Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

BeaFCC 25/08/2024

Traiu ou não traiu?
Dom Casmurro é uma obra-prima da literatura brasileira e um dos livros mais fascinantes que já li. Esta releitura só confirmou o quanto essa história é envolvente e instigante e ao mesmo tempo me trouxe uma nova percepção sobre a trama. O livro é narrado por Bentinho, que relembra seu passado e conta sobre sua amizade de infância com Capitu, sua vizinha e grande amor.

O romance é marcado pela dúvida e pela desconfiança. Bentinho se casa com Capitu, mas com o tempo começa a suspeitar que ela o traiu com seu melhor amigo, Escobar. A grande questão do livro é se Capitu realmente foi infiel ou se tudo não passou de ciúmes e paranoia da parte de Bentinho. Machado de Assis constrói a narrativa de forma tão habilidosa que deixa o leitor sempre na dúvida, o que torna a leitura ainda mais fascinante.

O livro também explora temas como o ciúme, o amor e a fragilidade das relações humanas. A escrita de Machado é clara e direta, mas cheia de ironia e sutilezas, o que faz com que cada releitura traga novas descobertas.

Dom Casmurro é um livro que merece ser lido por todos. É uma história envolvente, com personagens memoráveis e um final que deixa muito para se pensar. Mesmo sendo escrito há tanto tempo, a obra continua atual e impactante. Com certeza, é um dos grandes clássicos da nossa literatura merecidamente, e essa releitura só reforçou minha admiração por ele.
funnybook 25/08/2024minha estante
li recentemente Memórias Póstumas de Brás Cubas e foi um tapão na minha cara

y2kdre 23/08/2024

Que livro interessantíssimo! Iniciei a leitura por ouvir falar tanto de Capitu e Bentinho, mas é engraçado porque 80% do livro é sobre a vida do Bentinho e parece que os leitores esquecem dessa parte. A escrita é diferente (obviamente por ser de 1899), porém muito boa de ser lida.
A narrativa é bem lenta e a história é bem cansativa, mas vale muito a pena.

E a minha resposta pra famosa pergunta é: Não traiu!!!

Débora.Araujo 22/08/2024

?Atar as duas pontas da vida?
Relendo essa obra depois de mais de 10 anos desde a primeira lida percebo que, na minha opinião, a beleza do livro não está na história em si, mas na incrível habilidade que Machado tinha para narrar uma história. A escrita do autor é excelente, é poética, é envolvente?Não é a toa que ele é um dos maiores escritores da literatura brasileira.
A história começa na adolescência de Bentinho e vai até a vida adulta, atando as duas pontas da vidas, e nos fazendo adentrar na mente de Bentinho e dos seus delírios. A forma como Machado construiu os personagens, suas relações e seus desdobramentos dentro da história possui a minha admiração e a forma como a história gira em torno de Capitu, a forma como a personagem foi escrita, nos faz admira-la.
Quanto ao enigma que assola o povo brasileiro, se Capitu traiu ou não Bentinho, não creio que haja um enigma. Os elementos da história são bem consistentes ao nos mostrar que não houve traição por parte de Capitu e que o livro vai bem além dessa ?dúvida?.
É um clássico que vale a pena ler devagar, se deliciando com a escrita do autor, admirando a forma como o enredo se desenrola e a beleza que a história possui.

Eveba 22/08/2024

Machado de Assis em seu romance mais conhecido
Dom Casmurro foi lido, relido, debatido e revirado por mim para faculdade. É a história mais famosa de Machado de Assis, desperta debates sobre a suposta traição de Capitu até os dias de hoje, foi uma releitura pra mim, então peguei alguns detalhes e menções que não pude apreender de primeira, mas que na segunda vez me fez perceber que Machado não dá ponto sem nó, e por mais cambaleante que a escrita dele possa ser (o próprio a descreve assim em Brás Cubas), ele consegue conectar incrivelmente a maioria dos capítulos, e sem fechar o julgamento dos protagonistas, pois esse fica a cargo do leitor opinar.

lunaa.claraa 22/08/2024

Dom Casmurro
"Dom Casmurro," de Machado de Assis, é um clássico da literatura brasileira que prende o leitor desde o início. A história é contada por Bento Santiago, um homem solitário que relembra seu passado, marcado por um grande amor e muitas dúvidas. Com uma narrativa envolvente, o livro faz o leitor pensar sobre o que é verdade e o que pode ser fruto da imaginação. À medida que Bento revela sua vida, somos levados a questionar se podemos confiar em tudo o que ele nos conta, em um enredo cheio de mistério e emoção.

Ellen Reis 22/08/2024

Quanto mais eu penso, mais eu gosto da história.

Já vou inciar comentando que pra mim, está óbvio que a Capitu não traiu e na realidade o Bentinho está tentando fazer nossa cabeça pra vinalizarmos ela e ele não ser o verdadeiro causador da sua solidão e rabugisse.

Desde o iício o Bentinho se mostra muito inocente e a Capitu uma moça mais esperta e maliciosa - "olhos de cigana oblíqua e dissimulada". Acredito que tenha contado dessa forma pra simplesmente se vitimizar e fazer a nossa cabeça de que ele foi traído pelo seu verdadeiro amor com seu melhor amigo. O que comigo não funcionou, porque a cada página eu tinha mais certeza de que estava tudo na cabeça dele.

