Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...




Resenhas - Dom Casmurro


5350 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vivianne19 27/04/2024

Aquelas: Não traiu, mas deveria ter feito
Esse foi o primeiro livro que assim que terminei de ler ele vim correndo aqui escrever uma resenha. Que leitura maravilhosa, como sempre Machado de Assis sendo incrível!
Não achei a leitura difícil, pelo contrário, quando cheguei na metade do livro, devorei o resto em algumas horas. Os capítulos são pequenos e Bentinho narra a história do seu ponto de vista, e é aquilo, ele pode dizer o que quiser, já que não temos o ponto de vista de Capitu. Ele sempre foi um chato da elite, insatisfeito e ciumento até com o ar que Capitu respirava. Por mais que ele amasse ela, era uma coisa doentia, pois ciúme sempre vai ser um traço abusivo de um relacionamento. Capitu e Escobar foram uns santos em aguentar ele por tanto tempo, e sim, não acredito que Capitu tenha traído, mas se fez foi bem feito.
Eu esperava uma tragédia propriamente dita, mas a tragédia que se fez a vida de Bentinho foi bem melhor. 5 estrelas, favoritado e super recomendo!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Eloíza 27/04/2024

Livro marcante
Dom Casmurro é uma leitura envolente, "traiu ou não traiu?", uma trama que te prende e personagens interessantes, um clássico, Machado de Assis caprichou em seus livros.
Não é exatamente meu tipo de leitura, mas li para ajudar no meu conhecimento, assumo que para mim a pior parte foi ter que aguentar o Bentinho.
Adrienne 27/04/2024minha estante
traiu sim


patlove7 27/04/2024minha estante
Amo de paixão! ?
Ah, ela não traiu. Ok!?




Vanessa.Koeler 26/04/2024

Não é uma história sobre traição
Se você for ler pensando no hype do "traiu ou não traiu" vou economizar seus neurônios: não é sobre isso.

Bentinho é um cara insatisfeito com a vida desde o início do livro. Ele está constantemente buscando formas de mudar a situação atual. E o questionamento sobre a fidelidade de Capitu é apenas mais um capítulo da constante necessidade de mudança e insatisfação. No momento em que ele consegue tudo o que sempre sonhou, fica paranóico.
É uma história sobre autossabotagem.

Talvez com isso eu estrague a experiência de leitura de alguém, mas pra mim fez diferença começar a compreender isso ao longo da leitura. Só fui me dar conta disso lá pela metade do livro.
Enfim, é uma boa leitura, mas não é o melhor livro do Machado.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



xzsatur.no 26/04/2024

?A vida é uma ópera e uma grande ópera.?
?A vida é tão bela que a mesma ideia da morte precisa de vir primeiro a ela, antes de se ver cumprida.?

Comumente recomendado nas escolas e, provavelmente, ignorado pela maioria dos alunos pelo simples fato de terem sido obrigados a ler, mas caro leitor, acredite, não é a mesma coisa do que ler por vontade própria. O livro é maravilhoso.

?Dom Casmurro? é um romance clássico da literatura brasileira escrito por Machado de Assis. Publicado originalmente em 1899, o livro conta a história de Bento Santiago, um homem atormentado pelas dúvidas sobre a fidelidade de sua esposa Capitu.

O livro é narrado em primeira pessoa por Bentinho, que relembra sua infância, adolescência e vida adulta, especialmente o conturbado relacionamento com sua esposa. Uma narrativa é cheia de ironia e sarcasmo.

?Amai, rapazes! e, principalmente, amai moças lindas e graciosas; elas dão remédio ao mal, aroma ao infecto, trocam a morte pela vida? Amai, rapazes!?

A trama gira em torno da suspeita de traição de Capitu, que Bentinho acredita ter acontecido com seu melhor amigo Escobar. A dúvida persiste ao longo da narrativa, envolvendo o leitor em um jogo de verdades e mentiras, memórias e devaneios.

Capitu não traiu, mas deveria. Essa coitada ainda aguentou muito. Deveria ter largado.

?Dom Casmurro? é uma obra atemporal que aborda temas universais como o amor, a ?traição?, a solidão, a memória e a passagem do tempo. O livro também oferece uma análise crítica da sociedade brasileira do século XIX, expondo as convenções sociais, as aparências e os preconceitos da época.

Leitura enriquecedora pela qual fiquei encantada, livro verdadeiramente excelente! Dom Casmurro é um clássico da literatura brasileira que merece ser lido e relido. Escrita excepcional, com profundidade psicológica e riqueza de reflexões sobre o amor e a condição humana.

Além de amar o fato de os capítulos serem muito curtos, amo ainda mais por ter as conversas com o leitor.

?Não é claro isto, mas nem tudo é claro na vida ou nos livros.?
J. Silva 27/04/2024minha estante
Bela Parabéns


J. Silva 27/04/2024minha estante
Digo, bela resenha; parabéns!


xzsatur.no 27/04/2024minha estante
@J. Silva, muito obrigada, Jairo!
Que bom que gostou.


