A jangada de pedra

A jangada de pedra José Saramago

Resenhas - A Jangada de Pedra

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Flavio P. Oliveira 17/09/2012

Este livro eu gostaria de ter escrito
Este livro eu gostaria de ter escrito...

Saramago nos apresenta uma história inusitada para fazer uma poderosa crítica à comunidade européia e aqueles que consideram Espanha e Portugal como irmãos pobres; todavia, vai além disso. Usando ora das aventuras dos personagens principais ora das novidades e desespero de duas pátrias, Saramago demonstra que a rotina da sociedade disfarçada em aparente organização cívica pode ser demolida adiante um extraordinário evento... Os personagens principais, cada qual, têm motivo ou crença na culpa pessoal, portanto acabam se aventurando em busca de respostas.

Com um começo que nos empurra ladeira abaixo e um final..., Saramago comprime uma deliciosa aventura, uma história belíssima com humor e muitos momentos de angústia; para pensarmos e imaginarmos o que faríamos em situações complicadas e inexplicáveis. É um romance único, que nos leva a pensar que tipo de vida levaríamos se vivêssemos numa jangada de pedra.

Eduardo 30/04/2012

Tão Novo!
Eu era muito novinho na época que lí esta muralha, rs. Por isso não gostei. Pretendo reler para ver se mudo de opinião sobre este grande autor português.

sonia 05/03/2012

Meu Saramago preferido.

Esta é uma sátira política deliciosa.
Um dia, um pedaço da Europa se despreende do continente e fica à deriva: uma ponta da península ibérica: Portugal.
Através das notícias de jornais e das reações dos diversos países e organizações políticas do mundo ao fato, vai-se delineando a visão cada um tem de Portugal, revelam-se pré conceitos, rivalidades, interesses, intenções ocultas, afetos, relações em nada ‘politicamente corretas’ mas certamente cômicas na pena magistral de Saramago.
Acontecimentos fantásticos antecedem o acidente e também a sua miraculosa reversão, recolocando no lugar o pobre país, agora ciente do real papel que representa ante os outros agora envergonhados, vulneráveis e expostos em sua maldade, fragilidade ou solidariedade.
A ética, no fundo, é um idéia bonita, na hora de agir somos todos auto centrados.
Guilherme 05/10/2013minha estante
Mas Espanha também não se desprende?

sonia 06/10/2013minha estante
Tem razão, Guilherme,
ele chama tudo de Lusitânia,
é um belo livro.

Gláucia 17/06/2011

A Jangada de Pedra - José Saramago
Imagine uma rachadura entre Portugal e Espanha e Portugal à deriva como se fosse uma imensa jangada? Saramago sempre tem ideia inusitadas para seus livros e esse é considerado um de seus principais livros pelos críticos. Mas não foi meu preferido, achei muito poético, não faz meu estilo. Mas ainda assim é uma leitura interessante, embora um pouco difícil por ser muito elaborada.

Fabio Shiva 06/08/2010

A JANGADA DE PEDRA – José Saramago
Demorei a iniciar a leitura deste livro, desestimulado talvez pelo título, que pode sugerir um texto denso, pesado. Ademais, a inesquecível experiência com “Ensaio Sobre a Cegueira” me fazia temer que qualquer novo encontro com Saramago seria anticlimático. Ledo engano! Um texto envolvente (depois, é claro, que nos adaptamos ao “Saramaguês”), inusitado e não poucas vezes divertido, engraçado mesmo. Dei muita risada em algumas passagens. Um tema absolutamente fantástico sendo conduzido com muita sensibilidade por um verdadeiro mestre.
(10.07.2007)

Hildeberto 07/07/2010

Comecei a ler Saramago após a sua morte. Já tinha ouvido falar dele e me interessado por lê-lo, mas nunca algo sério. Mas quando ele morreu, e já que minhas férias começavam, decidi passar no maior sebo da minha cidade e procurar alguma coisa dele. Por acidente, o livro disponível de Samarago era A jangada de Pedra. Depois de le-lo não intendo como o primeiro dono pode ter coragem de vende-lo. É uma obra fascinante, que foge dos parametros. Saramago é íncrivel nessa sua narrativa fantástica da separação da penísula Ibérica do restante da Europa. Além das suas críticas irônicas e com voz de veludo, a história dos persongens é envolvente, a forma como cinco pessoas e um cachorro vão juntos em uma jornada onde não se sabe onde terminará e nem o porque dela. Uma grande metáfora da vida. Após ler esse livro muitos questionamentos surgiram (ou não). É uma obra profuda, mas que ao mesmo tempo é simple. Mesmo que você não mergulhe nas profudenzas da obra, você verá o mundo com outros olhos. Ótima leitura.

Márcia Regina 20/06/2010

"A jangada de pedra"

Saramago me encanta pela forma solidária como descreve as pessoas. Não importa que essa descrição envolva mesquinharia, dor e crueldade, existe sempre um carinho imenso pelo homem, impossível não perceber nas palavras a voz de alguém com o coração encharcado de amor pelo mundo.

