Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

porttoliv 02/09/2024

Dom casmurro
Esse livro forma um puto caráter. É maravilhoso como Machado de Assis pode ter sido tão incrível a ponto de criar um livro que retrata problemas sociais e fortes críticas a uma sociedade opressiva, racista e homofóbica, e mais incrível ainda é pensar que ele fazia parte dessa sociedade, ou seja, como é perceptível a visão madura dele sobre todos os aspectos explorados no livro, ele cria uma realidade no ponto de vista do protagonista em que ele faz parte desse lado da sociedade, o que te cativa a ler o livro são os absurdos inacreditáveis que chegam a dar um ódio repugnante. Acredito que Dom Casmurro seja um dos livros mais importantes da literatura brasileira, e apesar da sua linguagem culta complicada se tornou o meu livro preferido devido as reflexões que tive ao longo da leitura.

hoaxfolk 02/09/2024

Demorei quatro dias pra ler esse aqui e é muito pra um livrinho tão curto, as vezes ficava entediada e parava de ler depois de 2 páginas, mas acho que é porque não estou tão acostumada com o estilo de escrita haha. Pra mim a leitura ficava mais legal quando a sonsa da capitu aparecia, ela é mt interessante na visão de bento, pra mim isso é mt engraçado, o jeito que ele via ela, não sei explicar bem, ele era MUITO apaixonado (as vezes isso nn é mt bom) por ela e bem ciumento. Não acho que Capitu traiu, bentinho era apenas mt ciumento e paranoico. Enfim, recomendo ler pq é um clássico, mas a leitura pode ser difícil para pessoas que não tem costume de ler literatura clássica.

Anielly 04/09/2024minha estante
Boa tarde!
Amg, você poderia responder um questionário (entrevista de campo) sobre
Dom Casmurro?
E bem rápido, possui apenas questões de
"Sim ou Não" e um discursiva.
Aqui è o link do forms : https:// forms.glue/tSENnUW5RwYao3qB6

gaby.singer 02/09/2024

Engano
Gostei da dinâmica do livro, um clássico muito bom pra começar. O livro é em primeira pessoa, ou seja, somos enganados pelo bentinho que também que é contado por um tempo psicólogo e não cronológico. Achei legal a ideia da história aberta e de como o autor conseguiu trazer esse questionamento do narrador personagem. Amei a história é pretendo ler outro livro do autor ???

LilithFromHell 01/09/2024

Uau
Achei um livro muito interessante e intrigante, a história é muito boa e envolvente. Creio que Capitu não tenha traído, mas a convicção de Bentinho era tanta que este via coisas onde não existia, também por ter talvez desejado a mulher do seu grande amigo, este tenha criado em sua mente uma inveja a qual se alojou já com suas inseguranças.

Sathy 01/09/2024

Difícil
Machado escrevia muito bem, todavia eu não consegui apreciar a leitura. Não gostei de nenhum personagem.

A atmosfera plácida paira sobre uma história realista, tão realista que se torna chata.

Poderia aqui pagar de cult dizendo que esse livro jamais será do agrado dos pós-modernos, aquele discursinho de "na minha época era melhor" ou "poucos conseguirão ler porque essa obra exige uma vida intelectual, cultura, fineza, educação de qualidade". E sinceramente eu só não gostei mesmo, não me conectei com a história.

Ainda quero ler diversos clássicos brasileiros, mas ler Machado de Assis novamente demorará um tempo considerável.

Bibliófila 01/09/2024

Que obra!! O impacto deste livro é imensurável, carecem-me predicados para descrever a significância desta história. Além de possuir uma premissa atemporal e uma atmosfera imersiva, a narrativa Machadiana consegue condicionar o leitor ao ofício de leitor até o fim do livro. Ademais, no que se refere à história, a tese da Psicanálise de Freud se reflete nos personagens, que são um espelho do seu inconsciente.
Nesse contexto, as atitudes de Bentinho, os sentimentos exacerbados e, em específico, os ciúmes equivocados devem-se ao inconsciente temor da insegurança que se atribuía à Capitu. Capitu, por sua vez, representava a perfeita antítese de Bentinho, já que era a personificação da liberdade e segurança.
Diante do cenário proposto na obra, pode-se destacar as relações de interesse protagonizadas pelos coadjuvantes, como os tios de Bentinho, Justina e Cosme. De maneira análoga, pode-se exportar as relações de interesse do microespaço -obra- para o macroespaço - realidade -, logo, percebe-se uma sutil intertextualidade de Machado de Assis
P:S: Só digo uma coisa, leiam de maneira minuciosa e analisem todo o espaço! Esta obra é muito mais obtusa e magnífica do que imaginam.
P:S 2 : Capitu é muito mais que uma alcunha literária de "traidora" ou de "leal", ela traz vivacidade aos sentimentos inóspitos e singulares dos personagens literários.

Kekerico 31/08/2024

Narrador não confiável
No final temos um narrador não confiável que em si mesmo não tem escrúpulos, instando para que confiemos nele, alguém que conseguiu realizar o sonho e depois o desgraçou com devaneios e loucuras.

Mas é um livro muito bem escrito que gera debates e brigas até o dia de hoje, um verdadeiro clássico!

Gi 31/08/2024

.....................................................................................................................

Bianca 30/08/2024

Dom Casmurro
A escrita desse livro é simplesmente uma das melhores que eu já vi, ela prende o leitor do início ao fim, até mesmo em algumas partes mais chatas.
A história é boa, mas achei que o livro passa pouco tempo falando das melhores partes.
Por mais que este livro seja bom, eu esperava mais.

Juliana 28/08/2024

Não resenhável
Este está na categoria não resenhável. É excelente e ponto! Quem não leu, leia, quem já leu, releia. E quanto à mais tradicional pergunta da Literatura Brasileira, pois... não sei, só sei que Capitu tinha olhos de ressaca, e tb oblíquos e dissimulados. E sei tb que foi narrado em primeiríssima pessoa (como diria José Dias), por ele, Dom Casmurro.

Duda 28/08/2024

Capitu traiu ou não traiu?
Olha oq falar desse livro.

Para ser bem sincera eu enrolei muito para lê-lo, em principal porque eu não estava muito familiarizada com o estilo da leitura, que é vários capítulos, mas capítulos bem curtinhos.

Mas eu gostei muito do livro, e fica aí o questionamento, traiu ou não?