Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Laura298 20/05/2024

Releitura, novas experiências e convicções.
Havia lido pela primeira vez aos 15 anos. Entretanto, com quase nenhuma maturidade ou preparo para avaliar tal obra, mesmo assim, me apaixonei pela obra e a tornei um dos meus livros favoritos, embora saiba que poderia estar fazendo uma interpretação equivocada de muitos pontos do livro. Hoje com mais maturidade, percebo que estava certa em fazer desse livro o meu favorito. Que obra magnífica. Machado de Assis é e sempre será um dos maiores escritores do mundo!
Ademais, entendo que o que leve as pessoas a ler seja a questão ?traiu ou não traiu??. No entanto, há muito mais a ser observado e refletido nesse livro. A grandiosidade e magnificência Machadiana de criar um personagem que faça juízo de valor das suas relações humanas e explicitar de acordo com seu ponto de vista, sobretudo, fazer o leitor ser persuadido ou não pelo que ele explicita. Há uma literatura após Machado, visto que antes ninguém conseguiria tal genialidade de criar um romance tão magistral.
Rebeca1418 20/05/2024minha estante
Também li aos 15 anos e reli agora aos 27. É meu livro favorito?

sofia794 19/05/2024

Atemporal!! li pro colégio e me apaixonei?. ainda pensando muito sobre e tenho certas duvidas, mas pra mim ela não traiu não (nem gosto que o livro seja resumido a isso, mas já que é a maior questão em cima dele), apesar de que existem sim vários momentos que foram questionáveis. bom, o bentinho nitidamente não estava em sã consciência várias vezes (principalmente depois que o escobar morreu) então, é muito difícil tomar como verdade absoluta oq ele fala. amei a capitu e acho a personagem dela instigante e muito sagaz!

leticmoreira 19/05/2024

Sobre a escrita do Machado de Assis, simplesmente incrível! A ironia na forma que ele descreve as coisas é fascinante. Confesso, li Dom Casmurro por pura fofoca literária. Minha reação o tempo todo era "meu deus, esse Bentinho é maluco" Era melhor ter sido padre mesmo e deixado a Capitu ir viver.

NathAlia.Kaori 19/05/2024

Esse livro é uma prova concreta de que Machado de Assis merece a fama que tem, que livro bem escrito. No começo você pode até ficar um pouco entediado, mas ao desenrolar das coisas, tudo muda. Capitu não traiu, mas deveria. Bentinho é um homem muito inseguro de si.

lulu 19/05/2024

Não traiu!
Agora entendi porque machado de assis tem a fama quem tem, merecidissimo. que livro bem escrito, com muitas inovações totalmente fora da época dele e adorei como ele conversa com o leitor, se torna uma coisa íntima que traz mais engajamento pra historia. achei o bentinho um chato, mimado, carrancudo e a capitu não traiu, mas deveria!! queria saber a perspectiva da capitu, fica aí minha vontade de ler um dom casmurro (capitu's version)

sam (?) 19/05/2024

??
Machado de Assis mereceu todo o reconhecimento que tem e merece muito mais. Gostei principalmente dessa edição que peguei por ela conter uma biografia do autor e várias outras informações da época em que ele estava vivendo e que fez suas obras, o que torna mais clara a compreensão de certos costumes e fatos citados durante a narrativa.
Sobre o livro em si, simplesmente uma obra prima da literatura.
Na minha opinião, pela falta de credibilidade da narração de Bentinho e outros fatores, é realmente difícil acreditar que Capitu tenha traído. Mas, por esse mesmo ponto de vista, seria difícil acreditar em qualquer outro fato do romance, então eu tenho uma mente aberta nessa discussão.
Ainda, por outro lado, acredito que a paranóia de Bentinho possa ter passado até de certos limites, e penso se não foi ele o culpado de certos atos duvidosos que aconteceram na história e que ele mesmo narrou...

Marian14 18/05/2024

Não traiu, mais deveria
Machado de Assis foi um escritor genial e em Dom Casmurro nos traz uma narrativa envolvente e rica em detalhes, explorando o amor, o ciúmes, a dúvida e a "certeza" do personagens de forma profunda, tornando-os reais.
Capitu é inteligente e mistériosa, o que rapidamente cativa o leitor, e também o que traz a dúvida durante a narração de nosso não tão confiável narrador.
Bento, sendo o homem inseguro, ciúmento e possessivo que é desde a infancia até a vida adulta, tenta convercer o leitor e possivelmente a si mesmo enquanto narra de que a verdade é aquilo que nos conta.
Dom Casmurro é um livro incrível que deve ser lido com calma, Machado nos deu uma maravilhosa e complexa obra sobre a natureza humana, que levanta questionamentos até hoje.