E isso não implica uma obra tola ou sentimental. Longe disso. Os livros dele têm uma dose forte de ironia, impedem o autoengano e desnudam nossas razões mais básicas, sabem ser engraçados, inteligentes, a leitura fluindo de forma natural, com construções e elaboração na dose exata para passar a sensação que quer transmitir e para nos envolver.

Lembrei bastante de "Ensaio sobre a cegueira". O acontecimento insólito, encontros, medos, fantástico, jornadas inesperadas que desvendam o mundo e a nós mesmos.

Mas o impacto resultante dos dois livros foi distinto. Saí da leitura de "A Jangada de Pedra" com uma frase na cabeça: "O mundo vale a pena, as pessoas são boas". Durante a leitura de "Ensaio sobre a Cegueira", a frase tinha uma variante: "O mundo vale a pena, existem pessoas boas".

Entre um livro e outro, há um caminho de sofrimento e aprendizado. Um caminho provavelmente de desencanto, sim, mas também de humanização, um amadurecimento na forma de ver o homem, com suas diferenças e sua busca inquietante por completude e felicidade.

Quem nunca leu Saramago, talvez tenha algumas dificuldades, principalmente no início, a falta de parágrafos, a pontuação, o ritmo às vezes lento. Não sugeriria o texto como primeiro contato com o autor. Melhor começar com "Caim" ou "O evangelho segundo Jesus Cristo". Porém, quem leu e gostou de outras obras dele, sabe o que quero dizer quando falo que Saramago é um vício. E dos bons.
wmoreira 07/04/2023minha estante
Que linda resenha! Ia até escrever uma, mas desisti. Você disse tudo! Há, acima de tudo, humanidade nos textos de Saramago.

lucas 08/06/2010

Não gostei
É o 4º livro do Saramago que eu leio. Talvez pela expectativa gerada pelos outros 3 (evangelho, homem duplicado e ensaio sobre a cegueira), me decepcionei muito com A Jangada de Pedra.

Achei muito cansativo, e a história não prendeu minha atenão hora nenhuma. Só gostei das críticas embutidas no texto, mas no geral nao gostei

Júlio 11/01/2010

Esse foi o meu primeiro livro do Saramago (e único,até o momento). O engraçado é que o autor já consta na minha lista de escritores preferidos. Vá lá entender essas coisas...

Sinésio 01/11/2009

A obra relata um acontecimento surreal: a península ibérica (formada por Portugal e Espanha) se desprende da Europa e começa a vagar pelo Oceano Atlântico. Daí o nome do livro: um enorme bloco de terra, se deslocando ao longo do oceano.

Alguns personagens, que tiveram uma relação indireta com o acontecimento, se conhecem, tornam-se amigos e percorrem o país, compartilhando suas vidas, seus medos, suas angústias, suas expectativas.

Em alguns momentos achei o livro um pouco confuso, um pouco pela própria maneira de escrever do Saramago: parágrafos longos, prolixos, irônicos. Há que prestar atenção, para perceber a sutileza de suas críticas.

Das obras que já li do autor, por enquanto "O Evangelho segundo J.Cristo" continua sendo a melhor.

Sil 31/08/2009

AFHhh!!!!Saramago é complicado!!! Adorei o Ensaio sobre a cegueira: difícil de ler por não ter pontuação como estamos acostumados, porém conseguimos seguir uma linha de raciocínio. Já este, não consegui engrenar de jeito nenhum. Sem pé nem cabeça...vou tentar de novo um dia qq.
G. 22/11/2010minha estante
num consigo entender por que as pessoas acham tao dificil ler algo de Saramago e dizem que é por causa da pontuação!
Eu, particularmente não achei problema algum desde o inicio( e isso sem contar que meu primeiro romance lido dele foi "Memorial do Convento" que algums dizem ser muito complicado!).

Julinha 19/05/2009

Nesse romance Saramago descreve um incidente natural fantástico: a peninsúla ibérica se separa da Europa e começa a navegar pelo Atlântico como uma jangada de pedra. Seis personagens se envolvem, então, devido a fatos estranhos que aconteceram a cada um deles e que de algum modo acreditam estar relacionados com a separação da península. Saramago nos leva a refletir sobre a situação dos países ibéricos em relação ao resto da Europa, mostra a natureza humana em todos os seus ambitos quando o terrível incidente acontece, além de tecer lindas amizades entre os protagonistas dessa história. Maravilhoso!

Paddy 05/05/2009

ILS
Gostei imenso, como de todos os Saramagos que já li. Sempre genial, sempre muito criativo.

Patty 05/01/2009

Ótimo livro para quem se interessa por literatura e história. Irônico, sagaz, inteligente, ideológico, tudo ao estilo do maravilhoso Saramago.

1 | 2 | 3 | 4 | 5