Eu já estava desconfiada que não podia acreditar 100% na palavra do único lado da história que temos, mas após ele ter ido assistir a Peça de Otelo, eu tive certeza - essa peça conta a história de Otelo, que é apaixonado por sua esposa Desdêmona, porém a cabeça do Otelo é feita por um falso amigo, e ele passa a acreditar que sua esposa é uma adúltera, no final !!! SPOILER !!! ele descobre que ela era fiel a ele, porém tarde demais - e acho que essa foi UMA DAS pistas que o autor nos deu pra abrirmos um pouco a cabeça.

Acredito que é uma obra que todos deveriam ler, discutir e cada um dar sua opinião, essa história é gostosa já pela dúvida - de alguns, rs.
Eu amei e agora entendo porque é um clássico!

E você, o que acha? Traiu ou não Traiu?

Angy 21/08/2024

O enigma só existe para quem não conhece manipuladores
Nem de longe eu diria que eu amo esse livro. Mas li na época do ensino médio e detestei,não entendi nada e achei tudo muito chato.
Porém agora já na fase de jovem adulta, reler foi um prazer.
De início nos deparamos com a narrativa na perspectiva de Bentinho, que é extremamente apaixonado pela sua melhor amiga Capitu desde a infância, porém ele foi prometido ao sacerdócio antes mesmo de nascer. Sua mãe fez uma promessa que ele seria padre e durante boa parte da história, o maior drama é ele tentar convencer sua mãe de que ele não tem a menor vocação para ser padre. Mesmo assim ele vai pro seminário, mas antes disso ele deixa o seu romance engatilhado com Capitu, com diversas promessas e juras de amor eterno.
No seminário ele conhece Escobar que se torna seu melhor amigo e por aí vai.
Por fim, ele acaba desistindo do seminário, vira bacharel e se casa com Capitu e seu amigo se casa com Sancha, e ambos mantêm uma grande amizade com muita proximidade e companheirismo.
Ele quer ser pai, mas isso demora um bom tempo, enfim. Acontece muita coisa até que o filho nasce, passa um tempo e as desconfianças de que ele foi traído pela mulher com seu melhor amigo começam a crescer mais e mais a ponto dele se separar da esposa.
....
Eu acredito que não existe muito segredo nisso tudo, desde o início era meio óbvio que ele tinha sérios problemas, ele criava coisas na cabeça e mesmo sem a menor prova disso começava a alimentar sentimentos perturbadores inclusive pensava em estrangular ela por coisas banais.
Em uma passagem, Capitu apenas olha para um rapaz e ele deduz que exista algo entre eles, ou que o olhar dela para o sujeito teria alguma malícia.
Ele é ciumento, possessivo e afasta as pessoas de si.
Pra mim ele vê no filho apenas a projeção do que ele acredita ser e não a realidade. No fundo ele queria ter um motivo para odiar, se sentir coitado e com a razão por ter feito tanto mal a sua família. No fundo ele só está manipulando o leitor para que através de seu relato ele consiga se sentir validado. Ele busca justificativa para se sentir menos covarde do que sempre foi.

@estantedamarcia 21/08/2024

Dom Casmurro é um clássico da nossa literatura. É a obra mais conhecida de Machado de Assis, é um romance psicológico e realista. Ele foi publicado, pela primeira vez, em 1899.
Nesse ano, teve um novo viral de Machado, depois que foi divulgado e lido por uma americana.
Quando li pela primeira vez, na adolescência, não tinha noção da importância de Machado para a literatura brasileira. Essa é a terceira vez que leio essa obra, desse autor que aprendi a apreciar.
Esse romance conta a história de Bentinho e Capitu, que, apaixonados na adolescência, têm que enfrentar um obstáculo à realização de seus anseios amorosos, pois a mãe de Bentinho, D. Glória, fez uma promessa de que seu filho seria padre. Assim, no seminário, Bentinho conhece Escobar, que se torna seu melhor amigo e encontra uma solução para o problema.

A história narrada é de uma tragédia imensa, e não uma prova de amor. Ao encarar essas reflexões, pensamentos e angústia, o livro se torna rapidamente uma longa história de desamor.

Quando terminamos a leitura de Dom Casmurro temos um julgamento interno, se Capitu traiu ou não.

E Capitu, traiu ou não traiu?
Li o livro 3 vezes, e em todas as leituras obtive a mesma conclusão: Capitu não traiu o marido.

Não encontrei durante minhas leituras nenhum argumento sólido e consistente que apresentasse a visão de Bentinho sobre a traição.

Mas, essa é a minha perspectiva da história, e você, o que acha disso?

Adriana Scarpin 21/08/2024

Livros da ilha deserta #10.
A verdade é que a dúvida não cai na Capitu trair nem no Bentinho por ser uma narrador não confiável, a dúvida recai nessa revisão se o Machado é esse gênio 🤬 #$%!& todo mesmo, só uma mulher em 1960 conseguiu cantar essa bola porque a crítica machista não conseguia enxergar essa dubiedade, mas será que essa foi mesmo a intenção do Machado sendo produto do seu tempo?
Stefanie Macêdo 21/08/2024minha estante
!!!!!