lo, percebi que era momento da releitura. É o tipo de livro que nos faz bem e aprendemos sempre. Não é um livro só para líderes e executivos, é para todos que buscam melhorias pessoais e sociais. "Suas ações sempre falarão mais alto e serão muito mais importantes do que suas palavras."
Para mim, é muito importante de tempos em tempos, parar um pouco e refletirmos sobre nossas ações, nossos pensamentos, nossas relações sociais e nosso dia a dia. Sempre saio melhor e com minhas idéias mais claras.
" Seus sentimentos de respeito devem se expressar por meio de suas ações de respeito."
" Olhe em torno de nós. Os maiores prazeres da vida são totalmente grátis."
"... além disso, Greg não está aqui conosco para se defender, e eu tento não falar negativamente a respeito daqueles que não estão presentes (...) Acho que não gostaríamos que as pessoas falassem de nós pelas costas, não é mesmo?..."
Um livro pequeno que nos traz ótimas reflexões e ressalta: ação, atitude. É importante praticar, aplicar o aprendizado no dia a dia. Não é fácil mas com vontade e disciplina vamos melhorando e essa melhora reflete no nosso ambiente, nas nossas relações.
"Pensamentos tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter tornam-se nosso destino"
Valeu!
Sinopse: Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes.Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, ideias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros.

Robson58 21/08/2022

Muito mais do que um livro sobre liderança...
Esta deveria ser uma leitura obrigatória nas escolas, empresas e no serviço público. É muito mais do que um livro de administração, apesar de trazer de forma brilhante o conceito de várias ferramentas consagradas no ambiente corporativo. É também um livro sobre valores, princípios e, acima de tudo, sobre caráter.
A forma de narrativa também ajudou bastante a visualizar como tudo isso pode ser aplicado na prática.
O livro conta a história de seis personagens intrigantes e desafiadores, entre eles, o executivo, com personalidades completamente distintas mas que se complementam no decorrer da história. Ambos vão para um retiro onde aprenderão sobre liderança.
Simeão, o monge, é o responsável por conduzir o retiro, e é também o ponto focal da narrativa, o facilitador.
Pra mim, foi uma leitura extremamente valiosa, cheia de aprendizados, não só para minha vida profissional, mas para a vida como um todo. Sua definição de "amor" é fantástica, e mudou muito a minha forma de pensar.
Apesar de não defender nenhuma religião específica, o livro trás referências da Bíblia e cita Jesus como o maior modelo de líder da história. Como cristão, achei isso maravilhoso, e acredito ser uma referência válida, mesmo para leitores ateus ou que não tem uma religião definida.
Ao terminar o livro, tive aquela sensação de que muitas portas poderão ser abertas com os ensinamentos de James C. Hunter.
Super recomendo, para todas as idades.

Bah Peruchena 17/08/2022

Lider X Chefe
Leitura maravilhosa sobre princípios de liderança, sobre a diferença entre autoridade e poder, ótimo para quem quer algo sobre desenvolvimento pessoal.
Fala sobre hierarquia e a importância de valorizar todos os níveis, sobre influenciar positivamente as pessoas e sobre as características e o papel do lider na vida delas.
Realmente um livro que vale a pena.

Bruh 15/08/2022

Livro simples para um aprendizado rápido
Primeiramente irei descrever das partes negativas que achei do livro.

O livro é excelente e explico isso depois, mas não nego que não gostei muito do conteúdo religioso que tem no livro. É claro, que os exemplos são válidos e quem é cristão irá gostar dos exemplos e terá uma maior compatibilidade. Mas esse ponto tem mais a ver comigo por não me considerar religiosa (minha crítica séria a mesma se o autor enfatizasse outra religião).

Agora o ponto positivo é que para quem faz curso de administração ou qualquer outro que requer sua posição de liderar, ele é um ótimo livro. São coisas básicas que em parte já tinha uma ideia e o autor reforça princípios básicos de uma boa liderança.

O autor consegue passar para o leitor esses princípios de forma simples e de fácil entendimento. Como é escrito com personagens conversando entre si, isso torna mais fácil e para quem tem imaginação, consegue sentir lá no mosteiro em que o personagem está.

Enfim, essa é minha opinião do livro. Um livro curto, possível ler em uma sentada, simples, mas ainda assim valioso.

Porsani 13/08/2022

Excelente
Muito bem escrito e didático
Propicia um excelente aprendizado sobre princípios de liderança. Nos leva a refletir sobre pensamentos, ações, hábitos, caráter e qualidades que líderes precisam ter para exercer autoridade baseada em amor/agape, compromisso, bondade, paciência, humildade,abnegação, honestidade, generosidade

Jennifer 11/08/2022

Fazer escolhas é essencial
Através de estória de personagens comuns e um frade, o autor traz ensinamentos sobre o princípio da liderança. O livro apresenta uma leitura leve e atrativa.

Carley.Delmondes 06/08/2022

Uma leitura envolvente que nós fazem entrar, também no mosteiro junto com o personagem em busca de sabedoria. Passamos por vários momentos e situações que permite numa pausa para pensar em nossos atos com nossos colegas, família e etc. A força sempre esteve conosco.

Manu Tavares 01/08/2022

interessante e diferente do q eu esperava, eh um livro q mostra q n adianta so focar em ser o melhor e ao fazer isso n se importar em quem tem q pisar. temos q sempre ser humildes, escutar e se importar com o próximo para q assim possamos ser seres humanos cada vez melhores.

Henrique0 31/07/2022

Incrível
Li esse livro ano passado e reeli ele esse ano e com certeza irei ler ele outras vezes. Ele é incrível

Vitória R Rodrigues 27/07/2022

Incrível!
Livro excelente, leitura fluida e com muitos pontos interessantes para reflexão e evolução pessoal!
Amei
Vitória R Rodrigues 27/07/2022minha estante
Uma pena que é um livro curto!

Tali 23/07/2022

Livro da transformação
Ei você? Deseja ser um líder que todos te admirem? Antes disso você precisará passar por uma transformação, e esse livro te ensinará muita preciosidade, a diferença do poder e autoridade, a importância do outro, o valor do seu tempo, o perdão, a empatia?.. então se você hoje é um gerente, empresário e deseja agregar valor a sua empresa e deseja alcançar um bom desempenho da sua equipe para geração de lucros pessoais e monetários, leia essa joia.

Se tornou um queridinho , ótima opção para presentear alguém.

Lucas 22/07/2022

Ótimo livro
Iniciei a leitura do livro sem nenhuma expectativa, porém as mensagens que obtive no livro me fez refletir sobre algumas coisas e situações passadas, este livro agregou no desenvolvimento da disciplina para mudança de comportamento.

site: Otimo

Clara 21/07/2022

Uma leitura rápida e fluída sobre a essência da liderança!
É um livro básico, isso porque ele não vai se aprofundar tanto no tema, mas ao mesmo tempo te trará ensinamentos sobre o que realmente é a liderança

Higor 18/07/2022

?O monge e o Executivo - James C. Hunter?
Esse propositalmente demorei um pouco mais tempo para terminar de ler. Cada diálogo com Simeão era motivo para muita reflexão no dia a dia e como podemos ser melhores pelo simples ato de servir.

Porém confesso que esperava um pouco mais além e profundo quando se fala em autoconhecimento.

Méry 18/07/2022

Ótima leitura!
Leitura muito interessante e útil não somente para quem possui posições de algum tipo de liderança, mas também para os liderados! É muito maior do que somente liderança! leiam, conhecimento para vida!