Luå 27/04/2024minha estante
Alguns acreditam que Capitu traiu, outros não. Eu ainda não li o livro, então não posso opinar. Suas resenhas são maravilhosas! Amei essa edição de Dom Casmurro, até adicionei na minha listinha de desejados.


xzsatur.no 27/04/2024minha estante
@Luå, muito obrigada!! E as edições da Antofágica são maravilhosas, uma mais linda que a outra. Recomendo.




Andressa.Magalhaes 26/04/2024

Não traiu, mas gostaria que tivesse
De longe um dos meus livros favoritos, torço fervorosamente para que Capitú tenha traído o Bentinho com força!
O começo do livro é belíssimo, e acompanhar o enrijecimento de Bentinho ao longo das páginas é desolador.
comentários(0)comente



Yngridy 26/04/2024

Dom Casmurro é uma obra ímpar. Merece o título de clássico. Li ainda adolescente e posso considerar que foi a obra que me inseriu no universo da literatura, é um livro fluído e envolvente. O questionamento da traição de Capitu é de fato curioso, Bentinho é um personagem que lhe envolve do início ao fim. A narrativa é espetacular, de fato é um livro que eu recomendaria a todos, e quem ainda não leu não sabe o que está perdendo. Machado de Assis, um gênio.
comentários(0)comente



oerickaguiar 25/04/2024

Resenha
Talvez a maior fofoca de todos os tempos: traiu ou não traiu?
Machado partiu há mais de 100 anos e essa discussão ainda continua. Eu só penso que o Bentinho era um cara extremamente chato e muito pouco confiável...
comentários(0)comente



Gabi 25/04/2024

Segredo ?revelado? ?
Comecei a Leitura de Dom Casmurro impulsionada pelo meu namorado que me deu o livro de presente, já sabia alguns detalhes da história pelo livro ser grandemente conhecido, pelo período escolar que me apresentou o Autor e pela minissérie que assisti algumas poucas cenas, contudo nunca me senti verdadeiramente interessada pela trama.
O que foi muito bom porque comecei a leitura querendo saber o principal segredo da Literatura Brasileira ? Capitu traiu ou não traiu bentinho?? Confesso que foi uma leitura bem arrastada nas primeiras páginas principalmente por ser um daqueles livros que precisa ler com um dicionário ao lado, mas eu me encantei pelos personagens Capitu e Bentinho tinham minha atenção devido ao seu amor Juvenil e eu como uma boa romântica adorei conhecer os dois mas como uma entusiasta de finais felizes e como eu nunca sequer pensei, li ou vi nada sobre o final dessa obra fiquei um tanto quanto decepcionada. Entendi a necessidade do autor sobre o final devido à época e ao próprio personagem principal nosso ?querido? Dom Casmurro mas me apeguei a Capitu na mesma altura que me apeguei a Bentinho e ao amor de criança e adolescente deles.
Acredito que o final ser descrito como foi é o que tornou esse livro um patrimônio da nossa Literatura, a dúvida, o apego aos personagens principais, a realidade da época que foi escrito faz com que a resolução da trama vá de encontro ao apelido que Bentinho recebeu ? Dom
Casmurro?.
Bebê linda 25/04/2024minha estante
Não sei como faz pra ler ele




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Godochinha 24/04/2024

DOÍDO
ELE É DOÍDO, MALUCO, CIUMENTO E VÊ COISA ONDE NÃO TEM. ELE NÃO TEM OQ FAZER E FICA VENDO COISAS ONDE NÃO TEM NEM SENTIDO. VAI SE TRATAR DOÍDO
comentários(0)comente



suziey 24/04/2024

Capitu não traiu, mas deveria.
Bentinho era um insuportável, ciumento, possessivo, INSEGURO e paranóico.

E, depois de ler 400 páginas, cheguei à conclusão de que o Bentinho era xonado pelo Escobar ?.
jenni 24/04/2024minha estante
Falou pouco e falou tudo. Lenda Capitu tinha que ter traído mesmo.




Bianca 24/04/2024

Clássicos são realmente atemporais
Eu nunca tinha ?lido? um livro no formato de audiobook, mas posso garantir que agora se tornará algo comum em minha vida. Apesar da dificuldade que certos clássicos podem demonstrar com uma linguagem robusta e complicada, a obra de Machado de Assis não tem esse problema. Mesmo com algumas palavras ou expressões mais difíceis que eu não conhecia, nada foi capaz de atrapalhar minha compreensão do livro, ou prejudicar minha maravilhosa experiência. Esta, que eu jamais pensei que teria, até aprender da melhor forma, que clássicos, não são valorizados ou classificados assim por nada, e sim por motivos explícitos na qualidade impressionante da obra.
Particularmente, nenhuma das qualidades supera o quão especial o livro se torna ao termos Dom Casmurro narrando sua escrita, decisões de capítulos, seus pensamentos sinceros, e e seu olhar imparcial a obra, que apesar de ser onisciente, age como se não fosse para não estragar a experiência do leitor.
comentários(0)comente



5350 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |