Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

livrosmortificados 14/02/2024

"O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida e restaurar na velhice a adolescência. Pois, senhor, não consegui recompor o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual, a fisionomia é diferente. Só se me faltassem os outros, vá, um homem consola-se mais ou menos das coisas que se perde; mas falta eu mesmo, e essa lacuna é tudo. O que aqui está é, mal comparando, semelhante à pintura que se põe na barba e nos cabelos, e que apenas conserva o hábito externo, como se diz nas autópsias; o interno não aguenta tinta"

Rafittha 14/02/2024

Dom Casmurro
Não me venha com defesas a Bentinho!

Confesso que demorei a pegar este para ler. Contudo, percebo que o fiz no momento certo. Falar de Dom Casmurro ainda é muito polêmico, mesmo nos dias atuais, as opiniões se divergem, até mesmo dentre os que ainda não leram a obra.

Sobre a obra, contexto, texto e enredo, torna-se inegável sua importância para a literatura. Aqueles que não estão familiarizados com escrita literária, formal e cerimoniosa, talvez encontre certa dificuldade na leitura. Por vezes fez-se necessário uma ou mais releituras de trechos específicos para melhor compreensão.

Com grande fama na mídia, popular entre os leitores, polêmico aos dados de opiniões sinceras e referência da literatura. Machado de Assis, constrói uma narrativa intrigante, que nos faz querer correr para desvendar todos os pensamentos de Bentinho.

A narrativa é construída em torno da escrita de Bentinho sobre sua trajetória de vida. Uma análise acerca das relações com a família e sua amada esposa Capitolina. Bentinho, ao escrever sua autobiografia, analisa e relata os acontecimentos que levaram a suas reflexões e conclusões.

Antes de mais nada, é importante ressaltar que a descrição acontece na perspectiva de Bentinho, o que, querendo ou não, influencia na pessoalidade da narrativa dos fatos. O machismo perpetuado ao longo das décadas não permitiam que uma análise, que fosse além da perspectiva de Bentinho, fosse levada em consideração.

Particularmente, sou da opinião de que Capitu não traiu Bentinho. Durante todo o relato, desde a percepção de Bentinho por gostar de Capitu, até as acusações de fato, fica evidente a falta de tato e respeito por parte do narrador. O momento de desconfiança pela parte do acusador é no mínimo inusitado. Bentinho não aceita o sofrimento de Capitu acerca da perda de Escobar, que, sendo grande amigo estimado de Bentinho, e frequentador assíduo da residência do casal, também seria benquisto por Capitu.

Bentinho demonstra, constantemente, a necessidade de alguém que o guie e tome as decisões por ele. Desde cedo Ezequiel, que a princípio era considerado um imitador nato, se faz parecer nos gestos e atitudes dos adultos a sua volta, sendo repreendido e observado por imitar tão bem José Dias e prima Justina, mas era gênio na imitação de Escobar. Contudo, em viver seu luto, Bentinho, começa a enxergar Escobar em seu próprio filho.

Por fim, finalizo minha defesa a integridade de Capitu, citando o fato de que, a própria, revela a semelhança entre Ezequiel e Escobar. Não fazendo, assim, sentido na revelação do próprio crime. Sendo assim, o ciúme de Bentinho se resume unicamente na própria culpa revelada. Ao desejar aquilo que não deveria ou poderia ter, o Casmurro, reflete todos os seus pecados naquela que mais o amou. E mesmo após o abandono e negligência paternal, Capítulo ainda relata ao filho a estima pela pessoa amável e incrível que é Bentinho.

Recomendo a leitura para aqueles que, assim como eu, precisavam de uma vez por todas constatar o óbvio: Bentinho precisava de uma boa terapia. Por sua insegurança, afastou aquela que mais lhe estimou.

TraumadaAyA 14/02/2024

Acho o bentinho um narrador intragável.. sabe aquela pessoa que o mundo é cruel, mas você é tão bom que não entende pq merece tudo o que acontece ao teu redor? Bom, ele me passa essa sensação..

Sei o ano em que a história se passa e por isso mesmo penso que ele julga a Capitu (sim, ele julga, pq é quem narra a história) uma mulher tão a frente do seu tempo, que é tão inteligente e esperta.. ao ponto que ele é um coitado que caiu na lábia dela..

Me poupa, a mulher nunca nem saiu da cidade de onde ela nasceu.. ele pula anos e anos onde ele está estudando, viajando, conhecendo outras pessoas, que conveniente..

A fixação é tão grande por essa mulher que logicamente ele acredita que ela traiu ele ou que o mundo quer ver ele sofrer.. ele esquece que quem ajudou ele a voltar pra mulher foi o próprio Escobar!

🤬 #$%!& de homem chato!