Guil 18/05/2024

Uma só voz
Assim, o livro é todo narrado pelo Bentinho, que apesar de fazer parte da classe dominante, se mostra extremamente ciumento, e dominado pela figura de sua mãe, mostrando-se assim, extremamente inseguro, ou seja, ele é na verdade um narrador totalmente tendencioso enquanto que a Capitu não tem direito a voz.
Dito isso, deixo aqui minha opinião sobre o grande debate desse livro, Capitu não traiu Bentinho e Ezequiel não se parece com ele por obra do destino, mas como diz um primo meu: "O que eu acho é apenas a minha opinião"

Danusa 18/05/2024

Bento mimado
Dom Casmurro: teimoso ou introspectivo. Na verdade a suposta traição nunca foi comprovada e sempre baseada nas suposições e vidências da cabeça de Bentinho. Como o livro é narrado por Bentinho, o que temos é apenas a impressão e certezas dele. Seria interessante saber o que pensava Capitu diante de tudo.

Israel.Leite 17/05/2024

Finalmente dei uma chance a esse livro e agora posso entender porquê, provavelmente, ele é o mais famoso de toda a literatura brasileira.

Dom Casmurro é uma obra que, comparada a outras de nossa literatura, é bem simples de ser lida. Além disso, apresenta um enredo interessante e bons personagens. É incrível (ou posso dizer terrível) acompanhar a (e/in)volução do Bentinho, de um garoto extremamente apaixonado e disposto a tudo pra ficar com sua amada, para um homem ciumento e amargurado.

Sério, Bentinho sai de um carinha que, apesar de narcisista e com ideias meio cabeludas, você se afeiçoa e se identifica, pra um dos personagens mais desprezíveis da literatura brasileira (quem sabe da mundial).

E, além desses detalhes, a obra também apresenta muitas camadas, que envolvem temas como as imposições sociais do século XVIII e a liberdade feminina. Temas esses que são muito bem abordados nos textos de apoio presentes na edição que li, da Antofágica.

Sobre a dúvida universal da traição, só posso dizer que, acreditando que ela ocorreu ou não, eu estaria errado, pois a obra não traz certeza alguma de nada.

Enfim... Recomendo muito esse livro pra todo mundo, pois é um livro muito legal, capaz de gerar debates muito interessantes. Só não digo que ele é perfeito porque, como tradicional obra da literatura brasileira, essa também tem partes que você precisa quebrar a cabeça pra compreender. De resto, livro maravilhoso.

Ny09 17/05/2024

Resenha Machadão
O livro mais bem escrito que já vi e um dos melhores livros que já li.
Agora entendo pq as pessoas amam clássicos.??

Como machado escreve sobre a natureza humana e as situações da vida e do dia-a-dia, como ele lê a alma das pessoas, estou em choque e apaixonada pela escrita dele.

Senti tantas coisas ao ler chorei, apaixonei, fiquei com raiva,enjoei, não aceitei o que li (tantas coisas...) Estou desacreditada desse final como pode alguém fazer isso?!

leswift 17/05/2024

Dom Casmurro
Obra clássica da literatura brasileira. Nunca fui fã da literatura brasileira porém esse livro me prendeu tanto. Leitura que te faz amar e ficar com raiva dos personagens,além de te fazer refletir sobre a questão se Capitu traiu ou não. Na minha humilde opinião,eu lendo o livro com uma análise crítica,acredito que Capitu não tenha traído. Não tem como ela ter traído ele,ela amava ele. Enfim acho que esse é o tipo de livro que todo brasileiro tem que ler uma vez na vida.

moon.morales 17/05/2024

Amo literatura brasileira
Devo dizer que o início desse livro foi bem devagar pra mim, a apresentação de todos os personagens no início me dava sono, mas depois dos 20% peguei o embalo e fluiu rapidamente
eu gostei muito da história, gostei muito dos personagens, amei como tudo foi retratado, gostei e ver a história crescendo, gostei de absolutamente tudo nesse livro
amo o português antigo, me sinto muito chique lendo
dito isso, capitu não traiu. fim.

mahsalles 16/05/2024

é um livro bom realmente mas a leitura é ruim, cansativa e arrastada ainda mais por um ser um clássico