Eu acho que não traiu, mas bem que deveria! Lógico que a mulher sofre pela morte do amigo, ele chamava ela de cunhadinha, vivia dentro da casa deles, a amiga foi embora logo depois, pelo amor de tudo que é mais sagrado!

Acho que realmente me irrita os livros com finais abertos, geram discussões e mais discussões, o que me alivia é que agora eu tenho a minha própria opinião!

Lisiane.Dutra 13/02/2024

Em Dom Casmurro, o narrador Bento Santiago retoma a infância que passou na Rua de Matacavalos e conta a história do amor e das desventuras que viveu com Capitu, uma das personagens mais enigmáticas e intrigantes da literatura brasileira. Nas páginas deste romance, encontra-se a versão de um homem perturbado pelo ciúme, que revela aos poucos sua psicologia complexa e enreda o leitor em sua narrativa ambígua acerca do acontecimento ou não do adultério da mulher com olhos de ressaca, uma das maiores polêmicas da literatura brasileira.

sinaroyals 13/02/2024

Não a toa carrega o título de uma das maiores obras da literatura brasileira. todo mundo sabe que o bentinho na verdade era gay e obcecada pelo melhor amigo, por isso fica insistindo nessa história de traição, mas a complexidade da história, dos personagens e o fato de que a dúvida vai ficar pra sempre conosco, porque o bentinho não é um narrador confiável, são o que fazem a história ser tão consagrada como é.

Safira 13/02/2024

Sempre quis ler para poder entrar no debate da maior polêmica da literatura: "Capitu traiu Bentinho?"
Confesso que o início do livro achei um pouco chato, mas a partir do meio quando vai se desenrolando a história mais rapidamente eu comecei a amar.
Capitu não traiu Bentinho, ele como bom advogado nos induz a deduzir a traição tendo como base as suas paranóias...Acho inclusive que no fundo ele tinha era uma quedinha pelo Escobar..
Não traiu, mas deveria ter traído o rabugento do Bentinho!

Johann 12/02/2024

Traiu, mas não foi Capitu que o fez
Clássicos não tem spoiler, mas de qualquer forma, ALERTA DE SPOILER.

Antes de entrar nós méritos da célebre discussão, gostaria de fazer algumas considerações.

Comecei meu projeto de ler os grandes clássicos da literatura, e nunca havia lido um sequer dos grandes brasileiros. Então resolvi começar logo com o maioral Machado de Assis (claro que não foi só por que era o unico que eu já tinha na estante)

E partindo disso comecei o livro sem saber nada além da icônica frase dos "olhos de cigana e dissimulada" e da célebre discussão "traiu ou não?". Com a mente como um papel em branco, sem nenhum preconceito ou pressuposto, li as primeiras páginas com muita simpatia por Bentinho e Capitu, torcendo pra que ele se livrasse logo do seminário e casasse com Capitu. De fato, foi um casal que eu realmente quis que desse certo.

Embora Machado tenha toda aquela aura, construída em torno de sua linguagem e suas narrativas serem difíceis, ou melhor dificílimas(como diria nosso caro José Dias), não achei nada disso. De fato foi uma leitura que fluiu muito bem, em parte por já estar familiarizado com esse tipo de literatura, em parte pelo livro ser inteiramente em 1ª pessoa, e claro pelos Capítulos curtíssimos(que eu amo). Os poucos termos desconhecidos foram termos da época e em desuso atualmente, e termos específicos relacionados ao catolicismo, que eu como um não-católico-romano, não saberia os seus significados, mas que essa edição trouxe tudo explicado nos rodapés.

Entrando agora na discussão, o meu veredito é: Bentinho que traiu.

O primeiro argumento em defesa de Capitu, o livro é totalmente redigido e escrito de acordo com memórias de Bentinho, que deixa desde o começo, referências, como, por exemplo as 4 figuras romanas na parede da sala, que segundo a história foram traídas. Ao longo de toda a narrativa temos comentários e referências a isso.

O próprio Bentinho assume que era imaginativo e relata várias de suas viagens fantasiosas; bem como assume que era ciumento, e nunca sequer desconfiou de uma traição da mulher. Até que tiveram um filho.

Depois de uma mania de imitação do filho que passa a imitar a todos, e claro, o melhor amigo, Bentinho começa a ver traços do Escobar no filho, (claro, devido as imitações) e depois de tomar a traição de Capitu como verdade, sem ao menos conversar nem nada, ele se fecha e se afasta da família, chega a pensar em se suicidar por não suportar mais olhar a cara do filho e ver o amigo. Depois pensa em matar o próprio filho. E então manda Capitu para o exterior pra se ver livre. Mesmo após isso tudo, Capitu continua mandando cartas amorosas e com notícias do filho.

(Eis a traição de Bentinho, expulsou a mulher de casa e tentou envenenar o próprio filho)

No fim da história, depois da morte de Capitu no exterior, recebendo o filho já crescido, o próprio assume que se José Dias fosse vivo diria que o filho era idêntico ao próprio Bentinho.

Ao fim de tudo gostaria de dizer que amei o livro e a escrita de Machado. Pretendo ler mais obras dele num futuro próximo e me deliciar mais uma vez em sua escrita.

Thyelle.Renata 12/02/2024

Dom Casmurro
Que o livro é um clássico é fato consumado, porém vale ressaltar que apenas de um clássico (e antigo)ele é atemporal trazendo debates que ainda hoje são debatidos.
O livro é obra do realismo,e mostra isso com toda a ironia utilizada pelo machado de Assis,demonstrando pior lado do personagem principal e de alguns outros, colocando os mesmo a "prova" em algumas situações.
O romance de Betinho e Capitu é o que nos prende de começo ao fim,os surtos de Betinho demonstram a relação abusiva que Capitu vivia.
Em resumo, Betinho é extremamente tóxico e maluco,e Capitu NÃO TRAIU Betinho.

Camila Lira 11/02/2024

Atemporal
Eu amo, mas nem sempre amei.

Li no colegial e detestei, li novamente aos vinte e cinco e amei!
Bentinho fraco das ideias desde criança, a póbi da Capitu tipo "homem, para de graça pelo amor de Deus!", acho inclusive que o Bentinho que tinha uma paixão platônica por Escobar...

Clara 11/02/2024

Não sei se Capitu traiu ou não traiu.
De qualquer forma, achei tudo muito triste, me deu vontade de chorar vendo Bentinho se transformar em Dom Casmurro.

LenSa 11/02/2024

Sei que cada um tem uma interpretação diferente do final dessa história, a minha opinião é que Capitu não traiu Bentinho e ele possuía algum transtorno mental.
A interpretação correta não sabemos, mas uma coisa é certa: Machado de Assis foi um gênio da escrita, não é à toa que até hoje o seu nome é reconhecido e comentado.

Trechos:

"II Do livro

um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde; mas falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo.

VIII É tempo!

?A vida é uma ópera?, dizia-me um velho tenor italiano que aqui viveu e morreu? E explicou-me um dia a definição, em tal maneira que me fez crer nela.

XI A promessa

Prazos largos são fáceis de subscrever; a imaginação os faz infinitos.

XIV A inscrição

Conhecia as regras do escrever, sem suspeitar as do amar; tinha orgias de latim e era virgem de mulheres.

Os olhos continuaram a dizer cousas infinitas, as palavras de boca é que nem tentavam sair, tornavam ao coração caladas como vinham?

LXXII Uma reforma dramática

Nem eu, nem tu, nem ela, nem qualquer outra pessoa desta história poderia responder mais, tão certo é que o destino, como todos os dramaturgos, não anuncia as peripécias nem o desfecho. Eles chegam a seu tempo, até que o pano cai, apagam-se as luzes, e os espectadores vão dormir.

CIII A felicidade tem boa alma

Um dia, comparou-nos a aves criadas em dous vãos de telhados contíguos. Imagina o resto, as aves emplumando as asas e subindo ao céu, e o céu agora mais largo para poder contê-las também.

CXXXI Anterior ao anterior

As pessoas valem o que vale a afeição da gente, e é daí que mestre Povo tirou aquele adágio que quem o feio ama bonito lhe parece."
Matheus656 11/02/2024minha estante
Incrível como este livro continua atemporal fomentando discussões até hoje. Não deve em nada a um drama gringo tão aclamados principalmente por jovens leitores.

LenSa 11/02/2024minha estante
Verdade

Carol 10/02/2024

Traiu ou não traiu?
Acho que não me dou bem com clássicos e realmente não é meu tipo de livro,demorei bastante pra ler ele e só consegui acabar depois que comecei a ouvir em audiobook.Toda a linguagem do machado de Assis e a narrativa em si foram complicadas pra mim entender e sinceramente achei a leitura chata e entediante mas acho que é normal isso.Um dos maiores mistérios da literatura é se a Capitu traiu ou não,eu acho que ela pode ter traído sim mas se não traiu deveria porque que cara chato é esse bentinho,mas realmente não tem como ter certeza se traiu ou não porque toda a história é manipulada na visão do bentinho que é um doido varrido.Não é um livro que eu vá ler de novo mas foi minha primeira experiência com um clássico da literatura brasileira então tudo bem.

Raquel Scalzer de Paua 09/02/2024

BOOOOM DEMAIS
Definitivamente faz diferença ler Dom Casmurro com um olhar mais maduro.
Que leitura gostosa. Dom Casmurro com certeza está no meu top 5 livros preferidos.

Michelle Ramos 09/02/2024

Traiu ou não traiu?
Como é o próprio Bentinho que narra a história, é um personagem difícil de confiar. Muito ciumento. Algumas desconfianças.
Mas quem poderia provar?